Masterbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

thiago

Member
Joined
Oct 31, 2013
Messages
11
Reaction score
1
Esse um um tópico para quem possui uma masterbier trocar experiencias e também para os interessados no equimante
 
Alguém mais adquiriu uma MasterBier? Estou pensando em comprar, mas parece q a MyBeer sai no fim do mês, com opções para 30L ou 50L pelo que andei lendo.
Tô achando q vou esperar a MyBeer pra ver como vai sair a versão final.
 
Alguém mais adquiriu uma MasterBier? Estou pensando em comprar, mas parece q a MyBeer sai no fim do mês, com opções para 30L ou 50L pelo que andei lendo.
Tô achando q vou esperar a MyBeer pra ver como vai sair a versão final.

o mybeer sai no final do mês, só não disseram de qual mês/ano. tão nessas aí desde 2011.
 
o mybeer sai no final do mês, só não disseram de qual mês/ano. tão nessas aí desde 2011.

kkkkkk
Realmente faz tempo q está pra sair. Mas vou aguardar um pouco. Se não der pra esperar (e eu acho que não vai dar) devo ir de Masterbier mesmo.
 
Olá!
Sou novo aqui no fórum. Pretendo comprar uma masterbier, mas estou em dúvida entre a de 10 e a de 50. Analisei tb a mec hobby (com controlador 100% automático), mas fiquei grilado em relação à bomba dela, também ao fato de a leva mínima (30 litros) ficar acima do que pretendo fazer; outra coisa que tenho dúvidas é em relação à forma de recirculação do mosto nessa máquina (é diferente da masterbier, correto? uma é por gravidade, com chuveirinho, enquanto a masterbier a bomba empurra o mosto pra cima. correto?) na prática, não sei qual o melhor sistema. Pretendo comprar a masterbier 10, mas fico na dúvida se poderei fazer vários tipos de cerveja com essa versão, porque o cesto tem capacidade máxima de 3kg de malte. Parece que, com isso, conseguirei bem menos que 10 litros para alguns tipos de cerveja. Essa de 10 litros é boa porque poderei fazer receitas com mais frequencia e terei mais variedades, mas fica essa dúvida.
Alguém poderia me dizer se com a masterbier 20 eu poderia fazer, caso queira, menos que os 20 litros, p. ex., calculando uns 15 litros para levar para a fermentação?
 
Em relação ao mybeer, pelo que acessei o site, está informando que um novo site irá ao ar daqui a 39 dias, que pode ser o possível lançamento do produto. Vou acessar amanha novamente para saber se a contagem regressiva está funcionando.

Alguém do fórum tem contato com o pessoal da mybeer ? Até para informar como foram os testes da nova nano.

Abs.
 
Em relação ao mybeer, pelo que acessei o site, está informando que um novo site irá ao ar daqui a 39 dias, que pode ser o possível lançamento do produto. Vou acessar amanha novamente para saber se a contagem regressiva está funcionando.

Alguém do fórum tem contato com o pessoal da mybeer ? Até para informar como foram os testes da nova nano.

Abs.

Há um tempo atrás essa contagem regressiva chegou a zero, e dps foi pra 60.
:D
 
Realmente o pessoal que comprou a Masterbier ta sumido. O equipamento deve ser bom mesmo e o pessoal ta direto brassando. Hehehe
 
Pois é...eu aqui me planejando..faço um sistema HERMS ou compro a danada... e o pessoal dono da bicha nem notícia....
 
Realmente o pessoal que comprou a Masterbier ta sumido. O equipamento deve ser bom mesmo e o pessoal ta direto brassando. Hehehe

Não duvido!
Ontem fiz 50l de APA e amanhã farei 50 de Vienna.
É tão simples e prazeroso que o problema bate nos fermentadores e engarrafamento.
Não fosse esse o gargalo todo dia saía 100I!
 
Boa tarde amigos cervejeiros.

Representamos as vendas da Master Bier em Santa Catarina, e o pessoal nos falou que o prazo de entrega é 30 dias, pois estão com muitos pedidos.

Nós ainda não tivemos a oportunidade de vela funcionando, o fim do ano foi muito corrido, quem sabe este ano podemos dispor de mais algumas informações.

Também gostaria de informações de quem já esta usando ela.

Grande abraço
 
Será que rola usar a Master Bier num transformador de 220v para 110v? Ou a fábrica fazer um modelo em 110v?
 
Não duvido!
Ontem fiz 50l de APA e amanhã farei 50 de Vienna.
É tão simples e prazeroso que o problema bate nos fermentadores e engarrafamento.
Não fosse esse o gargalo todo dia saía 100I!

Já fez a brassagem de alguma cerveja de alta densidade com esse equipamento?
 
Amadeu,
O parametro que estou usando é BIAB com alguns ajustes como evaporação, trub e sparge.
 
Amadeu,
O parametro que estou usando é BIAB com alguns ajustes como evaporação, trub e sparge.

Boa tarde Victor, estou acompanhando suas postagens... estou muito interessado nesse equipamento, mas será meu primeiro equipamento cervejeveiro, nunca produzi nada nem em panelas (preferi esperar e começar por algo mais automatizado).

Tenho muitas dúvidas sobre o funcionamento, etapas da produção, por exemplo o whirlpool é feito através da bomba ou é necessário o uso da colher para isso (fiz um curso básico de produção 1 ano atrás)?

Sei que seria pedir demais, mas não seria possível um passo à passo, talvez um video tutorial demonstrando o equipamento? Tenho certeza que assim como eu, vários outros usuários do fórum ficariam agradecidos.

Abraço,
Douglas.
 
Pessoal,

Meu caso é parecido com o do Douglas, fiz o curso há um ano atrás e não fiz nenhuma brassagem sozinho. Pesquisei muito e decidi comprar uma coisa mais automatizada e queria também evitar o uso de um fogão de alta pressão com gás de botijão, pois moro em apartamento, enfim comprei uma Masterbier 50, aguardando chegar. Várias dúvidas surgindo enquanto aguardo minha brassagem.
Minha idéia de investir em um equipamento bom e durável também me fez fazer outra coisa, no curso que fiz usei um trocador de calor de placas, e achei que valia mais a pena que comprar um chiller de imersão para substituir depois, acabei comprando o seguinte modelo:
http://morebeer.com/products/40-plate-counterflow-wort-chiller.html
Agora lendo mais, acho que posso ter feito bobagem, é possível utilizar esse modelo e passar o mosto da masterbier para o fermentador diretamente?
Tenho mais algumas dúvidas sobre o processo, não sei se aqui seria o lugar apropriado para tirá-las ou na parte de iniciantes.

Abraços,
 
Pessoal,

Meu caso é parecido com o do Douglas, fiz o curso há um ano atrás e não fiz nenhuma brassagem sozinho. Pesquisei muito e decidi comprar uma coisa mais automatizada e queria também evitar o uso de um fogão de alta pressão com gás de botijão, pois moro em apartamento, enfim comprei uma Masterbier 50, aguardando chegar. Várias dúvidas surgindo enquanto aguardo minha brassagem.
Minha idéia de investir em um equipamento bom e durável também me fez fazer outra coisa, no curso que fiz usei um trocador de calor de placas, e achei que valia mais a pena que comprar um chiller de imersão para substituir depois, acabei comprando o seguinte modelo:
http://morebeer.com/products/40-plate-counterflow-wort-chiller.html
Agora lendo mais, acho que posso ter feito bobagem, é possível utilizar esse modelo e passar o mosto da masterbier para o fermentador diretamente?
Tenho mais algumas dúvidas sobre o processo, não sei se aqui seria o lugar apropriado para tirá-las ou na parte de iniciantes.

Abraços,


Então Bruno situações parecidas e dúvidas parecidas, estou indo aos EUA daqui 2 meses e pensando em trazer esse chiller e minha dúvida justamente é como acoplar ele na masterbier o que imaginei seria fazer uma recirculação com ele conectando a saída da "panela" na entrada dele e uma mangueira na saída do chiller jogando de volta na "panela" da masterbier... É mais ou menos isso?

Por tudo que li o chiller de placas é uma solução infinitamente superior ao chiller de imersão.
 
Douglas,

eu tenho uma braumeister de 50 litros e vou fazer um esquema com recirculacao mas com chiller de imersao mesmo, pq ja tive um chiller de placas e acho que ele é muito mais complicado de manter que um de imersao. Além de que dessa forma resfrio todo o mosto de uma vez dentro da panela e acredito que consigo deixar todo o break dentro dela.

Na verdade vou construir um chiller como esse aqui:

http://morebeer.com/products/wort-chiller-superchiller-recirculation.html

Vou comprar uns 20 metros de tubo de cobre 3/8, fazer o chiller e um braco pra devolver o mosto na parede interior do chiller.

Eu comprei uma bombinha no solarproject.co.uk que ja fiz o teste e vai dar conta do recado.

Devo fazer isso no mes de fevereiro, vou ver se faco m DYI e coloco aqui no homebrewtalk.
 
Douglas e Bruno,
Pelo mesmo motivo eu optei pela MB.
Praticidade tanto na produção quanto na limpeza, sem falar em espaço. Não tem fogão, não tem panelas, não tem que ficar transferindo o mosto pra lá e pra cá. É muito prático e eficiente. Apesar de ainda não ter feito nenhuma brassagem de cervejas com mais de 1.060 de OG, isso pode ser feito usando parte em DME no momento da fervura.
Pela praticidade, uma brassagem de 50L leva ± 4 horas.
Para resfriar eu tenho usado um chiller de imersão mas pretendo estudar um método melhor.
O whirlpool, é feito com a colher, mas não vejo problema nisso. Não prometo video pois enquanto a máquina trabalha eu estou fazendo outras coisas.
Esta máquina é um clone perfeito da Braumeister, uma máquina feita por alemãs que emtendem de máquinas e de cervejas!!
 
Victor, Leo e Douglas

Vocês abordaram outros dois assuntos que tenho dúvidas, como faz o Whirlpool? A Limpeza é tranquila, tem algum cuidado especial?

Tem alguma sugestão de receita / estilo para a primeira brassagem? Queria uma Pale Ale, mas como o equipamento tem essa facilidade, pode ter mais de uma rampa... hehehe

Outra coisa é em relação à tomada, tenho já uma 220v de 20A, da conta do recado?

Qual dificuldade teve com o chiller de placas?

Também estou indo para os EUA ia trazer uma Braumeister de 20l, mas fiquei com receio do trambolho, e problemas como I.I. que a 60% ia estragar bastante, ai acabei decidindo pela Masterbier de 20 - 50L, ficando com uma capacidade maior.

Abraços,
 
Bruno,
a limpeza é moleza!
Tiro todo mosto, passo uma "mangueirada" com uma esponja e depois fervo uns 50L e pronto.
Vai na site da MB e pega a receita da Vermelhinha do Lamas, é uma delícia!
Já fiz 2 IRA's, 3 APA's, uma de trigo e esta Amber. Não perdi uma!
Se você usa o BS a coisa fica fácil.
Qualquer outra dúvida, entre em contato com o Flávio da Mastervac, gente finíssima e também cervejeiro.
 
Victor, Leo e Douglas

Vocês abordaram outros dois assuntos que tenho dúvidas, como faz o Whirlpool? A Limpeza é tranquila, tem algum cuidado especial?

Tem alguma sugestão de receita / estilo para a primeira brassagem? Queria uma Pale Ale, mas como o equipamento tem essa facilidade, pode ter mais de uma rampa... hehehe

Outra coisa é em relação à tomada, tenho já uma 220v de 20A, da conta do recado?

Qual dificuldade teve com o chiller de placas?

Também estou indo para os EUA ia trazer uma Braumeister de 20l, mas fiquei com receio do trambolho, e problemas como I.I. que a 60% ia estragar bastante, ai acabei decidindo pela Masterbier de 20 - 50L, ficando com uma capacidade maior.

Abraços,

Bruno,

Normalmente o whirpool se faz com a colher como o Vitor disse, eu estou adaptando esse esquema pq eu quero resfriar o mosto inteiro de uma vez e já tive chiller de placas e o de imersão. E posso dizer que a manutenção do chiller de placas é um saco... Principalmente se for fazer recirculacao com ele, tem que usar soda se não os sedimentos nunca soltam.

E esse esquema do whirpool com a bomba dentro ds panela ajuda a preservar o aroma do lúpulo das últimas adições.

A limpeza é o que o Vitor disse esponja e depois ferver ou colocar pac 200 e deixar a bomba circulando a uns 50c.

E por ultimo eu comprei a minha braumeister na Finlândia e cheguei no Brasil e fui na fé no nada a declarar com uma caixa enorme, o fiscal perguntou o que era, eu falei uma panela e ele falou ok vai embora.

E foi isso...

Peço desculpas pelos erros de português, to na fábrica da pilsner urquell nesse momento e já tomei algumas hahah
 
...
Peço desculpas pelos erros de português, to na fábrica da pilsner urquell nesse momento e já tomei algumas hahah

Ah que inveja!
Estive aí em pleno verão de julho, mas passei frio nos subterraneos da fábrica.
Um lindo passeio!
Leo, como você está esfriando o mosto?
 
Ah que inveja!
Estive aí em pleno verão de julho, mas passei frio nos subterraneos da fábrica.
Um lindo passeio!
Leo, como você está esfriando o mosto?

como tá bem frio aqui, na verdade dessa vez o subterraneo tava mais quente do que o lado de fora hehe

Victor, eu comecei com panelas de aluminio e um chiller de 15m de aluminio tb, era simples só colocar na fervura 10 minutos antes de ela acabar, ligar a torneira no final da fervura e depois passar uma agua nele. Mas o trub me incomodava um pouco...

Ai fui para o meu segundo sistema, com panelas keg e bomba, comprei um chiller de placas achando que seria a melhor coisa do mundo. Estava errado, demorava o mesmo tempo para resfriar, limpar ele é um saco, toda vez que voce jateia agua nele eu vejo saindo sedimento, tinha que ferver ele toda vez que fosse usar e mesmo assim tinha impressao que ele nunca tava limpo. Tentei fazer whirlpool com ele uma vez, entupiu todo foi um pesadelo... Sem contar que uma coisa sempre me incomodou demais com o chiller de placas é que eu tinha muito cold break nas minhas cervejas...

Ai um certo dia me deparei com esse artigo: http://www.mrmalty.com/chiller.php

E desde esse dia esse virou meu chiller dos sonhos haha

Tem até um tutorial aqui: http://www.wortomatic.com/php/articles.php?ID=11

Mas acho que no fim é questao de gosto, tem gente que adora chiller de placas, tem gente que odeia.

Eu tive os dois e prefiro o de imersao, mais simples e a mesma eficiencia...
 
como tá bem frio aqui, na verdade dessa vez o subterraneo tava mais quente do que o lado de fora hehe

Hehehe..
Eu imagino. Acabo de voltar do Canadá e a coisa tava feia por lá.
Pois é Leo, eu uso um chiller de imersão, mas como tenho problemas com abastecimento de água pela CEDAE, preciso rever meu sistema.
Vou estudar com atenção este link que você indica.
Tem sido uma mão de obra resfriar 60L de mosto na minha MB.
Abraço e bom proveito na viagem!
 
Hehehe..
Eu imagino. Acabo de voltar do Canadá e a coisa tava feia por lá.
Pois é Leo, eu uso um chiller de imersão, mas como tenho problemas com abastecimento de água pela CEDAE, preciso rever meu sistema.
Vou estudar com atenção este link que você indica.
Tem sido uma mão de obra resfriar 60L de mosto na minha MB.
Abraço e bom proveito na viagem!

Victor,

Eu te diria que gasto até mais água com o de placas, demoro uns 30 minutos com a torneira ligada no máximo quase.

Com o de imersao eu lembro de encher a minha panela duas vezes(usava a agua saindo da panela com uma bomba) uma vez com agua temp ambiente e outra com a agua misturada com gelo. E até onde eu lembro levava uns 5 minutos para encher a panela...

A conta ai pode nao ser precisa, mas pelo menos metade da agua eu acho que gastava antes...
 
Salve Leo,
Apesar da falta d'água, resolvi isto comprando uma bomba e dois barris. Mesmo assim o resfriamento empaca nos 30°.
Se for usar gelo, tenho a impressão que precisarei de muito gelo.
Estava pensando num resfriador de placas mas como você muitos apontam a dificuldade na limpeza.
Leio vários que relatam o resfriamento tão fácil e rápido que chega a me dar raiva! Hahaha
A água dos barris é na faixa dos 19° e meu chiller 1/2" com 17m e ainda assim é um perrengue!
 
Douglas,

eu tenho uma braumeister de 50 litros e vou fazer um esquema com recirculacao mas com chiller de imersao mesmo, pq ja tive um chiller de placas e acho que ele é muito mais complicado de manter que um de imersao. Além de que dessa forma resfrio todo o mosto de uma vez dentro da panela e acredito que consigo deixar todo o break dentro dela.

Na verdade vou construir um chiller como esse aqui:

http://morebeer.com/products/wort-chiller-superchiller-recirculation.html

Vou comprar uns 20 metros de tubo de cobre 3/8, fazer o chiller e um braco pra devolver o mosto na parede interior do chiller.

Eu comprei uma bombinha no solarproject.co.uk que ja fiz o teste e vai dar conta do recado.

Devo fazer isso no mes de fevereiro, vou ver se faco m DYI e coloco aqui no homebrewtalk.

Fala Leo, então estou com essa forte dúvida sobre o que comprar, se uma Masterbier ou uma Braumeister já que vou comprar o equipamento com mais 2 amigos e nesse caso imaginando dividir um custo por 3 talvez até daria para encarar a Braumeister, minha dúvida é se ela é tão superior ao clone masterbier que justifique custar o dobro (pensando friamente, acho que sim, mas nunca vi esses equipamentos de perto).

Vamos aos EUA em férias, eu esses dois amigos, nossas esposas e filhos, e pensei bastante em comprar na Morebeer e trazer, mas pelas minhas contas se for taxado aqui o valor vai ficar praticamente igual ao do representante no brasil, sendo que não terá garantia nem pós-venda... é uma aposta, mas se for taxado já era! rs

Fiquei interessado nesse chiller que você postou os links, mas não entendi direito como funciona na verdade... kkkkkkkk

Nossa idéia de equipamento é automatizar ao máximo os processos, conseguindo uma reprodução o mais fiel possível das receitas e praticidade, já que apesar de ser um hobby queremos algo prático mesmo que menos "romântico" que fazer em panelas, já acompanhei esse processo mais "roots" como observador e é uma mão-de-obra exagerada para meu gosto.
 
Fala Douglas,

Não conheço muito a Masterbier, mas parece ser um equipamento muito bom. Diria que talvez a unica diferença é que a braumeister é um equipamento provado, digo está a quase 10 anos no mercado e é provado.

Eu trouxe a minha de fora também e não tive problemas, mas nunca recomendaria alguém arriscar. A minha eu desmontei inteira, painel, bombas e fui trazendo aos poucos entao mesmo que fosse parado nao poderiam configurar como o equipamento completo.... talvez voces podem dividir o equipamento entre os familiares, bomba com um, painel com o outro e assim vai... mas mesmo assim é arriscado...

Quando eu fazer o meu coloco fotos e videos aqui para que possa ver como funciona...
 
Mike, antes de comprar minha Mastbier conversei com vários cervejeiros inclusive alguns premiados. Procurava um sistema mais prático e simples sem contudo sacrificar a qualidade. Notei que a questão "to sparge or not sparge" levantava calorosas discussões, alguns até falando do "romantismo" das panelas, se é que há algo de romantico nisso. Até que um dia ao me responder esta questão, um sujeito comparou à um bom café feito com o pó certo, a quantidade de água certa numa infusão à temperatura correta. Não tive dúvida! Já conhecia a Braumeister, conhecia seu processo e qualidade, afinal era uma máquina projetada por alemães que muito entendem de máquinas e cerveja. Porém o fato de ter um equipamento estrangeiro me deixava intranqüilo com a manutenção. Daí, quase que sem querer encontrei a Masterbier um equipamento idêntico à Braumeister mas feito aqui em SP e com toda assistência. Minha primeira leva fiz com sparge e daí pra frente todas foram sem sparge. Confesso não ter notado diferença ou ao menos, não posso afirmar que houve melhora grande *na qualidade ou no sabor mas a praticidade foi incomparável! Hoje só faço sem sparge, tenho uma eficiência de 65%, mas a praticidade e o tempo de brassagem (± 3 hs), compensam! Se hoje voltasse às panelas, certamente sacrificaria a eficiência e faria sem sparge.
 
Eu já fiz com sparge e sem sparge nas panelas, que foi o meu primeiro equipamento.

A conclusao que cheguei foi a mesma do victor, não vale a pena gastar 1 hora(isso se o seu processo for eficiente) a mais para fazer o sparge.

Com esse tipo de planta a eficiência é muito alta que acaba compensando os poucos pontos que se ganhariam num sparge convencional.

Mas preciso testar ainda, eu tenho uma panelinha eletrica de 10 litros que vou usar para aquecer agua de sparge, ai testo com ou sem e vejo a variacao.
 
Mike, antes de comprar minha Mastbier conversei com vários cervejeiros inclusive alguns premiados. Procurava um sistema mais prático e simples sem contudo sacrificar a qualidade. Notei que a questão "to sparge or not sparge" levantava calorosas discussões, alguns até falando do "romantismo" das panelas, se é que há algo de romantico nisso. Até que um dia ao me responder esta questão, um sujeito comparou à um bom café feito com o pó certo, a quantidade de água certa numa infusão à temperatura correta. Não tive dúvida! Já conhecia a Braumeister, conhecia seu processo e qualidade, afinal era uma máquina projetada por alemães que muito entendem de máquinas e cerveja. Porém o fato de ter um equipamento estrangeiro me deixava intranqüilo com a manutenção. Daí, quase que sem querer encontrei a Masterbier um equipamento idêntico à Braumeister mas feito aqui em SP e com toda assistência. Minha primeira leva fiz com sparge e daí pra frente todas foram sem sparge. Confesso não ter notado diferença ou ao menos, não posso afirmar que houve melhora grande *na qualidade ou no sabor mas a praticidade foi incomparável! Hoje só faço sem sparge, tenho uma eficiência de 65%, mas a praticidade e o tempo de brassagem (± 3 hs), compensam! Se hoje voltasse às panelas, certamente sacrificaria a eficiência e faria sem sparge.

Victor bom saber sua opinião também, em relação à Masterbier ela tem as mesmas especificações pra Braumeister? Inclusive a limitação máxima de "x" quilos de malte?

Quanto você pagou nela? Cotei a Braumeister por R$ 12.125,00 a vista é muita grana, mas a medida que não estou conseguindo ter idéia é se a diferença de custo vale a pena, não vi nenhum dos equipamentos ao vivo, mas por fotos a qualidade da importada parece ser bem maior (talvez esteja enganado)... talvez o que mais me preocupe é a questão das bombas, essas das masterbier teriam a mesma qualidade e durabilidade da que vem na Braumeister?

Abraço.
 
Douglas,
O melhor é você entrar em contato com o pessoal da MB.
Tanto uma quanto a outra têm limitações de carga máxima de mate assim como qualquer outra panela.
A da MB 50 litros é de 14kg de malte o que dá pra fazer fácil, 40l de uma cerveja com 0G de 1.072 de densidade, all grain.
As bombas são importadas (salvo engano), o painel permite 6 rampas.
No site do Lamas tem o preço e especs. mas você pode também contatar o Flavio ([email protected]).
Abraço.
 
Back
Top