Mudança de aromas e sabores na garrafa após o tempo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lucassa

Active Member
Joined
Oct 3, 2017
Messages
36
Reaction score
9
Olá amigos cervejeiros!! Primeira postagem no fórum apesar de um tempo já acompanhando os tópicos! Vou tentar ser breve.
Bom, estou na minha segunda brassagem, uma ESB, a primeira foi uma Kolsch.
Apesar de ter achado mto material na internet sobre o processo de fabricação, não encontrei mtos tópicos relevantes sobre o pós engarrafamento, não somente sobre a validade, mas principalmente sobre o q acontece dentro da garrafa q pode alterar sabores e aromas. Não digo a parte de carbonatação com açúcar, mas algo mas a fundo sobre como a cerveja pode alterar durante o tempo dentro da garrafa. Vou exemplificar com o q aconteceu com a minha Kolsch:

1. Como era a primeira leva, claro q estava mto ansioso, então após 7 dias de carbonatação, verificado no manômetro a pressão a ser atingida, já baixei a temperatura e após 24 horas abri minha primeira cerveja!! Sem descrição esse momento! Bom, estava boa, clara, boa espuma e dentro do esperado. Porém senti mto forte o gás, de ficar arrotando, parecia q estava com mto gás. Mas gostei.
2. Tomei outra 2 semanas após engarrafar, ainda estava similar a de 1 semana.
3. Agora fica legal, tomei outra após 1 mês e meio de engarrafar, estava com menos gás, mas mais saborosa, mais redonda, os aromas e sabores ainda estavam lá, mas estava mais redonda na boca, não sei descrever.
4. Guardei uma garrafa para tomar com 2 ou 3 meses para notar a diferença.

Um detalhe legal é q vi em algum lugar q o legal do cervejeiro caseiro, é claro, é fazer testes e tomar uma garrafa depois de X dias para ir notando a diferença, porém eu queria algo mais teórico, com explicações, algum material (pode ser em inglês) para entender melhor o q acontece e poder assim decidir qdo é melhor tomar a cerveja!
Não sei se o q aconteceu com a minha Kolsch é algo normal ou não esperado. Não sei se pode ser a temperatura q tomei, se menos gás fez diferença no sabor. Mas entendo q por ser uma cerveja "viva" com leveduras e carbonatação natural, pode ser sim, q tenha algo q faz o sabor mudar, e é sobre isso q quero aprender mais.
Só para clarificar, após os 7 dias de carbonatação natural a 22C, ela está guardada na geladeira.

Alguém já notou isso nas suas cervejas? Alguém com mais experiência sabe algo sobre esse assunto? Alguém tem algum site/material para compartilhar sobre isso?


Obrigado pela atenção pessoal!

Lucas Saconato

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk
 
Infelizmente tambem nao encontro muita literatura sobre isso. Sempre uso garrafa e só coloco na geladeira 1 dia antes de consumir. Nunca fiz uma kolsch ou ESB, mas tenho percebido que minhas cervejas com dry hopping perdem muita qualidade depois de uns 30 dias do envase.
Pelo que li, o ar e calor prejudicam muito. Poucas cervejas melhoram com o tempo. Acho que quem usa post mix e deixa a cerveja gelada consegue manter por mais tempo.
Abraço!
 
Nada mais é do que maturação, na concepção da palavra.
Esse processo só pára se você pasteurizar a cerveja...
Estilos mais alcoolicos se favorecem de maturação a quente e estilos menos alcoólicos de maturação a frio (Largers em geral). Cervejas mais lupuladas perdem aroma ao longo do tempo.

Eu consegui guardar uma garrafa de German Weizen envasada em Setembro para testar com estará na virada do ano.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Rapaz, leia o POST fixo sobre fermentação do Mestre Guenter.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top