Minha primeira cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vmsouza

Well-Known Member
Joined
Apr 1, 2016
Messages
266
Reaction score
60
Buenas pessoal, posto o resultado da minha primeira leva.

Escolhi fazer uma belgian blonde ale, sendo que não tinha experiência nenhuma (agora saí do zero), li algumas coisas e fui brassar com a ajuda de um amigo, que me deu várias dicas importantes e acompanhou/ajudou no processo.

Tudo ok na brassagem e fermentação, porém eu estava um pouco apreensivo com a carbonatação, com muitas dúvidas do tipo...Será que vai ficar boa? Será que vai ter gás? Será que a espuma vai estar legal? E a cor, aroma? Off-flavors? Muitas dúvidas sem resposta ou sem certeza.

Fiz o priming com açúcar invertido na proporção de 6g/l e engarrafei na sexta a noite os 23L junto com outro brother.

800f65421df0eca23f2ad543d75ee05f.jpg


Hoje a noite (terça), a pressão já estava em 2,8 bar (40 psi), então baixei a temperatura para agora ela ficar cada dia mais deliciosa.

Segunda a noite coloquei uma pra gelar, esta que abri hoje e então nos primeiros goles tive todas as minhas dúvidas respondidas.

46db0a1d44d77ddec333285b3214df76.jpg


Ficou com uma cor linda, espuma consistente, aroma e sabor delicioso com dois lúpulos de sabor e um de amargor, ficando com um teor alcoólico de 4,6%.

Gostei muito de tudo isso e sábado já vou brassar uma weiss.

Era isso pessoal, espero que tenha anexado as fotos, abs!

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Last edited:
Parabéns manoww

Ficou bem bonita!! É muito bom acertar logo na primeira, te dá aquela moral p continuar...rsrs

abs
 
Boaa,
ta bem bonita mesmo,

Vou fazer minha primeira dentro de alguns dias e espero acertar de primeira tambem, kk

A receita era de quantos litros para conseguir engarrafar 23L?

Pelo que dizem por ai, é dificil de primeira engarrafar mais que 15 ou 16 quando a receita é pra 20 litros. Espero chegar bem proximo dos 20L.

Abss.
 
Boaa,
ta bem bonita mesmo,

Vou fazer minha primeira dentro de alguns dias e espero acertar de primeira tambem, kk

A receita era de quantos litros para conseguir engarrafar 23L?

Pelo que dizem por ai, é dificil de primeira engarrafar mais que 15 ou 16 quando a receita é pra 20 litros. Espero chegar bem proximo dos 20L.

Abss.

Opa..blz!

Quando comprei o malte já pensei em usar todo ele, então fiz uma receita com base em 5kg de malte.

Arriei 5KG de malte em 18L de água (pouco mais de 3,5L de água por kg de malte), já imaginando a evaporação. Usei apenas o pilsen alemão.

Para a lavagem, calculei 1,5 vezes a quantidade de água inicial (que foi 18L), ou seja..seriam 27L para a lavagem mas arredondei para 30L, contando também com a evaporação e um pouco mais, pois faria a lavagem com menos, mas se precisasse de mais água ainda teria 3L ou um pouco mais já aquecido.

As quantidades de lúpulos foram calculadas com base no %alfa do lote comprado e o quanto de amargor na ceva deveria ter tomando como base um belgian blonde ale, o beersmith ajudou nisso.

Te desejo sorte nesta sua primeira brassagem e que a cerveja fique como você quer, ou melhor ainda. Depois posta o resultado e experiências.

Abs
 
Legal, entendi
mas, não foi muita agua para 5 kg de malte?

vou tentar usar o BeerSmith tambem pra ver se consigo chegar bem proximo dos 20L final.

Valeu.
 
Legal, entendi
mas, não foi muita agua para 5 kg de malte?

vou tentar usar o BeerSmith tambem pra ver se consigo chegar bem proximo dos 20L final.

Valeu.
Tem gente que usa menos, eu fiz 3,6L por kg..vi várias receitas assim.

Acredito que menos água ela vá ficar mais alcoólica e pela mesma quantidade de lúpulo, mais amarga.



Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Back
Top