Milho - como usar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

almeida_gj

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
84
Reaction score
22
Pessoal qual a melhor forma do milho para ser usado? Flocos igual sucrilhos?

Moer uns 1,5kg de milho vai ser bem difícil, é muito duro.

Se for flocos não precisa gelatinizar, procede?
 
Pessoal qual a melhor forma do milho para ser usado? Flocos igual sucrilhos?

Moer uns 1,5kg de milho vai ser bem difícil, é muito duro.

Se for flocos não precisa gelatinizar, procede?

Milho inteiro não é muito viável mesmo. Tem formas mais fáceis.

Flocos talvez seja o mais fácil, mas cuidado para comprar sem açucar em volta. Eles já são gelatinizados, basta adicionar à mostura.

Outra opção é farinha de milho pré-gelatinizada, tipo polentina. Teoricamente bastaria adicionar à mosturação também. Nesse caso tem que cuidar pra ver se não tem mais nada além de milho, como sal, óleo ou outra coisa.

Mais roots seria usar uma farinha de milho (fubá). Daí sim teria que cozinhar primeiro, fazer uma polenta, pra gelatinizar o amido.

Abraço
 
Já fiz uso duas vezes de milho na brassagem,
adicionei em forma de flocos,
só tem que recircular um pouco a mais para limpar bem.
 
Eu uso Milharina quando a receita pede milho.
Ela é a mesma coisa que Polentina, só que a Polentina tem sal.
Muito mais barato que Corn Flakes.
Ambas são flocos de milho pré cozido.
Cuidado na proporção com o malte para não entupir.
 
Tem uma forma mais fácil que seria a pipoca no mosto.

[ame="https://www.youtube.com/watch?v=nGHAEW9GE7o"]https://www.youtube.com/watch?v=nGHAEW9GE7o[/ame]
 
Pessoal qual a melhor forma do milho para ser usado? Flocos igual sucrilhos?

Moer uns 1,5kg de milho vai ser bem difícil, é muito duro.

Se for flocos não precisa gelatinizar, procede?

Se for flocos, coloca em uma vasilha, com açucar e leite, vai pra frente da TV e come!!! pode ser pela manhã, falando com a nega véia....
Se for o grão inteiro, coloca numa panela com óleo e faz pipoca!
Se for farinha, tu tem duas opções: ou faz bolo ou faz polenta! Se fizer polenta, pega uma ceva pra acompanhar!!!

A melhor maneira de fazer ceva com milho é pegar o milho, tocar tudo fora e fazer ceva!!!

Fora a zoeira, vai na dica dos camaradas aí acima que tu vai bem...
 
Eu uso Milharina quando a receita pede milho.
Ela é a mesma coisa que Polentina, só que a Polentina tem sal.
Muito mais barato que Corn Flakes.
Ambas são flocos de milho pré cozido.
Cuidado na proporção com o malte para não entupir.

Opa...é só adicionar o pó direto na mosturação? ou tem que fazer algum processo antes? A proporção em pó (peso) é o mesmo que se eu usasse os flocos?

Os flocos de trico é o mesmo que Corn Flakes da Kelloggs vendido no mercado?

Obrigado
 
Opa...é só adicionar o pó direto na mosturação? ou tem que fazer algum processo antes? A proporção em pó (peso) é o mesmo que se eu usasse os flocos?

Os flocos de trico é o mesmo que Corn Flakes da Kelloggs vendido no mercado?
esmo que um quilo de m
Obrigado

Vamos lá @vmsouza:

1- o flocos de milho é só adicionar.
2- o peso é igual (um quilo de milharina = um quilo de milho). Milharina é milho moído (quirera fina) e pré cozido. Flocão é mesma coisa.
3 - A questão da proporção tem a ver com o entupimento do fundo falso_bazooka_manifold. É como usar trigo em flocos - não tem casca e na proporção errada ajuda a entupir.
4- Corn Flakes é flocos de milho processado e assado. Não é trigo. Mas também é igual à milharina.

cheers
 
Grande @xykomarcal, muito obrigado pelas respostas, certamente vou partir para a milharina no primeiro teste.

Quero fazer algo parecido com uma cream ale, bem levinha, então pensei em usar 90% pilsen e 10% milharina, com Centennial só para amargor e US-05 para não dar perfil frutado.

Alguém já fez a cream ale com alguma quantidade de milho?

Valeu
 
Grande @xykomarcal, muito obrigado pelas respostas, certamente vou partir para a milharina no primeiro teste.

Quero fazer algo parecido com uma cream ale, bem levinha, então pensei em usar 90% pilsen e 10% milharina, com Centennial só para amargor e US-05 para não dar perfil frutado.

Alguém já fez a cream ale com alguma quantidade de milho?

Valeu

Estou fermentando uma cream ale 80%pilsen e 20% milharina.

Estou fermentando com US-05 em um balde e S-33 (alto pitch rate) em outro.

Ficou muito clarinha (deveria ter usado algum malte para dar uma cor).

A com US-05 ainda está com um aroma doce de milho (tipo chope) e a com S-33 está frutada e picante (tem muito fermento em suspensão).
 
Que beleza Jean, já está a quanto tempo na fermentação?

Talvez algumas gramas, algo realmente mínimo de cara gold, vou repensar isso.

Se puder...manda uma foto (caso tenha feito).

E conta o resultado final..vou bradar a minha em 4 semanas.

Abs

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Que beleza Jean, já está a quanto tempo na fermentação?

Talvez algumas gramas, algo realmente mínimo de cara gold, vou repensar isso.

Se puder...manda uma foto (caso tenha feito).

E conta o resultado final..vou bradar a minha em 4 semanas.

Abs

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
940a18a351a348646720ce83d69a416f.jpg


Hoje está a 7 dias fermentando. Sai do balde com espuma e carbonatação. (aqui foi depois de agitar bem para tirar o gás para medir a FG e gelada - copo embaçado).

Subi agora para 20°C e bora esperar.
Cada vez mais adoro o US05.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Vamos lá @vmsouza:

1- o flocos de milho é só adicionar.
2- o peso é igual (um quilo de milharina = um quilo de milho). Milharina é milho moído (quirera fina) e pré cozido. Flocão é mesma coisa.
3 - A questão da proporção tem a ver com o entupimento do fundo falso_bazooka_manifold. É como usar trigo em flocos - não tem casca e na proporção errada ajuda a entupir.
4- Corn Flakes é flocos de milho processado e assado. Não é trigo. Mas também é igual à milharina.

cheers

Não ficou claro pra mim. Quanto ao flocão, essa farinha de milho pra fazer cuscuz nordestino, é so adicionar sem necessidade de nenhum preparo ou cozimento adicional?

Desculpe antecipadamente se estou repetindo a pergunta, mas nao ficou claro se com este produto é so adicionar. Compreendi que em relação aos Corn Flags, sim.

Poderia confirmar?
 
Cara...fiz uma cream usando milharina, mas acredito qu flocos de milho dê algum gosto diferente. Particularmente valeu a experiência mas eu não faço mais esta, tem muita cerveja melhor (meu gosto) pra fazer, não acho que justifica. Fiz pra tirar a dúvida mas achei que o gosto de milho destacou mais do que eu esperava.

Usei 84% pilsen, 10% milharina, 5% aveia e 1% Crystal pra dar uma cor + US-05.

Abs

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Já eu achei o aroma e o sabor do milho algo divertido para uma cerveja para festas, para tomar de balde.
Além de ser um sabor de fácil aceitação para que não está acostumado com artesanais.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Não ficou claro pra mim. Quanto ao flocão, essa farinha de milho pra fazer cuscuz nordestino, é so adicionar sem necessidade de nenhum preparo ou cozimento adicional?

Desculpe antecipadamente se estou repetindo a pergunta, mas nao ficou claro se com este produto é so adicionar. Compreendi que em relação aos Corn Flags, sim.

Poderia confirmar?

Caro @paulosecundo,

Essas "farinhas" de milho na realidade são feitas de milho triturado, prensado e pré cozido.

Portanto pode usar direto, sem se preocupar em processo de gelatinização do grão, pois isso já foi feito na indústria.

O cuidado é evitar aqueles que tem sal na composição (Polentina por ex.), pois o sal pode alterar suas propriedades de água.

Cheers
:mug:
 
Gustavo, em supermercados e agropecuárias se encontra milho picado quase moído. Você tentou usar essa opção? Estou pensando em usar...
 
Acompanhando a conversa, já antiga e sempre na moda, aqui vai a proporção dos ingredientes da única cerveja de milho que faço e repito sempre, depois de algumas tentativas:
Malte Pilsen - 54,5 %
Milharina - 23,9 %
Malte de trigo (chateau wheat blanc) - 9,6%
Melanoidina - 4,8 %
CaraPils - 4,8 %
Northern Brewer (primeiro mosto ) 8,4 IBUs
Saaz: a 30 minutos 2,2 IBUS; a 15 minutos 1,5 IBUS; a 5 minutos 1,4 IBUS.
Tettnang: a 15 minutos 1,8 IBUs; a 5 minutos 1,7 IBUs
Fermento : Mangrove Jack's California Larger (M54) - O GRANDE diferencial da receita
Mostura a 65 graus (uns 80 minutos se precisar)
Fervura: 70 a 80 minutos
Fermente a 16 graus nos 2 primeiros dias. Depois vá para 18 graus até atenuar. Se quiser "cuidar" do diacetil, vá até 21 ou 22 graus.

A quantidade de milho é generosa. Não abaixe pra menos que 20%. Aviso que pode entupir. É só desentupir, então...........
Boa sorte..........
 
Acompanhando a conversa, já antiga e sempre na moda, aqui vai a proporção dos ingredientes da única cerveja de milho que faço e repito sempre, depois de algumas tentativas:
Malte Pilsen - 54,5 %
Milharina - 23,9 %
Malte de trigo (chateau wheat blanc) - 9,6%
Melanoidina - 4,8 %
CaraPils - 4,8 %
Northern Brewer (primeiro mosto ) 8,4 IBUs
Saaz: a 30 minutos 2,2 IBUS; a 15 minutos 1,5 IBUS; a 5 minutos 1,4 IBUS.
Tettnang: a 15 minutos 1,8 IBUs; a 5 minutos 1,7 IBUs
Fermento : Mangrove Jack's California Larger (M54) - O GRANDE diferencial da receita
Mostura a 65 graus (uns 80 minutos se precisar)
Fervura: 70 a 80 minutos
Fermente a 16 graus nos 2 primeiros dias. Depois vá para 18 graus até atenuar. Se quiser "cuidar" do diacetil, vá até 21 ou 22 graus.

A quantidade de milho é generosa. Não abaixe pra menos que 20%. Aviso que pode entupir. É só desentupir, então...........
Boa sorte..........

Obrigado por compartilhar, achei interessante sua receita e como ainda não acertei na minha cream, vou brassar essa sua.

Interessante é a fidelidade do estilo quanto ao fermento lager em temperatura de ale. Como foi o pitch rate neste caso? Usou a quantidade para lager, como se fosse fermentar a 12/14 graus ou usou o pitch rate de ale (0.5 - 1 g/L) ?

Obrigado
 
QUal é a função do milho no produto final? QUal é o objetivo?

Teoricamente, baratear e simplificar, pois é um cereal que fornece amido e não foi malteado.

Na prática, sabor, aroma e um certo crisp (na minha percepção).
 
Obrigado por compartilhar, achei interessante sua receita e como ainda não acertei na minha cream, vou brassar essa sua.

Interessante é a fidelidade do estilo quanto ao fermento lager em temperatura de ale. Como foi o pitch rate neste caso? Usou a quantidade para lager, como se fosse fermentar a 12/14 graus ou usou o pitch rate de ale (0.5 - 1 g/L) ?

Obrigado

As informações sobre esse fermento estão meio complicadas. Uns dizem para usar com pitch rate de ALE mesmo. Outros dizem para usar como lager, então vc duplica. Por segurança sempre usei como lager (pitch duplicado) e agora uso slurry pois a produção ficou alta devido ao pessoal ter gostado muito. As Californiam Common com esse fermento também ficaram muito boas. Para esse fermento, informações adicionais sobre ele:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=3a3fsgn7GOQ&list=PLNzQlU5jLWhuZ6JErOqGu9F-GsT6orIsp&index=23[/ame]

Do André (Mosturando)
Abraços........
 
Estou postando os resultados da minha primeira Cream Ale no tópico aberto lá abaixo.
Utilizei Milho picado. Porquê:
1) Flocos de milho tive dificuldade de encontrar;
2) Flocos de milho aqui é muito caro. Paguei R$ 3,00 o quilo pelo milho picado;
3) Milho tem mais açucares fermentáveis do que flocos de milho.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=412117
 
Acompanhando a conversa, já antiga e sempre na moda, aqui vai a proporção dos ingredientes da única cerveja de milho que faço e repito sempre, depois de algumas tentativas:
Malte Pilsen - 54,5 %
Milharina - 23,9 %
Malte de trigo (chateau wheat blanc) - 9,6%
Melanoidina - 4,8 %
CaraPils - 4,8 %
Northern Brewer (primeiro mosto ) 8,4 IBUs
Saaz: a 30 minutos 2,2 IBUS; a 15 minutos 1,5 IBUS; a 5 minutos 1,4 IBUS.
Tettnang: a 15 minutos 1,8 IBUs; a 5 minutos 1,7 IBUs
Fermento : Mangrove Jack's California Larger (M54) - O GRANDE diferencial da receita
Mostura a 65 graus (uns 80 minutos se precisar)
Fervura: 70 a 80 minutos
Fermente a 16 graus nos 2 primeiros dias. Depois vá para 18 graus até atenuar. Se quiser "cuidar" do diacetil, vá até 21 ou 22 graus.

A quantidade de milho é generosa. Não abaixe pra menos que 20%. Aviso que pode entupir. É só desentupir, então...........
Boa sorte..........


qual a proporção de água que vc usou?
 
Faço essa receita para 20 litros de cerveja envasada. Para meu equipamento, uso a proporção de 3,5 litros de água para 1 kg de malte na brassagem e depois calcula-se a água de lavagem considerando a fervura, resfriamento, perdas gerais, etc... para conseguir envasar 20 litros. Na realidade uso o Beer Smith com mostura a 3,5 l/kg de malte e o resto ele calcula.
 
Back
Top