Mosturação com fundo falso - dúvida

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatoat

Well-Known Member
Joined
Jul 23, 2013
Messages
296
Reaction score
87
Olá,

Fiz minha primeira brassagem com fundo falso ontem, mudei outras coisas no processo mas o principal foi o fundo falso (usava um tubo de alumínio com vários furos, quase um "manifold").

No fim da lavagem/extração para a fervura, como já tinha atingido o volume, simplesmente fechei a torneira e fui para a fervura. Neste ponto o mosto já estava bem claro.

Em paralelo, fui tirar o resto do mosto pela torneira tombando a panela em um recipiente para descartar e poder tirar o bagaço do malte mais seco, sem fazer lambança.

Esse mosto abaixo do fundo falso que saiu estava muito escuro, não medi a densidade mas claramente estava com muitos açúcares ainda.

Isso é normal? Vale a pena tombar a panela no final da extração do fundo falso ou alguma forma que possa tentar aproveitar este mosto?

Não achei muita coisa sobre isso, apenas uma matéria que tem o seguinte trecho:
Neste ponto se você utiliza fundo falso, atenção: quando for transferir o mosto para outra panela evite tombar a primeira panela (aquela que está com o malte), pois você pode trazer um volume de mosto que não foi filtrado (abaixo da altura da sua torneira) e isso resultaria na transferência de mosto com particulas grandes de malte (realmente uma péssima ideia).

Isso procede? Fiz certo em não mandar este mosto escuro para a fervura? Sugestões para a próxima?

Obrigado.
 
Acho que não vale a pena. Esse mosto que sobra é sempre muito sujo. Não se preocupe em desperdiçar esses açúcares, você já está desperdiçando um monte de qualquer forma no bagaço que vai para o lixo e a qualidade da cerveja não é proporcional à eficiência.
 
Back
Top