Mostura no fundo falso sem bomba de recirculação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lovison

New Member
Joined
Mar 4, 2017
Messages
2
Reaction score
0
Fala galera, primeira brassagem (50 litros) e algumas dúvidas no processo. Fiz a mosturação na mesma panela do fundo falso e não consegui controlar e homogeneizar bem a temperatura, lembrando que não tenho bomba de recirculação e fiz a recirculação com jarra. Estou pensando em fazer na próxima brassagem a mosturação em uma panela diferente da que está o fundo falso e observar se é mais eficiente o processo.

Li alguns artigos, inclusive nesse fórum, que é possível fazer a mosturação na mesma panela do fundo falso, mesmo sem ter bomba de recirculação.

Vamos lá, algumas dúvidas sobre esse processo com o fundo falso e utilizando jarra na recirculação:

1 - É necessário preencher a parte abaixo do fundo falso com água, desconsiderando o cálculo da quantidade de água por kg de malte? (Coloquei 2,6 litros de água por kg de malte e percebi q a cama de malte ficou muito exposta)

2 - A temperatura ficou diferente em cada região da cama de grãos. Assim que coloquei o malte na água acima do fundo falso (quando ela estava a 69 graus) mexi os grãos de forma leve, sem encostar a colher no fundo falso, por receio de entupir. Será que isso fez com que a temperatura não ficasse homogeneizada. Não tem riscos de entupir o fundo falso mexendo bem o malte nessa fase ?

3 - A temperatura que devo medir é da água abaixo do fundo falso ou da cama de grãos ? Percebi muita diferença entre elas, nesse caso devemos fazer a recirculação com a jarra até se igualarem?

4 - Qual a melhor forma de fazer a mosturação no meu caso, que não tenho a bomba de recirculação. Na mesma panela do fundo falso ou em panela diferente e depois transferir os grãos para outra panela com o fundo falso?

Valeu !!! Na próxima brassagem espero acertar esses pontos.
 
Vou contribuir com uma dúvida: não há necessidade de bomba. A recirculacao com uma jarra é eficiente, porém trabalhosa. Verta o mosto na parade para evitar espuma e oxidação.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Excelente tópico!

Comungo da mesma situação que a sua, Lovison. Tenho panela com fundo falso, mas não faço recirculação contínua durante o processo de mosturação, e na hora da recirculação propriamente dita (para clarificação) eu faço com duas jarras de inox e escumadeira.

Também sinto a mesma dificuldade em ajustar a temperatura na totalidade do ambiente interior da panela (fundo, meio e superfície), quando o fundo da panela chega a 69ºC é só eu levantar um pouquinho o termômetro e mante-lo pouco acima do meio que a temperatura já cai facilmente para 62~65ºC, dependendo das condições.

Já tentei recircular com bomba, mas me parece que as bombas que encontro para comprar pela net são todas iguais a que já tenho, que é ineficiente para meu caso, já que este modelo (o mais comum pela net) é muito forte para meu pequeno kit de 10L... Encontrar uma bomba mais "fraquinha" seria muito bom.

Bom, infelizmente não pude contribuir com a dúvida do tópico, hoje sou mais um a procura de esclarecimentos dos irmãos de conhecimentos mais avançados.

Abraço!
 
Vou tentar ajudar com a pouca experiência que tenho e de acordo com o que tenho visto aqui no fórum mesmo:

1 - Sim.

2 - Normal. A temperatura vai variar mesmo, sendo que a parte de baixo sempre estará mais quente que a de cima. Um dos objetivos da recirculação contínua é justamente amenizar esta diferença, levando o mosto com maior temperatura da parte de baixo, para a parte de cima. O fato de ter mexido os grãos não foi o causador da diferença, fique tranquilo.

3 - Abaixo do fundo falso.

4 - Na panela de fundo falso, com certeza. Aliás, ela serve justamente para a mosturação... Não se prenda a recirculação, este processo é até "dispensável".

No meu caso, não faço recirculação. Assim que o mosto atinge a temperatura desejada, desligo o fogo, tampo a panela e deixo lá sem mexer até o teste de iodo dar OK.
Eu tenho a bomba, mas para o meu setup de equipamentos atual, não farei recirculação contínua, somente quando tiver um sistema automatizado e com total controle da temperatura do mosto.

Espero ter ajudado um pouco...

Abraços
 
1 - Sim. Adicione na proporção acima do fundo falso.

2 - Eu resolvi este problema usando 02 termometros. Um embutido no meio da panela e outro na parte superior e tento acertar a temperatura igual nos 02...

3 - Eu recirulo com jara somente quando ligo o fogo para evita tanto caramelização quanto pra tentar igualar as medições.
 
Excelente tópico!

Comungo da mesma situação que a sua, Lovison. Tenho panela com fundo falso, mas não faço recirculação contínua durante o processo de mosturação, e na hora da recirculação propriamente dita (para clarificação) eu faço com duas jarras de inox e escumadeira.

Também sinto a mesma dificuldade em ajustar a temperatura na totalidade do ambiente interior da panela (fundo, meio e superfície), quando o fundo da panela chega a 69ºC é só eu levantar um pouquinho o termômetro e mante-lo pouco acima do meio que a temperatura já cai facilmente para 62~65ºC, dependendo das condições.

Já tentei recircular com bomba, mas me parece que as bombas que encontro para comprar pela net são todas iguais a que já tenho, que é ineficiente para meu caso, já que este modelo (o mais comum pela net) é muito forte para meu pequeno kit de 10L... Encontrar uma bomba mais "fraquinha" seria muito bom.

Bom, infelizmente não pude contribuir com a dúvida do tópico, hoje sou mais um a procura de esclarecimentos dos irmãos de conhecimentos mais avançados.

Abraço!

Já tive esse problema é peguei um dica muito eficiente aqui no fórum. Coloque um registro na saída da bomba. Assim ela não irá secar e vc conseguirá fazer a recirculação.
 
Excelente tópico!

Comungo da mesma situação que a sua, Lovison. Tenho panela com fundo falso, mas não faço recirculação contínua durante o processo de mosturação, e na hora da recirculação propriamente dita (para clarificação) eu faço com duas jarras de inox e escumadeira.

Também sinto a mesma dificuldade em ajustar a temperatura na totalidade do ambiente interior da panela (fundo, meio e superfície), quando o fundo da panela chega a 69ºC é só eu levantar um pouquinho o termômetro e mante-lo pouco acima do meio que a temperatura já cai facilmente para 62~65ºC, dependendo das condições.

Já tentei recircular com bomba, mas me parece que as bombas que encontro para comprar pela net são todas iguais a que já tenho, que é ineficiente para meu caso, já que este modelo (o mais comum pela net) é muito forte para meu pequeno kit de 10L... Encontrar uma bomba mais "fraquinha" seria muito bom.

Bom, infelizmente não pude contribuir com a dúvida do tópico, hoje sou mais um a procura de esclarecimentos dos irmãos de conhecimentos mais avançados.

Abraço!

Já pensou em usar o método BIAB ao invés de fundo falso?
Para pequenas quantidades simplifica muito a brassagem...
 
Então tomazela, pensar eu já pensei, mas de verdade mesmo, não passou disso... Parece que chegou a hora de pesquisar isso mais a fundo...

No meu caso, para ser BIAB, eu simplesmente removeria o fundo falso da panela e faria a brassagem colocando os grãos dentro de uma malha específica, recirculando e lavando normalmente, ou teria que adicionar mais algum equipamento ou processo para ter um BIAB?

Peço desculpas ao criador do tópico por estar usando seu espaço para sanar minhas dúvidas, e desde já agradeço a paciência.
 
Fala galera, primeira brassagem (50 litros) e algumas dúvidas no processo. Fiz a mosturação na mesma panela do fundo falso e não consegui controlar e homogeneizar bem a temperatura, lembrando que não tenho bomba de recirculação e fiz a recirculação com jarra. Estou pensando em fazer na próxima brassagem a mosturação em uma panela diferente da que está o fundo falso e observar se é mais eficiente o processo.

Li alguns artigos, inclusive nesse fórum, que é possível fazer a mosturação na mesma panela do fundo falso, mesmo sem ter bomba de recirculação.

Vamos lá, algumas dúvidas sobre esse processo com o fundo falso e utilizando jarra na recirculação:

1 - É necessário preencher a parte abaixo do fundo falso com água, desconsiderando o cálculo da quantidade de água por kg de malte? (Coloquei 2,6 litros de água por kg de malte e percebi q a cama de malte ficou muito exposta)

2 - A temperatura ficou diferente em cada região da cama de grãos. Assim que coloquei o malte na água acima do fundo falso (quando ela estava a 69 graus) mexi os grãos de forma leve, sem encostar a colher no fundo falso, por receio de entupir. Será que isso fez com que a temperatura não ficasse homogeneizada. Não tem riscos de entupir o fundo falso mexendo bem o malte nessa fase ?

3 - A temperatura que devo medir é da água abaixo do fundo falso ou da cama de grãos ? Percebi muita diferença entre elas, nesse caso devemos fazer a recirculação com a jarra até se igualarem?

4 - Qual a melhor forma de fazer a mosturação no meu caso, que não tenho a bomba de recirculação. Na mesma panela do fundo falso ou em panela diferente e depois transferir os grãos para outra panela com o fundo falso?

Valeu !!! Na próxima brassagem espero acertar esses pontos.


Eu faria o seguinte:
Compraria outra panela para mostura, sem fundo falso, sem nada, só para mostura, fica mais fácil para mexer, depois passaria para a panela de filtragem com o fundo falso para recircular.
 
Vou pensar até a próxima brassagem se tentarei fazer a mosturação novamente na panela do fundo falso. Pelo que estudei em diversos lugares parece ser um ótimo método pois cria um filtro perfeito na cama de grãos.
 
Também não sou tão experiente assim, mas vou deixar aqui duas situações...

Eu uso o mesmo processo, panela com fundo falso... Como o pessoal já disse, o volume que está abaixo do fundo falso vc desconsidera na conta da água da brassagem...

Infelizmente recircular com jarra é trabalhoso mesmo, mas é necessário sempre que está com o fogo aceso, para não caramelizar demais o mosto...

Essa diferença de temperatura entre a parte de cima da cama da grãos e a de baixo não é um problema tão grande quanto parece.... Tem um post aqui no fórum que o Guenter explica legal que o ideal é homogeneizar (mexer os grãos) até uniformizar a temperatura (+-67o), depois deixar a cama de grãos parada... Durante 1:30h... Nesse tempo é óbvio que a temperatura vai variar e de modo diferente dentro da panela... A questão, no entanto, é que ao longo desse processo as quebras todas vão ser realizadas numa boa (por isso 1:30h) sem precisar ficar se preocupando tanto com a temperatura... Se a temperatura da panela cair muito, daí você liga o fogo e vai recirculado até homogeneizar de novo...

Tenho feito assim desde que li o tópico e tenho atingindo sempre minhas metas de OG...

A questão, no entanto, é na hora de subir a temperatura para o mash out e a lavagem... Demora muito e tem que recircular bastante até chegar...

Daí eu tenho usado duas técnicas... As vezes as duas, as vezes uma ou outra...

A mais simples é ir adicionando água da lavagem (a uns 80o) para ajudar a subir a temperatura... Desse modo vc já está recirculado e fazendo o mash out ao mesmo tempo...

A outra, mas hard, é utilizar uma resistência externa (tipo rabo quente).... Eu acendo o fogo da panela embaixo e coloco a resistência em cima... Rapidinho chega, mas tem que ficar mexendo bem a resistência, senão carameliza um pouco os grãos também...

Acho que você consegue encontrar mais informações sobre essas duas técnicas no fórum e daí pode decidir o que fica bem para você...

Abs...

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 
Pessoal, boa noite.

Não querendo stressar algo que já foi amplamente discutido, mas ainda me soa estranho.

Entende-se mesmo que o volume de água abaixo do fundo falso deve ser desconsiderado da conta de água utilizada para mostura? Me soa estranho pois entendo que em qualquer recirculação , manual ou via bomba, esse volume entra em contato com os grãos, fazendo o mosto ficar mais diluído em relação ao volume previsto na receita. Ou não é isso?

Se for assim, desconta-se da água de lavagem?

Desculpem se parecer off topic, me parece bem dentro do tema em questão.

Abs
 
Pessoal, boa noite.

Não querendo stressar algo que já foi amplamente discutido, mas ainda me soa estranho.

Entende-se mesmo que o volume de água abaixo do fundo falso deve ser desconsiderado da conta de água utilizada para mostura? Me soa estranho pois entendo que em qualquer recirculação , manual ou via bomba, esse volume entra em contato com os grãos, fazendo o mosto ficar mais diluído em relação ao volume previsto na receita. Ou não é isso?

Se for assim, desconta-se da água de lavagem?

Desculpem se parecer off topic, me parece bem dentro do tema em questão.

Abs

Bem, acredito que esse volume abaixo do fundo falso, você já 'perde' no seu processo. Acaba que este líquido acaba não entrando em contato diretamente com os grãos, ele é somente um referencial.
 
Esse volume vai junto. E ele não é perdido pois consegue ser drenado quase todo.
Não vejo nessecidade de outra panela. Só vai entulhar a sua casa.
Meça a temperatura em vários pontos, tire uma média. Desligue o fogo e tampe a panela. A cada 5 ou 10 min, levante a tampa e retire o vapor condensado. Ali tem dms.
Acompanhe a mostura com teste do iodo.
E relaxa. Só ligue o fogo se cair muito, o que não vai acontecer neste verão.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal, boa noite.

Não querendo stressar algo que já foi amplamente discutido, mas ainda me soa estranho.

Entende-se mesmo que o volume de água abaixo do fundo falso deve ser desconsiderado da conta de água utilizada para mostura? Me soa estranho pois entendo que em qualquer recirculação , manual ou via bomba, esse volume entra em contato com os grãos, fazendo o mosto ficar mais diluído em relação ao volume previsto na receita. Ou não é isso?

Se for assim, desconta-se da água de lavagem?

Desculpem se parecer off topic, me parece bem dentro do tema em questão.

Abs

Pelo que eu entendi o BeerSmith considera esse volume inicial quando ele te fornece a densidade da receita. O problema é que se esse volume inicial não for adicionado (dependendo do equipamento) pode ser que a água não seja o suficiente para cobrir os grãos. Como você mesmo disse esse volume será descontado na água de lavagem.
 
1 - É necessário preencher a parte abaixo do fundo falso com água, desconsiderando o cálculo da quantidade de água por kg de malte? (Coloquei 2,6 litros de água por kg de malte e percebi q a cama de malte ficou muito exposta)

2 - A temperatura ficou diferente em cada região da cama de grãos. Assim que coloquei o malte na água acima do fundo falso (quando ela estava a 69 graus) mexi os grãos de forma leve, sem encostar a colher no fundo falso, por receio de entupir. Será que isso fez com que a temperatura não ficasse homogeneizada. Não tem riscos de entupir o fundo falso mexendo bem o malte nessa fase ?

3 - A temperatura que devo medir é da água abaixo do fundo falso ou da cama de grãos ? Percebi muita diferença entre elas, nesse caso devemos fazer a recirculação com a jarra até se igualarem?

4 - Qual a melhor forma de fazer a mosturação no meu caso, que não tenho a bomba de recirculação. Na mesma panela do fundo falso ou em panela diferente e depois transferir os grãos para outra panela com o fundo falso?

Valeu !!! Na próxima brassagem espero acertar esses pontos.[/QUOTE]


1 - Sim, preencha o espaço morto independente do seu cálculo d'água. Esse espeço é chamado de "morto" não é a toa. A cama de malte não deve ficar "exposta" durante a mosturação, deve ficar completamente submersa na água de mostura.


2 - É comum a temperatura ficar irregular nos espaços da panela nos momentos próximos à descida dos grãos na água previamente aquecida, para regular isso mais rápido e melhor vc poder fazer uma pequena recirculação manual com jarra nesse momento, desse modo a água muito quente que está no espaço morto é despejada continuamente sobre a parte de cima da panela, igualando mais rapidamente a temperatura geral da mostura. Pode mexer no malte sobre o fundo falso numa boa, agitando sem neuras de entupir, fundo falso não entope, ou melhor, nunca entupiu comigo, nunca. Mas já te adianto, fazendo recirculação manual com jarra vc não precisa mexer na cama de grãos (nem é recomendado ficar mexendo), apenas a recirculação sobre a cama/fundo falso já e suficiente para homogenizar a temperatura e evitar caramelização dos resíduos no fundo morto.

3 - Deve medir/regular a temperatura da água que está em contato com a cama de grãos, fazendo recirculação manual com jarra isso se resolve facilmente.

4 - Eu sempre fiz na mesma panela do fundo falso, é muito fácil e prático. Fazer recirculação com jarra dá trabalho, mas é bem fácil, fiz umas 25~30 brassagens assim, depois de clarificado já pode começar a escorrer o mosto pra panela de fervura ao mesmo tempo que faz a lavagem, bem devagar, sem pressa.
 
Faço um espécie de biab. Meto o malte no voal e faço a homogeneização inicial com a colher. Fecho a panela e lá fica o meu malte sacarificando a água por 1:30h. Não recirculo. Não faço teste de iodo. Depois disso ligo a bomba e transfiro o líquido para a panela de fervura. Faço uma lavagem nos grãos e transfiro também.


Desta maneira não preciso levantar o saco o que eu acho muito difícil quando uso mais maltes em uma IIPA ou IRStout, devido ao peso. A fervura forte e um resfriamento rápido, assim como o uso do clarifica te whirfloc é que acho fundamental para clarificar minha cerva, além do cold crash e da Sagrada gelatina. No fim a cerveja está clarinha.
 
Back
Top