Meu whirpool é um basta!!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alexandre Guedes Batista

Well-Known Member
Joined
Aug 4, 2018
Messages
45
Reaction score
6
Location
Maringá - PR
Amigos cervejeiros,


Meu whirpool nunca sai bom.. já tentei a quente...a frio....horário. .anti horário. .com pa...com furadeira .... de tudo !! E nunca sai bom...mando um monte de trub pro balde...
Qual o segredo?? Qual a melhor temperatura? Qual o tempo de descanso??
Me ajudem por favor!!
 
Amigos cervejeiros,


Meu whirlpool nunca sai bom.. já tentei a quente...a frio....horário. .anti horário. .com pa...com furadeira .... de tudo !! E nunca sai bom...mando um monte de trub pro balde...
Qual o segredo?? Qual a melhor temperatura? Qual o tempo de descanso??
Me ajudem por favor!!

Blz cara, eu faço o whirlpool assim que termina a fervura deixo por 15, 20 minutos e começo a resfriar.
Uma duvida, qual fluxo vc deixa a torneira? se ela estiver muito aberta não vai funcionar outra coisa é o tamanho da panela em relação a quantidade de trub.

Meu whirlpool sempre fica com um trub bem firme no meio uso uma panela de 45litros e deixo a torneira com um fluxo bem baixo, recentimente comprei uma torneira de chopp ela tem uma ponta de inox para encaixar o tubo com a cerveja encaixa como uma luva na panela, agora aproveito ainda mais o mosto que fica no fundo.

So para ter uma ideia é o encaixe da parte direita.
https://http2.mlstatic.com/torneira...a-D_NQ_NP_686023-MLB26111574857_102017-F.webp
Claro que isso não é necessário só uso porque ja tenho, ate uma redinha de inox ja coloquei, aproveitando ate a ultima gota ;)
 
Amigos cervejeiros,


Meu whirpool nunca sai bom.. já tentei a quente...a frio....horário. .anti horário. .com pa...com furadeira .... de tudo !! E nunca sai bom...mando um monte de trub pro balde...
Qual o segredo?? Qual a melhor temperatura? Qual o tempo de descanso??
Me ajudem por favor!!


Eu coo (que conjugação esquisita) com o tecido de voal, mas não sei se é muito recomendado. Pq não tenho torneira na panela.
 
Há vários fatores, o diâmetro da panela e altura da torneira e claro um whirlpool bem feito.
Eu fiz agora uma IPA levou 225gr de Lupulo na panela e foi o whirlpool prefeito....
Eu faço sempre a frio ou melhor depois de tirar o meu cooler de dentro da panela sempre que tentei fazer com ele deu m&rd@.... acabo sempre por mexer com o que se depositou... ou então fica algum turbe na serpentina ou secalhar o redemoinho não sai tão bem feito com cooler lá dentro não sei.... sei que fazendo depois retirar o cooler para mim resulta....
Na ultima leva e fiz logo a retirar o cooler, e esperei 35 a 40 min, joguei fora tipo 150 ml do mosto inicial, o suficiente para sair o que ficou no tubo da torneira e a partir dai saiu limpinho... usei um funil com uma rede super fina e nem precisava.... eu digo que é perfeito porque consegui tirar limpo até a altura da torneira, depois tentei inclinar devagar sem grande agitação para aproveitar um pouco mais e ainda bem que tirei para um recipiente porque foi uma avalanche de borra...
 
Last edited:
Back
Top