Minha Primeira Brassagem: Uma belgian blonde ale, com alguns erros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fernandobs

Member
Joined
Jan 16, 2017
Messages
19
Reaction score
8
Olá Pessoal!

Nesse último sábado fiz minha primeira brassagem sozinho, anteriormente já tinha acompanhado e feito uma com amigos junto com pessoas que já conheciam o processo.

Pois bem tentei refazer sozinho uma receita, de belgian blonde ale, que tinha feito com amigos dias antes, com algumas modificações.

Vou detalhar abaixo como foi o processo da minha brassagem e os erros que percebi coloquei em vermelho:

Processo:
1-Agua da COPASA filtrada no filtro industrial de celulose, depois mantive a água acima de 80 graus por uma hora para remoção do cloro;
--Nessa parte etapa iria ferver a água, mas o fogão normal não deu conta de ferver 30 litros de água com a trempa(boca) ligado no máximo por quase duas horas, após isso desistir de ferver e busquei o fogão industrial da minha mãe, possivel problema talvez a água tenha ficado com cloro;
--Na próxima Brassagem irei tentar utilizar a água da cisterna, mas o sabor dela é mais salobra que a água da copasa.

2-O pano voal foi colocado dentro da panela e preso com elastico do lado de fora e prendedores de papel;
3-A água foi aquecida até temperatura de 70ºC e em paralelo os grãos foram moidos;
4-Após a moagem os maltes foram adicioandos, fazendo a temperatura cair para uns 64ºC;
5-Utilizando uma colher de aluminio forcei que a cama de malte ficasse abaixo da linha de água;
6-Estabilizei a temperatura a 65ºC e tampei o caldeirão, o termometro foi mantido dentro da panela;
7-De tempo em tempo verifica a temperatura no termometro e usava a colher para afundar os grãos que boiavam;
--Nesse ponto meu erro foi não mexer o mosto para igualar a temperatura dele no caldeirão como um todo, pois descobri que medindo a temperatura em um ponto cama estava 64ºC e no outro ponto estava 55ºC, com isso me apavorei e tive o segundo erro que foi subir a chama demais o que elevou a temperatura em alguns pontos para 78ºC; Como descobri o primeiro problema faltando uns 15 minutos para terminar o tempo previsto para o mash(75 minutos), reduzi o mash-out de 10 minutos para 5 minutos.
--A solução para esse problema nas futuras brassagens que eu enxergo é mexer o mosto a cada 10 minutos para igualar a temperatura como um todo, e arranjar um fogareiro melhor para uniformizar o aquecimento do caldeirão;

8-Removi o voal com os grãos da panela e deixei escorrendo por alguns minutos dentro da panela.
8- Medi a densidade pre-fervura e estava em 1058, e de acordo com o beersmith era para der dado 1053, e o volume pre fervura que era para ser por volta de 25litros deu aproximadamente 22,5L (medido no olhometro com ajudar de uma colher grande e uma regua), com isso adicionei ~1,8L de água e botei para ferver;
9-Coloquei o mosto para ferver por 90 minutos, e adcionei o lupulo no mosto com 30 minutos de fervura e o açucar nos 5 minutos finais;
10-Retirei apróximadamente 150ml do mosto fervido e coloquei para resfriar para medir o OG;
11-Enquanto isso, comecei a resfriar o mosto utilizando uma caixa de isopor grande com gelo e água; consegui abaixar a temperatura para os 30ºgraus em 40 minutos;
--Aqui acho que fiz algo que não deveria que é ficar mexendo o mosto para acelerar o resfriamento, com isso creio que todo trub que estava no fundo da panela misturou novamente no mosto;
--Na próxima brassagem vou adquiri um chiller para resfriar.

12- Após chegar nos 30º graus transferi o mosto do caldeirão para o fermentador filtrando o mosto com um pedaço de voal sobre o fermentador;
13-Em seguida coloquei o fermentador no freezer, que já estava ligado para que o mosto chegasse a 18 graus, para inocular o fermento;
--Coloquei o sensor do controlador de temperatura colado no meio do balde fermentador e em cima do sensor colei um pedaço de isopor, o freezer estava com o termostato no máximo.
14-Fiz a inoculação do fermento a 16º antes de dormir;
--Aqui mais um problema que resolvi na hora, no domingo acordei e o fui verificar e o mt512e registrava a temperatura de 14º, sendo que tinha setado ele para 19,5º, como deixei o freezer com o termostato no máximo ele desceu a temperatura interna para quase 0ºgraus pois a temperatura do mosto demorou para descer; com isso deixei o frezer com a tampa aberta para o mosto para de resfriar no fermentador;
15-Medi a OG e deu 1075 sendo que a estimada era 1064, e o volume estimado que foi para o fermentado foi uns 5 litros a menos do que a estimativa calculada no beersmith;
--Aqui mais um erro, deveria ter medido a OG antes de inocular o fermento para poder ajustar a densidade e adicionar mais água;

Agora é aguardar a fermentação por duas semanas nos 19ºC, e descobrir que minha belgian blonde ale fugiu totalmente do estilo.

Como fiz a cerveja na casa dos meus pais(moram em outra cidade) eu não vou acompanhar a fermentação de perto daqui a duas semanas, voltarei lá e irei medir a densidade se ela não atingir o estimado no beersmith, eu devo fazer o primming para engarrafar, ou é melhor deixar carbonatar consumindo o resto de açúcar que não foi fermentado?

Vocês perceberam algum outro erro no processo, que eu não percebi?

No fim das contas, posso dizer que apesar do trabalho e da bagunça que fiz, gostei de fazer e em breve farei outra. Agora é investir em melhorar os equipamentos e estudar mais.

Abraços.
 
Olá Pessoal!

Nesse último sábado fiz minha primeira brassagem sozinho, anteriormente já tinha acompanhado e feito uma com amigos junto com pessoas que já conheciam o processo.

Pois bem tentei refazer sozinho uma receita, de belgian blonde ale, que tinha feito com amigos dias antes, com algumas modificações.

Vou detalhar abaixo como foi o processo da minha brassagem e os erros que percebi coloquei em vermelho:

Processo:
1-Agua da COPASA filtrada no filtro industrial de celulose, depois mantive a água acima de 80 graus por uma hora para remoção do cloro;
--Nessa parte etapa iria ferver a água, mas o fogão normal não deu conta de ferver 30 litros de água com a trempa(boca) ligado no máximo por quase duas horas, após isso desistir de ferver e busquei o fogão industrial da minha mãe, possivel problema talvez a água tenha ficado com cloro;
--Na próxima Brassagem irei tentar utilizar a água da cisterna, mas o sabor dela é mais salobra que a água da copasa.

2-O pano voal foi colocado dentro da panela e preso com elastico do lado de fora e prendedores de papel;
3-A água foi aquecida até temperatura de 70ºC e em paralelo os grãos foram moidos;
4-Após a moagem os maltes foram adicioandos, fazendo a temperatura cair para uns 64ºC;
5-Utilizando uma colher de aluminio forcei que a cama de malte ficasse abaixo da linha de água;
6-Estabilizei a temperatura a 65ºC e tampei o caldeirão, o termometro foi mantido dentro da panela;
7-De tempo em tempo verifica a temperatura no termometro e usava a colher para afundar os grãos que boiavam;
--Nesse ponto meu erro foi não mexer o mosto para igualar a temperatura dele no caldeirão como um todo, pois descobri que medindo a temperatura em um ponto cama estava 64ºC e no outro ponto estava 55ºC, com isso me apavorei e tive o segundo erro que foi subir a chama demais o que elevou a temperatura em alguns pontos para 78ºC; Como descobri o primeiro problema faltando uns 15 minutos para terminar o tempo previsto para o mash(75 minutos), reduzi o mash-out de 10 minutos para 5 minutos.
--A solução para esse problema nas futuras brassagens que eu enxergo é mexer o mosto a cada 10 minutos para igualar a temperatura como um todo, e arranjar um fogareiro melhor para uniformizar o aquecimento do caldeirão;

8-Removi o voal com os grãos da panela e deixei escorrendo por alguns minutos dentro da panela.
8- Medi a densidade pre-fervura e estava em 1058, e de acordo com o beersmith era para der dado 1053, e o volume pre fervura que era para ser por volta de 25litros deu aproximadamente 22,5L (medido no olhometro com ajudar de uma colher grande e uma regua), com isso adicionei ~1,8L de água e botei para ferver;
9-Coloquei o mosto para ferver por 90 minutos, e adcionei o lupulo no mosto com 30 minutos de fervura e o açucar nos 5 minutos finais;
10-Retirei apróximadamente 150ml do mosto fervido e coloquei para resfriar para medir o OG;
11-Enquanto isso, comecei a resfriar o mosto utilizando uma caixa de isopor grande com gelo e água; consegui abaixar a temperatura para os 30ºgraus em 40 minutos;
--Aqui acho que fiz algo que não deveria que é ficar mexendo o mosto para acelerar o resfriamento, com isso creio que todo trub que estava no fundo da panela misturou novamente no mosto;
--Na próxima brassagem vou adquiri um chiller para resfriar.

12- Após chegar nos 30º graus transferi o mosto do caldeirão para o fermentador filtrando o mosto com um pedaço de voal sobre o fermentador;
13-Em seguida coloquei o fermentador no freezer, que já estava ligado para que o mosto chegasse a 18 graus, para inocular o fermento;
--Coloquei o sensor do controlador de temperatura colado no meio do balde fermentador e em cima do sensor colei um pedaço de isopor, o freezer estava com o termostato no máximo.
14-Fiz a inoculação do fermento a 16º antes de dormir;
--Aqui mais um problema que resolvi na hora, no domingo acordei e o fui verificar e o mt512e registrava a temperatura de 14º, sendo que tinha setado ele para 19,5º, como deixei o freezer com o termostato no máximo ele desceu a temperatura interna para quase 0ºgraus pois a temperatura do mosto demorou para descer; com isso deixei o frezer com a tampa aberta para o mosto para de resfriar no fermentador;
15-Medi a OG e deu 1075 sendo que a estimada era 1064, e o volume estimado que foi para o fermentado foi uns 5 litros a menos do que a estimativa calculada no beersmith;
--Aqui mais um erro, deveria ter medido a OG antes de inocular o fermento para poder ajustar a densidade e adicionar mais água;

Agora é aguardar a fermentação por duas semanas nos 19ºC, e descobrir que minha belgian blonde ale fugiu totalmente do estilo.

Como fiz a cerveja na casa dos meus pais(moram em outra cidade) eu não vou acompanhar a fermentação de perto daqui a duas semanas, voltarei lá e irei medir a densidade se ela não atingir o estimado no beersmith, eu devo fazer o primming para engarrafar, ou é melhor deixar carbonatar consumindo o resto de açúcar que não foi fermentado?

Vocês perceberam algum outro erro no processo, que eu não percebi?

No fim das contas, posso dizer que apesar do trabalho e da bagunça que fiz, gostei de fazer e em breve farei outra. Agora é investir em melhorar os equipamentos e estudar mais.

Abraços.


Cara, foi de boa tua brassagem (minha primeira foi HORRÍVEL, mas ficou a melhor cerveja que tomei até hoje hahahahaha)

Hoje em dia está produzindo de que maneira?
 
Cara, não acho que tenhas cometido muitos erros.
Quanto a água, o ideal era mesmo ferver, mas a quantidade de cloro pode ser de até 150mg/do e isso vais depender da quantidade que tem na água, além disso na fervura do mosto já resolve um pouco o problema.
Quanto a temperatura da mosturacao, é importante mant r ela uniforme, seja mexendo a cama, seja redirecionado o líquido se usas fundo falso na mesma panela da brassagem. Mas no teu caso, que fizestes somente uma rampa, podes chegar na temperatura desejada, tampar a panela e esquecer da vida até o tempo de fazer o mash out. Não tem porque ficar corrigindo a temperatura a toda hora.
Outra coisa que acho desnecessária é ficar corrigindo o volume com mais água. Mesmo sabendo que tua OG ficou mais alta provavelmente pelo menor volume final depois da fervura é que ao invés de uma belgian fizestes uma strong belgian.
Na verdade acho que pelo que relataste o maior cuidado é em relação ao momento de engarrafar. A hora certa não é quando chegas na FG estimada pelo beersmith, a hora certa é quando medes a densidade por dias consecutivos e ela para de alterar, mostrando que o fermento consumiu todos os açúcares.
Mas no geral pela tua descrição não terás grandes problemas.
 
vinipandolfo said:
Hoje em dia está produzindo de que maneira?

Estou fazendo BIAB, um caldeirão de 40L que peguei emprestado da minha mãe, mais um "saco" de voal para para colocar os grãos preso na panela com pregadores de papel e elástico.

Não uso fundo falso.

Na verdade acho que pelo que relataste o maior cuidado é em relação ao momento de engarrafar. A hora certa não é quando chegas na FG estimada pelo beersmith, a hora certa é quando medes a densidade por dias consecutivos e ela para de alterar, mostrando que o fermento consumiu todos os açúcares.

Leonardo,

Esse que é um problema para mim, não consigo esse controle quase diário, como fiz a brassagem na casa dos meus pais, só vou lá a cada 15 dias mais ou menos. Então vou medir numa sexta a noite quando chegar e meço no domingo se a densidade tiver estabilizado, jogo para a maturação.

No mais agradeço pelas considerações.
 
não consigo esse controle quase diário, como fiz a brassagem na casa dos meus pais, só vou lá a cada 15 dias mais ou menos. Então vou medir numa sexta a noite quando chegar e meço no domingo se a densidade tiver estabilizado, jogo para a maturação.

No mais agradeço pelas considerações.

Cara, se vc vai brassar em um dia e só vai voltar a ver a cerveja 15 dias depois, quase certo que todo açúcar terá sido consumido pela levedura nesses tempo. Então, se vc fizer esses esquema de medir a densidade na sexta e depois no domingo, já estará bem seguro quanto ao fim da fermentação.

E concordo com os demais. Não foram muitos erros, e nem foram erros graves.
 
E quanto ao resfriamento, continua baixando até os 18?

Agora está estabilizada e oscilando entre 19,2ºC e 19,8ºC, de acordo com o configurado no mt-512e que está com temperatura alvo de 19,5ºC e histerese de 0,3.

Então a fermentação está tranquila.
 
@fernandobs

Brother, to querendo iniciar no método Biab também, nunca brassei nenhuma cerveja, será minha primeira!

Teu tópico me estimulou bastante! Tava cheio de dúvida e receio mas vi que se não meter a cara pra fazer nunca vai sair da fase da "masturbação mental" kkkkk


To torcendo pra que tua breja fique boa!
 
Após duas semanas, vim medir a densidade, ontem e hoje, a ela estava em 1024, hoje a noite antes de dormir irei setar a temperatura para 9ºC e vou deixar maturando, e no dia 15 vou setar a temperatura para 3ºC e farei o Cold Crash, e no dia 19 farei o primming e engarrafarei.

O sabor está levemente doce com um amargor bem forte no final. E a cor está com um amarelado bem turvo, creio que com o cold crash a turbidez diminua razoavelmente.
 
Após duas semanas, vim medir a densidade, ontem e hoje, a ela estava em 1024, hoje a noite antes de dormir irei setar a temperatura para 9ºC e vou deixar maturando, e no dia 15 vou setar a temperatura para 3ºC e farei o Cold Crash, e no dia 19 farei o primming e engarrafarei.

O sabor está levemente doce com um amargor bem forte no final. E a cor está com um amarelado bem turvo, creio que com o cold crash a turbidez diminua razoavelmente.

Cara, duas coisas: vc mediu essa ultima densidade com densímetro ou refratômetro? Se foi refratômetro, fez a correção?

Outra coisa, vc não disse quanto usou de fermento. Foi qual fermento? Seco ou líquido? Se foi seco, hidratou?

Pergunto isso tudo pois estou achando essa densidade meio alta ainda. E se vc mandou pra baixa temperatura sem que tenham sido consumidos todos os açúcares, pode dar problema quando vc for refermentar na garrafa.

Por fim, se interessar em fazer um curso de homebrew, BH tem ótimas opções.
 
Cara, duas coisas: vc mediu essa ultima densidade com densímetro ou refratômetro? Se foi refratômetro, fez a correção?
Densimetro.

Outra coisa, vc não disse quanto usou de fermento. Foi qual fermento? Seco ou líquido? Se foi seco, hidratou?
Foi dois pacotes de T-58, não hidratei, joguei os fermentos secos mesmo.


Pergunto isso tudo pois estou achando essa densidade meio alta ainda. E se vc mandou pra baixa temperatura sem que tenham sido consumidos todos os açúcares, pode dar problema quando vc for refermentar na garrafa.
Também achei a densidade alta, imaginei que o problema possa ter sido OG que foi mais alta que o previsto, ou que durante maceração extrai mais açucares não fermentáveis do que deveria, acabei ficando na dúvida do que deveria fazer e preferir continuar como o planejado.

Agora pensando bem, talvez se setasse a temperatura de 12ºC para maturar, a levedura poderia continuar trabalhando e talvez a densidade diminua mais um poucos nos próximos 15 dias.


Por fim, se interessar em fazer um curso de homebrew, BH tem ótimas opções.


Eu conheço alguns aqui, mas isso para mim é algo que deixarei para o segundo semestre.

Na verdade, num primeiro momento eu prefiro ler o máximo que puder e ficar cometendo os meus erros. Mas em paralelo estou acompanhando e fazendo cerveja aqui em BH com alguns amigos e com pessoas que já sabem fazer e isso para mim é quase um curso.

Um curso que pretendo fazer, seria algo relacionado a gestão/analise sensorial, para poder identificar melhor os possíveis defeitos no sabor.
 
Sábado passado coloquei essas cervejas na garrafa.

Primeiro sanitizei todas as garrafas com biofor(iodofor), depois transferi a cerveja do balde fermetador para um outro balde utilizando um sifão (preciso fazer/comprar um autosifão para facilitar esse processo e evitar possíveis contaminações).

Após a transferência fiquei com ~15L de cerveja, e para o primming fervi uns ~200ml água com 89g de açúcar diluído na solução, deixei a solução uns 10 minutos no frezzer para acelerar o resfriamento da solução, e logo em seguida joguei no balde e misturei.

Engarrafei, 25 garrafas, direto na torneira do balde que fiz o primming.

Provei o restinho que ficou no balde e o sabor para o meu paladar está bom, achei que com um bom equilíbrio entre o doce e o amargo, e após beber senti uma sensação de boca seca.

Vi que nesta quinta-feira a Acerva Mineira irá fazer um painel de analise sensorial gratuito, até pensei em levar uma garrafa para eles provarem, mas creio que a carbonatação estará deixando muito a desejar.

No sábado de carnaval irei abrir uma garrafa e atualizo o post.

7e684a37c67bd19eecf336a6b5a363ef.jpg

a642d82cc785a895bb816d6b9d55ec5e.jpg

085d3642f7fa2d5837048bcbafe2992e.jpg
 
Last edited:
Vi que nesta quinta-feira a Acerva Mineira irá fazer um painel de analise sensorial gratuito, até pensei em levar uma garrafa para eles provarem, mas creio que a carbonatação estará deixando muito a desejar.

Cara, se eu fosse vc aproveitaria o painel sensorial da Acerva pra ter um feedback, mesmo que ele não esteja no ponto ideal.
Explica pro pessoal que vai analisar a situação, aí eles podem te dar um feedback sobre os outros aspectos.
 
Cara, se eu fosse vc aproveitaria o painel sensorial da Acerva pra ter um feedback, mesmo que ele não esteja no ponto ideal.
Explica pro pessoal que vai analisar a situação, aí eles podem te dar um feedback sobre os outros aspectos.
Acabou que fiquei até mais tarde no serviço e não consegui ir no painel.

Mas sábado passado para começar bem o carnaval experimentei uma.

Como coloquei mais lúpulo do que deveria, e a receita rendeu uns 25% litros a menos do que pretendia engarrafar, ela ficou uma semi belgian IPA, o que para o meu paladar ficou muito bom.

Mês que vêm tentarei repetir a receita e ver se consigo manter o sabor parecido, mas acertado os volumes e densidade.

IMG_20170225_142039132.jpg


A cada brassagem vou melhorando o ajuste do equipamento no beersmith.

Creio que em umas duas ou três brassagem esteja perfeito.

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top