Moinho

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Wendel

Member
Joined
Jul 9, 2013
Messages
12
Reaction score
1
Pessoal, tem muita diferença do moinho motorizado de 2 rolos para o de 3?
Já ouvi dizer que o de 3 é difícil de regular.
 
bem wendel, na minha opinião nem um deles atende satisfatoriamente. por que?

ele não são engrenados, usam as arestas do recartilhado para fazerem a tração... então não "quebram o grão", "ralam"... nós não queremos grão ralado... certo.. queremos grão "partido", uma parte quebrado e um pouco esmagado(um pouco de farinha)... correto.

no de 03 rolos, já tive a oportunidade de usar um, e não entendi o porque da existência dele, já que que existe um antagonismo de movimento entre os 03 rolos, uma boa parte sai na fresta entre os rolos com rotação contrária.

por que sua regulagem é problemática....: exatamente pelo motivo do momento dos cilindros... quando eles deveriam exercer seu torque no momento do ângulo, eles perdem drasticamente o torque ao ter que esfregar o grão no outro rolo para exercer a tração. imagina com 03 rolos... ae a furadeira(na maioria usam furadeira como força motriz), não dá conta.

eu prefiro usar o meu tophighttec rolo de massas engrenados e só com 02 rolos...
porém existe moedores engrenados, mas caros. esses realmente são excelentes.

mas quem sabe alguém no futuro ofereça um moedor engrenado todo em inox por um preço justo.
 
Caraca..... eu discordo de tudo! Hehehehehe....

Cara, não sei de qual moinho está falando, mas os Monster Mill de 3 rolos geram uma moagem simplesmente excelente! A explicação de por que é melhor tem no site deles.

O fato é que uma vez que entra uma quantidade grande de malte no moinho causando atrito entre todos os rolos, não rala o grão em absolutamente nada pois todos estão juntos e o atrito geral é muito grande. Pra comprar isso tudo nem precisa teorizar muito, basta ver uma moagem na prática.

Os 3 rolos fazem praticamente a mesma função de moer com 2 rolos duas vezes, que é uma técnica clássica (inclusive ensinada em cursos profissionalizantes de mestre cervejeiro), passando a primeira moagem com os rolos bem abertos para dar uma leve compactada nos grãos e já quebrar alguns, e a segunda um pouco mais fechada. O resultado é uma moagem excelente que seria tão boa quando moer mais fino que isso, porém com as cascas mais intactas. Ou seja, os dois rolos de cima normalmente tem abertura fixa e servem para uma pré-compactação e alinhamento dos grãos, e o de baixo é o que realmente quebra o grãos para o lado perfeitamente.

Quanto à regulagem... sinceramente, facílima... uma regulagem excêntrica de cada lado, e lendo o manual, entende-se perfeitamente como se deve fazer.

Os Monster não usam engrenagens justamente para maximizar a durabilidade de deixá-los com uma engenharia mais simples. Já tive situações onde ele não girou direito? Já... mas sinceramente nem me lembro porque fazem anos.

Resumindo, 3 rolos é como usar um de 2 rolos e passar duas vezes. Vale a grana? Cara... depende. Eu particularmente recomendo todo o cervejeiro a começar com os mais baratos de disco, e depois avaliar a necessidade de um moinho melhor. Quando eu comprei o meu (já tive 2 Monster de 3 rolos.... um grande que vendi pra uma cervejaria... por ser grande demais - exagerei - e outro menor)... pensei simplesmente o seguinte "Cara... se eu vou gastar.... vou comprar o melhor pra nunca mais precisar comprar moinho novamente"..... só que exagerei na jogada e comprei um com rolos de 2 polegadas de aço endurecido... o que foi um overkill..... vendi pra uma cervejaria que o motorizou e usa até hoje..... e então comprei o modelo menor de 3 rolos também.

Abraço,
 
Caraca..... eu discordo de tudo! Hehehehehe....

Cara, não sei de qual moinho está falando, mas os Monster Mill de 3 rolos geram uma moagem simplesmente excelente! A explicação de por que é melhor tem no site deles.

O fato é que uma vez que entra uma quantidade grande de malte no moinho causando atrito entre todos os rolos, não rala o grão em absolutamente nada pois todos estão juntos e o atrito geral é muito grande. Pra comprar isso tudo nem precisa teorizar muito, basta ver uma moagem na prática.

Os 3 rolos fazem praticamente a mesma função de moer com 2 rolos duas vezes, que é uma técnica clássica (inclusive ensinada em cursos profissionalizantes de mestre cervejeiro), passando a primeira moagem com os rolos bem abertos para dar uma leve compactada nos grãos e já quebrar alguns, e a segunda um pouco mais fechada. O resultado é uma moagem excelente que seria tão boa quando moer mais fino que isso, porém com as cascas mais intactas. Ou seja, os dois rolos de cima normalmente tem abertura fixa e servem para uma pré-compactação e alinhamento dos grãos, e o de baixo é o que realmente quebra o grãos para o lado perfeitamente.

Quanto à regulagem... sinceramente, facílima... uma regulagem excêntrica de cada lado, e lendo o manual, entende-se perfeitamente como se deve fazer.

Os Monster não usam engrenagens justamente para maximizar a durabilidade de deixá-los com uma engenharia mais simples. Já tive situações onde ele não girou direito? Já... mas sinceramente nem me lembro porque fazem anos.

Resumindo, 3 rolos é como usar um de 2 rolos e passar duas vezes. Vale a grana? Cara... depende. Eu particularmente recomendo todo o cervejeiro a começar com os mais baratos de disco, e depois avaliar a necessidade de um moinho melhor. Quando eu comprei o meu (já tive 2 Monster de 3 rolos.... um grande que vendi pra uma cervejaria... por ser grande demais - exagerei - e outro menor)... pensei simplesmente o seguinte "Cara... se eu vou gastar.... vou comprar o melhor pra nunca mais precisar comprar moinho novamente"..... só que exagerei na jogada e comprei um com rolos de 2 polegadas de aço endurecido... o que foi um overkill..... vendi pra uma cervejaria que o motorizou e usa até hoje..... e então comprei o modelo menor de 3 rolos também.

Abraço,

Duvida e indecisão sanadas...:mug:
 
Guenther,

Tenho um de 3 rolos motorizado que comprei tem pouco tempo, e sempre que vou moer o malte ele as vezes passa inteiro e tem momentos que parece disparar e moer corretamente. Tento fazer a regulagem mas ele não funciona corretamente.
Tb o malte segue um caminho para o lado ao invés de ser moido na extensão toda dos rolos. Não sei se deu para entender bem o que eu quiz explicar.
 
Caraca..... eu discordo de tudo! Hehehehehe....

Cara, não sei de qual moinho está falando, mas os Monster Mill de 3 rolos geram uma moagem simplesmente excelente! A explicação de por que é melhor tem no site deles.

O fato é que uma vez que entra uma quantidade grande de malte no moinho causando atrito entre todos os rolos, não rala o grão em absolutamente nada pois todos estão juntos e o atrito geral é muito grande. Pra comprar isso tudo nem precisa teorizar muito, basta ver uma moagem na prática.

Os 3 rolos fazem praticamente a mesma função de moer com 2 rolos duas vezes, que é uma técnica clássica (inclusive ensinada em cursos profissionalizantes de mestre cervejeiro), passando a primeira moagem com os rolos bem abertos para dar uma leve compactada nos grãos e já quebrar alguns, e a segunda um pouco mais fechada. O resultado é uma moagem excelente que seria tão boa quando moer mais fino que isso, porém com as cascas mais intactas. Ou seja, os dois rolos de cima normalmente tem abertura fixa e servem para uma pré-compactação e alinhamento dos grãos, e o de baixo é o que realmente quebra o grãos para o lado perfeitamente.

Quanto à regulagem... sinceramente, facílima... uma regulagem excêntrica de cada lado, e lendo o manual, entende-se perfeitamente como se deve fazer.

Os Monster não usam engrenagens justamente para maximizar a durabilidade de deixá-los com uma engenharia mais simples. Já tive situações onde ele não girou direito? Já... mas sinceramente nem me lembro porque fazem anos.

Resumindo, 3 rolos é como usar um de 2 rolos e passar duas vezes. Vale a grana? Cara... depende. Eu particularmente recomendo todo o cervejeiro a começar com os mais baratos de disco, e depois avaliar a necessidade de um moinho melhor. Quando eu comprei o meu (já tive 2 Monster de 3 rolos.... um grande que vendi pra uma cervejaria... por ser grande demais - exagerei - e outro menor)... pensei simplesmente o seguinte "Cara... se eu vou gastar.... vou comprar o melhor pra nunca mais precisar comprar moinho novamente"..... só que exagerei na jogada e comprei um com rolos de 2 polegadas de aço endurecido... o que foi um overkill..... vendi pra uma cervejaria que o motorizou e usa até hoje..... e então comprei o modelo menor de 3 rolos também.

Abraço,


Agradeço ter contribuído com essas informações Guenther, ajudou a tirar minha dúvida também... Só fiquei curioso em relação a questão do aço endurecido.

Vou aos EUA em breve e quero trazer um monster mill para mim de 3 rolos a dúvida era entre 2" e 1.5" e também sobre o aço, não vale a pena investir 60 dólares a mais é pegar em aço 303?! Quais as desvantagens de optar por ele?

Também estou em dúvida se motorizo com polia ou com uma furadeira de baixo rpm achei uma barata nos EUA mas não sei se será mais complico de adaptar num suporte a furadeira.

Abraço.
 
to revirando esse forum de cabeça pra baixo e não acho!

Regulagem ideal para um moinho de 2 rolos, qual seria?
e para passar duas vezes? qual seria?
 
Agradeço ter contribuído com essas informações Guenther, ajudou a tirar minha dúvida também... Só fiquei curioso em relação a questão do aço endurecido.

Vou aos EUA em breve e quero trazer um monster mill para mim de 3 rolos a dúvida era entre 2" e 1.5" e também sobre o aço, não vale a pena investir 60 dólares a mais é pegar em aço 303?! Quais as desvantagens de optar por ele?

Também estou em dúvida se motorizo com polia ou com uma furadeira de baixo rpm achei uma barata nos EUA mas não sei se será mais complico de adaptar num suporte a furadeira.

Abraço.

Cara, se vai trazer de lá, minha recomendação é pegar um de 3 rolos, Inox, com rolos pequenos (1.5). O de rolos grandes (já tive) é muito porrada, desnecessariamente grande para um homebrewer, tanto que vendi pra uma cervejaria.
 
to revirando esse forum de cabeça pra baixo e não acho!

Regulagem ideal para um moinho de 2 rolos, qual seria?
e para passar duas vezes? qual seria?
Cara, nem vai achar!

Regulagem é uma coisa que tu tens que calibrar conforme a moagem que tu mesmo quer!

No geral, é bem simples: comece com regulagem mais aberta, moa um pouco, verifique se há grãos inteiros, e vá apertando e pegando amostras até não haver mais grãos inteiros.

A partir daí, se tu vais usar moagem grossa (essa) ou mais fina... a decisão é tua pois varia muito de equipamento pra equipamento, cervejeiro pra cervejeiro.

Abraço,
 
to revirando esse forum de cabeça pra baixo e não acho!

Regulagem ideal para um moinho de 2 rolos, qual seria?
e para passar duas vezes? qual seria?

0.89 à 1.07 mm - Fonte: How to Brew (John J. Palmer) Pág. 178 - 3ª edição
 
Cara, se vai trazer de lá, minha recomendação é pegar um de 3 rolos, Inox, com rolos pequenos (1.5). O de rolos grandes (já tive) é muito porrada, desnecessariamente grande para um homebrewer, tanto que vendi pra uma cervejaria.


Valeu pela dica acho que vou fazer isso mesmo, só não achei ainda solução barata para motorizar até achei um motor lá feito para homebrewers mas custa o preço do moinho praticamente preciso pesquisar mais!

Abraço.
 
Desculpa reviver o tópico, mas gostaria da opinião de vocês sobre este moinho

http://www.cervejadacasa.com/moinhos-de-malte/moedor-de-malte-moinho-de-2-rolos-completo

Atualmente tenho um de disco, e quero mudar para um de rolo, não quero investir muito pois hoje faço de 20 a 30L por mês só, mas também não quero comprar algo muito inferior, pois pretendo logo começar a fazer 2 a 3 brasagens de 20 a 30L por mês.

Queria a opinião de vocês, se ele me atenderia nessas condições e se ele é bom.

Desde já obrigado a todos!
 
Amigos, falo de Tijucas litoral central de SC ^^, meu primeiro post na casa é justamente sobre o espaçamento dos rolos do moedor que acabo de comprar da Maltebite.

Entendi lendo este tópico, então é só moer e verificar mesmo essas proporções e dar uma sacada geral, as regras não funcionão, como ja li em 1,3mm...
Irei passar duas vezes os 20kg de malte pois só li essa informação aqui e achei bem legal! Não custa nada, o moedor na furadeira acho q rende ...

Aproveito pra perguntar qual moagem ideal seria do Trigo, pois to planejando uma weiss ;)

Grato desde já.:mug:
 
Pessoal,
Alguém indica uma loja para comprar o Monster Mill?
Pela internet, só encontrei na WE, mas no momento está esgotado.
Obrigado
 
Back
Top