Medição de Volume baldes fermentadores

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

borrife

Well-Known Member
Joined
Oct 23, 2014
Messages
279
Reaction score
17
Bom dia galera cevada!


Bom, venho medindo meus volumes nas panelas através do cálculo de que usa o raio e altura do líquido, sendo a panela em formato cilíndrico como sabemos, e vem funcionando bem.

Porém no caso dos baldes alimenticios (fermentadores) encontro-me tendo uma pequena diferença no volume medido, utilizando a mesma formula das panelas pegando a altura do liquido e usando o raio.

PORÉM, percebi que os fementadores não são cilíndricos, tendo sua base menor que a boca.

Gostaria de saber se existe uma maneira precisa de se medir o volume deles.

Vi também que existem medidores de volume que alguns cervejeiros acoplam ao lado da panela, algo como um visor longo, isso se encontra por aqui?

Enfim, como medem seus volumes??

Tenho medo de criar garrafas-bomba se a margem de erro for pra mais e na realidade tiver menos no fermentador para preparo do priming.

Abraços
 
Cara, se quer precisão vc precisa fazer o calculo de volume do tronco de cone;
maxresdefault.jpg
 
Cara eu uso uma regra de 3 bem básica. No meu fermentador 20L equivalem a 36cm de altura. Depois que encho com o mosto eu meço a altura que deu e faço a regra de 3.
 
eu estava usando a formula do tronco de cone no excel porem percebi que tem um detalhe faltando.. preciso corrigir...
para usar formula, deve se considerar qur o raio menor é fixo (base do balde), porem o maior varia de acordo com a altura.. R=r+x
este x teria que calcular por triangulo.. descobrindo hipotenusa, angulo, seno ou coseno (confesso que nao lembro direito... hahaha)
nao é dificil.. so considerar isto e bingo!
talvez nao faça tanta diferenca para o calculo e a sugestao do guenther (raio medio) resolva.. mas todos que tem toc irao se sentir melhor em calcular desta forma... hahahah
 
Coloquei litro por litro e com uma regua de metal dentro eu anotei as medições. Não tem erro.
 
não marco o balde, eu tenho anotado em cada panela e fermentador quanto vale volume x centímetros da régua. Coloco a régua de metal santizada dentro do balde e meço na hora.
 
pelo formato não parece dar pra ser usado como fermentador e nem por tampa pra vedar
Nao eh pra fermentar, eh pra usar para calcular os liquidos. Eu tenho um so pra isso. Muito bom.
 
Arriscado em que sentido?

uma chance a mais de contaminar e/ou introduzir muito oxigenio, nao?
para evitar isso a maioria faz fermentacao primaria, secundaria e até maturacao no mesmo balde.. so muda de balde para envazar.... por isso achei arriscdo usar um outro balde so para medir volume
 
Não é assim.

Eu uso ate a etapa de fermentação. Dali pra frente eu nao uso mais. Mas eu coloquei as medidas desse balde no fermentador.
 
Pessoal,
quem tem em casa aquelas balanças de bagagem pode fazer o seguinte.
Medir o peso do balde fermentador.
Medir a densidade.
Saber o peso do balde junto com tudo ( torneiras, airlock, poço termico)
Ir no beersmith em "Ferramentas", "Peso por volume" e voilá.
abs
bruno
 
Back
Top