Moagem mal feita?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

chuckedw

Well-Known Member
Joined
Sep 14, 2015
Messages
116
Reaction score
15
Senhores,

No sábado fiz minha segunda brassagem, uma Red Ale.

Composição:
- Malte (Em Grão)
-- Pilsen - 2.165 gramas.
-- Caramelo 20 - 150 gramas.
-- Caramelo 120 - 150 gramas.
-- Chocolate - 35 gramas.

- Lúpulo:
-- Halertau Nugget T-90 - 12.20% AM – PELLET - 4 gramas – 1ª Adição - 60 Minutos.
-- Hersbrucker T-90 - 04.00% AR – PELLET - 6 gramas – 2ª Adição - 45 Minutos.
-- Hersbrucker T-90 - 04.00% AR – PELLET - 6 gramas – 3ª Adição - 15 Minutos.

- Levedura:
-- Ale (Alta fermentação) Tipo YA2202 Ale Classic - 5 gramas (S-04).


- Características:
-- Teor de Amargor em IBU (International Bitterness Units): 22 IBU.
-- Coloração: 16,00 – SRM.
-- Densidade Inicial (OG) Esperada: 1056.
-- Densidade Final (FG) Esperada: 1017.
-- Quantidade de álcool Esperada: 5,0%.



Bom, em relação aos meus primeiros erros, acredito ter aprendido e não cometido nenhum deles mais (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406791).

Porém, desta vez, inclui mais uma etapa: a moagem (no primeiro eu comprei os grãos já moídos). Fiquei encucado com a história de não conseguir recircular direito, que acabei não moendo muito não. Deixei um tanto de farelo, mas acho que uns 20% ou 30% dos grãos ainda estavam inteiros. Uma pena não ter batido foto pra poder mostrar.

Enfim, desta vez utilizei o Beersmith. Ele calculou a OG como 1052 (ao contrário do informado na receita que veio com o kit). O Beersmith também informava a OG pré-fervura como 1.044. Medi e estava em 1.035, aí já comecei a ver a cagada. Aí recirculei tudo de novo. Subiu apenas para 1.037. Como já estava tarde da noite, mandei pra fervura assim mesmo, já desanimado.

Esperei o hot-break, iniciei a lupulagem. Fervi por um pouco mais de 1h (pensei que poderia aumentar a densidade evaporando um pouco mais de água). O volume final do beersmith era de 11.44l, o meu ficou em 10.5l.

Aí depois de baixar a temperatura pros 21º com o chiller, medi a densidade e ficou em 1.042, ou seja, 10 a menos que o beersmith e 14 a menos que a receita. Vai ficar uma água suja de novo?

Bom, a pergunta principal que quero fazer é: meu erro mais provável foi na moagem? 10 a 15 pontos de gravidade errados para baixo podem ser derivados deste erro?

Obrigado
 
O Beersmith deu esse OG baseado em qual porcentagem de eficiência? Talvez seu BeerSmith criou a receita pensando em 80% de eficiencia, que é alto para o nível homebrew, e você tenha feito algo entre 60% a 70%, o que é aceitavel.
 
Eu joguei sua receita aqui (http://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/calculator/) e para dar OG de 1052, você necessitaria 75% de eficiencia. Com 65%, eu consegui o seu OG.

Há várias formas de aumentar sua eficiencia, como tempo de brassagem, lavagem do malte, ph da água, fundo falso entre outras. Segue um bom tópico:

http://braukaiser.com/wiki/index.ph...ity_and_efficiency_in_single_infusion_mashing


Deixei com 70% de eficiência no Beersmith.

Obrigado
 
Mas e em relação a moagem mal feita? Será que poderia dar de 10 a 15 pontos de gravidade a menos?
 
Mas e em relação a moagem mal feita? Será que poderia dar de 10 a 15 pontos de gravidade a menos?

Se tu deixou até 30% dos grão inteiros, pode ter sido. A qualidade da moagem está diretamente ligada a eficiência. Pode ser que tu tenha estimado 70% mas conseguiu menos em função disso.
 
Puts, agora surgiu mais um problema. Fui dar uma olhada no airlock e nada de borbulhamento ainda. E já deu 40 horas desde a inoculação da levedura. Mantive sempre a 18º neste tempo. Verifiquei a vedação do balde e está tudo certo.

Em relação a levedura, a única coisa que eu fiz de diferente da primeira vez é que não testei (não adicionei o açúcar). Ou seja, desta vez não sei se a levedura estava boa. Na verdade este kit veio com uma levedura que eles vendem a granel, não senti muita confiança nisso.

Quanto tempo espero até adicionar mais levedura?
 
"Airlock não é densimetro"

Relaxa, espera um pouco e mede a densidade. Se não houve mudança na densidade, aí sim, coloque mais levedura. Se for seca, não esqueça de hidratar
 
"Airlock não é densimetro"

Relaxa, espera um pouco e mede a densidade. Se não houve mudança na densidade, aí sim, coloque mais levedura. Se for seca, não esqueça de hidratar

Valeu Ramon!! Dei uma medida hoje e deu 1032, ou seja, baixou 10 em 48 horas. Não sei se isso é muito pelo tempo, mas to mais tranquilo. Tomara que consiga baixar até uns 1010, aí acredito que não vai ficar tão imprestável.

Procurando um pouco mais aqui no fórum percebi que realmente meu problema é o de eficiência. A questão é que eu atingi 63% apenas. To pensando em marcar estes 63% no profile do meu equipamento no Beersmith e deixar que ele corrija a receita mesmo. Pelo menos até eu ter certeza de que consigo aumentar isto. Senão nunca vou atingir os 5%. O que acham?


Aqui tem bastante coisa a respeito: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403013
 
30% de grãos inteiros é a mesma coisa como se não tivesse colocado esses 30% de grãos, ou seja, vai dar uma diferença absurda na eficiência.

Ponto de regulagem de moagem em qualquer moinho do mundo:

PRESSUPOSTO: comece com regulagem mais aberta

1) moa um pouco, pegue a amostra
2) se estiver com algum grão inteiro, aperte um pouco a regulagem, e volte para o passo 1. Se não tiver nenhum grão inteiro, está bom.

Abraço,
 
É isso aí, estou na minha quarta brassagem agora, e acho que a questão da moagem eu já acertei. Nenhum grão inteiro, metade (ou quase) de cascas abertas e bastante daqueles "grãozinhos" brancos que saem de dentro do malte.

Mas na verdade o que me ajudou mais, acredito eu, foi ter entendido bem a técnica do fly sparge, prestando bastante atenção na altura de mosto acima da cama de grãos e controlando bem as vazões de entrada e saída de água. Essa minha última brassagem bati 73% de eficiência, era uma Witbier (coloquei até um pouco de aveia, 200g). Fiquei bem satisfeito com a eficiência.
 
Qual o resultado final, @chuckdedw?

A minha ficou bebível! rs

Rodfon, essa ficou boa. Só achei que ficou um pouco mais amarga do que deveria, e isso com certeza foi devido ao fato de eu ter adicionado o primeiro lúpulo antes até de começar a ferver. Acabou passando dos 60 minutos a fervura.
Também atenuou demais, acabou com o corpo. Perdeu o estilo.

Mas sorte que eu consegui salvar a carbonatação. Tinha usado apenas 6g de açúcar de milho. No mesmo dia eu abri a Blonde Ale, que tinha sido a minha primeira leva. Vi que tinha ficado choca. Aí destampei todas as Red Ales na mesma hora e refiz o priming. Algumas fiz com 8g, outras com 9g, 10g, 11g e até 12g.

Ficaram bem boas de carbonatação. Só as de 12g que acho que acabou ficando com gás demais.
 

Latest posts

Back
Top