Masterbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Boa dia Ronaldo, acho que não é por ai não! Pois temos inumeros relatos no forum de clientes da mastervac com problemas! E o que pude perceber é que cada maquina que sai da linha de montagem tem suas diferencas!
Faço cerveja a 2 anos, sou iniciante! Ja tentei moagens mais grossa! Ate melhorou (moedor de 2 rolos), mas minha eficiência nao passa de 65%!
Acho que deveria ser divulgado é que esta eficiência de 74% é para quem tem experiência!!!

Cada um com a sua opinião.

Os relatos são verdadeiros... não tenho dúvida disso... o equipamento precisa de aprimoramentos técnicos, também não tenho dúvida.

Mas tenho conseguido 72% de eficiência como um reloginho (nunca consegui mais que isso..., mas me dou por satisfeito), brassagem após brassagem.

O equipamento, apesar de todos os seus defeitos, não é uma cafeteira que basta colocar pó e ligar... se vc entender o processo, tenho certeza que conseguirás melhorar a eficiência.

Vc já tentou ligar e desligar a bomba no meio do processo de 15 em 15 minutos? Tentou abrir o tubo e mexer a cama? Isso já deve levantar tua eficiência de 65% para 72%, tente e depois relate. Não deveria ser assim? Tvz não. Mas que vai resolver a eficiência, vai!

Absss
 
Cada um com a sua opinião.

Os relatos são verdadeiros... não tenho dúvida disso... o equipamento precisa de aprimoramentos técnicos, também não tenho dúvida.

Mas tenho conseguido 72% de eficiência como um reloginho (nunca consegui mais que isso..., mas me dou por satisfeito), brassagem após brassagem.

O equipamento, apesar de todos os seus defeitos, não é uma cafeteira que basta colocar pó e ligar... se vc entender o processo, tenho certeza que conseguirás melhorar a eficiência.

Vc já tentou ligar e desligar a bomba no meio do processo de 15 em 15 minutos? Tentou abrir o tubo e mexer a cama? Isso já deve levantar tua eficiência de 65% para 72%, tente e depois relate. Não deveria ser assim? Tvz não. Mas que vai resolver a eficiência, vai!

Absss

Oi Ronaldo, eu concordo contigo que com experiência, o processo vai melhorando. Entretanto, o equipamento precisa funcionar.
Eu já testei com moagem bem grossa (vários grão inteiros) e mesmo assim o problema ocorria. O fluxo pela cama de malte fica mínimo.
Primeiro disseram que era problema do perfil de silicone, depois do fundo. O pior de tudo é que eles estavam com a panela lá e não fizeram esse reforço.

Mudando de assunto, comò você faz para parar a bomba no meio do processo?
 
Cada um com a sua opinião.

Os relatos são verdadeiros... não tenho dúvida disso... o equipamento precisa de aprimoramentos técnicos, também não tenho dúvida.

Mas tenho conseguido 72% de eficiência como um reloginho (nunca consegui mais que isso..., mas me dou por satisfeito), brassagem após brassagem.

O equipamento, apesar de todos os seus defeitos, não é uma cafeteira que basta colocar pó e ligar... se vc entender o processo, tenho certeza que conseguirás melhorar a eficiência.

Vc já tentou ligar e desligar a bomba no meio do processo de 15 em 15 minutos? Tentou abrir o tubo e mexer a cama? Isso já deve levantar tua eficiência de 65% para 72%, tente e depois relate. Não deveria ser assim? Tvz não. Mas que vai resolver a eficiência, vai!

Absss
Vou realizar estes experimentos, mas a questao é que nenhuma mb é igual a outra, tua mb pode ter uma vedação melhor no fundo! A minha vaza!
Em relacao a mexer nos graos, li algo sobre nao fazer isto para não atrapalhar na filtragem!
E quando voce faz isto, nao tem o perigo de caramelizar o mosto?
Pois minha mb so desligo as bombas pelo dimmer!
 
Oi Ronaldo, eu concordo contigo que com experiência, o processo vai melhorando. Entretanto, o equipamento precisa funcionar.
Eu já testei com moagem bem grossa (vários grão inteiros) e mesmo assim o problema ocorria. O fluxo pela cama de malte fica mínimo.
Primeiro disseram que era problema do perfil de silicone, depois do fundo. O pior de tudo é que eles estavam com a panela lá e não fizeram esse reforço.

Mudando de assunto, comò você faz para parar a bomba no meio do processo?

Pelo visto as MB são diferentes uma da outra... processo empírico de se resolver problema. rs!

A minha tem um botão de ligar e desligar a bomba.

Se eles tivessem pego um cervejeiro experiente e com massa encefálica, a panelinha já estaria resolvida.
 
Vou realizar estes experimentos, mas a questao é que nenhuma mb é igual a outra, tua mb pode ter uma vedação melhor no fundo! A minha vaza!
Em relacao a mexer nos graos, li algo sobre nao fazer isto para não atrapalhar na filtragem!
E quando voce faz isto, nao tem o perigo de caramelizar o mosto?
Pois minha mb so desligo as bombas pelo dimmer!

A minha parece ser igual a tua. Sem chance de caramelizar. Fica tranquilo.
Qto a mexer, sem problemas, desde que na última meia hora deixe quieto filtrando. Testa e conversamos!
 
A minha parece ser igual a tua. Sem chance de caramelizar. Fica tranquilo.
Qto a mexer, sem problemas, desde que na última meia hora deixe quieto filtrando. Testa e conversamos!

Beleza Ronaldo, sexta vou fazer uma Wit 50 litros e testarei aqui os resultados utilizando as tuas dicas...valeu...
 
15.000, 16 a completinha com todos os opcionais.

Eles falam em 90 dias pra entregar mas no meu caso já tinha uma encaminhada na produção, então não deve demorar isso tudo.
Já tem um tópico aberto sobre ela. Quando chegar e eu testar, vou postar lá, mas aviso aqui!
 
Não vejo muito sentido em investir quase dez mil em um equipamento automático e precisar de tempo em tempo desligar a bomba e mexer manualmente os maltes. A imagem que eu tinha dessas panelas era, ligar a panela, colocar os maltes previamente moídos, programar as rampas e ficar sentado ao dela esperando o término da brassagem.
 
Não vejo muito sentido em investir quase dez mil em um equipamento automático e precisar de tempo em tempo desligar a bomba e mexer manualmente os maltes. A imagem que eu tinha dessas panelas era, ligar a panela, colocar os maltes previamente moídos, programar as rampas e ficar sentado ao dela esperando o término da brassagem.

Lelio,
Concordo com vc.
Não faz muito sentido ficar mexendo o mosto.
Estes equipamentos são feitos com os objetivos de ocupar pouco espaço, uma panela apenas, não ter que ficar mexendo e fazer boas cervejas em pequenas levas.
Não são equipamentos em escala industrial onde qualquer ponto a mais ou a menos em eficiência representa ganhos ou perdas significativas na produção.
O preço é alto, principalmente para nós aqui no Brasil devido aos altos impostos e encargos.
São brinquedos caros.
Eu tenho duas, comprei a primeira que faz 60 litros e depois comprei uma menor para 20 litros.
Hoje eu só uso a menor, pois é bem mais leve e muito mais fácil de limpar.
Nunca parei a brassagem pra ficar mexendo o mosto e sempre tive razoável eficiência.
 
Pessoal, vou inaugurar a minha agora à tarde. Como vocês fizeram a limpeza inicial? Foi uma limpeza básica, talvez uma mangueirada (se bem que em sacada de ap complica) ou a ligaram para aquecer a água para limpá-la melhor internamente? Usaram só água ou detergente neutro também?
:mug:
 
Legal, depois da experiência disponibilize um feedback pra gente. Mas parece que o tubo de malte para 20 litros não há problema.
 
Pois é, foi no de 50. Vou fazer 20L de Weiss hoje, devo fazer mais 20L de Ipa durante a semana e no máximo em 15 dias um amigo vai fazer uma brassagem de 50L nela. Seguirei relatando, com certeza.
:mug:
 
Tmb tive problemas no tubo de 20, a minha inclusive está na Mastervac para ver se resolvem o caso.
 
Em acabamento sim mas funciona igual.
Porém, a minha MB é modelo do ano passado, com duas bombas chugger e sem as outras modificações que vejo agora. Um modelo bem mais simples e que funciona bem.
 
Lélio e Victor,

A questão que foi apresentada era referente eficiência e as duas soluções que dei resolvem o problema. Claro que não é o ideal, claro que eficiência não deveria ser uma questão... Mas o fato é que mexer o malte e ligar e desligar a bomba ajudam e mto a eficiência. E, vamos combinar, não dá trabalho nenhum... Para aqueles que não querem ter trabalho, recomendo comprar cerveja e não fazer, pois, além da certeza de que beberão uma boa cerveja, não se cansarão com toda a função ... rsrsrsrsrs!!! IMO
 
Lélio e Victor,

A questão que foi apresentada era referente eficiência e as duas soluções que dei resolvem o problema. Claro que não é o ideal, claro que eficiência não deveria ser uma questão... Mas o fato é que mexer o malte e ligar e desligar a bomba ajudam e mto a eficiência. E, vamos combinar, não dá trabalho nenhum... Para aqueles que não querem ter trabalho, recomendo comprar cerveja e não fazer, pois, além da certeza de que beberão uma boa cerveja, não se cansarão com toda a função ... rsrsrsrsrs!!! IMO

Hehehe.....isso na sua IMO!!!
Não faz sentido ficar mexendo nada num equipamento como este, ainda mais para se obter uma eficiencia de 72%!!!
Eu tenho uma eficiencia de 82% sem mexer.
Qdo comecei a acompanhar este tópico, não entendi vários problemas aqui relatados, simplesmente não encaixava com a minha experiencia com a MB.
Depois fui percebendo que do fim do ano pra cá, a Mastervac parecia que fazia em "cada máquina" alguma modificação, logo entendi que a minha era diferente da do Zé, que era diferente da do Pedro, que era diferente da do Tadeu, que era difierente da Chico....e assim vai.
A sua parece ser diferente e precisa ficar mexendo pra obter essa eficiencia de 72%.
Se pra vc está bem, maravilha, mas eu te garanto que com a minha vc obtem muito mais eficiencia sem mexer.
Alias, estou pensando em vender, pois cheguei a conclusão que uma máquina pra 60 litros é muito pesada pra mim.
Se vc tiver interesse me mande uma PM, estou fazendo um preço bem camarada.
 
Hehehe.....isso na sua IMO!!!
Não faz sentido ficar mexendo nada num equipamento como este, ainda mais para se obter uma eficiencia de 72%!!!
Eu tenho uma eficiencia de 82% sem mexer.
Qdo comecei a acompanhar este tópico, não entendi vários problemas aqui relatados, simplesmente não encaixava com a minha experiencia com a MB.
Depois fui percebendo que do fim do ano pra cá, a Mastervac parecia que fazia em "cada máquina" alguma modificação, logo entendi que a minha era diferente da do Zé, que era diferente da do Pedro, que era diferente da do Tadeu, que era difierente da Chico....e assim vai.
A sua parece ser diferente e precisa ficar mexendo pra obter essa eficiencia de 72%.
Se pra vc está bem, maravilha, mas eu te garanto que com a minha vc obtem muito mais eficiencia sem mexer.
Alias, estou pensando em vender, pois cheguei a conclusão que uma máquina pra 60 litros é muito pesada pra mim.
Se vc tiver interesse me mande uma PM, estou fazendo um preço bem camarada.

Eficiência eu não discuto pq cada um tem sua forma de calcular... meus 72% podem ser os teus 82%, ou até melhor... já vi cada cálculo que nem perco mais meu tempo em discutir. Valeu
 
Lélio e Victor,

A questão que foi apresentada era referente eficiência...

Eficiência eu não discuto pq cada um tem sua forma de calcular... meus 72% podem ser os teus 82%, ou até melhor... já vi cada cálculo que nem perco mais meu tempo em discutir. Valeu

Ué?....mas foi vc que lenvantou a questão!!!

Mas concordo com vc, se vc acha que 72 pode ser até maior que 82, não há o que descutir!
Sua matemática é muito estranha!!....hehehe
 
Ué?....mas foi vc que lenvantou a questão!!!

Mas concordo com vc, se vc acha que 72 pode ser até maior que 82, não há o que descutir!
Sua matemática é muito estranha!!....hehehe

As vezes tem que desenhar... ler e entender é para poucos e 2014 é o ano do Analfabetismo Funcional. rsrsrrsrss!!!

Dei dicas de como MELHORAR a eficiência e não como calcular.

Não discuto forma de cálculo.

Cada um tem uma forma estranha de calcular eficiência ainda que no final não tenha o volume de cerveja que era planejado.

Assim, 72% de eficiência de um pode sim ser maior que 82% de outro se a forma de calcular for diferente... dependendo de como é teu cálculo.

Entendeu? Se precisar te mando um desenho na próxima.
 
Ué?....mas foi vc que lenvantou a questão!!!

Mas concordo com vc, se vc acha que 72 pode ser até maior que 82, não há o que descutir!
Sua matemática é muito estranha!!....hehehe

Ler, interpretar e entender é para poucos e, afinal, 2014 é o ano do Analfabetismo Funcional. rsrsrrsrss!!!

Dei dicas de como MELHORAR a eficiência e não como calcular.

Não discuto forma de cálculo.

Cada um tem uma forma estranha de calcular eficiência ainda que no final não tenha o volume de cerveja que era planejado.

Assim, 72% de eficiência de um pode sim ser maior que 82% de outro se a forma de calcular for diferente... dependendo de como é teu cálculo.

Entendeu? Se precisar te mando um desenho na próxima.
 
Ler, interpretar e entender é para poucos e, afinal, 2014 é o ano do Analfabetismo Funcional. rsrsrrsrss!!!

Dei dicas de como MELHORAR a eficiência e não como calcular.

Não discuto forma de cálculo.

Cada um tem uma forma estranha de calcular eficiência ainda que no final não tenha o volume de cerveja que era planejado.

Assim, 72% de eficiência de um pode sim ser maior que 82% de outro se a forma de calcular for diferente... dependendo de como é teu cálculo.

Entendeu? Se precisar te mando um desenho na próxima.


Caraca!!....hahaha
Você é meio agressivo e raivoso!....hahaha
Estou curioso como seria o seu desenho, pode mandar sim......hehehe
Vocé deve ser advogado, é aquela velha história de que pra engenheiro 2+2=4 e pra advogado pode ser qualquer coisa depende de quanto o cliente paga....hehehe
Relaxa!.....toma uma cerveja e relaxa!!
 
Caraca!!....hahaha
Você é meio agressivo e raivoso!....hahaha
Estou curioso como seria o seu desenho, pode mandar sim......hehehe
Vocé deve ser advogado, é aquela velha história de que pra engenheiro 2+2=4 e pra advogado pode ser qualquer coisa depende de quanto o cliente paga....hehehe
Relaxa!.....toma uma cerveja e relaxa!!

Na verdade achei graça... Mas escrever tem dessas coisas.
 
Ronaldo em todos os fóruns q vc participa vc arruma problema, será essa a sua intenção ?

É verdade... Minha tolerância a mediocridade é mto baixa e, infelizmente, ela impera. Os medíodres são os mais dodóis, pois não se garantem em nada. Me incomodei com um ladrão de software e com outro que não sabe ler. Realmente, "arruma problema" (sic) é comigo. Não sirvo para politicamente correto.

Quem me conhece sabe que tenho opiniões fortes e que sou assim aqui e pessoalmente, ao contrário de alguns que se escondem por trás de um teclado.

Mas, fica tranquilo, que hoje eu não vou "arruma problema" (sic) pois estou comemorando mais uma medalha internacional da Bierland Bruxa Belgian Blond, Ouro no International Beer Challenge em Londres.

Absss
 
Bem, voltando a questão importante da panela, continuo sem resposta da mastervac. Pelo visto terei que recorrer ao judiciário mesmo.

Sobre a eficiência, não vejo como errar muito no cálculo. Considerando o potencial dos grão usados, o volume final e a OG, os valores devem ficar parecidos.
Para vocês terem uma idéia, utilizando 14kg de malte (principalmente pale ale ou pilsen e uns 5-15% de outro) eu consigo, no máximo, 40L de um mosto com OG de 1052-1055.
Pelos cálculos do beersmith, fico com eficiência por volta de 55%. Se aumentar o tempo de mashout isso melhora um pouco.

Quantos kg de malte vocês usam para produzir 40L de mosto com cerca de 1055?

Tentarei reduzir o volume inicial e fazer sparging, mas estou esperando o phmetro chegar para ter certeza de utilizar agua com ph baixo no sparging.

Para poder desligar a bomba e mexer o malte eu preciso instalar um botão e, embora simples, não quero fazer modificações na panela antes de resolver o problema.

Para vocês que conseguem mais de 70% de eficiência, como é a moagem que utilizam?
Já fiz com moagem mais grossa (no moinho de rolos) e não fez muita diferença. Normalmente minha moagem gera grão quebrados (pouco fragmentados, tipo: quebrados ao meio), com cascas íntegras ou partidas ao meio e alguns grão praticamente intocados (cascas levemente abertas).

Vocês fazem sparging?

Abraço,
Ricardo
 
Bem, voltando a questão importante da panela, continuo sem resposta da mastervac. Pelo visto terei que recorrer ao judiciário mesmo.

Sobre a eficiência, não vejo como errar muito no cálculo. Considerando o potencial dos grão usados, o volume final e a OG, os valores devem ficar parecidos.
Para vocês terem uma idéia, utilizando 14kg de malte (principalmente pale ale ou pilsen e uns 5-15% de outro) eu consigo, no máximo, 40L de um mosto com OG de 1052-1055.
Pelos cálculos do beersmith, fico com eficiência por volta de 55%. Se aumentar o tempo de mashout isso melhora um pouco.

Quantos kg de malte vocês usam para produzir 40L de mosto com cerca de 1055?

Tentarei reduzir o volume inicial e fazer sparging, mas estou esperando o phmetro chegar para ter certeza de utilizar agua com ph baixo no sparging.

Para poder desligar a bomba e mexer o malte eu preciso instalar um botão e, embora simples, não quero fazer modificações na panela antes de resolver o problema.

Para vocês que conseguem mais de 70% de eficiência, como é a moagem que utilizam?
Já fiz com moagem mais grossa (no moinho de rolos) e não fez muita diferença. Normalmente minha moagem gera grão quebrados (pouco fragmentados, tipo: quebrados ao meio), com cascas íntegras ou partidas ao meio e alguns grão praticamente intocados (cascas levemente abertas).

Vocês fazem sparging?

Abraço,
Ricardo

Ricardo,

O erro de cálculo se dá, geralmente, por duas situações:

1) Software definido em 40L finais, 70% de eficiência, o que dá OG prevista para 1055. Final de brassagem: 36L finais, OG 1055. A pessoa não redefine no software o volume final efetivo e acha que a eficiência bateu certinho, quando de fato a eficiência nesse caso seria inferior aos 70%, aproximadamente 10% a menos.

2) Software definido em 40L finais, 70% de eficiência, o que dá OG prevista para 1055. Final de brassagem: 36L finais, OG 1060. A pessoa só entra com o dado OG 1060 no software e não altera o volume final retirado, parecendo que a eficiência foi mto maior, quase 10%, quando na verdade foram os mesmos 70%, ou até menos.

Assim, é essencial para o cálculo da eficiência o que efetivamente aconteceu na brassagem, tanto OG final medido, quanto volume final retirado. Qualquer erro ou diferença com o definido no software, vai afetar severamente o cálculo da eficiência. Por isso, é difícil discutir eficiência.

Seguem dois materiais interessantes sobre eficiência:

http://braukaiser.com/wiki/index.php?title=Understanding_Efficiency
http://braukaiser.com/download/Troester_NHC_2010_Efficiency.pdf

OG1055 / 40L / 70% eficiência - por volta de 10Kg de malte.

Quanto à moagem, notei que uma moagem mais grossa favorece esse tipo de equipamento pela melhor circulação da água pela cama de malte.

Espero ter ajudado. Absss
 
Alguem já testou usar uma moagem 2/3 grossa e 1/3 mais fino?
acho que sempre vale esses testes! um sparge pelo que estou lendo, sempre aumenta a eficiência nesses equipamentos. mas quanto de água usar? deve ter algum limite de grãos para a quantidade inicial na panela, achando essa quantidade, o resto vai pro sparge!

meu single vessel ainda não chegou mas já estou matutando sobre o processo com a experiencia compartilhada por vc´s.

eu que sempre tive 63% nas panelas, já ficaria feliz com 70%! mas já escutei gente dizendo que o pessoal da bodebrown conseguiu incríveis 94% de eficiência nesse tipo de cozinha!!!!!!
 
Alguem já testou usar uma moagem 2/3 grossa e 1/3 mais fino?
acho que sempre vale esses testes! um sparge pelo que estou lendo, sempre aumenta a eficiência nesses equipamentos. mas quanto de água usar? deve ter algum limite de grãos para a quantidade inicial na panela, achando essa quantidade, o resto vai pro sparge!

meu single vessel ainda não chegou mas já estou matutando sobre o processo com a experiencia compartilhada por vc´s.

eu que sempre tive 63% nas panelas, já ficaria feliz com 70%! mas já escutei gente dizendo que o pessoal da bodebrown conseguiu incríveis 94% de eficiência nesse tipo de cozinha!!!!!!

Legal essa coisa da moagem... vou testar!

De novo a questão de eficiência.
Li em algum estudo que em condições de laboratório o máximo de eficiência seria por volta de 88%. Se achar esse estudo novamente, postarei aqui...

absss
 
Ronaldo, boa noite, antes mais nada parabéns pela medalha, eu particularmente acho a Cerveja Bierland um show, parabéns, tive oportunidade de conhece-la em Blumenal e agora em Rib Preto. Espero amigos cervejeiros que possamos voltar aos níveis civilizados e de companheirismo que sempre pautaram este FORUM, e que o torna cada dia mais importante para todos aqueles que apreciam a cultura e a delícia de fazer cerveja em casa. Eu posso estar errado gente, mas essa questão da eficiência, pelo menos para mim, nunca me importunou muito, principalmente porque vai refletir na litragem final, pois entendo que isso se torna muito importante na cervejaria que fabrica uma quantidade bem maior de cerveja, com fins comerciais, etc....a extração tem que ser a melhor possível. Agora pra quem faz 20, 50 lts, acham que o "prejuízo" é assim tão evidente??? Puxa, chegou lá no final, deu a OG que vc espera...pimba!!!! se deu 14 lts, pra quem esperava pelo menos 19, teve que ferver mais para tal....e daí....fiz um RIP, que aconteceu justamente isso, e eu fiquei ali matutando, depois de 8 meses...(porque ela ficou sensacional)..."puxa, poderia ter dado mais uns litrinhos"...rsrsrs....mas é a vida, o que importa é ser feliz....não acham???

Abçs a todos

PEDROSA
 
Só pra tirar um sarro e aliviar a polêmica acima. Pô, nenhum dos dois, Victor e/ou Ronaldo, com os quais aprendo bastante e que contribuem um bocado pro fórum, contou como é que cada um calcula a tal eficiência. E eu lendo post por post, ignorando a peleia mas esperando a dita resposta :D . Como sou novato, recém fiz minha quinta brassagem, ainda não me atenho nem detenho esse recurso. Mas vamos lá, já que o papo é Masterbier e inaugurei a minha no último sábado, conforme postei.

Fiz 20L de Hefe-Weiss com os seguintes ingredientes:

- 2,66 kg Malte Trigo BestMalz 4,5 EBC
- 1,2 kg Malte Pilsen Agraria 3,3 EBC
- 0,14 kg Malte Aromático Briess 52 EBC
- 0,16 kg Malte Carapils Briess 2,25 EBC
- 0,4 kg Aveia Flocos (da mais comercializada em mercado, por minha conta)
- 25 gr Lúpulo H.Mittelfrueh 4,9% a.a. 60 minutos
- 13 gr Lúpulo Spalter Select 5,4% a.a. 15 minutos
- 1 Pastilha Whirfloc (primeira vez que usei) nos últimos 15 min. de fervura.
- 1 Sachet Levedura Fermentis WB-06

Taquei 33 litros de água na Master, programei conforme lista abaixo (sugerida pelo site deles) e iniciei o processo.

1 - aqueci a água 45 graus e larguei o malte
2 - 15 min a 45 graus
3 - 30 min a 52 graus
4 - 45min a 65 graus
5 - 10 min a 76 graus
6 - 60 min a 96 graus

O produto final ficou com 1.030 aos 24,5 graus depois do mosto resfriado (primeira vez que medi, espero ter feito certo) e aproximadamente 22 litros finais. Segundo um amigo cervejeiro experiente, obtive uma eficiência de uns 50% apenas.

Desconfio basicamente de duas possibilidades, uma é quanto a moagem do malte, pois foi a primeira vez que o moí em casa com um moedor Guzzo. Ora moía mais, ora menos, mas não sei se foi uma boa ideia. Provavelmente não porque fiquei sem saber qual das formas teria sido a mais ou menos eficiente.

Outra possibilidade é de que a água não tenha lavado bem o malte como deveria. Tirando o momento inicial, quando a água sobe pelo tubo de malte pela primeira vez e o mosto transborda, não notei uma continuidade satisfatória (ao menos visualmente falando, valendo lembrar que nunca havia visto uma Master em funcionamento, só em vídeos sempre editados) de recirculação. Houve um turbilhão lateral, mas aparentemente menor do que os postados nos vídeos dos amigos.

Seguindo dicas de outro amigo, taquei 600gr de mel + 400gr de açúcar no fermentador um dia depois (com todos os cuidados possíveis, claro) para tentar salvar / melhorar a cerveja.

Nos próximos 20 dias farei mais duas brassagens nela, mais uma de 20 e outra de 50 litros. A leva de 50 litros terá o malte moído por um amigo que tem moedor de rolos, pra não arriscar demais.

Vou fotografar e filmar melhor o processo para realmente ter ideia do que aconteceu e acontecerá.

Vou torcer que eu tenha errado alguma parte do processo e que não seja a bomba jogando água pra fora do tubo de malte.

Obs.: tampei a panela em todo o processo antes da fervura, isso foi um erro?
:mug:
 
Em tempo, parabéns, Ronaldo, não sabia da tua ligação com a Bierlando, da qual sou fã e felizmente acho aqui em Dourados-MS, onde estou morando recentemente.
:mug:
 
Back
Top