Moagem fina aumentou muito a OG !!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal, so uma ultima duvida... Eu tenho um moedor de graos eletrico que usava para outros graos e acabei comprando um moedor manual devido a essa historia toda da moagem grossa e tudo mais... Minha duvida eh com relacao à moagem da casca, desculpem se estiver sendo repetitivo, porem nao entendi isso direito ainda.
Meu moedor eletrico transforma tudo em uma farinha bem fina, posso usar essa farinha ou vai dar zica? Farei um teate esse fds de qq maneira, mas quero me preparar hehe! Valeuu!!!
 
Taninos (do francês tanin) são polifenóis de origem vegetal, com pesos moleculares geralmente entre 500 e 3000. Eles inibem o ataque às plantas por herbívoros vertebrados ou invertebrados (diminuição da palatabilidade, dificuldades na digestão, produção de compostos tóxicos a partir da hidrólise dos taninos) e também por microorganismos patogênicos

Por dedução esse taninos se encontram nas cascas dos grãos de aveia é como se fossem uma armadura para proteger contra os invasores.
Acredito que quanto menos mexer na casca e mais mexer no grão melhor!
 
brewjau dá uma olhada nesse experimento que fiz com o moedor botini.
Foram 3 moagens de 100 gramas cada :
Moagem super fina, fina e media/grossa

Depois passei em uma peneira e separei a palha.

Com esse experimento eu constatei que:

moagem super fina tritura demais a palha, pode ter alguma consequência negativa.

Moagem fina tritura bem o miolo e não agride tanto a palha, não sobra grãos inteiros. (essa é a que eu uso )

Moagem média/grossa há sobra de grãos inteiros.

Super fina
6a6cf2a6b151935398e58a7b4a2062ba.jpg


Fina
916a7c21bd89f1aa20cdc0b582576ed4.jpg


média/grossa
060c6310a6bf12447ab08cba32a68843.jpg


As 3 juntas
ba078a21beab1206e53532ac9c48f5b4.jpg

Legal o experimento!

Eu também uso moedor da botini, mas o que comprei não se se está estranho, não mói muito fino, mesmo com ele regulado até o final. Então eu coloco dois calços pressionando o disco para moer mais fino. Acredito que ela fique entre a superfina e fina que você mostrou aí nas fotos!

Eu acabo usando com a casca e tudo, mas a ideia de não usar a casca é interessante....será que muda algo na cerveja? acredito que apenas pode dificultar na clarificação (por ser muito pó e alguns poderiam ser retidos pelas cascas no saco), mas mais que isso não deve mudar....chega a parecer que você estaria fazendo cerveja com extrato de malte...hehehe
 
Pessoal pensando em qualidade e não em quantidade de cerveja, alguém já fez esse procedimento, usar só o miolo do malte em uma Brassagem ??

Será que dá certo, ouviram falar algo a respeito???
 
Pessoal pensando em qualidade e não em quantidade de cerveja, alguém já fez esse procedimento, usar só o miolo do malte em uma Brassagem ??

Será que dá certo, ouviram falar algo a respeito???

Vai virar uma papa só... Só se for um BIAB, porque sem casca vai entupir tudo, mas não sei a diferença que faria. Seria um experimento legal.
 
Mesmo com menos fermento do que o recomendado , em 6 dias ela atenuou para 1012 , (temperatura de 12 graus controlados)
Começei a fazer o dascanso de diacetil, agora;

Qual seria a temperatura recomendada?

por quanto tempo?

Já estou atrasado no descanso poderia ter começado antes?

????????

Rapaiz fazê cerveja dá um trabaio disgraçado tem qui gosta muito desse desse trem sô ,ainda bem qui eu entrei nesse fóru e us novo amigo da cidade grande intende dimais e ajuda nóis
mais já vo avisando qui si dé certo eu vôo convida pá toma uma e come um porco caipira no taxo!

Arguem nesse foru gosta de porco nu taxo cum serveja artesãná ?
 
Dia de testes em jundyork city na catfish craft beer :)
Usei o moedor elétrico e foi sucesso, imaginei q fosse fazer farinha de tudo, porém ficoubem parecido com a moagem do manual!
Da proxima vez vou regular para moagem mais fina
Estou usando o método BIAB no cooler pela primeira vez alem de usar levedura da minha ultima IPA
Estou fazendo 5l de teste, vamo ve no que da ;)
 
Essa é pra quem tá acompanhando

Resultado parcial dessa moagem fina:
baixou a densidade para 1012 em 5 dias
Retirei um pouco pra medir a densidade , carbonatei na Pet e bebi ,não constatei problemas nenhum já está deliciosa mais forte e emcorpada.

Estou fazendo a parada de diacetil a 18 graus no momento ,depois vai para o período de clarificação


8728d1dfcb46578910c7c91a9569cd21.jpg


9e285f7e4e8288395b333e1e868d37fa.jpg
 
Back
Top