Masterbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Certamente Leo!...já estava muito satisfeito com a Masterbier, tenho certeza que a alemã, vai dar show!
 
Boa noite pessoal, comprei minha Masterbier50 a 2 meses e ja fiz 5 brassagens.
Gostaria da opinião dos outros usuários a respeitos de alguns fatores:
- Moro em Curitiba e tive problemas na fervura, conforme manual verifiquei que a fervura aqui ocorre a 97 graus, mas setando esta temperatura não obtive redução do liquido e nem aumento de eficiência. Na ultima leva, interrompi a fervura e setei em 100 graus, o que parece que resolveu.
- Eficiência, veja o Victor e o Leosardinha tendo ótimas eficiências, eu na ultima leva consegui 70% e isto utilizando 12,6 kg de malte e fervendo 90 minutos, o que posso estar fazendo de errado?
- Capacidade do cesto de 20 litros, alguém aqui já tentou colocar mais de 5 kg no cesto menor, para uma cerveja de maior OG?
 
Boa noite pessoal, comprei minha Masterbier50 a 2 meses e ja fiz 5 brassagens.
Gostaria da opinião dos outros usuários a respeitos de alguns fatores:
- Moro em Curitiba e tive problemas na fervura, conforme manual verifiquei que a fervura aqui ocorre a 97 graus, mas setando esta temperatura não obtive redução do liquido e nem aumento de eficiência. Na ultima leva, interrompi a fervura e setei em 100 graus, o que parece que resolveu.
- Eficiência, veja o Victor e o Leosardinha tendo ótimas eficiências, eu na ultima leva consegui 70% e isto utilizando 12,6 kg de malte e fervendo 90 minutos, o que posso estar fazendo de errado?
- Capacidade do cesto de 20 litros, alguém aqui já tentou colocar mais de 5 kg no cesto menor, para uma cerveja de maior OG?

Ale,

Aqui onde eu moro a fervura tb ocorre em 97 graus, não sei como a masterbier funciona nesse aspecto. Mas a Braumeister começa a contar a fervura quando atinge 4 C do que você setou como temperatura de fervura.

Eu faço o set em 100C então a minha temp de fervura fica variando entre 97-98C.

70% não é ruim, eu to entre 75-78%... quero melhorar um pouco ainda para 80% ai fico bem satisfeito...

no tubo pequeno eu já coloquei 6kg, mas percebi que quanto mais próximo ao limite você começa a perder um pouco da eficiência.
 
Só uma observação: quantidade de malte e tempo de fervura não muda a sua eficiência...

A eficiência é a porcentagem do total de açúcar que você conseguiu extrair do malte.

Aumentando o malte você vai aumentar a quantidade total de açúcar, logo, terá mais açúcar no teu mosto, mas não (necessariamente) vai aumentar a eficiência.

Ferver mais tempo vai diminuir a quantidade de líquido, aumentando a densidade (OG), mas não vai aumentar a quantidade de açúcar que você tirou do malte (que já deve estar no lixo nesta hora, hehe).

E 70% de eficiência já tá de bom tamanho heim..
 
Rafael mas nesses sistemas, você acaba perdendo um pouco de eficiência quando ta com mto malte devido a compactacao do malte.

A respeito da fervura vc está certo!
 
É bom que mais pessoas estejam postando suas experiências com a Masterbier, sejam elas boas ou ruins, assim temos parâmetros para decidir entre uma ou outra máquina.
Também estou aguardando o colega a informar o valor que pagou na Dragonbier (calculo que deve ser uns 10 a 15 mil).
O Belmonte me fez pensar um pouco mais na possibilidade de comprar a mec hobby plus, pois ainda estou em dúvida sobre qual é mais confiável e prática, e tem maior atenção com o consumidor.
 
Boa noite pessoal, comprei minha Masterbier50 a 2 meses e ja fiz 5 brassagens.
Gostaria da opinião dos outros usuários a respeitos de alguns fatores:
- Moro em Curitiba e tive problemas na fervura, conforme manual verifiquei que a fervura aqui ocorre a 97 graus, mas setando esta temperatura não obtive redução do liquido e nem aumento de eficiência. Na ultima leva, interrompi a fervura e setei em 100 graus, o que parece que resolveu.
- Eficiência, veja o Victor e o Leosardinha tendo ótimas eficiências, eu na ultima leva consegui 70% e isto utilizando 12,6 kg de malte e fervendo 90 minutos, o que posso estar fazendo de errado?
- Capacidade do cesto de 20 litros, alguém aqui já tentou colocar mais de 5 kg no cesto menor, para uma cerveja de maior OG?

Ale,
Como diz o Rafa, a eficiência é da fervura pra trás, começando na moagem, ph da água... blábláblá
Uso um moinho de 3 rolos ajustados com +/- 1.2 mm.
Quando colocar a malte, com uma colher desmanche qualquer bola de malte, isso por si só vai ajudar bastante. Mas não esquenta com isso não, nesse seu equipamento 10 pontos de eficiência significa algo em torno de 500 gr de malte.
Procure saber a que temperatura a água ferve aí em Curitiba e essa é a temperatura que deve ser "setada" na máquina. Aqui a água ferve em 95°/96° e isso não é problema.
Se você quiser fazer uma cerveja bem cruel, com uma OG atomica, a maneira mais fácil é dobrar a quantidade de malte numa rampa única, com o dobro de tempo, talvez um pouco mais.
Coloque a primeira leva, faça a mosturação, escorra e coloque o restante de malte para uma nova mosturação no mesmo mosto.
Q que falta na MB e eu não sei se tem na Braumeister, é um botão de pausa.
 
Leo e Ferfurukawa,
Qual a BM de vocês?
Estou querendo saber qual a quantidade a engarrafar faz uma BM 20 sem sparge e sem adicionar água para uma OG de +/- 1055.
Sabem dizer?

Victor, eu tenho a BM de 50. Nunca fiz brassagem menor que 50, pois não tenho o malt pipe menor. E também acho que não vale a pena, pois o trabalho é praticamente o mesmo. E também.... Cerveja nunca é demais... Quanto às quantidades, eu costumo inicialmente 56 lts, depois cerca de 9 lts de sparge para ter perto de 48 lts no pós fervura. Eu geralmente sigo os padroes BJCP do estilo de cerveja que estamos fazendo. A OG fica bem aproximada do previsto...
 
Victor, eu tenho a BM de 50. Nunca fiz brassagem menor que 50, pois não tenho o malt pipe menor. E também acho que não vale a pena, pois o trabalho é praticamente o mesmo. E também.... Cerveja nunca é demais... Quanto às quantidades, eu costumo inicialmente 56 lts, depois cerca de 9 lts de sparge para ter perto de 48 lts no pós fervura. Eu geralmente sigo os padroes BJCP do estilo de cerveja que estamos fazendo. A OG fica bem aproximada do previsto...

De pleno acordo com você!
Foi pensando assim que comprei a minha MB 50, mas operar sozinho este equipamento pra mim é impossível. Por isso me decidi também comprar uma menor já que sou fâ deste conceito.
Agora estou com uma de 50 e uma de 20. Agora sinto-me independente.
 
Galera valeu pelas respostas...Victor eu tenho um moedor de 2 rolos, acho que a moagem esta de acordo. Realmente para OG maiores vou seguir teu conselho.
O problema da fervura que percebi é que setando para 97 graus (temperatura ebulição a 3000 pés acima do nível do mar) ela fica numa fervura bem branda e a quantidade do mosto não diminui. Para se ter uma ideia na primeira brassagem com a MB, quando retirei o cesto e após escorrer, tinha 60 litros (considerando que coloquei 73 litros de agua para 12,5 kg de malte, conforme manual da mesma)...e após 60 minutos de "fervura" a 97 graus tinha 59 litros...
Outra coisa que me chamou a atenção é que tenho feito muitas rampas de temperaturas...isto pode estar influenciando a eficiência.
 
Grande Victor... Conforme já conversamos anteriormente comprei a Masterbier 20/50, vc tem sido minha referencia do equipamento. Dia 03 de abril a Mastervac me ligou que ia entregar meu equipamento e emitiu a NF e transportadora, como estava de férias não conseguiam falar comigo. Por fim acabei vendo a ligação e retornei para confirmação e, pra variar, aproveitei pra falar e conhecer o Flávio, ai dei uma sugestão pra ele quanto a máquina, que seria um registro da bomba para envio ao chiller (no caso de placas) e fermentador, ele gostou e falou que faria pra mim, e me avisou que o meu equipamento seria o último de uma seríe, e que no novo equipamento ele teria uma nova placa que setaria a temperatura para 100 G (quera era uma reclamação do pessoal) e também a possibilidade de liga e desligar as bombas individualmente, ai perguntei se havia essa possibilidade para mim, ele disse que sim, então resolvi aguardar mais uns 30 dias, para ter a nova configuração....fui muito bem atendido pelo Flávio.
 
Pedrosa, essa nova configuração/modelo da MB também vai ter um botão de pausa, confere?
 
Galera valeu pelas respostas...Victor eu tenho um moedor de 2 rolos, acho que a moagem esta de acordo. Realmente para OG maiores vou seguir teu conselho.
O problema da fervura que percebi é que setando para 97 graus (temperatura ebulição a 3000 pés acima do nível do mar) ela fica numa fervura bem branda e a quantidade do mosto não diminui. Para se ter uma ideia na primeira brassagem com a MB, quando retirei o cesto e após escorrer, tinha 60 litros (considerando que coloquei 73 litros de agua para 12,5 kg de malte, conforme manual da mesma)...e após 60 minutos de "fervura" a 97 graus tinha 59 litros...
Outra coisa que me chamou a atenção é que tenho feito muitas rampas de temperaturas...isto pode estar influenciando a eficiência.

Ale,
você deve fazer uma simulação com água apenas para medir a evaporação, volume perdido no trub, etc....
Com isso você vai conhecer melhor seu equipamento e poder calcular de forma mais precisa volumes e OG.
Minha MB tem uma taxa de evaporação em +/- 7,5 litros.
Na próxima brassagem, pese o bagaço e veja o quanto de água vc perdeu e anote isso na sua equação.
Considere também +/- de 4% de volume como dilatação. Enfim, o que você mede quente é maior do que o real.
É muita coisinha que vc precisa atentar pra ajustar suas medidas.
Com relação à fervura em 97º, isso não tem importancia, mesmo prq se aí a água ferve à 97, não adianta colocar 100 que ela nunca chegará a 100.
Com relação às rampas, no início eu adorava colocar várias ramps, vários maltes, etc., hoje eu procuro ir mais simples, hoje pra mim, menos é mais! Hoje faço mais cervejas com dois ou 3 maltes max e uma rampa só.
Mais não sou nenhum entendido, nenhum cervejeiro, apenas procuro fazer cervejas saborosas ao meu sabor, prq as Itaipavas da vida eu não consigo tomar.
 
Grande Victor... Conforme já conversamos anteriormente comprei a Masterbier 20/50, vc tem sido minha referencia do equipamento. Dia 03 de abril a Mastervac me ligou que ia entregar meu equipamento e emitiu a NF e transportadora, como estava de férias não conseguiam falar comigo. Por fim acabei vendo a ligação e retornei para confirmação e, pra variar, aproveitei pra falar e conhecer o Flávio, ai dei uma sugestão pra ele quanto a máquina, que seria um registro da bomba para envio ao chiller (no caso de placas) e fermentador, ele gostou e falou que faria pra mim, e me avisou que o meu equipamento seria o último de uma seríe, e que no novo equipamento ele teria uma nova placa que setaria a temperatura para 100 G (quera era uma reclamação do pessoal) e também a possibilidade de liga e desligar as bombas individualmente, ai perguntei se havia essa possibilidade para mim, ele disse que sim, então resolvi aguardar mais uns 30 dias, para ter a nova configuração....fui muito bem atendido pelo Flávio.


Salve Pedrosa!
Pois é, com essas a máquina vai ficar bem melhor!!!
O Flavio é um sujeito 100%, por isso fiquei chateado com o que aconteceu com o Belmonte.
Mas são coisas da vida!
No início tbm cheguei a me chatear com ele com relação ao prazo de entrega, mas como sou macaco velho, logo percebi, dei uma suspirada e mudei o tom. Daí pra frente as conversas e relacionamento ficaram "azeitadas" e hoje tenho um relacionamento com ele de muita camaradagem!
Tenho certeza que você vai gostar muito do equipamento.
Boas cervejas!
 
é bastante útil, você pode pausar o mash e dar uma mexida no malte para ganhar alguns pontos de eficiência. depois você tira do pause e ele retorna a programação na etapa que estava antes do pause.

E já que você comprou a BM segue outro brinde, um fórum só sobre a braumeister: https://forum.braumeisters.net/index.php

mas é em inglês.
 
Grande Victor... Conforme já conversamos anteriormente comprei a Masterbier 20/50, vc tem sido minha referencia do equipamento. Dia 03 de abril a Mastervac me ligou que ia entregar meu equipamento e emitiu a NF e transportadora, como estava de férias não conseguiam falar comigo. Por fim acabei vendo a ligação e retornei para confirmação e, pra variar, aproveitei pra falar e conhecer o Flávio, ai dei uma sugestão pra ele quanto a máquina, que seria um registro da bomba para envio ao chiller (no caso de placas) e fermentador, ele gostou e falou que faria pra mim, e me avisou que o meu equipamento seria o último de uma seríe, e que no novo equipamento ele teria uma nova placa que setaria a temperatura para 100 G (quera era uma reclamação do pessoal) e também a possibilidade de liga e desligar as bombas individualmente, ai perguntei se havia essa possibilidade para mim, ele disse que sim, então resolvi aguardar mais uns 30 dias, para ter a nova configuração....fui muito bem atendido pelo Flávio.

a nova configuração virá com registro com saída para chiller/fermentador ou virá apenas com essa nova placa?
 
é bastante útil, você pode pausar o mash e dar uma mexida no malte para ganhar alguns pontos de eficiência. depois você tira do pause e ele retorna a programação na etapa que estava antes do pause.

E já que você comprou a BM segue outro brinde, um fórum só sobre a braumeister: https://forum.braumeisters.net/index.php

mas é em inglês.

Hehehe...epa!
Maravilha Leo!
Já faço parte de alguns foruns americanos e australiano e já adaptei bastantes dicas da BM para a MB, mas este fórum específico para BM eu não conhecia.
Valeu!
 
Estava agora tomando uma deliciosa Witbier feita na minha MB.
Não resisiti e aqui vai uma foto, junto com uma Amber ainda na fermentação que vai ser engarrafada no sábado.
 

Attachments

  • 20140429_164436a.jpg
    20140429_164436a.jpg
    52.4 KB · Views: 225
  • 20140429_161908a.jpg
    20140429_161908a.jpg
    29.2 KB · Views: 240
Ale,
Esta que está no fermentador eu usei 67 litros de e fiquei com +/- 50 litros usando minha MB50.
OG de 1055 e 12,6 kg de malte.
 
Victor, falei hoje com Flávio, vira com registros parq chiller/fermentador, nova placa e nova bomba sanitária (pelo que entendi é uma só, daquelas mais possantes e nacional) ele teve problemas com um lote da chugger...tou animado
 
Ale,
Esta que está no fermentador eu usei 67 litros de e fiquei com +/- 50 litros usando minha MB50.
OG de 1055 e 12,6 kg de malte.

Pois é Victor, estou achando que estou começando as levas com muita agua, utilizo 73 litros, vou baixar na próxima brassagem para ver o que acontece.
Valeu
 
Estava agora tomando uma deliciosa Witbier feita na minha MB.
Não resisiti e aqui vai uma foto, junto com uma Amber ainda na fermentação que vai ser engarrafada no sábado.

Show de bola, chegou a dar água na boca... Como está o controle de temperatura nesse fermentador? Estou em um dilema onde moro é muito quente e tenho pouco espaço para um freezer ou câmara fria. :(
Abraço
 
Pois é Victor, estou achando que estou começando as levas com muita agua, utilizo 73 litros, vou baixar na próxima brassagem para ver o que acontece.
Valeu

Faça isso Ale!... mas não deixe de fazer uma simulação pra conhecer melhor os mumeros.
 
Show de bola, chegou a dar água na boca... Como está o controle de temperatura nesse fermentador? Estou em um dilema onde moro é muito quente e tenho pouco espaço para um freezer ou câmara fria. :(
Abraço

0mg (ficou estranho isso!),
Eu tenho um freezer onde geralmente faço a fermentação de lagers.
Mas na maioria das vezes faço ales e deixo fermentando fora. Moro num lugar frio e nesse espaço a temperatura ambiente é de 19° em média por dia no verão sem grandes variações.
Ache algum canto mais fresco e fará boas cervejas. Procure um canto sem grandes variações de temperatura.
 
Faça isso Ale!... mas não deixe de fazer uma simulação pra conhecer melhor os mumeros.

Vou fazer isto com certeza, aproveitando estou querendo investir num fermentador cônico, vi que vc usa um, o que vc tem a dizer dele? Faz reaproveitamento de fermento?
 
Já que o victor fez inveja, tb vou fazer com a minha APA que fiz na minha primeira brassagem com a braumeister.
 

Attachments

  • bb19dc30e7cf3d15053037d52b41ccaf_640x640.jpg
    bb19dc30e7cf3d15053037d52b41ccaf_640x640.jpg
    16.4 KB · Views: 249
Vou fazer isto com certeza, aproveitando estou querendo investir num fermentador cônico, vi que vc usa um, o que vc tem a dizer dele? Faz reaproveitamento de fermento?

Ale,
esta pergunta vou deixar para os que realmente entendem do assunto como o Guenther, Zerosa, Pedro e outros que por aqui bebem... rs
Eu gosto muito, acho bastante pratico.
Com relação ao reaproveitamento do fermento, eu nunca fiz ou pretendo fazer, pois é bem barato e mais garantido comprar os mais diferentes tipos existentes no mercado.
É gastar munição inglesa pra matar jacú.
 
Ale,
eu também uso bastante galão de água mineral que compro pra fazer minhas brassagens.
 
Pessoal que tem a MB ai

Vocês tem tido problema com vazão de agua por baixo do tubo de malte devido à pressão?
Aqui comigo tem sido dificil fazer uma brassagem sem ter que parar, ajustar a guarnição, trocar ela (de vez em quando um dos modelos se solta).
Pra ter uma ideia, a ultima que eu fiz, tive que usar apenas um bomba ligada, pois caso a outra fosse ligada, a água começava a vazar fortemente por algum cantos (as vezes dois) e quase nada passava pelo malte.
Quem ai ja teve algum tipo de problema parecido e pode dar uma luz em soluções, gambiarras, etc?
 
Pessoal que tem a MB ai

Vocês tem tido problema com vazão de agua por baixo do tubo de malte devido à pressão?
Aqui comigo tem sido dificil fazer uma brassagem sem ter que parar, ajustar a guarnição, trocar ela (de vez em quando um dos modelos se solta).
Pra ter uma ideia, a ultima que eu fiz, tive que usar apenas um bomba ligada, pois caso a outra fosse ligada, a água começava a vazar fortemente por algum cantos (as vezes dois) e quase nada passava pelo malte.
Quem ai ja teve algum tipo de problema parecido e pode dar uma luz em soluções, gambiarras, etc?

Olá, caioiac

Como você consegue deixar apenas uma bomba ligada? Quando eu perguntei ao flávio, ou leandro/leonardo (não me lembro), me disseram que as duas estavam sempre em funcionamento durante a mosturação, independentemente da quantidade produzida. Deixando apenas uma bomba ligada você estaria forçando ela quando for produzir determinada quantidade de cerveja.
 
Pessoal que tem a MB ai

Vocês tem tido problema com vazão de agua por baixo do tubo de malte devido à pressão?
Aqui comigo tem sido dificil fazer uma brassagem sem ter que parar, ajustar a guarnição, trocar ela (de vez em quando um dos modelos se solta).
Pra ter uma ideia, a ultima que eu fiz, tive que usar apenas um bomba ligada, pois caso a outra fosse ligada, a água começava a vazar fortemente por algum cantos (as vezes dois) e quase nada passava pelo malte.
Quem ai ja teve algum tipo de problema parecido e pode dar uma luz em soluções, gambiarras, etc?

Também tive esse problema, mas as tuas bombas não vieram com um "regulador" (dimmer)? É só ir regulando a vazão...
 
Olá, caioiac

Como você consegue deixar apenas uma bomba ligada? Quando eu perguntei ao flávio, ou leandro/leonardo (não me lembro), me disseram que as duas estavam sempre em funcionamento durante a mosturação, independentemente da quantidade produzida. Deixando apenas uma bomba ligada você estaria forçando ela quando for produzir determinada quantidade de cerveja.

Acho que depende de quando sua MB foi produzida. A minha também não tinha, mas os transformadores queimaram, dai enviamos para conserto e agora temos dois knobs que permitem ate modificar a velocidade da bomba, exatamente como o Rolnado disse.
Acho que não ocorre de forçar uma bomba desligando a segunda, mesmo porque estava fazendo uma leva de 20L e a resistência encontrada por ela (pressão na saída) era menor, pois além de não ter a pressão gerada pela bomba desligada, ela ainda tava funcionando como um alivio de pressão, sendo que parte do fluxo escapava por ela.

Conseguiu fazer alguma coisa pra reduzir esse vazamento Ronaldo? Uma coisa que eu percebi na minha última leva, é que se a cama de malte não estiver balanceada, é pior esse efeito. Aquela tela mais dura com furos, chegava a inclinar. Tive que fazer com uma bomba só, porque só de ligar a segunda a pressão já começava a vazar toda e quase nada de água passava pelo malte
 
Acho que depende de quando sua MB foi produzida. A minha também não tinha, mas os transformadores queimaram, dai enviamos para conserto e agora temos dois knobs que permitem ate modificar a velocidade da bomba, exatamente como o Rolnado disse.
Acho que não ocorre de forçar uma bomba desligando a segunda, mesmo porque estava fazendo uma leva de 20L e a resistência encontrada por ela (pressão na saída) era menor, pois além de não ter a pressão gerada pela bomba desligada, ela ainda tava funcionando como um alivio de pressão, sendo que parte do fluxo escapava por ela.

Conseguiu fazer alguma coisa pra reduzir esse vazamento Ronaldo? Uma coisa que eu percebi na minha última leva, é que se a cama de malte não estiver balanceada, é pior esse efeito. Aquela tela mais dura com furos, chegava a inclinar. Tive que fazer com uma bomba só, porque só de ligar a segunda a pressão já começava a vazar toda e quase nada de água passava pelo malte

Interessante que todos os relatos batem com a minha experiência. A minha chegou a empenar, impressionante! Como disse, com o controle de vazão (dimmer) da bomba não tive mais problema. O esquema é começar com o mínimo de vazão e a medida que o mash evolui, vai aumentando. Outra coisa que ajuda mto é de tempos em tempos desligar por completo a bomba (dimmer), abrir e homogeneizar a cama, isso inclusive aumenta a eficiência.

Depois de mto pensar cheguei a duas conclusões:
1) o equipamento é mto novo e estamos sendo "cobaias" para uma série de melhorias que precisam ser feitas;
2) existe um período de adaptação para nos habituarmos com toda uma forma diferente de se fazer cerveja.

Apesar de todos os "problemas", estou satisfeito com o produto final. As cervejas estão ficando bem legais. Tenho certeza que a nossa troca de info por aqui acelerará ainda mais nossa curva de aprendizado.

Absss
 
Back
Top