Minhas Experiências - Gosto de "Cerveja Verde"

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

NizaorJr

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2013
Messages
116
Reaction score
41
Como citei na minha apresentação, estou no segundo lote de produção. A primeira, uma Blond Ale que não ficou legal. Fiz ainda sem curso e com pouca informação a respeito por sugestão de um casal de amigos: A cerveja ficou com pouquíssimo álcool e com o gosto de "cerveja verde"/mosto acentuado.

Já a segunda leva, foi feita depois de realizar o curso promovido pela Bodebrown, uma American Amber Ale. Ainda por falta de experiência, as medidas de Densidades ficaram confusas, já que foram feitas em temperaturas fora da faixa de medição.

Apesar disso, todo o processo ocorreu direitinho: fermentação/maturação, tanto que de cor, corpo e turbidez está linda! O que me intriga é que antes de engarrafar, dia 21/06, a mesma estava com o toque de "cerveja verde" no sabor, com menos intensidade que na Blond, mas está lá!

Ah! A maturação dessa cerveja foi até bem maior que da receita, pois tive alguns problemas pessoais e não pude voltar para a casa onde faço as produções, ficando ela a Zero Grau na bambona por pelo menos 40 dias (sem contato com as leveduras, já que fiz tranferência de Bambona)!

Lendo um pouco mais a respeito, creio que por mais cuidado que tenha tido, acho que foi para o fermentador um pouco de Trub, seria isso? Pois só utilizei a panela com Bazooca e fiz a transferência lentamente...

Abraço
Nizaor Jr
 
Fica tranquilo..
Com 40 dias de maturação o trub foi parar no fundo do fermentador.
 
Um pouco de trub não deixa sabor de "cerveja verde". Aliás, o que é isso? Explica este sabor melhor. Se for sabor de milho verde ou de verduras cozidas, seria DMS. A cerva está na fermentação primária, sem baixar a temperatura, durante quanto tempo? Após alcançar a FG é aconselhável deixar em temperatura de fermentação (@22C) durante mais 3 dias. O descanso de diacetil está valendo para ales também. Ao meu ver, para uma ale, 40 dias de condicionamento em temperatura baixa é até mais que é necessário.
 
Em conversas com alguns amigos cervejeiros, eles comentaram que esse gosto de "Cerveja Verde" que eu chamei é de cerveja ainda sem maturação, mosto logo depois de resfriado. O gosto que está um pouco aparente nessa American Amber Ale depois de fermentada e maturada é algo assim, mosto, lúpulo sem fervura...acho que é isso!

Já os 40 dias de maturação não foi por escolha, foi por necessidade, pois moro em duas cidades e é na cidade em que trabalho que eu faço a cerveja, como estive de férias e depois afastado, não pude envazar a cerveja no tempo programado.
 
Talvez a cerveja esteja levemente desbalanceada.. Um pouco mais encorpada/doce sem ter amargor suficiente...
 
Abri hoje a primeira garrafa:
Com a presença do Gás Carbônico aquele sabor atenuou bastante e como era de se esperar, já que vinha dando mostras, o corpo ficou muito bom, presente, entre encorpado e leve e a formação de espuma muito boa, levemente bronzeada e persistente.

Quando abrir outra garrafa eu posto fotos!!! Vou deixar elas maturarem por mais umas duas semanas (essa que eu abri era mais do fundo do maturador, por isso foi um pouco mais de fermento!).

Apesar de estar iniciando nesse hobbie, essa segunda leva está me agradando bastante!!!
 
Vivendo, fazendo e aprendendo:

Usando o BeerSmith recalculei as densidades e realmente a cerveja não atenuou adequadamente: 3,7% de Álcool!

Descobri isso também por ter aberto uma garrafa que enchi com produto mais do fundo do maturador, onde foi bastante resíduo de fermento e o sabor da cerveja estava bem redondo!

Agora, mais equipado e com um pouquinho mais de experiência a próxima leva deve ficar boa: instalei um Termômetro Analógico (de relógio) na Panela de Brassagem e encomendei um refratômetro para acompanhar a fermentação.
 
Segue uma foto da American Amber Ale. Apesar de ter errado a mão na Fermentação :)smack:), a cerveja está com uma boa aparência: bem límpida, com uma boa formação e duração de espuma... ;)

Amber-001.jpg
 
Olá,

Sei que este post e bem antigo, mas o caso se enquadra na situação que passei.

Fiz um Cream Ale e a sensação que tive quando fui provar ela é que estava bebendo o mosto frio. Ainda não consegui descobrir ao certo onde errei. :(
 

Latest posts

Back
Top