Mosto gelou.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

edubrejenal

Member
Joined
Jun 5, 2016
Messages
8
Reaction score
0
Ontem fiz uma Imperial IPA na hora da fermentação regulei o termostato no dia seguinte quando fui verificar como estava a atividade do fermentador dentro da geladeira percebi que o termostato tinha parado de funcionar e o mosto estava gelado sem atividade no fermentador então desliguei a geladeira
para que o mosto retomasse a temperatura ideal de fermentação(obs) o fermento que utilizei é o US-05.
Minha duvida agora é se quando o mosto retomar a temperatura ideal de fermentação as leveduras vão voltar a ativa?
 
Tudo voltará ao normal, nao se preocupe. Se o mosto nao congelou, as leveduras nao morreram. Vc pode tentar agitar o balde, caso muita levedura tenha decantado.

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk
 
opinoes alguém
me ajuda por favor.
Se não congelou o fermento vai reativar sim, afinal reaproveitamos o fermento assim, ou seja, deixando em baixa temperatura para preservar. O único problema é que grandes variações de temperatura geram stress ao fermento mas não creio que terá problema não, na secundária faça aquele esquema de ir aumentando gradativamente a temperatura que vai ficar tudo certo.
 
Ontem fiz uma Imperial IPA na hora da fermentação regulei o termostato no dia seguinte quando fui verificar como estava a atividade do fermentador dentro da geladeira percebi que o termostato tinha parado de funcionar e o mosto estava gelado sem atividade no fermentador então desliguei a geladeira
para que o mosto retomasse a temperatura ideal de fermentação(obs) o fermento que utilizei é o US-05.
Minha duvida agora é se quando o mosto retomar a temperatura ideal de fermentação as leveduras vão voltar a ativa?

Mantém a temperatura (eu costumo deixar a 20C) que não tem problema nenhum...vai voltar a fermentar tranquilamente.
 
Ontem fiz uma Imperial IPA na hora da fermentação regulei o termostato no dia seguinte quando fui verificar como estava a atividade do fermentador dentro da geladeira percebi que o termostato tinha parado de funcionar e o mosto estava gelado sem atividade no fermentador então desliguei a geladeira
para que o mosto retomasse a temperatura ideal de fermentação(obs) o fermento que utilizei é o US-05.
Minha duvida agora é se quando o mosto retomar a temperatura ideal de fermentação as leveduras vão voltar a ativa?

Com uma colher limpa e sanitizada, agite o mosto devagar para 'puxar' as leveduras que flocularam (cuidado para não oxidar) e eleve a temperatura da fermentação para uns 18ºC (use uma lâmpada econômica se for o caso) e quando a fermentação retomar, aumente 1ºC dia até chegar em 23ºC e deixe por uma semana ou mais para estimular a atenuação total.

Abraços,
 
tive um problema semelhante em que nos 3 primeiros dias a temperatura ficou a 0 graus.

regulei certinho para 18 (que era o que eu desejava), e tive a fermentação com o resultado que eu queria.

Pode ter dado problema? Pode

Como saber?

Só o tempo irá dizer.

Vai fermentar? Possivelmente sim.

Agora tenha paciência não apresse as coisas. Regule a temperatura que deseja e deixe o fermento trabalhar.
 

Latest posts

Back
Top