Mashtun (ou Mash Tun, ou tina/caixa térmica)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
mwvarela, eu tenho exatamente essa de 12L da Invicta, com direito a símbolo food grade e tudo mais, rsss.
Substituí a torneira original dela por um registro e espigão de latão, ambos 3/8, e fiz uma bazuca com essas malhas/mangueiras de inox e me divirto muito.
Já usei 2k de malte com quase 10L de água, sem lavagem. Faço uns testes com ele. Já usei até um pouco mais de malte. A bazuquinha filtra super bem.
E pretendo pegar um Rubbermaid de 19L que vi por aqui. Mas ainda vou conferir o material dele.

lSJQLrS.jpg

HPzbaKX.jpg

y4Rw8N7.jpg

pmE4A8r.jpg


Até as beiras.
Conferindo bem a temperatura antes de lacrar por 90 minutos.



Show!!! Estou quase comprando!!!! sabes me dizer quanto que fica no trub do galão?? será que já vale investir em um Rubbermaid ou Igloo de 19L
 
@mwvarela, é pouca coisa, não tenho o volume exato mas vou medir na próxima. Mas quando escorro pra descartar, noto que o que fica é a sujeira mesmo.

Pra completar, uso um pequeno escorredor para recircular com jarrinha. Uma vez me dei o trabalho de ligar a bmba nele mas não vale a pena.
O meu filtro é muito eficiente. Geralmente recirculo os 10L uma única vez com a jarinha de litro, um de cada vez, claro, e já fica bem limpo o mosto.
A pequena cama de grãos bem compactada.

Viu o post com ele cheio? Na primeira resposta faltaram as duas últimas fotos, que acrescentei depois de editar.

Sobre o aumento de volume, eu mesmo estou na dúvida, pois montei esse sisteminha pra testes mesmo, 2k e pouco de malte pra testes ou até restos de insumos.
Mas como estou para voltar para a região sul (atualmente moro no MS), talvez encare um Rubbermaid de 19L para brassagens no inverno.
Ele mantem a temperatura que é uma beleza.

Seguindo as dicas do fórum, já não corrigia a temperatura nem com as panelas (só vez ou outra) e com essas térmicas então, já era.
Só sou meio encucado com plástico, por isso vou dar uma conferida no material deles.

X2aep4W.jpg
 
@mwvarela, é pouca coisa, não tenho o volume exato mas vou medir na próxima. Mas quando escorro pra descartar, noto que o que fica é a sujeira mesmo.

Pra completar, uso um pequeno escorredor para recircular com jarrinha. Uma vez me dei o trabalho de ligar a bmba nele mas não vale a pena.
O meu filtro é muito eficiente. Geralmente recirculo os 10L uma única vez com a jarinha de litro, um de cada vez, claro, e já fica bem limpo o mosto.
A pequena cama de grãos bem compactada.

Viu o post com ele cheio? Na primeira resposta faltaram as duas últimas fotos, que acrescentei depois de editar.

Sobre o aumento de volume, eu mesmo estou na dúvida, pois montei esse sisteminha pra testes mesmo, 2k e pouco de malte pra testes ou até restos de insumos.
Mas como estou para voltar para a região sul (atualmente moro no MS), talvez encare um Rubbermaid de 19L para brassagens no inverno.
Ele mantem a temperatura que é uma beleza.

Seguindo as dicas do fórum, já não corrigia a temperatura nem com as panelas (só vez ou outra) e com essas térmicas então, já era.
Só sou meio encucado com plástico, por isso vou dar uma conferida no material deles.

X2aep4W.jpg



Achei aqui em Florianópolis o botijão da invicta de 12 litros para vender por R$125.
A torneira é de 1/2 polegada igual a que se monta para panela?
 
Achei aqui em Florianópolis o botijão da invicta de 12 litros para vender por R$125.
A torneira é de 1/2 polegada igual a que se monta para panela?
O custo está bom. Acho que paguei, no ML, 120 + frete.
A torneira, assim como niple, luva e etc, é 3/8, mwvarela (Y)
 
@mwvarela, dica de filtro. Como tu está em Floripa, de repente vale adquirir uma mini bazooka do Atacado Vitória. Pode ser mais prático que montar uma.
É feita com tela inox ao invés dessa malha/mangueira que fiz, e quem tem diz que é da melhor qualidade.
E, por último, só pra informar, a foto da térmica cheia foi feita há duas semanas.
Está saindo uma defumada, 75% smok + 25% um crystal.
Boas cevas :mug:
 
@BenedictusBeer e @Machado vocês podem postar como fizeram as conexões da torneira e com o filtro no cooler da invicta ??
 
@mwvarela, estou te devendo as fotos dele desmontado.
É que comecei um processo de mudança, ele já estava guardado mas vou agilizar, pode deixar (Y)
Boas cevas :mug:
 
Fiz assim, registro 1/2 + niple redutora 1/2 x 3/8 + arruela de silicone + bucha redução 1/2 3/8

Arruela e a bucha ficam por dentro.


BQjbX0o.jpg


+ Espigão + malha de aço inox.

GmhRnNr.jpg



Enviado de meu Nexus 7 usando Tapatalk
 
Olá pessoal!
Também queria muito montar um mash tun com cooler para fazer cerveja. Eu havia comprado na padaria um balde alimentício de margarina para funcionar como reserva na hora de fazer a cerveja. Então tive uma ideia. Usei esse balde no lugar do cooler. Daí coloquei o balde fechado dentro da caixa de isopor que uso para fermentação. Perfeito! O único problema é que minha caixa de isopor é muito grande. Assim coloquei o balde num canto e resto coloquei um cobertor desdobrado e amassado pra ocupar o maior espaço possível. Detalhe, uso o bag (biab) no balde.
Depois de uma hora do Biab na caixa esquento a água da lavagem. Qdo chega na temperatura transfiro o bag para a panela. Deixo de molho uns 10 minutos e depois misturo as mosturas e deixo o bag escorrendo até iniciar a fervura.
Abraços!
 
olá pessoal

ressuscitando o tópico

tenho um cooler q deve ter sido fabricado por volta de 2007/2008, daqueles q imitam uma latona de cerveja da Brahma

pesquisando vi q a portaria q define o PP (polipropileno) na "lista positiva" de embalagens alimentícias é de 1998

e tb pesquisando na internet esse mesmo modelo de cooler é vendido agora (2018) como tendo o revestimento interno de PP

o problema é q não há nenhum símbolo (tipo o triângulo com 5 no meio) no plástico do meu (q como disse antes deve ter sido fabricado por volta de 2007/2008...)

o q vcs acham? será q o meu cooler com 10 anos de idade já foi feito em Polipropileno?
 
esse papo me faz pensar nas bombas de maq de lavar roupa q usamos (eu uso) para recirculação contínua

alguém tem idéia de que tipo de plástico são feitas?
 
blz mas tentando ser um pouco mais específico

qual plástico? PP (polipropileno)? virgem ou reaproveitado?

"altas temperaturas" tb é muito genérico, 80 graus pode ser temperatura alta ou baixa, depende da referência
 
esse papo me faz pensar nas bombas de maq de lavar roupa q usamos (eu uso) para recirculação contínua

alguém tem idéia de que tipo de plástico são feitas?
Eu sou o cara que liga para o SAC das empresas, tipo a Brastemp. O atendente foi bem claro ao dizer que essa bomba não foi feita para contato com alimentos. Além de usadas em máquinas de lavar roupa, também estão nas máquinas de lavar louças. Segundo os atendentes, elas suportam em média 80° sem deformar, não tem relação com segurança para contato com alimentos. Ele foi enfático. Eu já usei também para recircular porque era em temperatura abaixo de 70 ~ 75, mesmo tendo dúvidas, naquelas de que se as lojas vendem e todos usam... Mas não uso mais. Um dos cooler do tópico, o Invicta 12L, é meu. Arrisco confiar desconfiando no fabricante que diz ser "grau alimentícios". Sou desconfiado paca.
 
Interessante essa conversa

Eu estou num momento de revisar o meu brewstand, pra tornar as brassagens mais rápidas e eficientes - agora este aspecto da "segurança alimentar" entrou na equação tb

Confesso que estou tendenciado a usar mostura numa caixa térmica (principalmente pela simplicidade e eficiência térmica), e gravidade ao invés de bombas (tenho um conjunto "moitão" de múltiplas roldanas preso no teto que torna relativamente simples subir e descer pesos)

O maior problema dessa abordagem é que eu precisaria de uma caixa térmica com torneira que comportasse ~ 25 L... pelo que ví no MercadoLivre não vai ser muito fácil de achar "food grade" dessas dimensões...
 

Latest posts

Back
Top