Minha primeira American Pale Ale c/ Dry Hopping

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danilonog

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Jan 9, 2016
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Boa Noite.

Estou começando agora, e essa é a segunda cerveja que pretendo fazer, uma APA com dry hopping.
Estou com dúvida na receita, eu bolei uma no beersmith e gostaria de saber se os insumos que escolhi estão de acordo com a cerveja que pretendo fazer, o dry Hopping será feito por 7 dias na maturação.

A receita é para 10l de cerveja.

1,5 Kg Pale Malt
1 Kg Carared
250 g Caramel/Crystal Malt
8 g Columbus (Tomahawk) - 50 min
8 g Cascade - 30 min
5 g Cascade - 10 min
5 g Citra - Dry Hop 7 dias
levedura US-05
 
Receita está boa, mas quanto aos lúpulos, o citra está adicionando por obter aroma de fruta doce/floral ou para ser cítrico? se for o segundo usa cascade no dry tbm

Sábado irei fazer minha primeira APA também, usando apenas o hallertau magnum para amargor e aroma cascade aos 15min e aos 0min, sem dry-hopping.

Utilizaria cascade também para o dry hop, e não adicionaria nos 30min pq ele acaba servindo mais para amargor do que aroma.

Como é sua primeira qual o método que vc utiliza, a moagem, já sabe qual eficiência consegue, qual eficiência colocou no beersmith? (ex: uso BIAB, moagem fina coloco no programa 68% eficiência)

Joguei no beersmith aqui considerando que vc faz recirculação, lavagem e moagem grossa com 70% eficiência (primeira geralmente da um pouco baixa), e brassagem de baixo corpo (65ºC), malte Pale Malt 2Rs americano e caramel 10l ficou assim:

OG 1,057 (padrão entre 1,045-1,060) OK
ABV 6,2 (4,5-6,2%) OK no limite
IBU 38 (30-50IBU) OK
EBC 22,4 (9,8 - 19,7) pouco acima

Eu reduziria um pouco o carared e aumentaria um pouco o crystal, coisa de 200-250g, mantém a OG porém da uma corrigida na cor


Levedura está correta, cascade gera um aroma cítrico de frutas amarelas bem agradável para o estilo, quanto aos maltes caramelo eu não gosto muito para o estilo, mas se deseja sabor caramelado com lúpulo cítrico vai fundo. Algum motivo para adicionar o lúpulo amargor nos 50min?

Se desejar uma receita que foi campeã de campeonato, baixa/compra o livro Brewing Classic Styles do Palmer e do Jamil. Tem 2 tipo de APA lá se não me engano, só pegar as informações de lá e jogar no beersmith e depois redimensionar. Eles usam extratos, porém no final de cada receita tem qual malte utilizar para substituir o extrato e o respectivo peso. Livro todo em inglês mas não precisa saber, só jogar no beersmith o nome dos maltes e peso que tem do lado nas tabelas.

Como está seu perfil de fermentação? 18ºC?

Minha receita em anexo, usei pilsen para esvaziar meu estoque, está ficando velho esse malte.
 

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O método que eu estou usando é o Mash com um passo e corpo médio, a cor ficou correta aqui no beersmith, e quanto ao lúpulo de amargor que vc está se referindo, é o columbus ou o cascade?
Os tempos do lúpulo que descrevi, é na verdade o tempo que ele vai ficar fervendo.
O columbus vai entrar no inicio da fervura(50min), o cascade por 30min, e o cascade novamente no final da fervura para aroma, vc acha interessante usar outro lúpulo no final da fervura para aroma ao invés do cascade?
Quanto ao uso dos maltes caramelo e o aroma citrico, vc acha que a cerveja pode não ficar boa?
Obrigado pela dica do livro, vou procurar para ver as receitas que vc disse.

A receita no beersmith está em anexo.
 

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Adoro o cascade então sou suspeito para falar, mas iria apenas de cascade para aroma, e columbus para amargor. Não havia entendi o motivo de adicionar nos 50minutos, mas vc disse que a fervura será de 50min. Geralmente pessoal usa 60min, porém não faço ideia do motivo dos 60min pelo menos (dos 90 é para remover DMS do pilsen q vc não tem).

Então eu não gosto de malte caramelo com lúpulo cítrico, porém é gosto pessoal meu, no livro que comentei eles ganharam um concurso com uma APA caramelo.

Da mesma forma talvez vc não goste da minha witbier que usa rampas de weiss e lúpulo cascade. (mas já estou modificando a receita pra produção mais fácil, e estou com 1 lote no final da secundária com t-58)

Comentário sobre o seu lúpulo que está pensando usar, o CITRA é pq ele e cascade não são muito diferentes, cascade mais cítrico e mais maracujá. Citra mais floral e mentolado.

Então para meu gosto adicionaria apenas cascade para aroma, mas se vc desejar um sabor mais floral e mentolado fica com o CITRA mesmo. No site da WE possui os perfis dos lúpulos, fica fácil escolher o que deseja.

Não se preocupe em cerveja não ficar boa, única forma de ficar ruim e vc perder é com contaminação, então seja meio paranóico com sanitização e se preocupe menos com como vai ficar a cerveja. Após produzir o primeiro lote, pode ser exatamente com essa receita, vai ver que vai ficar muito melhor do que vc esperava (só respeite o tempo das leveduras trabalharem). Meu primeiro lote estava esperando uma água suja, muitos problemas na brassagem, não funcionou geladeira, fermentou a temperaturas absurdas, azedou tudo, mas após refermentada ficou excelente.

O esquema é produzir a primeira vez, se ficou como queria ÓTIMO, se não ficou vc vai ajustando para o seu paladar, mais lúpulo, mais caramelo, menos álcool, mais corpo, e por ai vai.
 
Cara tais usando muito malte cara/crystal é muita coisa tais com quase 50% da receita com malte caramelo, usa no máximo ai uns 15% chutando alto.
 
e qual malte eu poderia usar para substituir o caramelo para que a cor da cerveja ficasse no mesmo nivel que está?
Não estou achando o malte pale americano, vou fazer uma cerveja com dry hopping e li em algum lugar que é melhor utilizar os maltes pale americanos para dry hopping, posso substituir esse malte por um malte pale belga ou ingles?
 
Agora que vi que está com 36% (máx é 20%). Usa Pale Malte 8 EBC, tem na WE, porém se não me engano é belga. Se quiser continuar usando bastante usa malte diastático. Também pode substituir uma boa parte por Melano 80 EBC como coloquei na minha receita. Mas o Melano se não me engano o máx é 10%. Fiz no Beersmith e até ganhei um pouco de cor com a nova receita:
 

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Não são 36... são uns 45%, muito pro estilo, eu não ultrapassaria de 10% na verdade, e minha preferência fica mais pros 5-7.5%, ainda mais sendo quase tudo desses caramelos mais claros, vai ficar bem doce.

Você pode tirar esses caramelos claros e usar um por exemplo de uns 100-140EBC, ou fazer uma mistura dos dois. O resto malte base, pale malt(o belga ok, o inglês já fica mt fora do estilo), pode por um pouco de munich ou vienna tb se quiser dar mais um tostado.
 
alterei um pouco a receita, tirei bastante do malte caramelo só deixe um pouco e adicionei também um pouco de malte chocolate, mas ainda não decidi se vou utiliza-lo.
Gostaria de mais opiniões sobre a utilização ou não do malte chocolate.
 

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Malte chocolate está na quantia correta (quase nada), pode usar ou não, sua escolha (mais barato não utilizar). Não sei qual a escala SRM, mas como já informei pode comprar mate Pale na WE com 8,5 EBC, se deseja cor mais forte pode utilizar este e cancelar o chocolate. Porém seria uma boa vc usar e nos contar como ficou os aromas usando esse malte que pintou uma curiosidade aqui. Tem lojas que vendem esses maltes especiais em pacotes de 100g, isso economizaria bem, comprar 1kg e usar 50g é complicado.

Ou me mande uma garrafa dessa que te mando uma da minha, que se chegar meu poço termométrico até sexta, irei brassar sábado. Dentro de 2 meses por ai vai ser engarrafada.
 
acho que vou fazer essa receita então, mas antes preciso resolver um problema que tive na fermentação, que é a questão de manter a temperatura, como não possuo geladeira com termostato, pretendo colocar o balde dentro de uma caixa térmica cheia de água e ir colocando gelo para manter a temperatura, acha que daria certo? ou conhece alguma outra maneira de se manter a temperatura?
eu achei lúpulos em flor nesse site:

https://www.malteecia.com.br/produtos/0050/em-flor

seria melhor eu utilizar o lúpulo em flor ou pellet?

e quando essa cerveja estiver pronta, se ficar boa, eu mando pra vc sim, vc tem me dado boas dicas.
 
Pelo que li em flor gera mais aromas, porém muito mais resíduos, usa o lúpulo dentro de um hop bag ou faz um com voal (custa 5 reais o metro, e tem 1,5m largura), acho que até dão para vc só 10-30cm por ai (qq loja de tecidos possui, só compre o branco).

Nunca tentei nesse método da caixa térmica, mas existem inúmeros relatos no forum que funciona bem, só precisa ficar esperto na temperatura. Investe em um termostato, de preferência da FULL GAUGE, que nunca vi dar problema (recomendação de um vizinho que tem loja de refrigeração industrial). Com o termostato mesmo em uma caixa térmica ele dará resultados muito melhores e melhor controle temperatura, vc pode ligar nele um cooler, quando temperatura fica mais baixa, ele liga o cooler, puxando ar de fora e aquece.

No entanto uma geladeira seria perfeito, e também não deixe o sensor/termômetro direto no ambiente, procure colar na lateral do balde e isolar do meio externo, o que interessa é a temperatura do líquido e não temperatura do ambiente.

No mais, minha primeira witbier foi fermentada totalmente sem controle temperatura, a geladeira só funcionou quando a primária e secundária já haviam acabado, e ficou excelente. Hoje a noite irei brassar minha APA, se tiver problemas já aviso de antemão.

Vc possui um densímetro ou refratômetro?
 
pois é, acho que vou mesmo precisar de uma geladeira.
já estou providenciando o termostato e um poço termométrico.
respondendo sua pergunta, eu tenho um densímetro, mas por que?
 
Só para saber, sem densímetro fica complicado também. Fiz ontem a minha APA, quase tudo ocorreu bem, cor vai ficar um âmbar e não dourada, conversão se deu em 70minutos, e um detalhe que não prestei atenção: Umidade do ar estava mais baixa que o de costume (50% de acordo com site e normalmente é mais de 70%) e temperatura bem alta, então atingi a eficiência correta de 68% porém ficou com 2 litros a menos que o previsto. Era para ser 19l com 1,059 OG, e ficou com 17l 1,066 OG, então fica esperto com esse detalhe. Fervi mais água e coloquei, se for fazer a sua nesses dias que está quente e sem chuva deixa 1l de água preparada para emergências. Fermento US-05 tem lagtime maior que o esperado mesmo com starter de 1,2l. Geralmente leva 6h para começar a fermentar, aqui já está dando 11h e nada ainda, porém pressão já está maior dentro do balde.

Voltando ao densímetro, vc consegue corrigir a brassagem durante a brassagem, não se guie muito pelas quantidades de água do beersmith (funcionam bem se vc configurou corretamente os parâmetros). Ex: Tua densidade pré fervura deveria dar 1,040 e deu 1,035, dai tem a escolha de fazer cerveja com densidade menor que a esperada, ou reduzir quantidade de água para ficar como planejou, vai perder um pouco de cerveja mas vai ficar onde vc queria. Ou se passar dai vc ganha cerveja, pq eficiência foi melhor, dai adiciona mais água que o planejado. Deixo densímetro dentro da panela na lavagem e cada jarra de água dou uma mexida na panela (não é o ideal, mas com tabela de correção ele da uma precisão razoável)
 

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