Minha primeira fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

manoelsantiago

Active Member
Joined
Oct 5, 2015
Messages
34
Reaction score
0
Nesse domingo agora, dia 04/10/15, fiz a minha primeira brassagem. Minha cerveja está na fase de fermentação que deve ser de 10 dias. Já fazem 04 dias que ela está no balde fermentador e não subiu nenhuma bolha do AirLock. Tomei todos os cuidados na higienização escalde e limpei tudo com álcool 70°. Como saber se minha cerveja está fermentando ou se as leveduras morreram? Tô tenso
 
Pode ser que o balde esteja mal vedado e a cerveja está fermentando.

Você deve testar a densidade para ver se houve fermentação. Se a densidade ainda estiver igual a densidade original, você poderia inocular novamente mais fermento, mas antes deve abrir o balde e verificar se o mosto não está contaminado. Observar também como está sendo feita a manipulação do fermento e se os procedimentos corretos estão sendo feitos.

Para testar se o balde está bem lacrado é só apertar um pouco a tampa e ver se sai bolhas no airliock.
 
É algum kit para fazer cerveja? Qual fermento? Você tem densimetro ou refratometro para medir a densidade?
 
Fala Manoel!

dá uma apertadinha no balde ou empurra a tampa p baixo.. veja se com isso o airlock se movimenta significamente. Se não, seu balde provavelmente está mal vedado.
Já li essa máxima aqui no forum algumas vezes... airlock parado não é quer dizer nada, o que vale é o densimetro. Em quatro dias de fermentação se tudo estiver ok com as suas leveduras você já deve ter atenuação... meça a gravidade, se baixou tá fermentando.

Abçs e boa sorte na sua breja!
 
Algué já viu caso de air lock não borbulhar que não seja tampa vazando?
 
Back
Top