Minha primeira Weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andersonslls

Member
Joined
Apr 13, 2016
Messages
8
Reaction score
2
Olá Pessoal,

Estou fazendo minha primeira Weiss e agora ela esta em fermentação.
Fiz 30 litros. (deu uns 29 e pouco na verdade).

Meu problema é o seguinte, estou achando a cor dela muito estranha, muito escura e com uma cor parecida com café com leite desde o processo inicial no mostro :/ .
Agora esta a 4 dias fermentando e coletei um pouco para fazer as medições, observei que a cor tipo cafe com leite clareou um pouco, mesmo assim ainda não esta na cor que eu gostaria, ainda deixarei fermentando por mais uns 3 dias e gostaria de saber se a cor muda durante esses dias de fermentação e se também após o processo de primming a cor mudará.

Outra duvida é o seguinte, a cerveja ja esta fermentando a 4 dias, posso adicionar mais fermento depois de 4 dias ja fermentando? estou achando que coloquei pouco fermento, apenas um sache WB-06.
 
Last edited:
Olá Pessoal,

Estou fazendo minha primeira Weiss e agora ela esta em fermentação.
Fiz 30 litros. (deu uns 29 e pouco na verdade).

Meu problema é o seguinte, estou achando a cor dela muito estranha, muito escura e com uma cor parecida com café com leite desde o processo inicial no mostro :/ .
Agora esta a 4 dias fermentando e coletei um pouco para fazer as medições, observei que a cor tipo cafe com leite clareou um pouco, mesmo assim ainda não esta na cor que eu gostaria, ainda deixarei fermentando por mais uns 3 dias e gostaria de saber se a cor muda durante esses dias de fermentação e se também após o processo de primming a cor mudará.

Outra duvida é o seguinte, a cerveja ja esta fermentando a 4 dias, posso adicionar mais fermento depois de 4 dias ja fermentando? estou achando que coloquei pouco fermento, apenas um sache WB-06.

A cor da mostura eh bem diferente da cor final... Mostura quase marrom, depois do resfriamento a cor ja esta bem mais clara e quando decanta tudo apos a maturacao ela ja esta amarelinha... Ja fiz muitas weiss que ficaram mais escuras do que eu gostaria, porem o sabor continuou bom... Ate hoje procuro uma maneira de deixar a cerveja mais amarelo/dourado/laranjado mas nao quero mudar a receita pois ja esta bem redondinha...
 
Olá Pessoal,

Estou fazendo minha primeira Weiss e agora ela esta em fermentação.
Fiz 30 litros. (deu uns 29 e pouco na verdade).

Meu problema é o seguinte, estou achando a cor dela muito estranha, muito escura e com uma cor parecida com café com leite desde o processo inicial no mostro :/ .
Agora esta a 4 dias fermentando e coletei um pouco para fazer as medições, observei que a cor tipo cafe com leite clareou um pouco, mesmo assim ainda não esta na cor que eu gostaria, ainda deixarei fermentando por mais uns 3 dias e gostaria de saber se a cor muda durante esses dias de fermentação e se também após o processo de primming a cor mudará.

Outra duvida é o seguinte, a cerveja ja esta fermentando a 4 dias, posso adicionar mais fermento depois de 4 dias ja fermentando? estou achando que coloquei pouco fermento, apenas um sache WB-06.

Tenta rever o seu processo...baixos pHs, aeração excessiva do mosto (evitar splashs na transferência do mosto), resfriamento lento do mosto, não filtrar a cerveja, alto tempo de fervura e mostura....entre outros...

todos esses fatores estão citados no design greating beers...tabela 7.6
 
Tenta rever o seu processo...baixos pHs, aeração excessiva do mosto (evitar splashs na transferência do mosto), resfriamento lento do mosto, não filtrar a cerveja, alto tempo de fervura e mostura....entre outros...

todos esses fatores estão citados no design greating beers...tabela 7.6

Ou ele pode esperar a cerveja ficar pronta. 5 dias _É_ muito pouco para avaliar qualquer coisa. :)
 
A cor da mostura eh bem diferente da cor final... Mostura quase marrom, depois do resfriamento a cor ja esta bem mais clara e quando decanta tudo apos a maturacao ela ja esta amarelinha... Ja fiz muitas weiss que ficaram mais escuras do que eu gostaria, porem o sabor continuou bom... Ate hoje procuro uma maneira de deixar a cerveja mais amarelo/dourado/laranjado mas nao quero mudar a receita pois ja esta bem redondinha...

Isso vale não só para Weiss, mas para qualquer estilo. Cor/sabor/amargor durante a fermentação não são parametro pra nada.

Pra mim, avaliações só devem ser feitas com a cerveja pronta e qualquer correção deve ser aplicado ao próximo lote apenas.

Não dá pra avaliar uma cerveja antes da carbonatação, muito menos decidir de deve ou não fazer correções.

Correções deve ser aplicadas no processo, não no produto. Muito menos num produto que nem finalizou ainda. :D

Abraços.
 
Ou ele pode esperar a cerveja ficar pronta. 5 dias _É_ muito pouco para avaliar qualquer coisa. :)

Claro, c ctz...só citei alguns fatores que podem impactar a coloração da breja dele...quando ela ficar pronta mesmo, caso não alcance o resultado esperado...tem essas possibilidades para verificar! :)
 
Olá Pessoal,

Estou fazendo minha primeira Weiss e agora ela esta em fermentação.
Fiz 30 litros. (deu uns 29 e pouco na verdade).

Meu problema é o seguinte, estou achando a cor dela muito estranha, muito escura e com uma cor parecida com café com leite desde o processo inicial no mostro :/ .
Agora esta a 4 dias fermentando e coletei um pouco para fazer as medições, observei que a cor tipo cafe com leite clareou um pouco, mesmo assim ainda não esta na cor que eu gostaria, ainda deixarei fermentando por mais uns 3 dias e gostaria de saber se a cor muda durante esses dias de fermentação e se também após o processo de primming a cor mudará.

Outra duvida é o seguinte, a cerveja ja esta fermentando a 4 dias, posso adicionar mais fermento depois de 4 dias ja fermentando? estou achando que coloquei pouco fermento, apenas um sache WB-06.



Anderson, uma dica também que o pessoal usa muito é o uso de gelatina depois da fermentação secundária.
 
A cor da mostura eh bem diferente da cor final... Mostura quase marrom, depois do resfriamento a cor ja esta bem mais clara e quando decanta tudo apos a maturacao ela ja esta amarelinha... Ja fiz muitas weiss que ficaram mais escuras do que eu gostaria, porem o sabor continuou bom... Ate hoje procuro uma maneira de deixar a cerveja mais amarelo/dourado/laranjado mas nao quero mudar a receita pois ja esta bem redondinha...




Interessante seu relato, muito obrigado belo relato, acredito que estou ansioso demais e me gerou a preocupação.
 
Tenta rever o seu processo...baixos pHs, aeração excessiva do mosto (evitar splashs na transferência do mosto), resfriamento lento do mosto, não filtrar a cerveja, alto tempo de fervura e mostura....entre outros...

todos esses fatores estão citados no design greating beers...tabela 7.6


Irei rever na proxima, anyway, espero que essa de certo no final. tomarei mais atenção.
 
Ou ele pode esperar a cerveja ficar pronta. 5 dias _É_ muito pouco para avaliar qualquer coisa. :)

rsrsrs Ansiedade é o inimido do cervejeiro.
Esperarei a carbonação e ver o resultado, logo postarei resultado a todos.


Muito Obrigado.
 
Claro, c ctz...só citei alguns fatores que podem impactar a coloração da breja dele...quando ela ficar pronta mesmo, caso não alcance o resultado esperado...tem essas possibilidades para verificar! :)


A pratica leva a perfeição, esperarei ficar pronta e ver o resultado, esperando ansiosamente. cheers.
 
Hmmmm, @luizmilei essa eu ainda nao tinha escutado/lido.
Sabe me dizer quantos gramas por litro ? abs

Anderson, essa dica eu peguei aqui no forum mesmo, mas não to achando o link (quando vi salvei em word) mas va la..

1) Depois da fermentação primária e secundária, coloque o fermentador pra gelar o máximo que puder, até um limite de uns -0,5 graus eu diria (para estimular a turbidez gerada por proteínas que se coagulam a frio = chill haze)
2) Pegue gelatina sem sabor e sem açúcar. Use uns 12g pra cada 20 litros. Um pacotinho vem com 24g.
3) Ferva durante uns 15 minutos 200ml de água para cada 12g de gelatina que for usar.
4) Espere a água baixar pra uns 65 graus.
5) Misture a gelatina na água e mexa até dissolver completamente.
6) Corrija a temperatura para 65 se necessário (mas procure não passar disso, pois quanto mais alto, mais chance de desnaturar o colágeno).
7) Com a gelatina ainda quente, abra o fermentador, e faça um leve whirlpool na parte de cima do líquido com uma colher sanitizada.
8) Com a cerveja ainda girando, despeje a gelatina devagar, só um fiozinho, até despejar tudo. Não se preocupe se parte da gelatina se solidificar instantaneamente no líquido... é normal.
9) Depois de tudo despejado, misture mais um pouco com a colher sanitizada para homogeneizar tudo (só mais na parte de cima do líquido).
10) Feche o fermentador, coloque-o novamente no gelo, e 48 horas depois a cerveja provavelmente vai estar cristalina.
OBS: quando for envasar/embarrilar a cerveja, seja cuidadoso no transporte do fermentador, pois se balançar muito pode fazer levantar os resíduos do fundo e pedacinhos de gelatina.

A explicação pra usar gelatina quente no líquido frio é que, pela temperatura quente, a gelatina tende a ir para parte de cima do líquido, formando uma película homogênea, e então quando ela começa a baixar, vai levando tudo junto com ela, e caso a cerveja esteja numa temperatura propícia para formação de chill haze, essas proteínas acabam indo junto também.
 
@luizmilei e @andersonslls
sendo bem sincero, a Weiss é uma das poucas cervejas nas quais não vejo menor sentido em aplicar gelatina. A moral da gelatina é deixar a cerveja cristalina. E tudo que uma Weiss não deve ser é cristalina. Inclusive, uma Weiss límpida é considerada um defeito. A weiss por característica deve ser turva.
 
Olá Pessoal,

Estou fazendo minha primeira Weiss e agora ela esta em fermentação.
Fiz 30 litros. (deu uns 29 e pouco na verdade).

Meu problema é o seguinte, estou achando a cor dela muito estranha, muito escura e com uma cor parecida com café com leite desde o processo inicial no mostro :/ .
Agora esta a 4 dias fermentando e coletei um pouco para fazer as medições, observei que a cor tipo cafe com leite clareou um pouco, mesmo assim ainda não esta na cor que eu gostaria, ainda deixarei fermentando por mais uns 3 dias e gostaria de saber se a cor muda durante esses dias de fermentação e se também após o processo de primming a cor mudará.

Outra duvida é o seguinte, a cerveja ja esta fermentando a 4 dias, posso adicionar mais fermento depois de 4 dias ja fermentando? estou achando que coloquei pouco fermento, apenas um sache WB-06.

Publica a receita pra gente dar um olhada. A cor tem tudo a ver com o tipo do malte que é usado, e ainda ajuda quem quiser fazer uma Weiss também!
 
Back
Top