Mosto Gosmento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Costa_Cervejeiro

Well-Known Member
Joined
Feb 3, 2021
Messages
68
Reaction score
22
Location
Minas Gerais
Pessoal na segunda feira fiz 2 brassagens, 01 delas aparentemente tudo ok.
Já a outra atenuou bem pouco até o momento e ao retirar uma amostrar vi que o mosto está meio gosmento (nada exagerado, mas não tinha visto isso até hoje)
A pergunta é, isso é normal por não ter atenuado muito? Segue o baile? Jogo mais levedura?
Ou pode ter contaminado algo?
O cheiro parece estar normal também.
 

Attachments

  • FullSizeRender.mov
    12.2 MB
Não consegui abrir o vídeo nesse formato especificado no meu navegador. Você teria fotos para gente poder imaginar o que aconteceu?

Quanto e qual tipo de fermento você colocou para quanto de mosto inicial? Você controlou a temperatura da fermentação?
Por que você diz que não atenuou quanto deveria? O airlock parou de borbulhar ou as amostrar tiradas com densímetro pararam de descer? Qual foi sua OG e FG?

Teoricamente, se você ficou com uma fermentação incompleta tendo feito uma boa mosturação isso era de se esperar, pois há açúcares ainda a serem fermentados que certamente aumentarão a viscosidade do seu mosto. A levedura em suspensão também pode aumentar esse aspecto de grudento.
 
Não consegui abrir o vídeo nesse formato especificado no meu navegador. Você teria fotos para gente poder imaginar o que aconteceu?

Quanto e qual tipo de fermento você colocou para quanto de mosto inicial? Você controlou a temperatura da fermentação?
Por que você diz que não atenuou quanto deveria? O airlock parou de borbulhar ou as amostrar tiradas com densímetro pararam de descer? Qual foi sua OG e FG?

Teoricamente, se você ficou com uma fermentação incompleta tendo feito uma boa mosturação isso era de se esperar, pois há açúcares ainda a serem fermentados que certamente aumentarão a viscosidade do seu mosto. A levedura em suspensão também pode aumentar esse aspecto de grudento.

Ah então, vai aí uma foto pra tentar entender.
Usei o Us-05 para 27 litros de mosto.
Temperatura controlada da fermentação (inclusive fiz 2 cervejas no mesmo dia e estão fermentando juntas. Uma está belezinha e a outra deu isso).
Fiz as medições pelo refratômetro, a OG deu 1043 e a FG 1015 (corrigida).
 

Attachments

  • 5A199699-6333-4644-B7A2-4B9F1717E2CB.jpeg
    5A199699-6333-4644-B7A2-4B9F1717E2CB.jpeg
    29.9 KB · Views: 92
Essa aparência gosmenta pode ser contaminação por Pediococcus, a famosa sick beer ou ropy beer. Tem diacetil ou aroma lático nesse mosto? Se sim, pode apostar que é contaminação por pedio.
 
cara de pedio mesmo... taca uma colocnia de bretta ai dentro e aguarde se vc curte sour! poderá vir uma grata surpresa
 
Consegui baixar o vídeo e ver. Nunca vi disso. Nada a ver com a viscosidade do mosto que estou acostumado, imagino que seja o que os anteriores disseram sobre contaminação.
 
Pessoal na segunda feira fiz 2 brassagens, 01 delas aparentemente tudo ok.
Já a outra atenuou bem pouco até o momento e ao retirar uma amostrar vi que o mosto está meio gosmento (nada exagerado, mas não tinha visto isso até hoje)
A pergunta é, isso é normal por não ter atenuado muito? Segue o baile? Jogo mais levedura?
Ou pode ter contaminado algo?
O cheiro parece estar normal também.
Descobriu o que ouve? Aqui aconteceu a mesma coisa com uma br-ale que fiz o kveik lutra.
 
Mas eae, descartou lote? Então, depois de pesquisar, parece que é contaminação por pediococcus mesmo, dizem que em algumas semanas pode voltar ao normal, mas deve acidificar, já que ela utilizada em lambics, concomitantemente com a breta. Quanto a contaminação, já até sei como ocorreu, a bombona que utilizei, estava sanitizada e vedada, mas ficou armazenada bem próximo da minha plantação de kombucha(pode ter pedio na colônia) por algumas semanas, alguns esporos devem ter arrumado alguma forma de entrar, e deu nisso

. Vou guardar ela mais um tempo e ver o que acontece.
 

Attachments

  • VID_20211023_142829492.mp4
    22 MB
Mas eae, descartou lote? Então, depois de pesquisar, parece que é contaminação por pediococcus mesmo, dizem que em algumas semanas pode voltar ao normal, mas deve acidificar, já que ela utilizada em lambics, concomitantemente com a breta. Quanto a contaminação, já até sei como ocorreu, a bombona que utilizei, estava sanitizada e vedada, mas ficou armazenada bem próximo da minha plantação de kombucha(pode ter pedio na colônia) por algumas semanas, alguns esporos devem ter arrumado alguma forma de entrar, e deu nisso
View attachment 127376
. Vou guardar ela mais um tempo e ver o que acontece.
No meu caso descartei sim. Eram 30 litros, não tive muita paciência de esperar rs.
Meu amigo esperou e a dele melhorou essa gosma aí, mas o sabor ele disse que realmente não tava muito legal.
 
Back
Top