Minha Stout

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

david_jr

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
162
Reaction score
40
Ontem engarrafei a stout que estava maturando e na qual havia feito adição de cacau em pó 2 semanas atrás, eu havia inserido no balde 90 gramas de cacau e esperava ter 18 litro, na verdade consegui engarrafas 15,6 litros (26 garrafas de 600ml). Havia bastante cacau que decantou e outro tanto que ficou suspenso. A foto do posto é do que sobrou e não foi para a garrafa, está bem marrom, a cerveja não vai ficar nessa tonalidade. A cerveja está bem lupulada, algo perto de 7,5 de alcool e com cheiro do cacau.
 

Attachments

  • stout.jpg
    stout.jpg
    198.7 KB · Views: 749
Show de bola.

Há pouco tempo fizemos uma Robust Chocolate Porter na cervejaria, e as primeiras amostras eram bem dessa cor. No final, com tudo decantado, ficou totalmente preta... e uma delícia.

Abraço!

Guenther
 
Hoje abri uma garrafa, como engarrafei na terça e coloquei para gelar no sábado, passou carbonatando só na quarta até sexta o dia inteiro. Mas já em alguma espuma, formando muitas bolhinhas e bem carbonatada, acho que o aumento de temperatura ajudou.
 

Attachments

  • 001.jpg
    001.jpg
    74 KB · Views: 610
  • 002.jpg
    002.jpg
    69.3 KB · Views: 538
  • 003.jpg
    003.jpg
    61.9 KB · Views: 543
  • 004.jpg
    004.jpg
    70.3 KB · Views: 520
  • 005.jpg
    005.jpg
    75.5 KB · Views: 572
Legal! Dia 10/08 estou programando fazer uma Chocolate Stout. Penso também em colocar o cacau no maturador, ao invés da fervura. Pergunto: qual a proporção ideal Cacau X Litro? Na sua foi aproximadamente 5%, certo?
 
Nizao, a minha proporção foi essa mesmo, a cor da cerveja agora nada tem a primeira foto, com vc deve ter percebido, o meu acréscimo de cacau foi para buscar um leve aroma, e creio ter conseguido, mas não tenho um chocolate stout. A breja ficou com as notas do café e do cacau, uma alta lupulação que deu um delicioso cheiro cítrico e um amargor, quando fiz pensei em uma stout, e agora estou me inclinando a achar que a breja está em um estilo ainda não existente, a IBA que ainda não é reconhecida pelo BJCP por exemplo. Sei que está gostosa de tomar. No começo eu achei que ela ficaria muito aguada, mas não está assim. O principal problema até agora é a espuma, que estou achando pouca.
 
Legal David, obrigado pelas dicas!
Fiquei curioso pela sua breja, pois sou fanático por Lúpulos. Vou fazer essa Chocolate Stout por insistência de amigos (já que vão me ajudar a pagar o insumo...he he he).

Mais uma dúvida: você jogou direto o cacau no maturador? Como esterelizou?

Desculpe o monte de perguntas, estou iniciando na fabricação! :tank:
 
hehe, sem desculpas, não são necessárias. O cacau foi direto no maturador, sem nenhum processo de esterelização, e tudo correu sem problemas. Trabalhei com columbus e cascade na lupulagem, tudo na fervura, nada de dry hop. De acordo com o beersmith, o IBU seria 65,2, e o ABV 7,8, como fiz açúcar invertido alcançaria 8 provavelmente.
 
Oi David,

Estou preparando minha 3a leva e pretendo fazer uma Chocolate Oatmeal Stout. Estou com dúvida com relação a adição do chocolate na maturação. Li, aqui mesmo no fórum, problemas de falta de espuma devido a gordura presente no chocolate. Pelas fotos vc não teve este problema, certo ??

Vc adicionou chocolate em pedaços, em pó, moído ?? Chocolate amargo ?? Ou sementes de cacau torrada ??

Valeu, Obrigado !!!!
 
joca, tomando o espaço do David, finalizei há poucos dias a minha Chocolate Oatmeal Stout:

Adicionei Cacau em Pó (Dois Frades) na 2ª Fermentação e o resultado foi ótimo! Não tive qualquer problema na espuma, pelo contrário, fazendo primming com 5ml/L a espuma ficou SENSACIONAL, como pode ver aqui:
http://www.homebrewtalk.com.br/f39/agradecimento-403331/
 
Nizao,

PARABÉNS !! Tô com agua na boca até agora, só de ver a foto. Sábado vou brassar minha Stout e vou seguir sua dica: 5% de cacau em pó na 2a fermentação.

Valeu, Obrigado !!!
 
joca, na realidade os 5ml/L foi do Primmng, desculpe. O Chocolate em Pó foram 10g/L (200g para 20L)!
 
Maravilha. Já atualizei meu software para não esquecer...

Novamente obrigado pela ajuda,
 
Ficou linda na foto ! Parabéns! Deve estar espetacular, com essas características !
Cara, como ficou a tua receita?

Eu fiz uma dry stout, bem leve (OG 1,039) e 4% alcool. Add chocolate pó (nestlé-frades)e cacau pó na fervura e pegou legal o aroma. Lógico deve ter sido em virtude da densidade baixa.
Fiquei curioso na tua receita, podes enviar?

Valeu e boa degustação na tua stout !!
 
Back
Top