Masterbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Para quem usa chiller de placas é bom, e para quem utiliza fermentadores muito grandes, pq vc utiliza uma delas para transferir o mosto com a bomba direto para o fermentador .
Essa é minha intenção, Henrique. Penso em adquirir um chiller de contra fluxo e um fermentador de 60 litros.
No final das contas achei melhor com do que sem elas.:mug:
 
Então nessa nova Masterbier, já com o novo preço de 9.2k, deverá vir com todas essas funcionalidades instaladas?
 
Machado estou fazendo a mesma coisa que vc....e já tenho o chiller de placas que eu uso há algum tempo....
 
Então nessa nova Masterbier, já com o novo preço de 9.2k, deverá vir com todas essas funcionalidades instaladas?
Sim, leo, pelas conversas com o pessoal da Master é isso mesmo.

Machado estou fazendo a mesma coisa que vc....e já tenho o chiller de placas que eu uso há algum tempo....
Pois é, Pedrosa, saí do RS e estou no MS onde faz bastante calor e aqui o chillerzinho de imersão de alumínio não está dando conta.
Eu ia fazer como vi num tópico aqui do fórum, comprar outro de imersão de inox pra botar dentro de um balde com água e gelo e conectar ao de alumínio dentro do mosto pra agilizar o resfriamento. Mas acho que vou acabar buscando um desses mais eficiente.
.
 
Uma pergunta para os cervejeiros que já utilizam a Masterbier: pelo que entendi do funcionamento da panela, o mosto que transborda do cesto de malte é sugado pela bomba e "reinjetado" na parte inferior da panela onde a pressão o força contra a cama de malte no cesto fazendo a recirculação, correto?
Dúvida: qual o tamanho e a localização do(s) orifício(s) que "reinjeta" o mosto na panela?

Abçs
 
Uma pergunta para os cervejeiros que já utilizam a Masterbier: pelo que entendi do funcionamento da panela, o mosto que transborda do cesto de malte é sugado pela bomba e "reinjetado" na parte inferior da panela onde a pressão o força contra a cama de malte no cesto fazendo a recirculação, correto?
Dúvida: qual o tamanho e a localização do(s) orifício(s) que "reinjeta" o mosto na panela?

Abçs

Agora fiquei curioso pra saber pra que serve está informação...hehehe
 
Agora fiquei curioso pra saber pra que serve está informação...hehehe


kkkkk..... Então Victor, ainda não fiz nenhuma brassagem (estou na fase das pesquisas e leituras e intermináveis dúvidas q vão brotando na minha mente), então posso estar falando besteira: cogitei a hipótese da recirculação ser feita através de apenas um orifício subdimensionado e criar um caminho preferencial na cama de malte. Pelo que eu sei (ou não sei...rs) isso é bastante prejudicial para a conversão do amido.
 
Marco, entendo que são coisas distintas.....quando vc faz a lavagem existe realmente essa coisa do caminha preferencial....mas neste caso, normalmente, vc coloca toda água para a brassagem...e a coisa recircula o tempo todo, inclusive na panela, logo no retorno do mosto na recirculação, existe uma espécie de supressor, de forma a uniformizar esse retorno....quanto a quantidade de água a adicionar de uma vez, é em torno, depende dos cálculos ao longo do tempo, é de 6.25 lts/kg.....ojhhhhhhhhhhh Victor, ajuda ai, falei besteira ou não.....
 
Marco, entendo que são coisas distintas.....quando vc faz a lavagem existe realmente essa coisa do caminha preferencial....mas neste caso, normalmente, vc coloca toda água para a brassagem...e a coisa recircula o tempo todo, inclusive na panela, logo no retorno do mosto na recirculação, existe uma espécie de supressor, de forma a uniformizar esse retorno....quanto a quantidade de água a adicionar de uma vez, é em torno, depende dos cálculos ao longo do tempo, é de 6.25 lts/kg.....ojhhhhhhhhhhh Victor, ajuda ai, falei besteira ou não.....


?????
Cara, acho q preciso estudar um pouco mais pra entender Isso...hahaha

Falando sério: eu imagino, pelas fotos e vídeos q eu vi da Masterbier, q a cama de malte (o nome é esse mesmo?) fique relativamente compactada dentro do cesto, devido aos 2 filtros de aço colocados sobre ela. Então o mosto retornando com pressão da bomba na base da panela por apenas um orifício tenderia a concentrar o fluxo num caminho próximo à entrada do mosto (vindo da bomba) e se dispersando conforme sobe, tipo formando um cone invertido... entende?
Agora, se o malte não fixar compactado no cesto, acredito q esse efeito seja minimizado.

Pessoal, mais uma vez ressalto que eu NUNCA fiz cervejas e tampouco conheço a Masterbier.... posso estar falando besteira...rsrs

Abç
 
Nossa...agora relendo o que eu escrevi...parecia fácil....porque tá como um filme na minha cabeça...e eu tava de frente pra bichinha.....então desembestei a falar....
É o seguinte.....quando fazemos nas nossas 3 panelinhas ou numa planta maior de cervejaria...você cozinha o malte com um tanto de agua.....beleza...depois, você vai acrescentar a água de lavagem para extrair o restante dos açucares, que é onde temos que ter cuidado em fazer essa lavagem de forma homegenea para não criar caminhos preferenciais...ponto.

Na MASTERBIER, vc acrescenta toda agua que vai ser utilizada de uma vez só, não faz a lavagem, visto que ela recircula o tempo todo. O malte de certa forma tem uma compactação, só que o orificio de recirculação é embaixo da cama de mosto e tem um espécie de proteção em cima desse orificio que espalha o mosto na base do malte e vai subindo uniformemente no tubo e derrama...e vai sair por outro orificio e entrar na bomba novamente e recircular....e assim é constante durante a brassagem.....vich, acho que melhorou um pouco agora....ehehehe
 
Nossa...agora relendo o que eu escrevi...parecia fácil....porque tá como um filme na minha cabeça...e eu tava de frente pra bichinha.....então desembestei a falar....
É o seguinte.....quando fazemos nas nossas 3 panelinhas ou numa planta maior de cervejaria...você cozinha o malte com um tanto de agua.....beleza...depois, você vai acrescentar a água de lavagem para extrair o restante dos açucares, que é onde temos que ter cuidado em fazer essa lavagem de forma homegenea para não criar caminhos preferenciais...ponto.

Na MASTERBIER, vc acrescenta toda agua que vai ser utilizada de uma vez só, não faz a lavagem, visto que ela recircula o tempo todo. O malte de certa forma tem uma compactação, só que o orificio de recirculação é embaixo da cama de mosto e tem um espécie de proteção em cima desse orificio que espalha o mosto na base do malte e vai subindo uniformemente no tubo e derrama...e vai sair por outro orificio e entrar na bomba novamente e recircular....e assim é constante durante a brassagem.....vich, acho que melhorou um pouco agora....ehehehe


Fale a verdade... Vc tinha bebido umas cervejas a mais qdo escreveu aquele post....hehehe

Agora entendi.
Os dois "filtros" que ficam sob a cama de malte funciona como um difusor do mosto e minimiza ou evita a formação de um caminho preferencial.... faz sentido.

Era a dúvida q restava.... Agora posso comprar a minha!
Pena q vou pegar com preço mais alto. : (

Valeu pessoal!

Abç
 
Boa tarde a todos.

Finalmente estreei o equipamento. Nesse final de semana fiz 2 brassagens e tive 2 problemas. Um já foi descrito aqui e se refere à "fuga" de mosto por baixo do tubo de malte, diminuindo muito o fluxo através da cama de malte.

Outro problema é o controle de temperatura, que não estava preciso. Em realidade, chegou a ficar 3-4 graus acima do programado e eu precisava reprogramar para uma temperatura mais baixa.

Felizmente conversei com o Flávio da Masterbier e ele já está enviando as peças necessárias para corrigir esses problemas.

A eficiência foi baixa (cerca de 62% na primeira e 65% na segunda), mas acredito que possa melhorar bastante após a correção do problema de fluxo.

Enfim, tendo em vista o atendimento que tenho recebido e a possibilidade de corrigir rapidamente os problemas, estou bem satisfeito com o equipamento.
 
Boa tarde ricardohcs, tenho o equipamento a 3 meses e depois de 10 brassagens ainda tenho problema na fuga do mosto por baixo do tubo de malte. Conversei com o Luciano mas o mesmo não me apresentou solução, o que eles sugeriram a vc? Obrigado

Alexandre



Boa tarde a todos.

Finalmente estreei o equipamento. Nesse final de semana fiz 2 brassagens e tive 2 problemas. Um já foi descrito aqui e se refere à "fuga" de mosto por baixo do tubo de malte, diminuindo muito o fluxo através da cama de malte.

Outro problema é o controle de temperatura, que não estava preciso. Em realidade, chegou a ficar 3-4 graus acima do programado e eu precisava reprogramar para uma temperatura mais baixa.

Felizmente conversei com o Flávio da Masterbier e ele já está enviando as peças necessárias para corrigir esses problemas.

A eficiência foi baixa (cerca de 62% na primeira e 65% na segunda), mas acredito que possa melhorar bastante após a correção do problema de fluxo.

Enfim, tendo em vista o atendimento que tenho recebido e a possibilidade de corrigir rapidamente os problemas, estou bem satisfeito com o equipamento.
 
Oi Alexandre.
Falei com o Flávio e ele me disse que recentemente receberam um lote diferente da borracha de vedação do tubo de malte. Essa não tem um encaixe perfeito e é mais macia. Isso faria o mosto escapar por baixo.
Ele está me enviando uma borracha nova. Quando eu testar eu posto o resultado aqui.
 
Oi Alexandre.
Falei com o Flávio e ele me disse que recentemente receberam um lote diferente da borracha de vedação do tubo de malte. Essa não tem um encaixe perfeito e é mais macia. Isso faria o mosto escapar por baixo.
Ele está me enviando uma borracha nova. Quando eu testar eu posto o resultado aqui.
 
Ok acabei de receber um email do Luciano e ele disse que esta me enviando também este novo material/perfil. Diz ele que melhora o resultado.




Oi Alexandre.
Falei com o Flávio e ele me disse que recentemente receberam um lote diferente da borracha de vedação do tubo de malte. Essa não tem um encaixe perfeito e é mais macia. Isso faria o mosto escapar por baixo.
Ele está me enviando uma borracha nova. Quando eu testar eu posto o resultado aqui.
 
O que vejo em todos as leituras é que a mec
Hobby passou ou ainda passa por muitos mais problemas do que os relatos feitos pelo pessoal da masterbier!vejo pelo
Menos aqui no fórum usuários muito mais feliZes e satisfeitos com a Mb do que com a mec! Claro que pelo preço mais baixo existe um número maior usuários que comprem a
Mec hobby e por isso talvez mais relatos! Vocês percebem isso também? Queria comprar um dos sistemas single vessel para fazer uma planta piloto para desenvolvimento de novas receitas para serem reproduzidas em cozinhas maiores tri-bloco o qual estou planejando investir em 2015 depois da Brasil brau!
 
Ricardo, comprei uma tambem mas nao chegou? A borracha tudo bem, facil resolver. Mas como vao resolver o problema da temperatura??
 
Bem, a princípio, é um defeito no contraledor e eles estão me e nviando um novo.
Sinceramente, acho o problema da borracha mais complexo.

Assim que receber e testar, postarei aqui.
 
O problema no controle foi resolvido. Foi somente necessário ajustar a programação do painel e fiz isso sob orientação do Flavio, por telefone mesmo.

Agora só resta testar a borracha, que devo fazer amanhã. Depois digo o resultado.
 
As orientações passadas é q na Masterbier não há necessidade de fazer a lavagem justamente pq o mosto fica o tempo todo circulando de forma forçada pelo tubo de malte
 
O problema é que o perfil de silicone está sendo deslocado pela pressão e o mosto está circulando por baixo do tubo de malte
 
Mas tem gente que no sistema
Single
Vessel faz essa lavagem para aumentar a eficiência! Qual está sendo a sua? Estou quase comprando uma masterbier! O que vc ta achando?
 
O equipamento é muito simples de operar e tem a vantagem de vc conseguir fazer a brassagem sozinho. Tirando esse probleminha da borracha estou satisfeito
 
O resfriamento vc
Tem
Feito com o chiller de alumínio? A sua é do modelo novo que já bombeia pro fermentador? Estou em dúvida entre eles e o mybeer! Os acessórios que tem a mais na mybeer valem o preço, não acha?
 
Acho q não vale a pena. O meu modelo não é o novo mas bombeia para o fermentador e se vc usar para im chiller de placa. Eu uso chiller de alumínio.
 
O controle de temperatura é muito bom.
Quanto a limpeza, ela tem algumas válvulas inferiores, eu ligo uma mangueira com espigão nessa saída e coloco ela no ralo direto eu vou limpando com agua.
 
Oi Henrique, teste no domingo e o problema continua acontecendo. Minha eficiência também está muito reduzida (~60%).
Escrevi para o Flavio, mas ainda não tive retorno. Quando estiver com tempo eu ligarei para ele.
 
Back
Top