Minha água cervejeira - Ajuda

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Olá pessoal,

Estou indo apenas para a minha 4ª brassagem, portanto ainda não entrei muito nos méritos da água.
Estou ainda tentando melhorar meus processos (principalmente minha eficiência baixa de 67%) e técnicas antes de pensar em corrigir PH e sais da água.

Porém, li algumas coisas e vi uns videos, e todos falam em concentrações de sais como sulfato e cloreto na casa dos 50-300 ppm. Aí eu resolvi olhar as aguas que eu uso (galões de agua mineral) e as concentrações não batem com nenhuma outra analise que eu vi (fotos em anexo). Ficam ai abaixo de 1 mg/L (mesma coisa que ppm).

Tem alguma coisa que eu estou interpretando errado?
Essa agua está afetando minha cerva e eu devo fazer correções de sais?
E o PH?

OBS: Pretendo fazer mais os estilos IPA, APA, ESB, DIPA... mas vez ou outra uma Porter, Stout, RIS.
 

Attachments

  • Captura de Tela 2017-11-06 às 23.13.11.png
    Captura de Tela 2017-11-06 às 23.13.11.png
    432 KB · Views: 58
  • Captura de Tela 2017-11-06 às 23.13.39.png
    Captura de Tela 2017-11-06 às 23.13.39.png
    182.9 KB · Views: 61
Números estranhos. Nunca tinha visto uma água tão pobre em cloretos e sulfatos. No resto, parece ser uma água de fácil ajuste.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
 
Eu diria que é uma água bem neutra. Para ajustar será bem fácil. O pH, para uma água sem ajuste, está baixo, o que é bom.
Eu diria para não se preocupar com a água por momento. Talvez a eficiência que está tendo venha de outros pontos. Se usar o BeerSmith, procure inserir dados condizentes com o real. Insira corretamente o poder diastásico e rendimento dos maltes, isto em sua receita já dará bom impacto. Além disto, é muito importante controlar, na parte de equipamento, a taxa de evaporação, contração do líquido e o quanto se perde de trub e lama. Se medir bem estes dados e inserir no software, poderá estimar melhor sua eficiência. Também tenha seu termômetro bem regulado.
Para os estilos que quer fazer, pode iniciar reproduzindo o perfil de água de receitas prontas. Vou deixar uma planilha que uso, com o perfil de água conforme os estilos. Pego ela como parâmetro e ajusto conforme o que cada íon pode oferecer.
Mas, repito, acredito que possa ver a água mais para frente.

Planilha: https://www.lamotte.com/images/palmerswatercalc.xls
 
Olá pessoal,

Estou indo apenas para a minha 4ª brassagem, portanto ainda não entrei muito nos méritos da água.
Estou ainda tentando melhorar meus processos (principalmente minha eficiência baixa de 67%) e técnicas antes de pensar em corrigir PH e sais da água.

Porém, li algumas coisas e vi uns videos, e todos falam em concentrações de sais como sulfato e cloreto na casa dos 50-300 ppm. Aí eu resolvi olhar as aguas que eu uso (galões de agua mineral) e as concentrações não batem com nenhuma outra analise que eu vi (fotos em anexo). Ficam ai abaixo de 1 mg/L (mesma coisa que ppm).

Tem alguma coisa que eu estou interpretando errado?
Essa agua está afetando minha cerva e eu devo fazer correções de sais?
E o PH?

OBS: Pretendo fazer mais os estilos IPA, APA, ESB, DIPA... mas vez ou outra uma Porter, Stout, RIS.


Corrigir o pH é fácil e importante para melhorar a eficiência. Acredito que todo mundo deveria fazer...

Com relação a ajuste de sais, esses sim são ajustes finos. Arredonda a breja, mas não é algo tão crucial para a maioria dos estilos, principalmente por nossa água ser normalmente mole
 
Realmente, os valores de cloreto e sulfatos que mostrou estão bem baixos. Porém em Araranguá, SC, o teor de cloreto está entre 19 a 21 ppm e de sulfatos entre 19 a 37 ppm,
e já fiz tanto IPAS quanto APAS muito boas sem fazer qualquer correção na água.

Esse site (http://braukaiser.com/wiki/index.php/Mash_pH_control) mostra o resultado de uma pesquisa bem interessante. Foram testadas 210 receitas aleatórias onde o mosto foi feito com água destilada e apenas malte base, ou misturas contendo malte base, malte torrado e maltes caramelo. Em menos de 10 receitas o pH do mosto ficou fora da faixa de atuação das enzimas.

Uma água adequada pode ajudar a tornar uma cerveja boa em uma cerveja ótima, porém não faz milagres em cervejas ruins ou com outros problemas de processo.
 

Latest posts

Back
Top