Masterbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Olá Victor, estou medindo a eficiência com densímetro com o mosto a 20 graus e inserindo a informação no beersmith
 
Oi Victor, posso te passar o vídeo da brassagem para vc analisar e ver se está parecida com a sua ?
 
Ricardo, como vc está medindo esta eficiência?
Oi Victor.

Eu uso o beersmith, colocando a OG e volume medidos ao final da brassagem (nos campos do lado direito inferior).
Na brassagem de domingo, por exemplo, tive uma OG de 1054 (medida no densímetro) em um volume total final de aproximadamente 45L, utilizando 14kg de malte.
Isso, pois fiz 90min de mosturação e "sparging" com o próprio mosto após 15min de mash out, para ganhar alguns pontos.

Você não tem problema de vazamento por baixo do tubo de malte?
 
Rapaz ainda há pouco vi o vídeo que o Henrique me passou. Caraca! Nunca vi isso! A sua está igual?
 
Rapaz ainda há pouco vi o vídeo que o Henrique me passou. Caraca! Nunca vi isso! A sua está igual?
Não vi o video dele, mas no meu caso é bem intenso o fluxo lateral. Pelo tubo mesmo, só fica escorrendo um discreto filete.
Imagino que o problema seja o mesmo.

Ainda não consegui falar com o Flavio para ver como resolver isso, mas a mudança de borracha não resolveu.
 
Perguntei a ele mas ele não soube responder. O mosto sempre escapa pelo mesmo lugar?
Fica difícil afirmar se é sempre no mesmo lugar, mas eu tenho a impressão de ser. Mesmo girando o tubo acho que o vazamento é no mesmo local.
Também tenho a impressão de coincidir com o direcionamento do fluxo da bomba. Quando ligo a panela só com água e sem o tubo de malte, há um direcionamento do fluxo para 2 pontos laterais. Esse direcionamente parece coincidir com o local do vazamento, mas não tenho certeza disso.
 
Nunca vi isso. Estou achando que há alguma folga no fundo e por isso o tubo mesmo com a borracha não está vedando.
Tbm é bem estranho este fluxo lateral.....não faz sentido. O fluxo tem que ser vertical e não lateral.
Muito estranho!
O que eles da MB dizem?
 
Conversei com o Flávio um dia, e ele me disse que o ideial era uma guarnição que não fechasse completamente permitindo assim um certo fluxo vazar por baixo do tubo de malte.
Creio que é válido, embora nao tenha testado ainda. Caso a vedação seja completa a pressão parece forçar o tubo de malte a tombar permitindo um vazamento extremamente alto, não gerando nenhum fluxo pelo malte.
Última brassagem que fiz utilizei apenas uma das bombas para que a brassagem ocorresse sem problemas. O fluxo era obviamente menor, mas pelo menos ocorria. Outra coisa importante de se observar é se a cama de malte está bem diatribuída, o que poderia também gerar um giro no tubo e facilitar o vazamento por baixo.
 
Nunca vi isso. Estou achando que há alguma folga no fundo e por isso o tubo mesmo com a borracha não está vedando.
Tbm é bem estranho este fluxo lateral.....não faz sentido. O fluxo tem que ser vertical e não lateral.
Muito estranho!
O que eles da MB dizem?
As panelas novas, com uma bomba só, possuem um "anteparo" cerca de 4cm acima da saida da bomba. Isso bloqueia o fluxo vertical. Acho que esse direcionamento lateral ocorre em função disso.
 
As panelas novas, com uma bomba só, possuem um "anteparo" cerca de 4cm acima da saida da bomba. Isso bloqueia o fluxo vertical. Acho que esse direcionamento lateral ocorre em função disso.

Tenho este mesmo problema da saída lateral de fluxo, recebi esta semana o novo perfil (como ja testado por outros acho que não adiantou muito).
Estava agora lendo os tópicos e reparei que na minha panela a fuga sempre ocorre pelo mesmo lado, posso girar o tubo de malte que o problema fica na mesma posição.
Minha pergunta, sera que não existe nesta parte do fundo da panela um desnível que possa mesmo com o perfil de silicone não vedar direito?
Tirando isto tenho tido eficiência na casa de 68%, o que pude perceber com a ajuda do Victor é que se deve calcular bem a água total utilizada.
 
Conversei com o Flávio um dia, e ele me disse que o ideial era uma guarnição que não fechasse completamente permitindo assim um certo fluxo vazar por baixo do tubo de malte.
Creio que é válido, embora nao tenha testado ainda. Caso a vedação seja completa a pressão parece forçar o tubo de malte a tombar permitindo um vazamento extremamente alto, não gerando nenhum fluxo pelo malte.
Última brassagem que fiz utilizei apenas uma das bombas para que a brassagem ocorresse sem problemas. O fluxo era obviamente menor, mas pelo menos ocorria. Outra coisa importante de se observar é se a cama de malte está bem diatribuída, o que poderia também gerar um giro no tubo e facilitar o vazamento por baixo.

Isso não faz o menor sentido uma vez que este sistema é a grosso modo um RIMS/BIAB.
 
Estou muito interessado na MB, inclusive quase fechei negócio com o Flávio. Mas esses problemas de vazamento que vcs estão relatando me deixou um pouco receoso. Ficaria bem chateado de investir um valor desse em um equipamento e ele não funcionar perfeitamente.
 
Caro Henrique, tem como me passar o video no privado?...eu só fiz uma brassagem ate agora na MB...o que notei é que parecia que o fluxo vertical não era muito vigoroso, no entanto, a mangueira que puxa o mosto, ao lado do tubo, chegava a fazer redemoinho, ai eu fui controlando pelas torneiras o fluxo. aparentemente deu certo, mas gostaria de comparar com uns testes que vou fazer, quem sabe surge alguma luz. abraços
 
Pois é...
Este sistema é simples, de fácil operação e limpeza, com boa eficiencia e testado mundo afora.
Um processo desenvolvido e patenteado pela Spiedel Braumeister (não sei como a MB lida com isso).
Pelo que estou lendo a MB fez várias modificações, bombas, valvulas, etc. e me parece que complicaram o que era pra se simples.
A minha, por mera sorte, é do modelo antigo e funciona perfeitamente bem.
O único problema q vejo é a baixa qualidade da solda (avisei isso ao Flavio) e fragilidade dos discos suportes das telas de filtro.
A solda é um problema cosmético e a baixa qualidade dos discos fazem eles empenar e espirrar o mosto pra fora da panela, mas tbm é de fácil solução.
 
Pedrosa me passa seu email q eu mando. Não sei utilizar o privado! RS .Na verdade não sei nem onde ele fica ....
 
Pois é, a minha tambem é do modelo antigo mas tem o problema na circulação!
Estou pensando em ir a alguma loja especializada em perfis de borracha/silicone e fazer alguns testes!!!!

Pois é...
Este sistema é simples, de fácil operação e limpeza, com boa eficiencia e testado mundo afora.
Um processo desenvolvido e patenteado pela Spiedel Braumeister (não sei como a MB lida com isso).
Pelo que estou lendo a MB fez várias modificações, bombas, valvulas, etc. e me parece que complicaram o que era pra se simplues.
A minha, por mera sorte, é do modelo antigo e funciona perfeitamente bem.
O único problema q vejo é a baixa qualidade da solda (avisei isso ao Flavio) e fragilidade dos discos suportes das telas de filtro.
A solda é um problema cosmético e a baixa qualidade dos discos fazem eles empenar e espirrar o mosto pra fora da panela, mas tbm é de fácil solução.
 
A minha chegará nos próximos dias, já recebi a nota fiscal.
Em breve posto as minhas experiências também.
:mug:
 
Pedrosa me passa seu email q eu mando. Não sei utilizar o privado! RS .Na verdade não sei nem onde ele fica ....

Henrique, também te pedi o email por mensagem privada. E para enviar uma mensagem privada para algum usuário do fórum, basca clicar em cima do nome que aparecerá uma "cortina" com opções, entre elas está a mensagem privada.
:mug:
 
Pessoal, vi o vídeo do Henrique, comigo aconteceu exatamente a mesma coisa na primeira brassagem, se eu não tiver louco, eu acho que é a saida do mosto que é paralelo a de empuxo, e o que as separa é o tubo de malte. O que fiz, diminui o fluxo via torneira do mosto puxado pela bomba, deu uma boa melhorada. Mas como tou de "boa", me recuperando de uma cirurgia no "naso"....amanha faço o teste com agua e tubo pra tentar confirmar minha teoria e tento filmar e mandar pra vcs. ok .. abraços... Pedrosa.
 
eu acho que é a saida do mosto que é paralelo a de empuxo, e o que as separa é o tubo de malte.

Saída do mosto paralela a de empuxo?
Caraca, eu não estou entendendo nada.
Acho que temos equipamentos completamente diferentes.
 
É meu caro.... tem um furo rente a parede da panela que é a saída do mosto puxada pela bomba...tem outro furo indo mais para o meio da panela, paralelo aquele, que é o retorno do mosto por baixo dos grãos, em cima desse furo, uns 4 cm para cima, tem uma chapa de contenção, acho que pra evitar que o fluxo de retorno faça um "buraco" na cama de grãos e se espalhe mais uniformemente......vich, compliquei???? Victor, acho qeu vc que vai ter que passar a foto da tua....rsrsrsrs
 
Rapaziada, ai vão as fotos do que e estou querendo dizer:
 

Attachments

  • DSC_0757.jpg
    DSC_0757.jpg
    37.3 KB · Views: 119
  • DSC_0758.jpg
    DSC_0758.jpg
    31.8 KB · Views: 125
Só uma bomba, e forte hein...hidrosanitária......Eu entendo que aquela proteção em cima é para uniformizar o fluxo, porque sendo a bomba mais potente, corre o risco de abrir um buraco só na camada de malte.....fica meio que sparge de baixo pra cima....
 
Então...o redemoinho que vc vê no video do Henrique me parece que é justamente ai, eu tô aki pensando com meus botões que o turbilhão é por conta da puxada do malte....acho que tem que ir controlando nas torneiras embaixo.....
 
Olha Pedrosa a única coisa que me vem à cabeça é que eu fui sortudo e não tenho estas modificações.
Eles clonaram a Braumeister e resolveram fazer modificações sem saber ao certo o que estão fazendo.
 
Então...o redemoinho que vc vê no video do Henrique me parece que é justamente ai, eu tô aki pensando com meus botões que o turbilhão é por conta da puxada do malte....acho que tem que ir controlando nas torneiras embaixo.....

Agora entendo.
Sim esta chapa está direcionando todo jato de água para a junção entre o tubo e o fundo.
 
Pode ser.....amanha vou fazer o teste com agua e prestar atençao nisso....mas se diminuir o fluxo de saida na torneira que puxa o mosto e o turbilhão diminuir, ai não vai ser a chapa que tá causando isso....
 
Back
Top