Masterbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Attachments

  • MasterBier - Adapts I.jpg
    MasterBier - Adapts I.jpg
    436.1 KB · Views: 226
  • MasterBier - Adapts II.jpg
    MasterBier - Adapts II.jpg
    389.3 KB · Views: 224
Finalmente... Seguem as fotos @Fagner.

Legal, a cruzeta é a ideia que eu tava pensando em fazer mesmo, só de maneira um pouco diferente, já vamos testar algo assim.

E a mangueira silicone, da um pouco difícil de ver, mas ela parece ser bem grossa e só largada por cima, é isso? Ou ela chega a ficar em volta da malha inox também.


Obrigado @Ronaldo
 
Galera,

Criei coragem e comprei uma Masterbier 3.0
Deve chegar em uns 30 dias
Depois que chegar posso passar uma impressão inicial sobre o equipamento

:rockin:
 
Galera,

Criei coragem e comprei uma Masterbier 3.0
Deve chegar em uns 30 dias
Depois que chegar posso passar uma impressão inicial sobre o equipamento

:rockin:
Por favor, eu tbn estou decidindo de adquirir uma. Master bier 3.0 essa nova versão parece bem funcional com esse novo sistema, com o cilindro dos grãos que não está mas apoiado no fundo da panela. E preciso verificar a eficiência.

Parabéns pela aquisição!
Muitas boas cervejas.
 
Galera,

Criei coragem e comprei uma Masterbier 3.0
Deve chegar em uns 30 dias
Depois que chegar posso passar uma impressão inicial sobre o equipamento

:rockin:
Por favor, eu tbn estou decidindo de adquirir uma. Master bier 3.0 essa nova versão parece bem funcional com esse novo sistema, com o cilindro dos grãos que não está mas apoiado no fundo da panela. E preciso verificar a eficiência.

Parabéns pela aquisição!
Muitas boas cervejas.
 
Por favor, eu tbn estou decidindo de adquirir uma. Master bier 3.0 essa nova versão parece bem funcional com esse novo sistema, com o cilindro dos grãos que não está mas apoiado no fundo da panela. E preciso verificar a eficiência.

Parabéns pela aquisição!
Muitas boas cervejas.
 
Segue a minha dica para a versão 3.0, depois de 9 brassagens.
Coloque o Malte misturando bem com a água quente, até o Malte ficar bem empapado depois feche a tampa. Apos 20 min, feche a válvula da bomba e abra novamente a tampa, remexendo o Malte principalmente no centro, após feche a tampa e abra a válvula da Bomba novamente. Repita a operar mais 2 vezes a cada 15 ou 20 min. A abertura da válvula da bomba deve ser o suficiente para manter o Mosto cobrindo o Malte para seu cozimento.
O fundo do tubo de Malte possui um disco com aberturas, que ficam um pouco obstruídas no centro devido ao reforço existente no seu fundo, permitindo uma melhor passagem do Mosto nas laterais. Devido a isto remexer o centro vai melhorar a eficiência da brassagem.
Percebi que é possivel fazer um Sparge (2 a 3 L) no final da brassagem, pois ainda fica muito açúcar na cama de grãos, aumentando assim e seu volume sem comprometer a OG
 
Kunzel,
obrigado pelo seu feedback, alem dessa dica de remexer os grãos, quais a suas impressões gerais sobre essa 3.0 esta gostando?
 
Florestano,
o equipamento 3.0 tem um bom acabamento, nenhum problema com o funcionamento até agora.
Painel de controle opera em modo manual ou automático (com 4 rampas de temperatura e 2 opções de temperatura de fervura, dependendo da região e altitude que você esta).
A limpeza é muito fácil e rápida, em modo manual, você pode ligar somente a Bomba para circulação de agua, limpeza e retirada da agua da panela.
O Tubo de Malte tem capacidade para 6Kg de malte, podendo chegar a 6,4, mas fica muito apertado, dificultando quando é preciso remexer o Malte. Poderia ter uns 8 cm a mais de altura caso se queira utilizar um volume maior de malte. Mas para as receitas até 6kg vai muito bem.
Com o Tubo de Malte apoiado na panela, sem contato com o Mosto, possibilita iniciar a rampa para a fervura e deixar escorrendo o mosto pela cama de grãos até iniciar a fervura.
Possui uma válvula após a bomba que permite regular o fluxo de Mosto para o Tubo de malte (excelente ideia) como também válvulas que permitem esvaziar o conteúdo da panela por baixo.
Estou satisfeito com o equipamento, muito fácil de operar, você coloca o Malte, programa as rampas e deixa rolar o tempo até o inicio da fervura, caso não queira abrir para remexer o mosto, coloca o lupulo e espera o momento de resfriamento.
Na versão de 50 litros me parece que ja tem a possibilidade de fazer whirlpool automaticamente através da bomba da própria maquina
Espero ter ajudado na sua decisão, abs
 
Florestano,
Hoje eu fiz uma brassagem na 3.0 de 20 litros e os resultados foram os abaixo:
receita APA
5 Kg Malte Pale Ale
1 kg Malte Munich
Agua: 34 Litros + 4 Litros Sparge
Masch: 50°C 1 min (adição Malte), 53°c 10 min, 63°c 35 min, 71°c 30 min, 77°c 10 min;
obs: foi remechido 3 vezes o Malte durante o Masch em intervalos de 15 a 20 min
Fervura: 101°c 60 min
OG medida: 1.056
27 litros no fermentador, fermento US 05;
FG esperada: 1.013
 
Galerinha que usa a masterBier 3.0, alguém tem o perfil para usar no BS ? procurei por tudo e ainda não achei.
 
Galerinha que usa a masterBier 3.0, alguém tem o perfil para usar no BS ? procurei por tudo e ainda não achei.

Segue o perfil que uso para a MB 3.0 qdo engarrafo 24l, observando as informações passadas nos post anteriores para colocação do Malte e remexer o Malte durante o Masch
 

Attachments

  • MB - 24l_77%.bsmx
    1.2 KB · Views: 21
ajustei o perfil q uso para a MB 3.0 para engarrafar 20 litros, observando as informações passadas nos post anteriores para colocação do Malte e remexer o Malte durante o Masch. A quantidade de malte pode ser ajustada no perfil dependendo do tipo de receita. Segue em anexo.

Quando utilizar 6 kg de Malte é preciso adicionar o Malte aos poucos, misturando com a agua, pois o tubo de Malte vai ficar cheio com Malte até a borda superior.
 

Attachments

  • MB - 20l_77%.bsmx
    1.2 KB · Views: 20
ajustei o perfil q uso para a MB 3.0 para engarrafar 20 litros, observando as informações passadas nos post anteriores para colocação do Malte e remexer o Malte durante o Masch. A quantidade de malte pode ser ajustada no perfil dependendo do tipo de receita. Segue em anexo.

Quando utilizar 6 kg de Malte é preciso adicionar o Malte aos poucos, misturando com a agua, pois o tubo de Malte vai ficar cheio com Malte até a borda superior.

Estou quase comprando a MasterBier 3.0 e lendo os comentários deste post, fiquei decidido que pelo preço dela, vale muito a pena.
Limitação (relação OG x Volume) todo equipamento vai ter...
Porém, uma coisa que tem me preocupado é a relação água x malte a ser utilizada.
Utilizo nas levas com lavagem cerca de 2,5 à 3 L por Kg de malte, sempre considerando o cálculo do volume final no da água primária e secundária.
Minha dúvida, qual proporção usar no sistema BIAB / Single Vessel?

Possuem algum texto ou relato prático desta questão?!
Valeu!
 
O sistema da MB 3.0 de 20 litros precisa todo o volume de água no inicio do processo.
Eu uso 34 litros para uma produção de 20 litros.
Você vai ter uma absorção de água na razão de 1l x 1 kg de malte, 15% de evaporação de água para 60 min utilizando a resistência na potencia máxima, perda no trub e resfriamento de +- 1,5 l.
Acredito que depois disto deva ter + - 22 litros Mosto para colocar no fermentador.
Segundo o Flavio (MB) o volume mínimo no tanque de Mostura, para iniciar a produção, não deve ser inferior a 28 l de água.
No site da Braumeister você pode encontrar informações sobre o processo e procedimento do equipamento deles que é bastante similar a este.
 
Valeu!

A versão 3.0 difere da braumeister porque a recirculação é de cima pra baixo...
Li o manual da 3.0 e entendi melhor o sistema.:mug:
 
Legal, é isto mesmo, o processo é invertido.
Tem alguns fabricantes de equipamentos que também fazem a recirculação por cima, mas nenhum trabalha com o tubo de Malte fora da panela com a Mostura.
Boas cervejas!!
 
Legal, é isto mesmo, o processo é invertido.
Tem alguns fabricantes de equipamentos que também fazem a recirculação por cima, mas nenhum trabalha com o tubo de Malte fora da panela com a Mostura.
Boas cervejas!!

Tem a EZBrew, o tubo de malte é completamente fora da panela, só fica apoiado nela.
 
Tem a EZBrew, o tubo de malte é completamente fora da panela, só fica apoiado nela.

E essa EZbrew, heim?
Vi recentemente no facebook e no site.
Parece ser bem compacta e fácil de operar (sensor de exposição de resistência e de transbordo da cama de grãos).

O que me deixou com um pé atrás foram alguns espaços entre fundo da panela e as paredes cilíndricas, ideal pra acumular sujeira rsrs
 
Pessoal,

Alguém está usando a MB de 50L e já mediu efetivamente a taxa de evaporação usando as duas resistências? Usei o equipamento pela primeira vez fazendo duas brassagens durante o fds e nas duas vezes tive o mesmo resultado: densidade pré fervura bateu exata 1.026, enquanto a OG ficou abaixo, com 1.040 sendo o previsto de 1.046. Fiz 90min de fervura e o cálculo de de água foi baseado no que fala no manual, ou seja, 8L por hora, isso então 12L para 90min. Não consigo imaginar outro motivo para esse erro salvo essa taxa de evaporação, mas se alguém tiver alguma ideia, agradeço.

Abs
 
Pessoal,

Alguém está usando a MB de 50L e já mediu efetivamente a taxa de evaporação usando as duas resistências? Usei o equipamento pela primeira vez fazendo duas brassagens durante o fds e nas duas vezes tive o mesmo resultado: densidade pré fervura bateu exata 1.026, enquanto a OG ficou abaixo, com 1.040 sendo o previsto de 1.046. Fiz 90min de fervura e o cálculo de de água foi baseado no que fala no manual, ou seja, 8L por hora, isso então 12L para 90min. Não consigo imaginar outro motivo para esse erro salvo essa taxa de evaporação, mas se alguém tiver alguma ideia, agradeço.

Abs

Você mediu o volume após a fervura?
 
Pessoal,

Alguém está usando a MB de 50L e já mediu efetivamente a taxa de evaporação usando as duas resistências? Usei o equipamento pela primeira vez fazendo duas brassagens durante o fds e nas duas vezes tive o mesmo resultado: densidade pré fervura bateu exata 1.026, enquanto a OG ficou abaixo, com 1.040 sendo o previsto de 1.046. Fiz 90min de fervura e o cálculo de de água foi baseado no que fala no manual, ou seja, 8L por hora, isso então 12L para 90min. Não consigo imaginar outro motivo para esse erro salvo essa taxa de evaporação, mas se alguém tiver alguma ideia, agradeço.

Abs

Eu uso uma MB de 20L, quando configuro a fervura com temperatura máxima eu tenho + - 15% de evaporação em 60 min do mosto existente antes da fervura.
As variáveis são muitas. Alguns pontos a investigar
A versão do seu equipamento é 3.0?
Qual o tipo de cerveja que esta sendo feito?
A moagem do Malte estava OK?
Qual o peso do Malte utilizado na brassagem?
Qual o volume inicial de agua utilizado?
A retirar o malte do Tubo para descarte da cama de grãos foi identificado alguns pontos onde não houve uma conversão do amido (pontos brancos de amido sem conversão)?
Você chegou a abrir a tampa do tubo de Malte para remexer o Malte durante o cozimento?
O teste de iodo foi OK?
Qual o volume de Mosto enviado para o Fermentador?
As medições foram feitas com refratomero?
abs
 
Eu uso uma MB de 20L, quando configuro a fervura com temperatura máxima eu tenho + - 15% de evaporação em 60 min do mosto existente antes da fervura.
As variáveis são muitas. Alguns pontos a investigar
A versão do seu equipamento é 3.0?
Qual o tipo de cerveja que esta sendo feito?
A moagem do Malte estava OK?
Qual o peso do Malte utilizado na brassagem?
Qual o volume inicial de agua utilizado?
A retirar o malte do Tubo para descarte da cama de grãos foi identificado alguns pontos onde não houve uma conversão do amido (pontos brancos de amido sem conversão)?
Você chegou a abrir a tampa do tubo de Malte para remexer o Malte durante o cozimento?
O teste de iodo foi OK?
Qual o volume de Mosto enviado para o Fermentador?
As medições foram feitas com refratomero?
abs

Comprei a 3.0 mas ainda não chegou.
Sobre a taxa de evaporação, pelo que o Flávio me explicou, tem como setar a temperatura então é bom configurar isso já que vaira de região pra região. E isso vai influenciar diretamente na litragem e densidade pós fervura.

Se a densidade e litragem pré fervura bateram e a pós não, tem alguma coisa de errada com a configuração do equipamento ou a fervura não foi boa o suficiente pra evaporar...
 
Eu uso uma MB de 20L, quando configuro a fervura com temperatura máxima eu tenho + - 15% de evaporação em 60 min do mosto existente antes da fervura.
As variáveis são muitas. Alguns pontos a investigar
A versão do seu equipamento é 3.0?
Qual o tipo de cerveja que esta sendo feito?
A moagem do Malte estava OK?
Qual o peso do Malte utilizado na brassagem?
Qual o volume inicial de agua utilizado?
A retirar o malte do Tubo para descarte da cama de grãos foi identificado alguns pontos onde não houve uma conversão do amido (pontos brancos de amido sem conversão)?
Você chegou a abrir a tampa do tubo de Malte para remexer o Malte durante o cozimento?
O teste de iodo foi OK?
Qual o volume de Mosto enviado para o Fermentador?
As medições foram feitas com refratomero?
abs



Comprei a 3.0 mas ainda não chegou.
Sobre a taxa de evaporação, pelo que o Flávio me explicou, tem como setar a temperatura então é bom configurar isso já que vaira de região pra região. E isso vai influenciar diretamente na litragem e densidade pós fervura.

Se a densidade e litragem pré fervura bateram e a pós não, tem alguma coisa de errada com a configuração do equipamento ou a fervura não foi boa o suficiente pra evaporar...


Resumidamente, estava tudo de acordo. O volume que foi para o fermentador foi um pouco inferior a 30L, algo em torno de 28/29L. As leituras foram feitas com refratômetro e densímetro. Não vejo relação com moagem, pois a SG foi atingida. A questão está mais envolvida com a fervura e volumes de água. Montei a receita no BS, mas os volumes de água utilizei o que fala no manual. Baseada na brassagem de sábado, os volumes eram:

6,7kg de malte - 6,7L de água
30L volume final
2,5L perda de trub
8L de taxa de evaporação por hora - 90min de fervura 12L

Total de água: 6+30+2,5+12= 51,2L

Acho que esse números sugeridos no manual não estão muito precisos. A taxa de absorção de malte não me parece ser 1:1. Minha falha maior foi não ter anotado os volumes pré e pós fervura.

Ah! Meu equipamento é 3.0. Estou utilizando o perfil dele no BS e coloquei o perfil de mostura como BIAB. Mas tive que fazer alguns ajustes na mostura utilizando valores das minhas rampas. Amanhã farei uma wit e acho que vou utilizar os valore sugeridos no BS. Inclusive, o perfil do equipamento que eles disponibilizam no site dá uma taxa de evaporação de 7,5L por hora.

Finalizando, não coloquei temperatura de fervura. Configurei a fervura como ON, que segundo o Flávio ativa as duas resistências. Minha casa parecia pegar fogo pela quantidade de fumaça que saia da panela.
 
Resumidamente, estava tudo de acordo. O volume que foi para o fermentador foi um pouco inferior a 30L, algo em torno de 28/29L. As leituras foram feitas com refratômetro e densímetro. Não vejo relação com moagem, pois a SG foi atingida. A questão está mais envolvida com a fervura e volumes de água. Montei a receita no BS, mas os volumes de água utilizei o que fala no manual. Baseada na brassagem de sábado, os volumes eram:

6,7kg de malte - 6,7L de água
30L volume final
2,5L perda de trub
8L de taxa de evaporação por hora - 90min de fervura 12L

Total de água: 6+30+2,5+12= 51,2L

Acho que esse números sugeridos no manual não estão muito precisos. A taxa de absorção de malte não me parece ser 1:1. Minha falha maior foi não ter anotado os volumes pré e pós fervura.

Ah! Meu equipamento é 3.0. Estou utilizando o perfil dele no BS e coloquei o perfil de mostura como BIAB. Mas tive que fazer alguns ajustes na mostura utilizando valores das minhas rampas. Amanhã farei uma wit e acho que vou utilizar os valore sugeridos no BS. Inclusive, o perfil do equipamento que eles disponibilizam no site dá uma taxa de evaporação de 7,5L por hora.

Finalizando, não coloquei temperatura de fervura. Configurei a fervura como ON, que segundo o Flávio ativa as duas resistências. Minha casa parecia pegar fogo pela quantidade de fumaça que saia da panela.


No BeerSmith a taxa de absorção é de 0,9L por KG (aproximadamente) quando utilizado lavagem e 0,6 quando BIAB (porque essa diferença, eu não sei)
Fervura por si só já basta para eliminação de DMS em panelas do tamanho da MasterBier, não tem tanta necessidade de ser muito intensa (acaba evaporando mais que o desejado), por isso é importante setar a temperatura no aparelho...
 
Amigos, estou procurando uma panela single vessel para fazer cerca de 40l de cerveja por batelada. Para esse volume, apesar de existirem vários modelos o mais em conta parece ser o masterbier v3, os outros custam facilmente o dobro. Vocês com a v3 me recomendam ela ou se tivessem oportunidade teriam comprado outra?

Grande abraço

Victor Delgado

Enviado de meu XT1575 usando Tapatalk
 
No BeerSmith a taxa de absorção é de 0,9L por KG (aproximadamente) quando utilizado lavagem e 0,6 quando BIAB (porque essa diferença, eu não sei)
Fervura por si só já basta para eliminação de DMS em panelas do tamanho da MasterBier, não tem tanta necessidade de ser muito intensa (acaba evaporando mais que o desejado), por isso é importante setar a temperatura no aparelho...

Fiz uma witbier no último final de semana totalmente baseado nos cálculos do BS e foi quase perfeito. OG prevista era 1.046 e deu 1.043. Contando que era wit, cerveja chata de acertar OG, achei bem positivo. Agora a fábrica fecha pra balanço até o mês que vem... hehehe

Sobre a fervura, pensando pelo ponto de vista que deveria ter evaporado mais do que o necessário com as duas resistências ligadas, suponho que a gravidade pós fervura então seria ainda menor nas brassagens que fiquei com 1.040 quando o previsto era 1.046. Talvez se tivesse feito com o equipamento setado pra 100o, a OG ficaria ainda abaixo de 1.040.
 
Amigos, estou procurando uma panela single vessel para fazer cerca de 40l de cerveja por batelada. Para esse volume, apesar de existirem vários modelos o mais em conta parece ser o masterbier v3, os outros custam facilmente o dobro. Vocês com a v3 me recomendam ela ou se tivessem oportunidade teriam comprado outra?

Grande abraço

Victor Delgado

Enviado de meu XT1575 usando Tapatalk

Fiz apenas 3 brassagens nela, então ainda é cedo pra falar. A minha é de 50L e fiz esse final de semana 60L de uma wit. Uma das minhas grandes dúvidas nesse equipamento era justamente não ser capaz de fazer cervejas de alta gravidade. Mas usando o máximo de grão sugeridos de 13Kg, fiquei com a impressão que dava pra fazer 50L de uma cerveja acima de 1.070. Espaço tem, só não sei se o suporte aguentaria o peso.
 
Mas você está curtindo a panela, acha fácil de brassar, de limpar, não teve nenhum problema, nada entupiu, vazou etc?
Estava pensando em uma Beerbot 60 ou BM 50, que são bem menores mas custam o dobro, então a Masterbier parece melhor negócio.

Enviado de meu XT1575 usando Tapatalk
 
Mas você está curtindo a panela, acha fácil de brassar, de limpar, não teve nenhum problema, nada entupiu, vazou etc?
Estava pensando em uma Beerbot 60 ou BM 50, que são bem menores mas custam o dobro, então a Masterbier parece melhor negócio.

Enviado de meu XT1575 usando Tapatalk

Cara, até o momento estou achando muito boa. Tive alguns problemas no início, mas normais, até entender o funcionamento do equipamento mesmo. Existem melhorias que eles podem fazer no equipamento. O manual é bem mais ou menos, mas o pós venda, pelo menos comigo, tem sido excelente. Ligo pro Flávio, que me vendeu o equipamento, e ele tira todas as minhas dúvidas sempre que preciso. A parte de limpeza achei bem simples. Tem que atentar a dar uma circulada na bomba sempre que estiver fazendo a limpeza do equipamento com água, pra circular o que ficou pra trás. Dei esse mole entre uma brassagem e outra e, quando já estava com a panela com 50 e tantos litros pra brassar, liguei a bomba e veio muita sujeira. Tive que tirar toda a água e começar do zero. Mas é aquela coisa, vai se adaptando ao equipamento.
 
Fiz apenas 3 brassagens nela, então ainda é cedo pra falar. A minha é de 50L e fiz esse final de semana 60L de uma wit. Uma das minhas grandes dúvidas nesse equipamento era justamente não ser capaz de fazer cervejas de alta gravidade. Mas usando o máximo de grão sugeridos de 13Kg, fiquei com a impressão que dava pra fazer 50L de uma cerveja acima de 1.070. Espaço tem, só não sei se o suporte aguentaria o peso.

Qual a proporção de águaXmalte que você usou na brassagem de 60L?
qual a eficiência? e qual a OG?
60L antes da fervura ou no fermentador?
 
Qual a proporção de águaXmalte que você usou na brassagem de 60L?
qual a eficiência? e qual a OG?
60L antes da fervura ou no fermentador?

Dessa vez segui exatamente o que estava no BS. A proporção de águaxmalte foi de 13,15Kg de malte para 8,04L de água.

Usei eficiência de 70%, ficando com OG de 1.043 (previsto era 1.046)

74L antes da fervura e aproximadamente 60L no fermentador.
 
Bom dia. Estou interessado em comprar um Masterbier 50 3v. Como está sendo sua experiência com ela? Para brassagem de 50l o processo é por gravidade com na de 20 l? Tem tido algum problema com a máquina? A operação é fácil? É a eficiência tem sido satisfatória? Desculpe o monte de perguntas. Se puder ajudar agradeço.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Bom dia. Estou interessado em comprar um Masterbier 50 3v. Como está sendo sua experiência com ela? Para brassagem de 50l o processo é por gravidade com na de 20 l? Tem tido algum problema com a máquina? A operação é fácil? É a eficiência tem sido satisfatória? Desculpe o monte de perguntas. Se puder ajudar agradeço.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

A minha deve chegar essa semana....

Ambos os processão o cesto fica em cima da panela de fervura, recirculando através da bomba.

Como é um equipamento desenvolvido pra não ocorrer lavagem do malte (embora você possa fazer), acho que se a eficiência ficar entre 65/70% tá bom demais.
 
Então o 50 lts é por gravidade tb. Legal. Obrigado pela resposta.

Enviado de meu E6603 usando Tapatalk
 
Guardieiro, bom dia. Recebeu a MB? Já brassou? Qual a impressão? Abs.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Hoje fiz minha primeira brassagem na master bier 50 3.0. Como foi dito antes,eles podem melhorar bastante, mas valeu a pena,eficiência bateu exato com o beersmith, agora vamos esperar pra ver a fermentação. Vou ligar pro Flávio pra ver uns consertos possíveis.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk
 
O que te incomodou mais na MB v3?
Cara,pra um produto de praticamente R$ 9000,00. Achei a parte de vedação ineficaz, as resistências vieram frouxas,por isso, vazou água. A tampa de acrílico não bate com a medida da tuna de mostura,por isso, perde- se muito tempo tentando acertar as presilhas. Tudo coisa pouco,mas somando tudo,dá uma dorzinha de cabeça. Amanhã vou ligar pro Flávio e ver o que pode ser feito. Tirando isso,creio que é uma excelente máquina para brassagem, pois minha eficiência ficou exata com a do beersmith. Mesmo com todos imprevistos, valeu a pena o investimento.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk
 
Back
Top