Moagem fina aumentou muito a OG !!

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mattesco

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Tenho um clone braumeister, aí pensei vou moer mais fino para ter um melhor aproveitamento pois uso saco de voil e não tenho ploblemas com lavagem.
Aí aí a OG estimada de 1040 foi para 1060 e o que eu fiz, mandei pra fermentação.
E agora pergunto quais os prós e os contras?
 
Você terá uma cerveja mais alcoólica. Se quisesse manter a receita original com OG de 1040 poderia ter adicionado água na fervura, ajustado a lupulagem para um volume maior e teria mais cerveja no final do processo.

Capricha na fermentação pra garantir q todo açúcar fermentável será consumido e fica tql q vai sair cerveja.
 
Primeiros prós e contras:
1 Mais álcool.
2 mais dificuldade de fermentar
3 se acrescentar água teria mais cerveja

Alguém mais tem prós e contras?
Pois senão da próxima vez vou moer fino de novo e acrescentar água ,assim vou ter mais cerveja.

Vai a receita que fiz ela é para 30 litros, mandei 29 litros pro fermentador.

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Moagem muito “fina” aumenta a extração de taninos que podem causar um sabor adstringente na cerveja e pode causar uma “Stuck Sparge”
Não tenho ploblema com Stuck Sparge, agora taninos:
Alguém tem experiência na prática com relação a TANINOS ×MOAGEM FINA?
 
Pessoal, vamos lá.... :)

Esqueçam esse entendimento binário de prós e contras.

Moer fino tende a aumentar a eficiência porque o amido fica mais triturado, isso se você fizer tudo certo e não tiver entupimentos. Ou seja, quão fino você deve moer? O mais fino que puder enquanto conseguir fazer cerveja sem problemas e notar que sua eficiência está aumentando ao longo das brassagens.

Moer fino e ter eficiência maior que esperava é ótimo... isso quer dizer que na próxima vez que fizer essa receita, terá que reajustar A RECEITA, diminuindo os maltes base... e não o contrário como se falou, de ajustar a moagem para determinada receita. Você deve moer sempre da forma que tiver a maior eficiência possível, e ajustar suas receitas para isso.

E extrair tanino só pela moagem é "quase" uma lenda. Isso só ocorre por alta temperatura, e alto pH durante a lavagem. Isso quer dizer que se você fizer mashout ou lavar acima de 76, por exemplo, quanto mais alto, mais chance de extrair taninos, assim como o mosto que sai da lavagem, quanto mais alto o pH e mais proximo de 6, mais chance de extrair.

Moagem por si só não faz isso.

Abraço,
 
Pessoal, vamos lá.... :)

Esqueçam esse entendimento binário de prós e contras.

Moer fino tende a aumentar a eficiência porque o amido fica mais triturado, isso se você fizer tudo certo e não tiver entupimentos. Ou seja, quão fino você deve moer? O mais fino que puder enquanto conseguir fazer cerveja sem problemas e notar que sua eficiência está aumentando ao longo das brassagens.

Moer fino e ter eficiência maior que esperava é ótimo... isso quer dizer que na próxima vez que fizer essa receita, terá que reajustar A RECEITA, diminuindo os maltes base... e não o contrário como se falou, de ajustar a moagem para determinada receita. Você deve moer sempre da forma que tiver a maior eficiência possível, e ajustar suas receitas para isso.

E extrair tanino só pela moagem é "quase" uma lenda. Isso só ocorre por alta temperatura, e alto pH durante a lavagem. Isso quer dizer que se você fizer mashout ou lavar acima de 76, por exemplo, quanto mais alto, mais chance de extrair taninos, assim como o mosto que sai da lavagem, quanto mais alto o pH e mais proximo de 6, mais chance de extrair.

Moagem por si só não faz isso.

Abraço,

Notei uma melhora na eficiência geral ao fazer lavagem com 77°C, ha o risco de taninos serem extraidos?
 
Mais alguns fatores que acredito terem influenciado na melhor eficiencia:
1 :mash out a 78 graus
2 :saco de voil
3: quando eu estava fazendo o mash out
abri o saco de voil e dei uma mexida com a pá e contatei que saiu um mosto mais denso que acredito estava preso na cama de graos.
 
Regulei o moedor para não deixar passar nem um grão inteiro .
Aí virou palha com farinha!
 
Duvidas:
Densidade inicial 1060, densidade final estimada 1010 , o álcool resultante seria 6.5 ,um fermento lager ( 3 pacotes 34/70 )vai dar conta de tanto álcool ?
Mosto aerado e fermento hidratado!
 
Duvidas:
Densidade inicial 1060, densidade final estimada 1010 , o álcool resultante seria 6.5 ,um fermento lager ( 3 pacotes 34/70 )vai dar conta de tanto álcool ?
Mosto aerado e fermento hidratado!

Pelo cálculo do Brewer's Friend você deveria ter usado 7 pacotes de fermento lager para esta densidade em 29L. Isso considerando 1,75 mi/ml/°Plato.
 
Regulei o moedor para não deixar passar nem um grão inteiro .
Aí virou palha com farinha!
Mas isso é totalmente normal.

A maioria das pessoas que dizem "Não pode ter farinha!" no grão moído, sinceramente, não tem idéia do que estão falando. Uma coisa é farinha de casca, outra coisa é farinha de amido, o interior do grão, e isso é ótimo.

Tua moagem tá normal. Aliás, uma moagem onde vai deixando mais fina e mais fina até não terem mais grão inteiros, na verdade, né uma moagem grossa. Moagem fina é bem mais.

Abraço,
 
Resultado dessa moagem em fermentação a 3 dias 12 graus controlados ,repartido em 2 galões .
Aí vem a pergunta:
moagem fina mesmo com saco de voil gera muitos microsedimentos a maioria sedimenta no fundo da panela ,mais um pouco foi pro fermentador.
Há algum filtro técnica etc... pra diminuir esse trub?
https://youtu.be Beer Smith/4uxVY8HLZus
 
Resultado dessa moagem em fermentação a 3 dias 12 graus controlados ,repartido em 2 galões .
Aí vem a pergunta:
moagem fina mesmo com saco de voil gera muitos microsedimentos a maioria sedimenta no fundo da panela ,mais um pouco foi pro fermentador.
Há algum filtro técnica etc... pra diminuir esse trub?
https://youtu.be Beer Smith/4uxVY8HLZus
Cara, trub se remove com whirlpool.

Estás complicando algo simples. :)

Abraço,
 
Exatamente eu fiz o Whirpool só que aos 30 graus, porque resfrio com serpentina e se deixar a bomba (da panela) ligada revirando o mosto
à um aumento na troca de calor ,resfriando mais rápido.
Da próxima vez vou experimentar fazer a quente, e desligar a bomba.
E pelo que eu andei pesquisando Whirpool a frio e com muita proteína é mais complicado.
Pois pelo que li esse redemoinho na maioria das vezes não funciona.
Alguém mais tem alguma idéia de como diminuir esse trub?
Algo diferente inovador tipo; da próxima vez vou tentar usar um tecido de voil ou outro material mais fino , pois nesse notei que o mosto passa com facilidade.
??? Alguém já usou algum outro material no lugar do voil???
 
Exatamente eu fiz o Whirpool só que aos 30 graus, porque resfrio com serpentina e se deixar a bomba (da panela) ligada revirando o mosto
à um aumento na troca de calor ,resfriando mais rápido.
Da próxima vez vou experimentar fazer a quente, e desligar a bomba.
E pelo que eu andei pesquisando Whirpool a frio e com muita proteína é mais complicado.
Pois pelo que li esse redemoinho na maioria das vezes não funciona.
Alguém mais tem alguma idéia de como diminuir esse trub?
Algo diferente inovador tipo; da próxima vez vou tentar usar um tecido de voil ou outro material mais fino , pois nesse notei que o mosto passa com facilidade.
??? Alguém já usou algum outro material no lugar do voil???

Cara, o whirlpool funciona bem tanto quente quanto frio. Existe um motivo para a indústria não utilizar outros métodos para remover o trub: é um processo muito prático e eficiente. Além disso, as proteínas tendem a aderir a superfícies e complicar processos de filtragem. Se jogar em um filtro (voil ou qualquer outro tecido), prepare-se para troca-lo a cada cinco segundos. Mesmo quando se usa um hopback, o whirlpool é indispensável.

O negócio é fazer o whirlpool logo antes de transferir para o fermentador. Se for resfriar com chiller de imersão, então resfrie com sua movimentação normal do mosto, retire o chiller, faça o whirlpol, espere decantar e faça a transferência. Caso use chiller de placas, faça o whirlpool quente, espere decantar e depois faça o resfriamento/transferência.

Não tem segredo, só precisa entender o mecanismo e o motivo do executar o processo.
 
É lógico que se eu jogar o mosto com trub ne um filtro ou tecido de voil ele vai entupir, é muito pouca área de transferência, o que eu quis dizer é usar um saco (Grain bag) malha mais fina.
E outro detalhe não adianta ficar copiando todos os sistemas das indústrias de grande porte, provavelmente algo não se adequa ao pequeno, um exemplo eles jamais iriam usar um sistema grain bag, que para mim acho ele formidável! Só vou tentar aperfeiçoalo.
Inclusive alguns grain bag que tem a venda é de Musseline, alguém já usou , será que ele é mais fino que o voil??
 
É lógico que se eu jogar o mosto com trub ne um filtro ou tecido de voil ele vai entupir, é muito pouca área de transferência, o que eu quis dizer é usar um saco (Grain bag) malha mais fina.
E outro detalhe não adianta ficar copiando todos os sistemas das indústrias de grande porte, provavelmente algo não se adequa ao pequeno, um exemplo eles jamais iriam usar um sistema grain bag, que para mim acho ele formidável! Só vou tentar aperfeiçoalo.
Inclusive alguns grain bag que tem a venda é de Musseline, alguém já usou , será que ele é mais fino que o voil??

Conheço gente que usa musseline com sucesso, mas tem que remover o saco quando a chama está acesa porque a transferência através do tecido é muito lenta e acaba queimando. Esse é o relato que tive.
 
Exatamente eu fiz o Whirpool só que aos 30 graus, porque resfrio com serpentina e se deixar a bomba (da panela) ligada revirando o mosto
à um aumento na troca de calor ,resfriando mais rápido.
Da próxima vez vou experimentar fazer a quente, e desligar a bomba.
E pelo que eu andei pesquisando Whirpool a frio e com muita proteína é mais complicado.
Pois pelo que li esse redemoinho na maioria das vezes não funciona.
Alguém mais tem alguma idéia de como diminuir esse trub?
Algo diferente inovador tipo; da próxima vez vou tentar usar um tecido de voil ou outro material mais fino , pois nesse notei que o mosto passa com facilidade.
??? Alguém já usou algum outro material no lugar do voil???
Sobre essa parte "Pois pelo que li esse redemoinho na maioria das vezes não funciona.".

Basicamente você leu a opinião de alguém que tentou 1 ou 2 vezes, não conseguiu, desistiu (já vi isso ocorrer um monte de vezes com iniciantes) e resolveu escrever que isso na maioria das vezes não funciona pra se sentir melhor consigo mesmo. :)

O resto do mundo, homebrewers, cervejarias, todos fazem whirlpool.

Agora, se você não quiser aprender a técnica clássica, claro, sem problemas, há outras formas mais complexas.

No entanto, eu digo..... e aqui é opinião puramente pessoal: não existe sentido em tentar utilizar técnicas e equipamentos complexos, se você não é mestre no básico.

Abraço,
 
O meu sistema é igual da braumeister tem fundo falso acredito que nesse não terei problemas.
Vou ter que fazer uma visita na loja de tecidos dar uma analisada.
Pensando bem musseline é um tipo de seda acho que vou raptar um vestido da minha sogra kkk.
Pra mim é fácil outro hob meu é costurar comprei até uma máquina nova ,que por sinal recomendo (janone 2008) costura tudo , olha o que eu fiz com ela!
 
O meu sistema é igual da braumeister tem fundo falso acredito que nesse não terei problemas.
Vou ter que fazer uma visita na loja de tecidos dar uma analisada.
Pensando bem musseline é um tipo de seda acho que vou raptar um vestido da minha sogra kkk.
Pra mim é fácil outro hob meu é costurar comprei até uma máquina nova ,que por sinal recomendo (janone 2008) costura tudo , olha o que eu fiz com ela!
Já tentou voil? Não vi se mencionou isso antes.

Voil fininho é clássico.
 
O meu sistema é igual da braumeister tem fundo falso acredito que nesse não terei problemas.
Vou ter que fazer uma visita na loja de tecidos dar uma analisada.
Pensando bem musseline é um tipo de seda acho que vou raptar um vestido da minha sogra kkk.
Pra mim é fácil outro hob meu é costurar comprei até uma máquina nova ,que por sinal recomendo (janone 2008) costura tudo , olha o que eu fiz com ela!

Eu uso um sistema E-BIAB como da Braumeister também, mas não vejo a necessidade de usar qualquer tipo de tecido. Uso uma tela de inox para fazer a retenção dos grãos e funciona muito bem. Aumentando a resistência do material de retenção, vai precisar aumentar a pressão realizada pela bomba, o que vai desencadear uma série de outros problemas. Faça seus testes, nós já fizemos nosso ajuste fino mas desde o início, trub e material particulado nunca foi problema.
 
Eu uso um sistema E-BIAB como da Braumeister também, mas não vejo a necessidade de usar qualquer tipo de tecido. Uso uma tela de inox para fazer a retenção dos grãos e funciona muito bem. Aumentando a resistência do material de retenção, vai precisar aumentar a pressão realizada pela bomba, o que vai desencadear uma série de outros problemas. Faça seus testes, nós já fizemos nosso ajuste fino mas desde o início, trub e material particulado nunca foi problema.
Braumeister não é BIAB.... Braumeister é Single Vessel.

Num single vessel você quer uma cesta ou coisa do tipo com furos grandes, como um fundo falso, pra recircular, etc.

Num BIAB você quer o tecido mais fino possível, pois EM TESE, não se deve recircular... já que a "bag" está em contato com o fundo direto, ou seja, não há uma "câmara de equalização" como há embaixo de qualquer cesta em sistemas single vessel (ou em cima, no caso do Braumeister).

Ou seja, são conceitos diferentes, mas frequentemente confundidos.

Abraço,
 
É que eu uso uma moagem muito fina se não usar o grain bag vou me complicar, a bomba é forte aguenta só não pode entupir!
 
Braumeister não é BIAB.... Braumeister é Single Vessel.

Num single vessel você quer uma cesta ou coisa do tipo com furos grandes, como um fundo falso, pra recircular, etc.

Num BIAB você quer o tecido mais fino possível, pois EM TESE, não se deve recircular... já que a "bag" está em contato com o fundo direto, ou seja, não há uma "câmara de equalização" como há embaixo de qualquer cesta em sistemas single vessel (ou em cima, no caso do Braumeister).

Ou seja, são conceitos diferentes, mas frequentemente confundidos.

Abraço,

Opa, valeu Guenther. De fato, no single vessel não há "bag", mas um "basquet", além das diferenças que vc citou. Mas acho que esta confusão é generalizada porque tenho visto no HBT americano os sistemas de single vessel semelhantes à Braumeister serem referidos como BIABs elétricos ou E-BIAB.

Enfim...
 
É que eu uso uma moagem muito fina se não usar o grain bag vou me complicar, a bomba é forte aguenta só não pode entupir!
Mattesco, usar moagem fina não é sinônimo de ter que usar bag. Cada equipamento é um equipamento. Eu sempre usei moagem fina em equipamento, e em cervejarias que grande porte, isso é quase regra.

Abraço,
 
Opa, valeu Guenther. De fato, no single vessel não há "bag", mas um "basquet", além das diferenças que vc citou. Mas acho que esta confusão é generalizada porque tenho visto no HBT americano os sistemas de single vessel semelhantes à Braumeister serem referidos como BIABs elétricos ou E-BIAB.

Enfim...
Sim sim, sem dúvida, é generalizada... especialmente no HBT americano, que dentre os fóruns americanos é o maior, e portanto, tem a maior quantidade de mensagens, de iniciantes, de dúvidas, etc.

Abraço,
 
Eu faço BIAB e uso moagem bem fina, praticamente farinha, pequenos grãos quebrados, e casca...Consegui aumentar muito minha eficiência fazendo isso, e fazendo sparge com água a 73-74°C, jogando ela devagar no saco enquanto esse escorre em cima da panela...e minha mostura é de 1h30 a 2h

Ontem brassei uma IPA e a OG deu mais alta que o esperado, e eu faço meus cálculos com 68% de eficiência por ser BIAB...vou acabar deixando 70 ou 72% para economizar nos grãos

Nunca tive problemas com taninos, e eu pressiono um pouco o saco, mas não muito
 
Que bom brewjau , isso comprova que DEPENDENDO DO EQUIPAMENTO (SINGLE VESSEL ,BIAB,etc.) podemos optar por uma moagem mais fina (farinha e palha) tendo uma melhor eficiência.
Isso que nós estamos constatando é muito bom pois mostra que podemos ter também uma alta eficiência com nossas panelas automáticas, que são muito práticas.
Tava pensando em trocar meu moedor por um de rolos ,mais da um zoom na foto que postei anteriormente analisando bem ela é perfeita esfarela o miolo e mantém a casca integra!
 
Eu faço BIAB e uso moagem bem fina, praticamente farinha, pequenos grãos quebrados, e casca...Consegui aumentar muito minha eficiência fazendo isso, e fazendo sparge com água a 73-74°C, jogando ela devagar no saco enquanto esse escorre em cima da panela...e minha mostura é de 1h30 a 2h

Ontem brassei uma IPA e a OG deu mais alta que o esperado, e eu faço meus cálculos com 68% de eficiência por ser BIAB...vou acabar deixando 70 ou 72% para economizar nos grãos

Nunca tive problemas com taninos, e eu pressiono um pouco o saco, mas não muito
Pressionar os grãos também é mito em relação a taninos. Taninos dependem de alta temperatura, ou alto pH. Se nenhum dos dois ocorrerem, é desprezível.

Abraço,
 
Pressionar os grãos também é mito em relação a taninos. Taninos dependem de alta temperatura, ou alto pH. Se nenhum dos dois ocorrerem, é desprezível.

Abraço,

Ótima informação Guenther.

Eu mesmo esse final de semana fiz minha primeira brassagem BIAB para testar o método (por curiosidade e por já ter um bag de musseline em casa), como tinha visto algumas informações dizendo que não era para espremer o saco de grãos de maneira nenhuma, acredito ter perdido alguns litros de água no bag (e uma densidade interessante que poderia ter vindo a mais).

PS: O fórum carece de um tópico fixo de BIAB com informações corretas e claras, é um método muito interessante e que pode ajudar muitos iniciantes na questão espaço x investimento em panela x praticidade...
 
Pressionar os grãos também é mito em relação a taninos. Taninos dependem de alta temperatura, ou alto pH. Se nenhum dos dois ocorrerem, é desprezível.

Abraço,


É então, sei que tem gente que fala que pode apertar, e tem gente que não...mas a cada brassagem que faço eu aperto mais e não sinto gosto de taninos...acredito que na próxima vou apertar sem medo e já era...haha
 
Essa história de moagem grassa deve ser conversa de vendedor ,de malte e de moinho de rolos, onde já se viu esse moinhos de rolo serem caros desse jeito!
Opa acho que vou pedir um Royalties pra botini tô fazendo muita propaganda kkk.



Brincadeira gente acredito que o tipo de moagem depende do restante do equipamento!
 
brewjau dá uma olhada nesse experimento que fiz com o moedor botini.
Foram 3 moagens de 100 gramas cada :
Moagem super fina, fina e media/grossa

Depois passei em uma peneira e separei a palha.

Com esse experimento eu constatei que:

moagem super fina tritura demais a palha, pode ter alguma consequência negativa.

Moagem fina tritura bem o miolo e não agride tanto a palha, não sobra grãos inteiros. (essa é a que eu uso )

Moagem média/grossa há sobra de grãos inteiros.

Super fina
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Fina
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média/grossa
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As 3 juntas
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