Medindo litragem exata na fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

motammg

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2014
Messages
144
Reaction score
47
Boa tarde galera,

criei o tópico para saber como vocês medem a litragem que possuem na panela de fervura (quantidade de mosto inicial, perda pela evaporação e quantidade final). O que usam?

1- marcaram a panela por dentro? qual o processo?
2- usam alguma haste de madeira/metal/platico alimentício? alguma contra indicação?
3- se utilizarem outros processos, indiquem aqui qual e como fazem?

abraço a todos
 
@motammg eu faço o seguinte com a colher de madeira que uso para mostura, ja seca, coloca ela para medir a altura do mosto ai é só fazer a conta:

Raio da Panela em cima X Raio da panela em baixo X altura X 3,14 / 1000 = ao volume exato de mosto fervido.
 
Boa tarde galera,

criei o tópico para saber como vocês medem a litragem que possuem na panela de fervura (quantidade de mosto inicial, perda pela evaporação e quantidade final). O que usam?

1- marcaram a panela por dentro? qual o processo?
2- usam alguma haste de madeira/metal/platico alimentício? alguma contra indicação?
3- se utilizarem outros processos, indiquem aqui qual e como fazem?

abraço a todos

Vc pode comprar uma régua de inox de 1m, tem nas papelarias que tem pra vender material técnico.

Assim vc pode montar uma tabela que relaciona altura e litragem, através da equação de volume do cilindro:

Altura = Volume / pi*r²

Abraço
 
Marquei na panela. Queria fazer por eletrólise mas pelo jeito só funciona em inox, então marquei com dremel.
uploadfromtaptalk1415157856297.jpg
 
Eu tb tenho marcações na minha colher.
Além disso eu fiz uma régua de sarrafo. Bem simples e rústica! Hehehe
Não está bonita, mas eficaz.
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1415203343186.jpg
    uploadfromtaptalk1415203343186.jpg
    169.2 KB · Views: 116
Eu gosto de régua de Inox pois isso me permite medir o volume de qualquer panela, bastando ter uma tabela com a altura em CM pra cada tamanho, e o correspondente volume.
 
Back
Top