Moinho de rolos - PROJETO

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

wallterlluiz

Active Member
Joined
Jun 17, 2013
Messages
33
Reaction score
8
Bom dia membros!
Alguém já construiu um moinho de rolos?
Estou a procura de um projeto. Qual quer informações que eu conseguir vou postar neste tópico.
 
Cara.. difícil. Normalmente quem resolve montar seu próprio moinho de rolos, é porque quer fazer pra vender. :)

De qualquer maneira, o básico seria conseguir cilindros de metal duro, e mandar recartilhar.

Particularmente, eu não faria. Existem vários fabricantes com preços bons.

Abraço,
 
Eu procurei muito sobre isso um tempo atrás, mas resolvi comprar o moinho e montar o funil e estrutura. Ta ficando bacana.
 
Qual dos dois será que é o mais eficiente?
 

Attachments

  • 20131024_191136.jpg
    20131024_191136.jpg
    36.9 KB · Views: 1,756
  • 20131024_191110.jpg
    20131024_191110.jpg
    30.8 KB · Views: 1,642
Tem um tempo atrás eu procurei pro projetos e etc... até tinha desistido, mas aqui vai o que eu cheguei a encontrar!!

Moinho com 1 rolo - duvido um pouco do resultado da moagem, mas é válido:
http://www.brewery.org/brewery/library/woodmill.html

Moinho de !!concreto!! hahahaha esse é foda! mas deve funcionar mesmo:
http://forum.northernbrewer.com/viewtopic.php?t=30891

Fotos de uma contrução de um moinho..
http://www.homebrewchatter.com/board/album.php?albumid=356

Se alguém, conseguir algo melhor, mandaaeeee!!!
Um dia tbm faço o meu! hahaha

Abraços!
 
Tem um tempo atrás eu procurei pro projetos e etc... até tinha desistido, mas aqui vai o que eu cheguei a encontrar!!

Moinho com 1 rolo - duvido um pouco do resultado da moagem, mas é válido:
http://www.brewery.org/brewery/library/woodmill.html

Moinho de !!concreto!! hahahaha esse é foda! mas deve funcionar mesmo:
http://forum.northernbrewer.com/viewtopic.php?t=30891

Fotos de uma contrução de um moinho..
http://www.homebrewchatter.com/board/album.php?albumid=356

Se alguém, conseguir algo melhor, mandaaeeee!!!
Um dia tbm faço o meu! hahaha

Abraços!


O rolo de massa daqui de casa já está com os dias contados eheuehuehueh
 
Pessoal tenho até vergonha de por fotos pq ficou meio engenhoca, mas fiz um moinho de rolos com um rolo de massa apenas adaptando um bocal direcionador e um silo pro malte. Dei uma recartilhada com uma fresa (que poderia ser feito apenas com uma punção) e está trabalhando a mais de 2 anos...

como fiz os suportes em madeira ela não ficou firme e está aos poucos desmanchando... è uma solução barata, muito embora um bom moedor está na minha lista de aquisições.
 
Quando acabar de montar o funil, o coletor e dar o acabamento (pintura e fechamento), irei postar o resultado.

Luispedrojr, esse rolo que mostrou, me parece que a estrutura é de plástico. Não acredito que irá aguentar por muito tempo, ainda mais se for moer trigo. Outra coisa, é que vc teria que procurar alguém para frisar ou recartilhar os rolos, pq eles são muito lisos.

Inté...
 
Turma, estão ai as fotos do funil e coletor. Demorei para fazer, mas consegui um bom preço em um ótimo trabalho.

Ainda falta pintar a estrutura e fechar as laterais.

Este sábado já iremos estrear ele.
 

Attachments

  • DSC05307X.jpg
    DSC05307X.jpg
    44.6 KB · Views: 816
  • DSC05308X.jpg
    DSC05308X.jpg
    34.3 KB · Views: 776
  • DSC05310X.jpg
    DSC05310X.jpg
    54.9 KB · Views: 728
  • DSC05314X.jpg
    DSC05314X.jpg
    54.4 KB · Views: 730
Pessoal,

Possuo algumas fotos bem interessantes que achei na net, porém não sei dar os créditos necessários porque não lembro de onde foi...mas vou postar aqui pra consulta dos membros. Se for de alguém daqui me desculpe.

Abraço a todos!!
 

Attachments

  • GRAIN MILL TOP 1.jpg
    GRAIN MILL TOP 1.jpg
    34.7 KB · Views: 756
  • GRAIN MILL TOP 2.jpg
    GRAIN MILL TOP 2.jpg
    36.9 KB · Views: 714
  • GRAIN MILL SECTION RENDER RESIZED.jpg
    GRAIN MILL SECTION RENDER RESIZED.jpg
    12 KB · Views: 690
  • GRAIN MILL RENDER RESIZED.jpg
    GRAIN MILL RENDER RESIZED.jpg
    16.5 KB · Views: 774
Alguém já teve experiência com moinho de malte de recartilhas paralelas? a eficiência é inferior aos de recartilhas cruzadas? Quais as principais diferenças no resultado?
 
Tenho a mesma duvida, li em algum lugar que os paralelos moeriam melhor que os recartilhados pois so quebram e nao esfarelam, será verdade?
 
eu montei o meu com cilindro de macarrão, só que movido a muque, mas funciona que é uma beleza, depois de umas regulagens tenho eficiências de até 80%, e o projeto foi muito simples, foi apenas pegar o cilindro e montar uma base e fazer ranhuras nos cilindros, pequenos riscos, e fazer um funil que cabe 2 quilos por vez aproximadamente e encaixei em um balcão e pronto, abraço.
 
Tenho a mesma duvida, li em algum lugar que os paralelos moeriam melhor que os recartilhados pois so quebram e nao esfarelam, será verdade?

Lisca, eu comprei um moedor MaltBite de recartilhas paralelas, gostei muito do resultado. Realmente os grãos ficam mais quebrados e bem menos esfarelados.

Acontece que nunca moí com o rolo cruzado, fui direto do moedor de discos pro de rolo paralelo. Não posso assegurar qual a melhor recartilha, porém estou bem satisfeito com o meu.
 
Achei bem salgado o preço praticado nestes moinhos aqui no brasil, dá para comprar 2 frigobar semi-novo e ainda colocar controle tic. Ai tem sistema de fermentação e maturação.

Vou encarar o desafio e construir eu mesmo meu moinho.

Há muito tempo atrás, praticava bmx flatland (manobras solo com bike aro 20) e usávamos apoios de eixo, que são conhecidos como pedaleira para light.

Existem diversos de modelos, diâmetros e comprimentos. A grande maioria dos profissionais, são tudo recartilhado.

Assim que construir o meu, publico algumas fotos, material usado e medidas.

pedal-de-apoio-pedaleira-de-aco-bicicleta-cross-free-style-15786-MLB20107448298_062014-F.jpg
 
cara a ideia é boa, porém vc vai encontrar um problema chamado slip.... esse material é com banho de niquel cromo, por ser banho as arestas estão arredondadas, essas arestas do recartilhamento que fazem a tração do grão, espero que de certo...
também acho os moinhos muito caro, e ainda são ineficiente... falta um pouco de física nesses projetos... motor primário....
a tração do segundo rolo com o primeiro é feita pelo atrito do grão entre eles, causando esfarelamento ao invés de esmagamento para quebra...
teria que ser engrenado.
o meu preferi fazer com um rolo de massas de aço com engrenamento de aço também....
custou no total com o acabamento menos de 150 dilmas... tem regulagem milimétrica de abertura e a ´nica coisa que fiz foi ranhuras longitudinais com uma esmeriladeira e disco de corta inox(1mm), e solda um parafuso sextavado para a tração com a furadeira com um adaptador para o parafuso, isso reduz drasticamente a vibração....
quanto a higiene... limpeza... antes e após o uso...
 
^ Celio,

Se possível tire uma foto do seu moinho, para disponibilizar aqui no tópico. Pode ser uma referência para o projeto.

Ainda estou filosofando o projeto, assim que der coloco a mão na massa.
 
O ajuste desse projeto que colocaram imagens virtuais é com eixo excêntrico, igual o do Breda, que inclusive disponibiliza o projeto.
Uma amigo me empresta um desses, acho um bom moinho, mas o ajuste do excêntrico é individual, um pouco difícil de manter os rolos paralelos sem usar um ajustador do espaço entre eles.

Já sobre o da MalBite... não é paralelo, é um recartilhado comum, cruzado. Também usei ele (montando pra uma amiga cervejeira) e é um moinho bacana, bem mais simples e é feito em ferro, depois zincado... tem um preço bom, quem quiser pode comprar no pontodomalte.com.br
 
A logica do moinho é simples
eu tenho um projeto de moinho de dois rolos, com abertura ajustavel.
mas não é financeiramente viavel, porque trabalha com materiais caros, e o serralheiro/usinagem que voce vai precisar nao vai cobrar barato.

Mas quem quiser, manda PM que eu mando o CAD com o memorial descritivo e MTO
 
Ontem estive com um amigo que tem o Malbite também.

É PARALELO, minha memória é que falhou antes quando disse recartilhado.

O moinho é muito bom, mesmo pequenino, a moagem é muito boa, acho melhor que do recartilhado. Usei por um ano o do Breda, que é melhor no volume, mais fácil de desmontar e limpar, material melhor. Mas entre eles, pra quem mói atéaté 10 quilos, acho vantagem o Maltbite.
 
salve rapaziada!! tive uma idéia que acho que da pra ajudar a gente fazer um moinho de rolos.

o que acham de usar essas barras para fazer o moinho:
rosca4.jpg


http://mlb-s1-p.mlstatic.com/barra-...ecartilhada-18188-MLB20149989605_082014-O.jpg


sao aquelas barras de academia. e elas sao maciças

tem um lugar que faz uma manera, olha a foto:
dsc07029_0.jpg


link do lugar:
http://www.paesimetal.com.br/br/usinagem-de-precisao/usinagem-torneamento-com-ferramenta-acionada

Eu demorei a descobrir o nome do acabamento na barra, mas descobri,
chama-se RECARTILHAMENTO, ou barra recartilhada, procura no google:
https://www.google.com.br/search?q=...seg_B#q=barra+recartilhada&tbm=isch&tbs=isz:m

120-0202-006_zoom1.jpg
 
Já achei cilindro recartilhado pra vender online, difícil na minha opinião seria as engrenagens e um sistema de ajuste. Mais ainda pq não tenho em que me basear, já que não conheço ninguém nas proximidades que possua.
 
Eu mesmo projetei e usinei meu moinho.
Rolos de Aço SAE1045 de 1 1/2", buchas de bronze sinterizado de Ø12mm, laterais e knobs em alumínio.
 

Attachments

  • P_20161209_131948.jpg
    P_20161209_131948.jpg
    178.3 KB · Views: 234
  • P_20161209_131955.jpg
    P_20161209_131955.jpg
    179.4 KB · Views: 203
  • P_20161209_132004.jpg
    P_20161209_132004.jpg
    160.6 KB · Views: 201
Não entendo nada de furadeira. Alguém saberia dizer se uma furadeira de impacto pode ser usada no moinho? Vi uma de impacto que tem "mandril 3/8", o mesmo do moinho...só não sei se a questão dela ser "de impacto" influencia algo.
 
Não entendo nada de furadeira. Alguém saberia dizer se uma furadeira de impacto pode ser usada no moinho? Vi uma de impacto que tem "mandril 3/8", o mesmo do moinho...só não sei se a questão dela ser "de impacto" influencia algo.

A de impacto iria vibrar muito, não aconselhável. Porém, a grande maioria das furadeiras de impacto possuem a opção de furação normal, acionando uma chave seletora.
 
@abelCarmo você poderia compartilhar o projeto?
Ficou muito bom.
Cheers


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 
Eu mesmo projetei e usinei meu moinho.
Rolos de Aço SAE1045 de 1 1/2", buchas de bronze sinterizado de Ø12mm, laterais e knobs em alumínio.

Altíssimo nível, parabéns pelo projeto.
Já pensou em fazer em inox? Só curiosidade mesmo, esse se tu cuidar bem dura a vida toda tb
 
Altíssimo nível, parabéns pelo projeto.
Já pensou em fazer em inox? Só curiosidade mesmo, esse se tu cuidar bem dura a vida toda tb

Fiz na brodagem, na matrizaria de um amigo, com material que tinha disponível em casa, por isso foi feito em aço carbono.
 
Back
Top