maturar/envelhecer na garrafa ou no fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guikf

Well-Known Member
Joined
May 21, 2015
Messages
45
Reaction score
4
Boa noite galera.

Minha duvida é a seguinte, sou meio novato ainda, e por tudo que li, existem duas frentes de ideia.

uns dizem ser melhor maturar a cerveja no fermentador, a uma temperatura de uns 10 graus (cervejas ale) após ter terminado a fermentação primaria e secundária, e depois de maturar a cerveja nesses 10 graus por uns dias, ai sim cold crash e engarrafa...

outros dizem ser melhor pular esta maturação no fermentador, e jogar direto pro cold crash após terminar a fermentação primaria e secundária, e engarrafar, e deixar um tempo maior na garrafa pra maturar/envelhecer na garrafa.

este segundo metodo me parece melhor, pois livro minha geladeira um tempo antes ja que nao precisa maturar no fermentador, mas queria saber se existe alguma diferença no final das contas ou realmente da na mesma?

estou para adiquirir a segunda geladeira, e pensei em fazer um teste, a mesma cerveja, feita exatamente com a mesma receita, e fazer uma conforme cada metodo, para ver se existe diferença perceptível.
Qual estilo seria bom para este teste, algo mais lupulado, alguma com IBU maior ou alguma que dependa mais do fermento como weiss ou as belgas?

abraços.
 
Como de costume, depende dos seus objetivos e equipamentos.

Já fiz maturação de 10 dias no fermentador, já fiz maturação de 90 dias no fermentador, já fiz maturação de 90 dias na garrafa.

A sequência mais utilizada para ales (veja bem, utilizada, não certa ou obrigatória) é:

Fermentação Primária -> Fermentação Secundária (maturação) -> Cold Crash -> Garrafa/Keg -> Consumo