Masterbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Embaixo da maquina tem 4 torneiras, em que vc fechando uma e abrindo outra consegue fazer varias coisas. Na que sai da bomba tem uma, na que sai da panela tem outra. fechando estas, e abrindo as outras duas voce retira o malte acima do trub e manda pro chiller placas/fermentador, e se der uma ajeitadinha com uma dessas torneiras consegue fazer uma ligação pra whirpool...isso tudo porque a bomba agora pode ser ligada independentemente da programaçao, nesse aspecto foi sensacional tudo isso que vc pode fazer alem da limpeza automatizada.....
 
Manda tuas fotos sim.....na pagina 27 do tópico tem as fotos das torneiras que eu tinha mandado pro pessoal que não sabia ainda como ia ser...
 
Justamente, ai diminui o fluxo de saida do malte, não o de entrada com aquela peça, e parece-me que melhorou.....mas amanha eu vou prestar mais atençao nisso....e conto.
 
Pessoal, vi o vídeo do Henrique, comigo aconteceu exatamente a mesma coisa na primeira brassagem, se eu não tiver louco, eu acho que é a saida do mosto que é paralelo a de empuxo, e o que as separa é o tubo de malte. O que fiz, diminui o fluxo via torneira do mosto puxado pela bomba, deu uma boa melhorada. Mas como tou de "boa", me recuperando de uma cirurgia no "naso"....amanha faço o teste com agua e tubo pra tentar confirmar minha teoria e tento filmar e mandar pra vcs. ok .. abraços... Pedrosa.


Pedrosa, você controlou o fluxo da bomba restringindo a entrada da bomba? (Sucção)
Se fez isso não o faça mais, pois vai cavitar sua bomba, o que vai acabar com o rotor dela. O correto é regular o fluxo na saída da bomba.
 
Isso não faz o menor sentido uma vez que este sistema é a grosso modo um RIMS/BIAB.


O fato é que a pressão gerada pelas bombas (meu modelo é o antigo), é tão alta que a partir do momento em que a segunda é ligada, o mosto começa a vazar por baixo interrompendo a recirculação. Creio que isso seja devido ao giro para um dos lados do tubo de malte que só é resolvido desligando as bombas, aliviando a borboleta e apertando-a novamente.
 
O fato é que a pressão gerada pelas bombas (meu modelo é o antigo), é tão alta que a partir do momento em que a segunda é ligada, o mosto começa a vazar por baixo interrompendo a recirculação. Creio que isso seja devido ao giro para um dos lados do tubo de malte que só é resolvido desligando as bombas, aliviando a borboleta e apertando-a novamente.

É o que está parecendo.
Substituíram as duas bombas por uma super dimensionada que está fazendo o mosto escapar por baixo e recircular por fora do mash tun, diminuindo assim a eficiência.
Deixou de ser um sistema RIMS para ser uma mistura de avestruz com lobisomem.
Para tentar resolver este problema, soldaram uma chapa em cima da saída da bomba para agir como difusora que parece, tbm não deu certo.
Além da simplicidade e eficiência uma outra vantagem deste sistema da Spiedel é ser uma panela de fácil limpeza e sanitização, coisa que começa a ficar complicado com essa chapa soldada no fundo.
A minha é do sistema antigo que funciona bem, mas agora já me preocupo quando um dia precisar repor as bombas.
 
Conversei ontem com o Flávio. A minha MB deve voltar para eles, para poderem verificar e corrigir o problema.
Ele disse que agora está fazendo brassagem teste com toda panela, antes de enviar. então imagino que tenha conserto para o nosso problema.

Farei uns testes hoje e voltarei a entrar em contato com ele. Eles devem mandar uma transportadora recolher o equipamento.
Quando estiver pronto, irei a SP para fazer uma brassagem teste com eles.

Para aqueles que estão pensando em comprar uma MB, eu sugiro que entrem em contato com o Flavio e verifiquem se ele testa o equipamento fazendo uma brassagem. Embora o meu tenha esse problema, eles estão sendo bem atenciosos e me parecem dispostos a resolve-lo.

:mug:
 
Na minha opinião o problema de escapar por baixo é devido a superfície plana da parte inferior, pois vendo em fotos da Spiedel parece que ela tem uma corcova na parte que fica dentro do tubo de malte...
 
Não sei se da para perceber nesta foto....
 

Attachments

  • Fundo Speidel.jpg
    Fundo Speidel.jpg
    36.1 KB · Views: 132
Na minha opinião o problema de escapar por baixo é devido a superfície plana da parte inferior, pois vendo em fotos da Spiedel parece que ela tem uma corcova na parte que fica dentro do tubo de malte...

Não, o fundo da Spiedel é plano e polido.
 
Pessoal conversei ontem com o Luciano. Eles foram muito atenciosos e pediram para enviar a panela para modificações.
 
Se a foto que o ALEX posto for da BRAUMAISTER , nota-se que os furos de sucção e retorno são bem equidistantes......não acham, diferente da MB que quase só a parede do tubo os separa.
 
No seu caso acho que é só diminuir a vazão da bomba usando dimmer.

A minha também são duas chugger, já tentei reduzir mais não adiantou muito, o dimmer é muito sensível e regulando para diminuir a vazão praticamente para a circulação. Não vi o vídeo do Henrique, a dele da para perceber bem o escape do mosto pela lateral?
 
Nossa! Faz um turbilhão pela lateral do mash tun! Nada ou quase nada circula pelo malte!
 
Sacanearam tando o pessoal da mybeer com a demora para eles lançarem a panela deles... pelo jeito está explicado! Estudaram o equipamento a fundo e não usaram clientes como cobaias!!!

Acho que hj é o equipamento mais bem feito, projetado e acabado do mercado... pena que o preço ficou caro demais!
 
Sacanearam tando o pessoal da mybeer com a demora para eles lançarem a panela deles... pelo jeito está explicado! Estudaram o equipamento a fundo e não usaram clientes como cobaias!!!

Acho que hj é o equipamento mais bem feito, projetado e acabado do mercado... pena que o preço ficou caro demais!


Pois é Thiago, mas no caso da mybeer só o tempo/utilização dos cervejeiros é que poderemos ter uma opinião completa.
Ajustes em projetos ocorrem sempre....acho que o importante é ter um pós-venda eficiente.
E até agora a Mastervac tem se mostrado eficiente...
 
Sacanearam tando o pessoal da mybeer com a demora para eles lançarem a panela deles... pelo jeito está explicado! Estudaram o equipamento a fundo e não usaram clientes como cobaias!!!

Acho que hj é o equipamento mais bem feito, projetado e acabado do mercado... pena que o preço ficou caro demais!

Não vi ninguém sacaneando a MyBeer, Mastervac ou outra qlqr.
Além disso a Mastervac tem se mostrado séria e procurado resolver qlqr problema.
 
Vitor pode postar o video sem problemas ! Só não fiz isso pq não descobri como
 
Então não sei o que pode estar acontecendo na minha, pois é do modelo antigo, até tem o dimmer que controla as bombas...mas é só....

No seu caso acho que é só diminuir a vazão da bomba usando dimmer.

Não use o dimmer para controlar a vazão da bomba! Pode estragar.
O dimmer foi colocado para dar partida nas bombas em locais em que a rede elétrica é próxima de 240v, o que fazia com que o motor rodasse sem que o acoplamento magnético "travasse". Fonte: Flavio MB

Para controlar a vazão das bombas tem que colocar um registro na saída da bomba.
 
É, esse daí ta mais feio que o meu também. Essa nova nao tem registro na saída da bomba não? Tenta regular o fluxo de pouco em pouco até chegar em uma situação ótima.
 
Sábado fiz uma leva de 50 litros de Oktoberfest, comecei com 70 litros de agua e 14 kg de malte e fervura de 90 minutos, tive uma OG de 1052 com 52 litros no fermentador.
Percebi que com o novo perfil em temperaturas mais baixas (diacetil rest, 55 graus) não ocorre a fuga de circulação. Quando a temperatura subiu para 67, ai começou a fuga, não tão intensa a do vídeo, mas tinha fuga.
Conclusão, acho que com o aumento de temperatura ocorre uma facilidade em deformar o perfil, permitindo assim a fuga da circulação por baixo.
O que vocês acham?
 
Alex, conversando com o Henrique, existe uma possiblidade de algo que ele falou, que é a moagem, pelo jeito a máquina foi testada com o malte já moído em moinho de rolos, que dependendo da regulagem não "mói" o grão e sim "quebra" o grão, o que é o ideal. Eu tenho o moinho de rolos, mas entendo que eu o regulei muito mal, tanto é que o grão ficou muito fino, conquanto se tivesse regulado certo, iria parece que estava inteiro, mas na verdade estaria quebrado idealmente. Falamos tudo isso porque, se corretamente quebrado o grao, a compactação fica diferente e mais "filtrável", eu notei que minha ceva ficou com uma adstringencia infeliz. Vou realizar uma nova brassagem levando em conta essa teoria e depois eu conto se de fato isso pode influenciar. vamos ver...abçs
 
Ele comentou que o pessoal da MB já compra o grão moído na LAMAS, e lá realmente eles fazem uma moagem profissional em moinho de rolos. O interessante é que quando vc olha o grão parece inteiro, mas quando vc examina vc nota que ele está quebrado e parcialmente protegido pela casca, eu tô apostando nisso.
 
Back
Top