Melhor fermentador para 50 litros de cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bploureiro

Active Member
Joined
Sep 10, 2015
Messages
27
Reaction score
0
Pessoal, qual o melhor fermentador a ser utilizado para um resultado final de 50 litros de cerveja? Fermentador Cônico, bombona ou balde? E por que?
 
Olá bploureiro, cara eu uso bomboba, aquela azul, de 60l, pra 50l é o ideal, acho pratico para limpar e manusear...
 
Pessoal, qual o melhor fermentador a ser utilizado para um resultado final de 50 litros de cerveja? Fermentador Cônico, bombona ou balde? E por que?
Se está perguntando qual o melhor, sem considerar custos, naturalmente seria o fermentador cônico em inox autorefrigerado. O motivo é ele ser auto-suficiente para todo o processo de fermentação, suporta pressão para carbonatação natural, durabilidade, estética, etc.. Na sequência, diminuindo os custos, viria o fermentador cônico de polipropileno rotomoldado com a vantagem de não possuir emendas que são pontos de contaminação e também o cone facilita a coleta de fermento sedimentado para reaproveitamento. Depois a bombona, por não conter emendas e, por último, o fermentador cônico em polipropileno sem ser rotomoldado, neste você tem a vantagem do cone para coleta de sedimentos porém há que se ter muito cuidado com as emendas que formam películas de contaminação que são difíceis de se eliminar com a sanitização.
 
Balde de 50 litros ACHO que não vai encontrar. Bombona é barato e resolve o problema. Fermentadores cônicos compensam se você pretende reaproveitar o fermento ou se quiser deixar muuuuuito tempo a cerveja no fermentador antes de engarrafar.
 
Eu usaria bombona tambem. Fácil de abrir pro dry hop. Aqueles baldes sem a chave pra abrir é um porre.
 
Muito obrigado pessoal, vamos de fermentador cônico de polipropileno rotomoldado como comentado pelo Cleber. A decisão foi embora mais caro e difícil pra limpar, a oportunidade em aprender a reutilizar fermento e começar a aprender utilizar este tipo de fermentador.. Agradeço muito a dica de todos, valeu!!! [emoji122][emoji122][emoji122]
 
Back
Top