Maturação - APA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fmirandamg

Member
Joined
Oct 25, 2014
Messages
22
Reaction score
1
Prezados, Boa noite!!!

Fiz minha primeira brassagem de uma American Pale Ale no domingo passado (19/10). Amanhã irei iniciar o processo de maturação. Minha dúvida é:

1 - Preciso transferir para outro fermentador antes de colocar na geladeira ?

2 - Caso não precisar trocar de fermentador, posso colocar o fermentador primário com o Airlock dentro da geladeira ?


Desde já agradeço a todos pela ajuda.
 
fmirandamg, pelo que entendi você fermentou em temperatura ambiente e agora vai maturar na geladeira, certo?! Não é um procedimento muito recomendado, você está seguindo as instruções do vendedor do kit?! Geralmente essas instruções são muito simplificadas e imprecisas. Talvez fosse mais interessante você seguir as recomendações do pessoal mais experiente no fórum. Recomendo fortemente esse post do Guenther, caso ainda não tenha lido: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529

Adiantando o assunto, se você fermentou sem controle de temperatura pode ter gerado substâncias com sabor indesejado. Nesse caso maturar em temperatura mais elevada (ambiente, por exemplo) vai estimular o fermento a atenuar esses sabores. Se colocar na geladeira pode fazer com que o fermento trabalhe muito lentamente ou nem trabalhe, e assim não vai reabsorver essas substâncias.

Abraço!
 
Prezados, Boa noite!!!

Fiz minha primeira brassagem de uma American Pale Ale no domingo passado (19/10). Amanhã irei iniciar o processo de maturação. Minha dúvida é:

1 - Preciso transferir para outro fermentador antes de colocar na geladeira ?

2 - Caso não precisar trocar de fermentador, posso colocar o fermentador primário com o Airlock dentro da geladeira ?


Desde já agradeço a todos pela ajuda.

Eu removeria o airlock e colocaria uma rolha.

Com a queda de temperatura a pressão dentro do balde vai baixar e consequentemente possa ser que sugue um pouco do ar externo ou mesmo o alcool 70 do airlock. Em quantidades minimas nao há problemas, mas visto que nao ha necessidade do airlock ali, eu evitaria.

Principal fato, é que se não for uma geladeira específica pra suas levas, por ser compartilhada com outros alimentos provavelmente terá outros microorganismos espalhados e que podem vir a contaminar a cerveja.. a chance é pequena? é.. minuscula? talvez..
Porém, eu optaria por vedar o balde.

Abs.
 
Se o air-lock estiver com a quantidade correta de líquido, ele borbulha ao contrário e não suga líquido nenhum.... e entrar um pouco de ar pra dentro do fermentador, que está cheio de CO² (mais pesado que o ar), também não tem problema nenhum.

Abraço,
 
Se o air-lock estiver com a quantidade correta de líquido, ele borbulha ao contrário e não suga líquido nenhum.... e entrar um pouco de ar pra dentro do fermentador, que está cheio de CO² (mais pesado que o ar), também não tem problema nenhum.

Abraço,
Guenther Sehn, Obrigado pelo retorno!!!!

Vamos ver como vai ficar essa primeira experiência...rsrs

Valeu pelo apoio!!!!!
 
fmirandamg, pelo que entendi você fermentou em temperatura ambiente e agora vai maturar na geladeira, certo?! Não é um procedimento muito recomendado, você está seguindo as instruções do vendedor do kit?! Geralmente essas instruções são muito simplificadas e imprecisas. Talvez fosse mais interessante você seguir as recomendações do pessoal mais experiente no fórum. Recomendo fortemente esse post do Guenther, caso ainda não tenha lido: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529

Adiantando o assunto, se você fermentou sem controle de temperatura pode ter gerado substâncias com sabor indesejado. Nesse caso maturar em temperatura mais elevada (ambiente, por exemplo) vai estimular o fermento a atenuar esses sabores. Se colocar na geladeira pode fazer com que o fermento trabalhe muito lentamente ou nem trabalhe, e assim não vai reabsorver essas substâncias.

Abraço!
Valeu Obrigado pela dica!
 
Back
Top