Maturação a frio VS quente

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jackraulg

Member
Joined
Jul 26, 2016
Messages
24
Reaction score
0
Olá pessoal!!

Estou com uma dúvida.

Tenho lido bastante sobre maturação e tenho ficado com essa dúvida. Uns falam para maturar 10º abaixo da temperatura media de fermentação e outros falam para maturar um pouco acima (algo em torno de 25º para Ales).

Já estou bem convencido que o lance é fazer mais quente mesmo.
Ou seja, espera acabar a fermentação primária e dai aumenta a temperatura, para que o fermento consuma as "porcarias" que ele criou.

Tenho uma cerveja que já está com 17 dias de fermentação. Desses, 10 foram em temperatura ambiente (entre 16 e 20º) e 7 foram a 8ºC.
Hoje experimentei e ela está levemente com gosto de Solvente. Será que se eu elevar a temperatura para uns 25º agora, para tentar fazer a maturação correta, existe uma chance de amenizar isso? Ou agora é melhor deixar assim mesmo.

Gratoo!
 
Perdão. Quando disse maturação, quis dizer fermentação secundária.
Quero sabe se é uma boa elevar a temperatura, agora que eu já baixei ela por uma semana
 
Perdão. Quando disse maturação, quis dizer fermentação secundária.
Quero sabe se é uma boa elevar a temperatura, agora que eu já baixei ela por uma semana

Pode subir para 25c por uns 3 ou 4 dias para a reabsorção dos off flavours e depois fazer o chill haze, baixando para 0c.

Eu costumo deixar a 0c por uma semana para clarificação.
 
Pode subir para 25c por uns 3 ou 4 dias para a reabsorção dos off flavours e depois fazer o chill haze, baixando para 0c.

Eu costumo deixar a 0c por uma semana para clarificação.
Chill haze??

Nao seria cold crash?
 
Chill haze??

Nao seria cold crash?

Quando baixa bruscamente a temperatura (Cold Crash), provoca-se o Chill Haze por coagulação das proteínas a frio. Aí usando a gelatina para clarificar, isso tudo vai pro fundo do fermentador.

Chill Haze é basicamente o efeito causado na cerveja ao fazer o Cold Crash.

Após períodos mais longos a frio isso tudo vai decantando e a cerveja vai ficando cada vez mais cristalina
 
Aproveitando o tópico, vocês preferem uma MATURAÇÃO a frio ou a quente? Normalmente 0º e 20º respectivamente.
 
Aproveitando o tópico, vocês preferem uma MATURAÇÃO a frio ou a quente? Normalmente 0º e 20º respectivamente.
Depende completamente da cerveja. Já leste o tópico fixo na área de fermentação onde falo desse assunto?

Abração,
 
Depende completamente da cerveja. Já leste o tópico fixo na área de fermentação onde falo desse assunto?

Abração,

Ler, com certeza, já li... mas lerei novamente...
de repente essa parte passou despercebida.

Abs
 
Aproveitando o tópico, vocês preferem uma MATURAÇÃO a frio ou a quente? Normalmente 0º e 20º respectivamente.

Conforme o Guenther comentou acima, depende do que espera com a maturação.

Falando superficialmente, temperaturas altas favorecem a absorção de off flavours gerados durante a fase primária de fermentação. Já as temperaturas mais baixas, favorecem a clarificação da cerveja.

As minhas IPAs faço uma secundária de 3 a 4 dias a 25c e deixo uma semana a 0c para clarificar.

Já as de trigo que são turvas, procedo igualmente nos 25c, porém vou baixando a temperatura onde no final deixo a 0c por 2 dias somente, para que ela não perca a turbidez característica.

Esses perfis de temperaturas são muito pessoais e sempre vale a pena testar e comparar os resultados para chegar onde espera em futuras levas
 
Aproveitando o tópico, vocês preferem uma MATURAÇÃO a frio ou a quente? Normalmente 0º e 20º respectivamente.

No meu entendimento, abaixo de 5-8 graus para baixo já é clarificacao...corrijam-me estiver equivocado.

Fiz um teste com uma APA, dividida em dois baldes de 10 litros, apos a primaria, o balde 1 foi para 8 graus por 14 dias e Dh nos ultimos 4 com 4gr/ litro de Citra.
o balde 2 foi para 16 graus por 14 dias e Dh nos ultimos 4 com 4gr/litro de Citra.

Ps: tenho duas geladeiras.

Resultado foi uma leve pungência e otimo aroma no balde 1;
No balde 2 ficou mais floral e um aroma menor que do balde 1;
 
No meu entendimento, abaixo de 5-8 graus para baixo já é clarificacao...corrijam-me estiver equivocado.

Fiz um teste com uma APA, dividida em dois baldes de 10 litros, apos a primaria, o balde 1 foi para 8 graus por 14 dias e Dh nos ultimos 4 com 4gr/ litro de Citra.
o balde 2 foi para 16 graus por 14 dias e Dh nos ultimos 4 com 4gr/litro de Citra.

Ps: tenho duas geladeiras.

Resultado foi uma leve pungência e otimo aroma no balde 1;
No balde 2 ficou mais floral e um aroma menor que do balde 1;
Mais ou menos.

O que deve ficar claro é o seguinte... maturação ocorre sempre, e clarificação/decantação também.

Em cerveja, quase todas as coisas são sempre "tendências".

Ou seja, se você deixar uma cerveja em temperatura ambiente, ela vai clarificar? Vai, e se ficar tempo suficiente, vai ficar cristal. Ocorre que em temperaturas mais baixas, isso é acelerado.

Então, não existe tal coisa como "abaixo de X temperatura É clarificação" e "acima de Y, não é".. as coisas não são digitais, "true ou false".

Sobre o resultado do seu teste, lembre-se... é somente um teste, e pode ter inúmeras interpretações.

Exemplo, você só foi fazer DH nos últimos dias, e isso faz com que, certamente, a que ficou em temperatura mais baixa estivesse mais clarificada, logo, isso pode ter feito menos fermento ficar em suspensão, e quanto menos fermento presente na cerveja, mais efetivo é o Dry Hopping já, segundo vários autores, o fermento acaba absorvendo parte dos óleos. Fora isso, a questão do aroma ser mais agradável pode ser simplesmente o mesmo caso... melhor clarificação.

Já fiz inúmeros testes em pegar uma cerveja ainda turva, degustar, avaliar o aroma, e depois aplicar gelatina, e dois dias depois, com ela límpida, fazer a mesma avaliação, e tanto o gosto quanto o aroma estavam incomparáveis, muito melhores. Ou seja, muitas vezes, a turbidez é responsável por muita coisa desagradável no gosto, e no aroma, pois são coisas sólidas.. que acabamos até "mastigando".

Em relação a temperaturas de Dry-Hopping, se pesquisar, e imensa maioria das literaturas e artigos sempre recomenda temperaturas mais altas pela extração mais rápida dos óleos.

Abraço,
 
Back
Top