Mosturação com fundo falso - Volume de água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cgfischer

Well-Known Member
Joined
Jun 22, 2015
Messages
390
Reaction score
135
Boa tarde, pessoal.

Sei que tem bastante tópicos sobre o assunto relacionado, mas não consegui achar nada específico para sanar minha dúvida.

Atualmente possuo uma panela pequena e utilizo bazooka, mas assim que comprar uma panela maior, pretendo testar a técnica sugerida pelo @Guenther de mosturar na panela com fundo falso.

A dúvida é a seguinte:
- Se eu utilizar a mesma proporção de água/grãos, que a literatura sugere que fique em torno de 2,5l de água para cada quilo de grãos, utilizando uma panela com fundo falso, parte da água ficará abaixo do fundo falso, fazendo com que os grãos fiquem ou descobertos no topo ou com pouca água sobre eles.
- Se eu colocar mais água para compensar (o equivalente ao volume abaixo do fundo falso), esta proporção de água/grãos ficará alterada.

Meu raciocínio está correto? Qual é a jogada?

Abraço!
 
Isso aí. Minha primeira brassagem com fundo falso fui seguir a literatura e utilizei 3l/kg de malte, consequentemente os grãos ficam descobertos e é preciso mais que o dobro de água no sparge pra completar o volume pré-fervura.
Minha próxima brassagem irei utilizar a proporção de 4,5l/kg independente do que falam por aí. Mas acredito que você deva testar antes para ver com seus olhos o que fica melhor pro seu equipamento!
 
Boa tarde, pessoal.

Sei que tem bastante tópicos sobre o assunto relacionado, mas não consegui achar nada específico para sanar minha dúvida.

Atualmente possuo uma panela pequena e utilizo bazooka, mas assim que comprar uma panela maior, pretendo testar a técnica sugerida pelo @Guenther de mosturar na panela com fundo falso.

A dúvida é a seguinte:
- Se eu utilizar a mesma proporção de água/grãos, que a literatura sugere que fique em torno de 2,5l de água para cada quilo de grãos, utilizando uma panela com fundo falso, parte da água ficará abaixo do fundo falso, fazendo com que os grãos fiquem ou descobertos no topo ou com pouca água sobre eles.
- Se eu colocar mais água para compensar (o equivalente ao volume abaixo do fundo falso), esta proporção de água/grãos ficará alterada.

Meu raciocínio está correto? Qual é a jogada?

Abraço!

Com fundo falso, normalmente na hora de se calcular a água, etc, ignora-se o volume abaixo do fundo falso. Ou seja, digamos que vá colocar 20 litros, calcule 20 litros acima do fundo falso.

Se vai ter mais ou menos água, praticamente não interessa. Depois vai ser tudo filtrado/lavado por lavagem contínua, e isso não fará diferença alguma.

Abraço,
 
Com fundo falso, normalmente na hora de se calcular a água, etc, ignora-se o volume abaixo do fundo falso. Ou seja, digamos que vá colocar 20 litros, calcule 20 litros acima do fundo falso.

Se vai ter mais ou menos água, praticamente não interessa. Depois vai ser tudo filtrado/lavado por lavagem contínua, e isso não fará diferença alguma.

Abraço,

Então digamos que abaixo do fundo falso o volume seja de 5l.
No seu exemplo, eu colocaria ao todo 25l de água. 5l abaixo e 20l acima do fundo falso. Correto?
Aumentando o volume total de água, não teria aquele lance de "as enzimas ficarem dispersas" etc? É tranquilo "desrespeitar" essa proporção de 2l a 3l de água por quilo de grãos?
 
Então digamos que abaixo do fundo falso o volume seja de 5l.
No seu exemplo, eu colocaria ao todo 25l de água. 5l abaixo e 20l acima do fundo falso. Correto?
Aumentando o volume total de água, não teria aquele lance de "as enzimas ficarem dispersas" etc? É tranquilo "desrespeitar" essa proporção de 2l a 3l de água por quilo de grãos?
A recomendação geral média das literaturas é de 2 a 4 litros por kg de malte.

Ou seja........ tem uma faixa MUITO grande e confortável pra você trabalhar despreocupado. Se usar 20, ou 25.... vai converter tudo igual, ou seja, diferença totalmente desprezível. Não precisa se preocupar demasiadamente com isso.

Abraço,
 
A recomendação geral média das literaturas é de 2 a 4 litros por kg de malte.

Ou seja........ tem uma faixa MUITO grande e confortável pra você trabalhar despreocupado. Se usar 20, ou 25.... vai converter tudo igual, ou seja, diferença totalmente desprezível. Não precisa se preocupar demasiadamente com isso.

Abraço,

Agora captei!!!

Valeu pela paciência aí e abraço a todos!
 
Pra você ter uma idéia tem gente que usa um método no sparge em que é usado o volume total de agua na mostura, e dá certo(com perda de eficiencia, mas dá).

Eu faço como falaram, tenho 11l de dead space e calculo pra isso.

Uma dica se for usar batch sparge ou no sparge: faça algum tipo de dip tube, sem o tubo quando para de sair mosto eu ficava com 6.75l no fundo da panela abaixo da válvula, com o tubo sobram 1l apenas. Nesses dois métodos esse volume que fica pra trás afeta a eficiência.
 
Nada como conhecer o equipamento. Minha panela de mostura é de 45L. Abaixo do fundo falso tem 3L (medi isso), ou seja, menos de 10% do total, mesmo considerando que não brasso com a panela toda cheia. Ou seja, se era 2,5 vai ser 2,3. Se era 3, vai ser 2,7.

Eu tenho que comprar 3 galões em cada brassagem. Coloco a quantidade na panela de mostura, dou um chorinho de água ainda e coloco todo o resto para o sparging. Controlo o quanto eu quero pelo que vai na fervura. Aproveito o que sobrou de mosto na panela de mostura para fazer os próximos starters..
 
No caso de uma sistema BIAB, onde tenho uma segunda panela como cesto de grãos, procedo da mesma forma que com o fundo falso ou, a água na lateral desse cesto que não está em contato com o malte deve ser extra?
 
boa noite a todos,
Sou novo no fórum e ainda farei minha primeira brassagem. Logo, gostaria de saber qual seria a melhor localização de meu poço termométrico:
1- próximo ao fundo falso?
2- no meio da panela (considerando a distância entre o fundo falso e o topo da cama de grãos)?
3- parte superior da cama de grãos?
4- outro lugar?
Estarei usando uma panela n36 (para produção de 20L de cerveja) com fundo falso.
:mug:
 
Com fundo falso, normalmente na hora de se calcular a água, etc, ignora-se o volume abaixo do fundo falso. Ou seja, digamos que vá colocar 20 litros, calcule 20 litros acima do fundo falso.

Se vai ter mais ou menos água, praticamente não interessa. Depois vai ser tudo filtrado/lavado por lavagem contínua, e isso não fará diferença alguma.

Abraço,

Guenther, é necessário informar em algum campo da configuração do equipamento no Beersmith o volume abaixo do fundo falso? Se sim, aonde informamos?

[ ] 's
 
Guenther, é necessário informar em algum campo da configuração do equipamento no Beersmith o volume abaixo do fundo falso? Se sim, aonde informamos?

[ ] 's
Sim, no campo "Mash Tun Addition".
 
Sim, no campo "Mash Tun Addition".
Guenter, obrigado.

Quanto ao campo Mash Tun Volume, se for usar fundo falso devemos informar sempre o volume total da panela sem desprezar o volume morto abaixo do fundo, certo?

Se minha panela é de 80L, abaixo do fundo eu perco 9,54L não preciso desconsiderar este valor no volume total da panela, certo?

Aproveitando... informamos o volume total da panela de mostura para que o Beersmith não adicione mais água e grãos do que o suportado pela panela.
Ou seja, ele faz o calculo do volume de mosto (grãos + agua) que vai ocupar na panela com base no valor inserido neste campo. Nunca extrapolando o volume total disponível e contra balanceando com o volume de agua da lavagem. É isso?

Ex. 17,6kg de malte * 2,7L/kg + 17,6kg = 65,12L
Neste caso vamos ter um volume de 65,12L de malte e água o que cabe na panela de 80L.

[ ] 's
 

Attachments

  • Beersmith.png
    Beersmith.png
    6.3 KB · Views: 109
Fala Galera!!

Minha panela de mostura é de 95 litros. O volume que fica abaixo do fundo falso é de 12 litros e o dead space (volume que fica abaixo da torneira) é de 5 litros.
Então, o correto seria informar no campo "Mash Tun Addition" os 12 litros e no campo "Espaço Perdido Tina Lavagem" os 5 litros referente ao dead space?

Valeu!!
 
E no caso de um sistema herms que usa serpentina? Aqui eu tenho uns 16 litros abaixo do fundo falso e mais uns 8 litros de serpentina além da tubulação pra recirculação.
 

Latest posts

Back
Top