Masterbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Novamente. o disjuntor interno do painel dela fica caindo, caiu várias vezes na última brassagem. Detalhe que tenho um de 32 também na rede da casa e esse nunca caiu. O painel esquenta bastante, inclusive com um cheiro leve de queimado, e agora está muito quente por aqui, o que imagino que deve piorar a situação.

Mais alguém já teve esse problema?
 
Novamente. o disjuntor interno do painel dela fica caindo, caiu várias vezes na última brassagem. Detalhe que tenho um de 32 também na rede da casa e esse nunca caiu. O painel esquenta bastante, inclusive com um cheiro leve de queimado, e agora está muito quente por aqui, o que imagino que deve piorar a situação.

Mais alguém já teve esse problema?

Boa tarde Fagner, tive esse problema na ultima leva. Mas no meu caso foi devido a um problema inicial onde o tubo do malte ovalizou e com isso escapou mosto pra fora da panela, como consequência, entrou água no painel e acabou por comprometer alguns fios. Com a ajuda de um eletricista, este trocou os fios e agora funciona normalmente.
 
Boa tarde Fagner, tive esse problema na ultima leva. Mas no meu caso foi devido a um problema inicial onde o tubo do malte ovalizou e com isso escapou mosto pra fora da panela, como consequência, entrou água no painel e acabou por comprometer alguns fios. Com a ajuda de um eletricista, este trocou os fios e agora funciona normalmente.

Eu vou reapertar os parafusos do painel, talvez ajude bastante, porque ela foi transportada recentemente e pode ter ficado muita coisa solta que ta aquecendo o painel.

O tubo que ovalisou, você se refere a o peso aquele de inox furado que vai junto com a malha? Também tenho um torto e escapa mosto voando pra todo lado se a bomba ta forte. Tive que reduzir a saida da valvula para mínimo, muito devagar, aí não faz força e não voa tudo.
 
Eu vou reapertar os parafusos do painel, talvez ajude bastante, porque ela foi transportada recentemente e pode ter ficado muita coisa solta que ta aquecendo o painel.

O tubo que ovalisou, você se refere a o peso aquele de inox furado que vai junto com a malha? Também tenho um torto e escapa mosto voando pra todo lado se a bomba ta forte. Tive que reduzir a saida da valvula para mínimo, muito devagar, aí não faz força e não voa tudo.

Na verdade o disco de inox já tive que desentortar algumas vezes! Mas a ultima foi o cesto todo que ovalizou!
 
Na verdade o disco de inox já tive que desentortar algumas vezes! Mas a ultima foi o cesto todo que ovalizou!

Vou tentar desentortar, mas no braço não deu, é muito grosso o disco.


Alguém já pensou em inverter o fluxo de circulação e usar no sentido da gravidade mesmo? Como a maioria dos sistemas faz. Penso que seria bem simples de adaptar, só colocar uma mangueira na saída da bomba jogando por cima da cama de grãos com cuidado pra não estragar a cama.
 
Só uma curiosidade... Ninguém da masterbier se pronuncia com todos esses problemas que acontece nos modelos deles? Pelas descrições, não é problema de mau uso nem fodendo.
 
Só uma curiosidade... Ninguém da masterbier se pronuncia com todos esses problemas que acontece nos modelos deles? Pelas descrições, não é problema de mau uso nem fodendo.

Cara, eles na verdade só dão desculpas. Tipo: ta vazando por cima - ah, diminui a bomba. entortou - ah ta muito forte, podemos fazer reforço. vazou embaixo - ta muito forte. E assim vai...
 
Acho que a resposta é meio evidente... mas mesmo assim vocês indicariam este equipamento pra quem tá interessado? Eu pergunto isso pq as vezes me pedem indicacao e falava da master por causa do custo beneficio...
 
Venho aqui para informar que a minha master bier, que estava anunciada não está mais a venda, queimou placa, queimou bomba em fim não aguentou o fim que vinha dando para ela de aquecer água para o processo de mostura.
Relato isto para que todos tenha o conhecimento de que o equipamento não está dimensionado para o que a mastervac oferta, o barato sai caro.
Levei ela para manutenção em uma empresa de automação e manutenção, para cada componente foi feito o devido cálculo de capacidade e limite de componente nenhum passou nos teste, isso tudo na minha presença.
Quanto ao meu problema relatado no inicio deste forum com a master vac desisti de resolver pelas vias judiciais, fazem dois anos que o Tribunal de Justiça mandou carta de precatória para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e até agora não foi despachada, vou pediar a desintência do processo e transformar a master bier em um tanque de água quente com um tic17.
Um Abraço.
 
Ola Pessoal, estou usando uma Master Bier 3.0 20 litros a 5 meses, ja realizei 6 brassagens com ela e até este momento não tive nenhum problema com a parte operacional do equipamento.
O equipamento 3.0 vem com o Tubo de Malte acoplado em cima da panela, não mais dentro da panela como modelos anteriores.
Possui também um registro após a bomba que permite controlar o fluxo de malte para o Tubo de Malte, podendo ser reduzido ao minimo e aumentado a qualquer momento, assim permitindo abrir a tampa superior para mexer o malte como também manter a tampa aberta durante toda a fase de cozimento do Malte
em anexo as imagens
 

Attachments

  • IMG_20160117_063516476.jpg
    IMG_20160117_063516476.jpg
    105.2 KB · Views: 204
  • IMG_20151017_082438622.jpg
    IMG_20151017_082438622.jpg
    641.5 KB · Views: 203
segue a imagem com a tampa fechada e com fluxo de malte
 

Attachments

  • IMG_20151017_084148244.jpg
    IMG_20151017_084148244.jpg
    494.8 KB · Views: 190
segue a imagem com a tampa fechada e com fluxo de malte

Será que resolveram os problemas? hehe

Você acha que é possível transformar a antiga para esse modelo em casa? a Master disse que cobra 1600 pra transformar, estão loucos.
 
Ola, não conheci o modelo anterior da Master Bier para afirmar se é possivel alterar o equipamento.
O modelo 3.0 possuiu a captação do mosto na parte inferior do tanque de fervura, mais ou menos no centro, e é bombeado por uma mangueira de silicone para o Tubo de Malte que esta sobre o tanque de fervura.
Acredito que a maior mudança deste modelo seja o Tanque de Malte que é apoiado sobre o tanque de fervura, as demais mudanças devem ser de fluxo de malte (tubulações na parte inferior)
verifique se consegue identificar as melhorias da versão neste video que fiz de uma das produções [ame]https://www.youtube.com/watch?v=pwrDeq8Dr0I[/ame]
 
Ola, não conheci o modelo anterior da Master Bier para afirmar se é possivel alterar o equipamento.
O modelo 3.0 possuiu a captação do mosto na parte inferior do tanque de fervura, mais ou menos no centro, e é bombeado por uma mangueira de silicone para o Tubo de Malte que esta sobre o tanque de fervura.
Acredito que a maior mudança deste modelo seja o Tanque de Malte que é apoiado sobre o tanque de fervura, as demais mudanças devem ser de fluxo de malte (tubulações na parte inferior)
verifique se consegue identificar as melhorias da versão neste video que fiz de uma das produções https://www.youtube.com/watch?v=pwrDeq8Dr0I

Valeu mesmo. Dando uma olhada, me parece que seria simples tentar utilizar ela dessa forma. Não ficaria igual mas acho que seria bem semelhante. Onde que fica localizado o sensor de temperatura dela?

E o cesto fica totalmente suspenso sem encostar o mosto no cesto de fervura? fica simplesmente circulando e pingando em baixo?

A tampa, ela veda totalmente o cesto em cima forçando o fluxo para baixo? Ou desce somente pela gravidade mesmo, parecido com um fundo falso normal, permitindo deixar a tampa aberta.
 
O sensor de temperatura fica no centro do tanque de fervura.
O Tubo de Malte fica apoiado em cima do tanque de fervura, tecnicamente não encostaria no mosto. O Tanque de fervura tem uma capacidade de 40 l de Mosto (Master Bier 20 l).
A tampa é de acrílico (de 2,5 a 3 cm) presa por 6 presilhas laterais, que podem ser ajustas para dar uma pressão maior ou menor na tampa no tubo de malte. Com 70% de abertura da válvula de passagem do Mosto após a bomba, não ocorreu vazamento.
O malte pode descer por gravidade no Tubo de malte (aberto) ou por pressão quando fechado, o volume de Mosto que vai pingar dentro da panela da vai depender da abertura da válvula.
Percebi que se você abrir a tampa de mexer um poco no Malte, vai obter uma melhor rendimento.
espero ter ajudado nas suas perguntas, abs
 
O sensor de temperatura fica no centro do tanque de fervura.
O Tubo de Malte fica apoiado em cima do tanque de fervura, tecnicamente não encostaria no mosto. O Tanque de fervura tem uma capacidade de 40 l de Mosto (Master Bier 20 l).
A tampa é de acrílico (de 2,5 a 3 cm) presa por 6 presilhas laterais, que podem ser ajustas para dar uma pressão maior ou menor na tampa no tubo de malte. Com 70% de abertura da válvula de passagem do Mosto após a bomba, não ocorreu vazamento.
O malte pode descer por gravidade no Tubo de malte (aberto) ou por pressão quando fechado, o volume de Mosto que vai pingar dentro da panela da vai depender da abertura da válvula.
Percebi que se você abrir a tampa de mexer um poco no Malte, vai obter uma melhor rendimento.
espero ter ajudado nas suas perguntas, abs

Ajudou bastante, mais do que o pessoal da Master hehe. Vou pensar, talvez teste nesse final de semana.

Obrigado
 
Bom, acompanho o fórum faz tempo, mas nunca me manifestei.
Tenho uma masterbier, comprado em 2/2014, modelo com duas bombas chugger.
Depois de dois anos com este equipamento, e vários perrengues, acabei fazendo várias alterações que acabei até encontrando por aqui depois...

Minha máquina tbm veio com os cabos invertidos dentro do painel (fase e terra) e tomei um baita choque... Inadmissível!

Todas, TODAS as conexões apresentaram vazamentos, que foram facilmente re-apertadas.

O acabamento apresenta muitas rebarbas que já me causaram diversos ferimentos, felizmente todos superficiais.

O perfil de silicone do tubo de malte soltava em toda brassagem... Instalação/fixação deste perfil só encaixado, em minha opinião, é devido a falta de testes parrudos com o equipamento antes de colocar no mercado. Resolvi fixando com uma abraçadeira de inox que comprei em casa de parafusos.

O suporte superior do tubo de malte empenou durante uma brassagem coletiva... Voou malte pra todo lado! Passei um vexame... O suporte virou um "U"... Desentortei e o Flavio mandou um suporte "cruzeta" pra resolver o problema.

Acho uma falha não conseguir pausar o programa e fazer alterações, caso seja desejado ou necessário. Acredito que nos modelos mais novos isso já deve estar disponível.

Já percebi que quando o malte está muito moído, a dificuldade da máquina é maior, o que aumenta a pressão no tubo de malte, resultando em vazamentos na parte inferior onde o silicone solta... Ou, no meu caso que fixei o silicone, aumenta a pressão no suporte superior, que às vezes nem a cruzeta nova dá conta do recado, ainda causando empenamento e vazando malte.

Coloquei Chaves I/O para desligar as bombas individualmente. Instalei válvulas de esfera nas saídas das bombas para regular a vazão mecanicamente.

Outra falha que detectei, porém já é particular, é não haver maneira de ligar bombas e resistência manualmente, sem ser através do programa... Se eu quiser só aquecer água e deixar as bombas funcionando pra limpeza é necessário rodar um programa... Então instalei um painel paralelo com ligações diretas onde posso ligar e desligar resistências e bombas manualmente.

Durante a fervura, com o programa rodando, o relé (SSR) fica ligando e desligando, tentando controlar a temperatura... Numa fervura esse controle não é necessário. Com a possibilidade de ligar manualmente as resistências, a fervura torna-se mais intensa para volumes grandes (50-60L) e acabei ganhando 2°C nesta etapa (de 96°C p/ 98°C) por incrível que pareça.

A programação tbm é muito simples! Se tivessem aderido ao projeto ardbier mais completo atualmente, ficaria melhor e mais barato. Se aderiram nas versões mais recentes eu não sei...

Recomendar ou não... Acho que depende da necessidade de cada um. Eu juro que pensei que após a compra ia ficar tomando breja sentado enquanto ela faria a brassagem sozinha... Nunca consegui fazer isso... Daí cabe a cada um ir adaptando ela ao seu estilo ou se adaptar à ela...
 
Tenho uma das primeiras MasterBier então meu relato poderá não ser dos mais úteis (2014).

Mas vamos lá:

O equipamento pode induzir mtos a acharem que basta colocar na tomada e voilá. Não é bem assim... Tive que fazer uma série de alterações e adaptações para que funcionasse a contento. Conhecer o processo ajudou e mto a fazer as correções. Todas as alterações e melhorias foram informadas ao Flávio que adotou em modelos subsequentes (cruzeta é um exemplo).

Dito isto, fazendo cerveja nesse equipamento eu ganhei em 2015: dois 3o lugares no concurso estadual (ACERVA/SC); um 1o e um 2o no Sulbrasileiro; e, um 1o, um 2o e um 3o no Nacional das Acervas.

Digo isso para atestar que o equipamento rodando redondo faz cerveja de qualidade indiscutível.

Meu relato é mais para acalmar os céticos do sistema BIAB single vessel. Hoje faço cerveja de limpeza a limpeza em 4h30.

Recomendo a tecnologia BIAB single vessel para todos que pensam em dar um passo maior no hobby.

Boas brassagens!
 
Tenho uma das primeiras MasterBier então meu relato poderá não ser dos mais úteis (2014).

Mas vamos lá:

O equipamento pode induzir mtos a acharem que basta colocar na tomada e voilá. Não é bem assim... Tive que fazer uma série de alterações e adaptações para que funcionasse a contento. Conhecer o processo ajudou e mto a fazer as correções. Todas as alterações e melhorias foram informadas ao Flávio que adotou em modelos subsequentes (cruzeta é um exemplo).

Dito isto, fazendo cerveja nesse equipamento eu ganhei em 2015: dois 3o lugares no concurso estadual (ACERVA/SC); um 1o e um 2o no Sulbrasileiro; e, um 1o, um 2o e um 3o no Nacional das Acervas.

Digo isso para atestar que o equipamento rodando redondo faz cerveja de qualidade indiscutível.

Meu relato é mais para acalmar os céticos do sistema BIAB single vessel. Hoje faço cerveja de limpeza a limpeza em 4h30.

Recomendo a tecnologia BIAB single vessel para todos que pensam em dar um passo maior no hobby.

Boas brassagens!


Olá Ronaldo.

Poderia nos ajudar com as alterações que fez? Como seria essa cruzeta por exemplo.
Atualmente a minha empena o suporte de inox superior, fica bem torto mesmo.
Sobre o que já resolvi, ela vazava muito malte por cima, de voar longe e tomar banho, resolvi regulando a saida da bomba e colocando uma mangueira de silicone cortada em volta da malha de inox superior,que fica vedando os espaços que ficam com folga no diametro da peça, dessa forma consigo ligar a bomba e não vazam grãos pelos buracos.
O perfil de silicone de baixo também soltava, regulando a saída da bomba e deixando a emenda da peça longe da saída da bomba acabou resolvendo também, nunca mais soltou.
 
Olá Ronaldo.

Poderia nos ajudar com as alterações que fez? Como seria essa cruzeta por exemplo.
Atualmente a minha empena o suporte de inox superior, fica bem torto mesmo.
Sobre o que já resolvi, ela vazava muito malte por cima, de voar longe e tomar banho, resolvi regulando a saida da bomba e colocando uma mangueira de silicone cortada em volta da malha de inox superior,que fica vedando os espaços que ficam com folga no diametro da peça, dessa forma consigo ligar a bomba e não vazam grãos pelos buracos.
O perfil de silicone de baixo também soltava, regulando a saída da bomba e deixando a emenda da peça longe da saída da bomba acabou resolvendo também, nunca mais soltou.

Essa cruzeta serve para dividir a carga sobre aquela chapa com furos maiores para que não empene. Ela vinha com um "cano" para segurar tudo no lugar, certo? Esse "cano" faz com que tenham somente um ponto de contato central, no diametro. A ideia é criar outros pontos de contato. Vc pode colocar duas peças de uns 15 cm perpendicular ao "cano" e apoiar sobre a chapa. Elas tocarão no "cano" e a carga será distribuída. A outra opção é colocar um outro "cano" fazendo um "X", isso tb distribuirá a carga.

A solução da mangueira de silicone tb foi necessária, mas fiz um pouco diferente. Fiz um "o ring" gigante que vai entre a tela e a chapa, no perimetro. Isso acabou com o todo e qq malte vazando.

Tirei a borboleta e coloquei uma porca normal. Assim, posso dar tração, forçando o perfil de silicone ao máximo.

Coloquei um perfil de silicone mais rígido embaixo.

Não sei se me fiz entender, mas era isso.
 
Essa cruzeta serve para dividir a carga sobre aquela chapa com furos maiores para que não empene. Ela vinha com um "cano" para segurar tudo no lugar, certo? Esse "cano" faz com que tenham somente um ponto de contato central, no diametro. A ideia é criar outros pontos de contato. Vc pode colocar duas peças de uns 15 cm perpendicular ao "cano" e apoiar sobre a chapa. Elas tocarão no "cano" e a carga será distribuída. A outra opção é colocar um outro "cano" fazendo um "X", isso tb distribuirá a carga.

A solução da mangueira de silicone tb foi necessária, mas fiz um pouco diferente. Fiz um "o ring" gigante que vai entre a tela e a chapa, no perimetro. Isso acabou com o todo e qq malte vazando.

Tirei a borboleta e coloquei uma porca normal. Assim, posso dar tração, forçando o perfil de silicone ao máximo.

Coloquei um perfil de silicone mais rígido embaixo.

Não sei se me fiz entender, mas era isso.


Entendi em partes a parte da cruzeta em cima, eu já tinha pensado nisso, só não sei exatamente como executar, consegue postar uma foto para nós?

Sobre o oring gigante, é mais ou menos isso que tentei fazer, tem foto do seu também para ver como executou? O meu ta um pouco gambiarra ainda,.


Valeu
 
Entendi em partes a parte da cruzeta em cima, eu já tinha pensado nisso, só não sei exatamente como executar, consegue postar uma foto para nós?

Sobre o oring gigante, é mais ou menos isso que tentei fazer, tem foto do seu também para ver como executou? O meu ta um pouco gambiarra ainda,.


Valeu

Farei as fotos e posto aqui hoje de noite.
 
A Master Bier publicou um novo video do equipamento 3.0 de 50 litros
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=Go_RQIYM_3Q[/ame]
 
Pessoal,

Tenho pesquisado para comprar esse equipamento da Master bier de 50L. Na verdade já está até praticamente fechado. Mas na teria de mensagens com o Flávio ele disse que o limite de malte para fabricação de 50L seria de até 13kg, sendo mais que isso teria que reduzir a litragem final, o que me com a pulga atrás da orelha. Isso quer dizer que se eu quiser fazer uma barley wine, por ex, com og acima de 1.100 com os maltes podendo chegar a mais de 20kg, eu teria que reduzir consideravelmente o volume final ou até nem seria possível em função desse peso elevado dos maltes?

Desde já agradeço quem puder tirar a dúvida.

Abs
 
Pessoal,

Tenho pesquisado para comprar esse equipamento da Master bier de 50L. Na verdade já está até praticamente fechado. Mas na teria de mensagens com o Flávio ele disse que o limite de malte para fabricação de 50L seria de até 13kg, sendo mais que isso teria que reduzir a litragem final, o que me com a pulga atrás da orelha. Isso quer dizer que se eu quiser fazer uma barley wine, por ex, com og acima de 1.100 com os maltes podendo chegar a mais de 20kg, eu teria que reduzir consideravelmente o volume final ou até nem seria possível em função desse peso elevado dos maltes?

Desde já agradeço quem puder tirar a dúvida.

Abs


Sim, deve reduzir consideravelmente tua litragem para conseguir produzir cerveja com alta OG, não tem jeito, no máximo 13kg de malte e era isso.
 
Pessoal,

Tenho pesquisado para comprar esse equipamento da Master bier de 50L. Na verdade já está até praticamente fechado. Mas na teria de mensagens com o Flávio ele disse que o limite de malte para fabricação de 50L seria de até 13kg, sendo mais que isso teria que reduzir a litragem final, o que me com a pulga atrás da orelha. Isso quer dizer que se eu quiser fazer uma barley wine, por ex, com og acima de 1.100 com os maltes podendo chegar a mais de 20kg, eu teria que reduzir consideravelmente o volume final ou até nem seria possível em função desse peso elevado dos maltes?

Desde já agradeço quem puder tirar a dúvida.

Abs


Em BIAB (nao saberia especificar se na masterbier é possivel), também é comum efetuar um double mashing para atingir OG's altas... Faz-se a primeira brassagem e ao invés de se iniciar a fervura, adiciona-se mais malte para retirar mais "açúcares"... e depois inicia a fervura após esse segundo "mashing"...
 
Em BIAB (nao saberia especificar se na masterbier é possivel), também é comum efetuar um double mashing para atingir OG's altas... Faz-se a primeira brassagem e ao invés de se iniciar a fervura, adiciona-se mais malte para retirar mais "açúcares"... e depois inicia a fervura após esse segundo "mashing"...

Entendi. Como nunca fiz biab, não sei como funciona muito bem, mas faz tudo sentido dia explicação. Não chega a tomar o dobro do tempo, né? Na verdade mais 1 ou 2 horas a mais só pra fazer a segunda sacarificação, certo?

Obrigado
 
Sim, deve reduzir consideravelmente tua litragem para conseguir produzir cerveja com alta OG, não tem jeito, no máximo 13kg de malte e era isso.

13kg pra 50L me dá a entender que só conseguiria fazer cervejas com OG máxima de, sei lá, uns 1.070 talvez? Limita bastante se for isso.
 
Precisa ver com a MB se eles fariam um Tubo de Malte com um pouco mais de altura ou diâmetro, assim aumenta o espaço para colocar mais Malte. O tanque de Mostura precisa ter um volume mínimo de Malte para não termos problema com a falta de Mosto sobre a resistência elétrica.
 
Pois é, tenho testado aqui e o máximo que conseguiria fazer são estilos até aproximadamente 1.055. Diminuindo a quantidade do volume final, aumenta essa OG, claro. Mas se eu quiser fazer uma cerveja com 1.100 por ex, teria que diminuir a quase 25L. Aí começo a penar se vale a pena comprar um equipamento com esse preço é essa limitação. Achei a idéia do double mash bem interessante e parece ser viável. Alguém já testou?

Desculpem os erros de digitação, mas estou enviando do cel.
 
Pois é, tenho testado aqui e o máximo que conseguiria fazer são estilos até aproximadamente 1.055. Diminuindo a quantidade do volume final, aumenta essa OG, claro. Mas se eu quiser fazer uma cerveja com 1.100 por ex, teria que diminuir a quase 25L. Aí começo a penar se vale a pena comprar um equipamento com esse preço é essa limitação. Achei a idéia do double mash bem interessante e parece ser viável. Alguém já testou?

Desculpem os erros de digitação, mas estou enviando do cel.

São essas as limitações mesmo, não tem milagre. Tem que ter soluções de contorno como você mesmo falou, menos litros, double mash, não tem jeito.
 
São essas as limitações mesmo, não tem milagre. Tem que ter soluções de contorno como você mesmo falou, menos litros, double mash, não tem jeito.

Blz, valeu pela ajuda! Vou pensar aqui o que fazer.

Abs
 
Sem dúvida essa limitação prejudica. Mas vai de você avaliar quais os estilos de cervejas que tu costuma produzir mais e ver se a maioria ultrapassa os 1060 de OG. Caso não, para aquelas que ultrapassarem dedica um dia para quem sabe fazer duas brassagens a fim de atingir o objetivo.
 
Sem dúvida essa limitação prejudica. Mas vai de você avaliar quais os estilos de cervejas que tu costuma produzir mais e ver se a maioria ultrapassa os 1060 de OG. Caso não, para aquelas que ultrapassarem dedica um dia para quem sabe fazer duas brassagens a fim de atingir o objetivo.


Pois é, isso que estou considerando. De toda forma, vi um amigo falando aí, não lembro o nome agora, que ele faz a brassagem de lavagem a lavagem dos equipamentos em 4:30. Considerando que fazer duas brassagens aumentaria esse tempo em mais ou menos 1:30, ainda assim gastaria quase o mesmo tempo que gasto hoje utilizando 3 panelas. Acho até bem tranquilo.

Não costumo fazer cervejas com muito mais que 1.080. Então acho que daria pra fazer 2 brassagens com 9kg tirando 25L em cada. Se entendi direto, isso funcionária.
 
Tenta entrar em contato com a empresa. Quem sabe eles forneçam uma adaptação ou até um desconto por este fato. Não custa tentar.
 
Back
Top