Maturação: fechar ou não o fermentador??

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

maroim

New Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
2
Reaction score
0
Boa noite a todos.

Venho tendo um problema durante a maturação que não sei como resolver.
Após baixar a temperatura, a cerveja começa a "sugar" a água usada no air-lock. Não sei se devo manter a torneira de saída do CO2 fechada, tenho medo de o fermentador "implodir".
De duas uma, ou a cerva toma um monte de água, ou suga um monte de ar, ambos possivelmente contaminados.

O que estou fazendo de errado??

Abraços e boas cervejas sempre!! :mug:
 
Cara, uma coisa que funciona para mim é o seguinte, eu faço uma mistura de álcool cereal com água para deixar ele 70% e coloco bem pouco no fundo de um Erlenmeyer devidamente sanitizado (tipo 1 dedo). Aí eu coloco a mangueira dentro dele de forma que ela fique encostando no fundo, depois eu fecho o bico desse Erlenmeyer com papel alumínio e enrolo bem na mangueira. Assim eu meio que garanto que ali dentro desse frasco o ambiente é livre de microorganismos ruins e, se o fermentador sugar alguma coisa, vai ser álcool cereal 70%.

Outra alternativa é colocar um filtro de ar na ponta da mangueira, mas aqui no Brasil esses filtros são meio caros.
 
Na hora de baixar a temperatura eu faço uma bolinha de um pouco de algodão umedicido com solução de iodofor e coloco-a em um pedaço de mangueira sanitizada que encaixa no buraco do fermentador.
 
Colocando vodka no airlock também diminui o risco de contaminaçao caso ocorra o refluxo para dentro do fermentador por pressão negativa gerada pela diminuição da temperatura do mosto. Outra forma seria fazer um blow off que consiste em colocar um tubo mais calibroso indo do fermentador até dentro de um recipiente com água mesmo. Dessa forma mesmo que ocorra o refluxo o liquido não consegue subir a ponto de cair no fermentador.
 
O headspace do fermentador está carregado de CO2. Caso entre ar, ele não entrará em contato com a cerveja, uma vez que o CO2 é mais pesado que o ar e se mantém em contato com a cerveja.

Eu nunca tive a preocupação de sanitizar o ar que entra e muitas das vezes eu lacro o fermentador. Nunca tive contaminação nos tanques em que fiz isso (que são flexíveis e por isso não me preocupa a implosão).
 
Pois é, eu uso há um bom tempo os fermentadores sem lacre e sem airlock e não tive nenhum problema de contaminação ou oxidação nesse tempo. Mas mesmo assim não me sinto confortável com todo aquele ar entrando.

Quando eu faço levas maiores, eventualmente uso o lacre, mas na minha leva padrão tenho um headspace de mais de 35%, que causa deformação excessiva do fermentador quando resfriado.

A solução perfeita seria um sistema de pressão constante com um cilindro de CO2 equalizando todo mundo. Mas aí já é muito preciosismo pro meu gosto.
 
Na maturação, geralmente faço a 0-2 graus celsius, retirando a parte plástica do air lock e preenchendo a rolha com um papel alumínio. Em discussões na lista, meio que fiquei convencido que apenas fazendo isso, a zero graus, impediria 'coisas ruins' de entrar no balde. Não sei se estou correto ou não, fato é que até hoje não tive nenhuma contaminação.
 
Duvida bem boba, puramente iniciante hehe Terei num balde com torneira/airlock pra fermentação. E um segundo balde tambem com torneira. Aí é a questão: esse meu segundo balde também precisa de airlock ou na maturação nao precisa de airlock, bastanto fechar a tampa? Farei ambos processos com geladeira controlada
 
Cara, pelo jeito a maioria até agora nesse tópico deixa o balde aberto de alguma forma... eu também tenho uma tampa com o furo para o airlock e outra tampa sem furo, uso a primeira na fermentação e a segunda na maturação a frio.

Outras pessoas que conheço também fazem da mesma forma, e até onde eu saiba, também nunca tiveram problema algum com isso.
 
Duvida bem boba, puramente iniciante hehe Terei num balde com torneira/airlock pra fermentação. E um segundo balde tambem com torneira. Aí é a questão: esse meu segundo balde também precisa de airlock ou na maturação nao precisa de airlock, bastanto fechar a tampa? Farei ambos processos com geladeira controlada

Se vc sair de uma fermentação a 20ºC por ex. e for pra uma maturação a 3~4ºC, quando o líquido esfriar ele vai "encolher", certo? então o balde vai ficar com uma pressão negativa, assim que vc abrir a torneira que está no fundo do balde, ao invés de sair líquido vai entrar um monte de ar, borbulhando pela cerveja...

isso pode não ser legal por causa de oxidação, então procure abrir um pouco a tampa, só o suficiente pro balde respirar. Ou melhor ainda, se vc tem cilindro de CO2 pode instalar uma segunda torneira na tampa do balde e botar um pouco de gás pra compensar, nesse caso cuidado! é pouco e devagarzinho!
 
aliás, desculpa aqui por sair um pouco do tópico, mas pra que diabos trocar de balde? deixa fermentar bem, com paciencia, até o fim, por algumas semanas e engarrafa! vai ser muito mais vantajoso.
 
Vlw galera pela ajuda! Entao no primeiro balde com torneira e airlock eu fermento. Num segundo balde, só com torneira, SEM AIRLOCK eu faço a maturação ne? Ai deixo as vezes um pouco aberta a tampa, sempre dentro da geladeira que sera usada so pra isso.

Entao Tiago, minha duvida tb vem do outro topico "Trasfega para fermentação secundária?! Sim ou não?" http://www.homebrewtalk.com.br/f163/trasfega-para-fermentacao-secundaria-sim-ou-nao-402981/ Complicado pra quem ta começando decidir essas coisas hehe Por isso recorro a vcs aqui
 
Não é complicado... o que acontece é que quando a gente ta começando o primeiro livro que lê é How to Brew, que é o melhor livro pra ler por primeiro! e segundo e terceiro... mas o que acontece é que a versão gratuita (e a traduzida) são da primeira edição do livro. Lá atrás o John Palmer recomendava isso, por causa da qualidade e más práticas com fermento que se tinha na época (inocular sem reidratar), nas edições atuais isso já foi mudado e ele mesmo recomenda não fazer.

Uma vez que acabou a fermentação, vc não tem mais muito o que fazer pela cerveja... tirar ela de cima do fermento nao vai ajudar...

Eu faço assim com a fermentação, uma ale fica lá em media a 18ºC e subo alguns graus quando noto o borbulhamento diminuir no airlock, quando ele cessa, deixo mais uns dias e transfiro pro barril ou priming. Numa ale de OG média deixe lá em torno de 2 semanas...
 
Não é complicado... o que acontece é que quando a gente ta começando o primeiro livro que lê é How to Brew, que é o melhor livro pra ler por primeiro! e segundo e terceiro... mas o que acontece é que a versão gratuita (e a traduzida) são da primeira edição do livro. Lá atrás o John Palmer recomendava isso, por causa da qualidade e más práticas com fermento que se tinha na época (inocular sem reidratar), nas edições atuais isso já foi mudado e ele mesmo recomenda não fazer.

Uma vez que acabou a fermentação, vc não tem mais muito o que fazer pela cerveja... tirar ela de cima do fermento nao vai ajudar...

Eu faço assim com a fermentação, uma ale fica lá em media a 18ºC e subo alguns graus quando noto o borbulhamento diminuir no airlock, quando ele cessa, deixo mais uns dias e transfiro pro barril ou priming. Numa ale de OG média deixe lá em torno de 2 semanas...


Eu li o John Palmer, mas o traduzido q vc citou. Mas as experiencias de vcs aqui, aliados a leituras sao o que vale. Vou passar essas info pros confrades e ai eles resolvem pra eu nao decidir sozinho, mas o help de vcs aqui é essencial
 
Nos fermentadores de 50 plásticos onde uso blow-off com torneira, eu sempre fechei tudo ao colocar na maturação, e deixo ele se deformar. Na hora de transferir pra barril, eu abro a torneira de cima, deixo ele sugar ar, e então começo a embarrilar pela torneira de baixo.

Os baldes brancos da WE com air-lock não há muito o que fazer, então ele acaba sugando ar pra dentro, fazendo borbulhar o air-lock tal quando está fermentando, só que no sentido contrário. Entra ar, mas eu acredito que a cama de CO² proteja a cerveja, além do que a baixa temperatura por si só já minimiza os efeitos de oxidação.

Abraço,
 
Eu deixo como tá a instalação.
Mas como uso mangueira do fermentador até uma garrafa pet com água, dificilmente a água sobe até metade da mangueira.
 
Eu deixo como tá a instalação.
Mas como uso mangueira do fermentador até uma garrafa pet com água, dificilmente a água sobe até metade da mangueira.

Isso depende da quantidade de cerveja no fermentador. Quanto mais vazio, maior a quantidade de líquido que será sugada.
 
No airlock de 3 peças não precisa se preocupar com isso. Pq pressão de fora pra dentro, a parte móvel, de plástico, dentro do airlock, fecha. Ao diminuir a pressão interna do balde, essa peça de plástico é sugada e trava o sistema.
Na mesma lógica de uma válvula esfera flutuante. de dentro pra fora ela tem uma folga que abre e deixa pressão sair. Mas de fora pra dentro, ela trava e não permite que isso aconteça...
 
Com este airlock http://www.northernbrewer.com/shop/...eab33525d08d6e5fb8d27136e95/i/m/image_367.jpg , o vácuo formado dentro do balde quando o líquido encolhe, como resultado do cold crash, certamente suga o líquido do airlock para dentro do balde. Entretanto, dificilmente estraga a cerveja. Mesmo assim, antes de baixar a temperatura do balde, recomendo substituir o airlock por uma bolinha sanitizada de algodão. Simples e eficaz.
 
Com este airlock http://www.northernbrewer.com/shop/...eab33525d08d6e5fb8d27136e95/i/m/image_367.jpg , o vácuo formado dentro do balde quando o líquido encolhe, como resultado do cold crash, certamente suga o líquido do airlock para dentro do balde. Entretanto, dificilmente estraga a cerveja. Mesmo assim, antes de baixar a temperatura do balde, recomendo substituir o airlock por uma bolinha sanitizada de algodão. Simples e eficaz.


Entao tira o airlock de tres peças e coloca bolinha de algodao naquele "t" "joelho" pneumatico?
 
Então, ta ai uma coisa que eu nunca tinha nem me preocupado. Eu tenho um fermentador de 5l com esse airlock de 3 peças e sempre resfriava com fechado e com o airlock.

Só na hora de engarrafar que eu tomava o cuidado de tirar o airlock antes de abrir a torneira pra não entrar o líquido do airlock...

Tinha inclusive problemas com a minha mulher, tinha que tirar uma prateleira da geladeira pra fazer o fermentador caber na geladeira
 
Então, ta ai uma coisa que eu nunca tinha nem me preocupado. Eu tenho um fermentador de 5l com esse airlock de 3 peças e sempre resfriava com fechado e com o airlock.

Só na hora de engarrafar que eu tomava o cuidado de tirar o airlock antes de abrir a torneira pra não entrar o líquido do airlock...

Tinha inclusive problemas com a minha mulher, tinha que tirar uma prateleira da geladeira pra fazer o fermentador caber na geladeira

entao só tirar o airlock na hora de engarrafar pra nao entrar liquido ao airlock?

e resumindo, em geral, usa-se ou nao o airlock na maturação? hehe
 
Pessoal, me ocorreu uma dúvida: a maturação atmosférica é melhor do que a maturação pressurizada? Pergunto isso, pois esta me ocorrendo de eventualmente engarrafar o néctar e posteriormente refrigerar as garrafas na temperatura de maturação. Entendo que ae o objetiva da minha maturação for só arredondar o sabor, então não teria problema, a menos que haja alteração no metabolismo/fisiologia da levedura residual.

SDS,

Fabiano da Mata
 
Pessoal, me ocorreu uma dúvida: a maturação atmosférica é melhor do que a maturação pressurizada? Pergunto isso, pois esta me ocorrendo de eventualmente engarrafar o néctar e posteriormente refrigerar as garrafas na temperatura de maturação. Entendo que ae o objetiva da minha maturação for só arredondar o sabor, então não teria problema, a menos que haja alteração no metabolismo/fisiologia da levedura residual.

SDS,

Fabiano da Mata
Não tem diferença nenhuma. Aliás, a pressão acelera a clarificação.

Sobre os air-locks, todos que já utilizei simplesmente borbulham ao contrário quando precisam sugar ar de fora pra dentro.

No caso do blow-off, é preciso deixar a mangueira não muito imersa no líquido, assim, quando sugar, ela vai começar a subir pela mangueira e baixar o nível do líquido na garrafa, e então vai borbulhar ao contrário também, sem sugar líquido.

Abraço,
 
Então posso deixar na maturação sem airlock? Balde fechado em cima com torneira em baixo.
 
Então posso deixar na maturação sem airlock? Balde fechado em cima com torneira em baixo.
 
Back
Top