Mashtun (ou Mash Tun, ou tina/caixa térmica)

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Mauro1

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Jun 11, 2013
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Prezados,

Estou começando este tópico porque passei um ano usando este sistema e finalmente desisti. Acredito que ele tenha seu nicho, por continuar sendo muito utilizado nos EUA, mas certamente não é o meu. Quero deixar minha impressão para usuários futuros falar das sutilezas deste método e trocar dicas para circundar seus defeitos.

Primeiramente: este é meu antigo equipamento
attachment.php

Ele tem uma bazooka relativamente curta, para evitar que se criem canais preferenciais pelas bordas (este é o primeiro erro de quem pensa que uma bazooka maior é sempre melhor). É uma tina da marca "Igloo", tem capacidade de 46L e não foi barata.

A razão pela qual eu decidi empregá-lo é que eu não acreditava que seria possível fazer brassagens com uma única panela e um único fogão. Inicialmente eu usava adições de água quente ou decocção para elevar a temperatura, mas logo esbarrei na triste realidade:
  1. A cada adição de água que você faz, mais difícil se torna o próximo passo na rampa;
  2. Seguidas adições de água vão limitar a densidade do seu mosto;
  3. A transferência de água da panela para a tina acarretará perdas de calor significativas;
  4. Se você fizer decocção, ou precisará de uma panela extra ou terá o trabalho adicional de limpar a panela antes da fervura, e perderá tempo esquentando a água da lavagem depois da última decocção; e
  5. Nem sempre é tão fácil acertar "um terço" ou "metade" do mosto para fazer todo o ajuste de temperatura por decocção, a não ser que você sempre faça cerveja do mesmo estilo.

Aos poucos fui investindo mais e mais na decocção, que vi como um método superior à adição de água quente, se você não quiser "queimar etapas" ou sacrificar a OG da sua cerveja. Quando me dei conta vi que poderia abandonar a tina térmica por completo e fazer toda a brassagem na mesma panela que a fervura. E passei a usar a tina apenas para esquentar água quente para a lavagem (com um ebulidor).

Agora não é mais possível fazer a decocção, e talvez volte a usar a tina quando quiser empregar este método

Outra razão pela qual decidi parar de colocar mosto na tina: Se a vedação não for bem feita, o mosto vai vazar. E eu não estou dizendo que ele vá vazar para fora da tina, o mosto vai vazar para dentro da parede isolante e você nunca vai conseguir desmontar as duas camadas de PEAD para limpar/lavar a camada isolante intermediária. :eek:

Para quem está cogitando usar uma tina térmica, deixo minha opinião: Use apenas se quiser implementar um sistema HERMS. Neste caso sim, ela trará uma boa economia e será muito mais fácil de lavar que uma panela toda revestida de espuma e duct-tape.
 

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não pensou em inserir umas resistências elétricas para não precisar ficar fazendo decocção?
 
não pensou em inserir umas resistências elétricas para não precisar ficar fazendo decocção?
Samuel, eu nunca colocaria resistência elétrica em contato direto com o mosto durante a conversão. A temperatura na região próxima da resistência acabaria inativando as enzimas no mosto ou queimando os grãos, quiça o plástico! A não ser que eu ficasse mexendo a resistência rapidamente o tempo todo, mas nem consigo imaginar o quanto isso seria inconveniente.
É por esta mesma razão que não se deve fazer a conversão logo na panela com fundo falso, se não ficar mexendo o fundo da panela as enzimas vão se degenerando. Essa doutrina pode até ter mudado, mas eu não fiquei sabendo.
 
Como todos já sabem, qualquer decisão sobre equipamentos ou técnicas vai ter vantagens e desvantagens e um mash tun não é diferente. Reconheço as desvantagens que vc citou, principalmente em relação a rampas. Agora as vantagens. A maior parte das cervejas especiais ou "craft beers" produzidas no mundo atualmente, até as alemãs, são de single infusion, e para isso um mash tun (que não vaza, é claro!) é muito prático. Qualquer programa de receitas para cerveja tem calculadora para acertar a adição para ter a temperatura desejada com muita precisão. Uso o ProMash, e com o "Malt Heat capacity" em 4, sempre fica perfeito para qualquer densidade de cerveja elaborada em levas de 40 litros com uma caixa térmica Coleman 48QT. Você elabora sua cerveja em menos horas, gasta menos gás, pode ir ao supermercado com a mulher durante a brassagem e não fica pingando suor na breja durante a brassagem :D.
 
Comprei uma térmica de 60 litros e não vejo a hora de começar a usar, já uso um botijão térmico de 9 litros para fazer levas de 10 litros e é super tranquilo. Na primeira vez que usei, tive que fazer decocção também pela falta de experiência, mas depois peguei a manha e consegui ajustar a temperatura sem fazer adição de água. Pretendo fazer a filtragem com uso de manifold pvc branco para água quente da tigre. Comprei o de 60 litros pq pretendo fazer alguns testes com toda água, sem fazer lavagem dos grãos, andei lendo alguns artigos e me pareceu promissor, sem dizer menor tempo de brassagem. Até aqui recomendo o uso, mas depende do dia uso outros equipamentos, acho que vou usar esse pra fazer sozinho por ser mais fácil.
 
Obrigado a todos que responderam. Estava justamente querendo incentivar troca de informações sobre este método.
Vocês podem colocar fotos dos equipamentos?

Eu nunca tive coragem de fazer single infusion, e sempre pensei que tivesse baixa eficiência. Como minha primeira cerveja rendeu só 12L (uma ESB com OG 1052 que consumiu 9kg de malte), descartei logo este método.

John66, você sempre vira sua tina de cabeça para baixo depois de lavar para ver se não sai água de dentro da camada isolante? Eu nunca tive vazamentos durante a brassagem, eu só descobria que a tina estava vazando na hora de lavar a bendita.
Existe algum modelo de tina que possa ser desmontado para fazer esta verificação?
 
Faz sentido que a Single Infusion tenha uma eficiência menor, mas a diferença não é grande. Tento não mexer com o meu moedor, mas poderia deixar o malte mais fino. Mesmo assim, minha eficiência sempre está 74-75%. Viro a caixa sim, e não tenho vazamentos. (Depois eu coloco uma foto de meu mash tun.)

Como falei, minha caixa é de outro modelo e marca, mas acredito que seu problema de vazamento só possa acontecer onde a saída foi alterada. A maneira de encaixar pode ser muito simples, como Denny Conn mostra:

http://hbd.org/cascade/dennybrew/
 
Montagem muito simples também: [ame]http://www.youtube.com/watch?v=UuIKHC57ROQ[/ame]
 
Hmmm... Eu usei um anel de vedação em silicone de 1/2 pol e uma luva para fazer a pressão. O que eu não consegui encontrar de jeito nenhum foi uma arruela rígida (nos links que você passou é um "minikeg bung" que desempenha esse papel, e não tem pressão nenhuma! Ele é simplesmente COLADO). Você usa o mesmo esquema? De onde tirou o minikeg bung?
 
Vou ressuscitar o tópico.
Eu uso um Mash tun feito com um cooler (uso dois, na verdade). Usei duas panelas por muito tempo. Uma para o mash e outra para a fervura, com vários métodos de filtragem que nunca me agradaram: fundo falso (passar o mosto quente de uma panela para outra para filtrar fazia muita sujeita), bazuca (nunca tive uma que realmente funcionasse, deixando o fluxo do mosto incrivelmente lento), saco de voil (bagunça, sujeira, baixa eficiência). Sem contar o trampo mexendo, medindo a temperatura, adicionando água fria para diminuir a temperatura que subia indevidamente, etc. Aí decidi montar um cooler. E nunca mais larguei. No começo eu ainda tentava fazer rampas e mash out. Hoje em dia, não faço mais nada. Esquento a água, jogo-a no cooler, coloco o malte, mexo. Ajusto a temperatura (com água quente ou fria), fecho o cooler e deixo por uma hora, abrindo a cada 15 minutos para uma mexidinha rápida. A temperatura dificilmente cai mais que 1C. Depois já passo para o sparging com a água a 76C e levo para a fervura. Isso praticamente acabou com a bagunça e a sujeira e hoje minha eficiência é bem alta, dependendo o estilo, mas sempre acima dos 75%, pelo cálculo do Beersmith.
Já fiz decocção com ele algumas vezes, mas eu achei que ela alterou a cor da cerveja e não alterou quase nada a eficiência.
O outro cooler, menorzinho, de 12L, eu uso para levas de 5 e 6 litros, para testes ou quando estou sem muito tempo, ou quando tenho amigos em casa que querem saber como se faz. Quando uso esse cooler menor, nem sparging faço, já coloco toda a água nele, mais ou menos como num BIAB. E a eficiência é alta.
Abaixo, algumas fotos. Você vão ver que do menorzinho e nem mudei a torneira (só melhorei a vedação)
 

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Silvio,
Acho esse método muito prático e após muito estudo e fazer uma leva de extrato líquido,fiz minha primeira all-grain usando um cooler de 5 galões.
Qual o tamanho do seu ? tive problema com minha receita, não cabia toda água e maltes para iniciar a mostura. já que tem experiência nesse processo, poderia me ajudar falando das quantidades de malte e água que voce utiliza... como faz o sparging ? meche os grãos quando adiciona água ? minha eficiência foi muito baixa e a cerveja ficou muito turva (está carbonatando). acho que fiz pouca recirculação mas é difícil comparar com quem faz na panela.
Agradeço antecipadamente sua opinião.
Abcs.
Ortiz.
 
Eu fiquei muito interessado em utilizar uma caixa térmica ou cooler como tina de brassagem (mash tun). Mas minha maior dificuldade é encontrar no mercado nacional caixas/coolers com o plástico interno com classificação food grade ou de grau alimentício. Isso porque plásticos sem essa classificação a temperaturas de brassagem podem fazer resinas tóxicas se desprenderem do plástico para o mosto. Já solicitei informações dos seguintes fabricantes: Coleman, Dolfin, Termolar, Alladin e Invicta. Estou aguardando ter todas as respostas em mãos para compartilhar aqui as informações. Mas se tiverem indicações de outros fabricantes e que possamos encontrar os produtos no Brasil agradeço. Até!
 
Pelo que pesquisei, se o material interno for PP 5, ele pode ser utilizado, é o mesmo tipo de plastico utilizado em mamadeiras para crianças, tenho uma caixa térmica em PP 5, fiz um teste com água a 80 graus deixei esfriar e provei a água, não tinha nenhum gosto de plastico.
Utilizei ela para montar este sistema aqui e vou brassar neste domingo.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403958&highlight=meu+projeto+herms&page=3

Só vou trocas a bazooka por um manifold que já está quase pronto.
 
Pois então mateus. Eu também entendia que bastava ser PP para ser adequado. O triangulo com o número 5 indica que o material é polipropileno (PP) mas além disso deve ser indicado com um desenho de garfinho se esse PP foi processado com resinas ou outros materiais compatíveis com alimentos. O problema é que no Brasil não há normativa para a indicação com o desenho do garfinho com uma taça ao lado. Mas é padrão na Europa e em outros países. No caso de mamadeiras há algumas com esse desenho e/ou indicação de que o material é livre de bisfenol. A Dolfin já me respondeu que mesmo sendo PP a caixa térmica deles não é indicada. Qual a marca da sua caixa?
 
A minha é uma wenco Extreme, na descrição que vinha com ela dizia que poderia ser utilizada tanto para frio como para calor.
A wenco normal não tem esta indicação e pelo que eu percebi o interior parecia mais mole, por isto optei por esta extreme.
 
Essa marca eu não conhecia. Mas olhando o site (link abaixo) eles dizem ser em PP virgem. Isso indica que não é PP reciclado. PP reciclado não pode ser classificado como de grau alimentício exatamente por usar componentes inadequados no processo de reciclagem. Vou mandar um email para eles também solicitando a informação. O isolamento dela é em isopor? Você simulou uma brassagem nela? Em quanto a temperatura caiu?

http://www.wenco.com.ar/br/resultadolineas.php?sublinea=25&linea=4
 
Essa marca eu não conhecia. Mas olhando o site (link abaixo) eles dizem ser em PP virgem. Isso indica que não é PP reciclado. PP reciclado não pode ser classificado como de grau alimentício exatamente por usar componentes inadequados no processo de reciclagem. Vou mandar um email para eles também solicitando a informação. O isolamento dela é em isopor? Você simulou uma brassagem nela? Em quanto a temperatura caiu?

http://www.wenco.com.ar/br/resultadolineas.php?sublinea=25&linea=4

Eu comprei uma Coleman 48qt, ainda não utilizei, e fiquei bolado agora. Muito me interessa as informações que você encontrar.
 
Essa marca eu não conhecia. Mas olhando o site (link abaixo) eles dizem ser em PP virgem. Isso indica que não é PP reciclado. PP reciclado não pode ser classificado como de grau alimentício exatamente por usar componentes inadequados no processo de reciclagem. Vou mandar um email para eles também solicitando a informação. O isolamento dela é em isopor? Você simulou uma brassagem nela? Em quanto a temperatura caiu?

http://www.wenco.com.ar/br/resultadolineas.php?sublinea=25&linea=4

O Isolamento é de Isopor e não muito grosso, mas não pareceu vazar calor.
Não deu pra ver quantos graus baixa pois meu sistema é um HERMS com recirculação constante.
 
Pessoal, assim que eu receber retorno dos fabricantes coloco aqui as informações. Interessante é que eu tenho três baldes que comprei como sendo "baldes alimentícios" mas todos são em PP e PEAD e não há informação na embalagem deles sobre o grau alimentício. Ou seja, nada do desenho do garfo com a taça (imagem abaixo). Aqui na Wikipedia em inglês tem um texto interessante sobre o assunto food safe/grade:

http://en.wikipedia.org/wiki/Food_safe_symbol
 

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Pessoal, será que usando um fundo falso com resistência no cooler poderia utilizá-lo para fervura também, além da mostura?

Ou não aconselham fervura por tempo prolongado no cooler?
 
Pessoal acabei de comprar uma caixa modelo 34L da marca invicta em uma promoção do Walmart aqui de Brasília por R$ 60,00. Ela tem classificação food safe/grade!! Ufa!!!! Nos fundos tem o garfo com a taça!! Achava que não ia encontrar algo no Brasil assim!!!

Com relação aos fabricantes que consultei temos atualizado as seguintes informações:

1) Dolfin: composto de polipropileno não indicado pelo fabricante para manter contato direto com alimentos.

2) Termolar: apenas informaram ser de material atóxico, mas não disseram ser food safe/grade.

3) Alladin: Polipropileno, material atóxico, mas informou não possui certificado food grade para ser considerado grau alimentício.

4) Coleman: ainda sem resposta

5) Wenco: ainda sem resposta

6) invicata: Sem resposta, mas eu encontrei no produto 34L o símbolo de grau alimentício. Então, ao menos para esse modelo, acho que dá para confiar.

Interessante a reposta da Alladin: não possuem CERTIFICADO para classificar como de grau alimentício. Depois vou pesquisar sobre esse tal certificado. Se envolve processos, controle, materiais etc.

A busca pela melhor compreensão e divulgação disso continua!!! Agora fiquei grilado com os baldes de fermentação/maturação. Os meus não possuem o símbolo de grau alimentício!!! AAAAAAAAHHHHH!!!!!

Mas imagino que baixas temperaturas não são tão danosas para o contato do alimento com o plástico. O problema são temperaturas mais elevadas.

Inté!!
 

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Pessoal, será que usando um fundo falso com resistência no cooler poderia utilizá-lo para fervura também, além da mostura?

Ou não aconselham fervura por tempo prolongado no cooler?

Hum...sem olhar as propriedades térmicas dos isolantes normalmente utilizados em caixas térmicas ou coolers (normalmente poliuretano ou poliestireno expandiso-famoso isopor) ou mesmo sem avaliar a questão da resistêna térmica do polipropileno normalmente usado para fabricar a parte interna, EU em primeira análise não faria fervura no cooler. Vai que por algum motivo ocorra contato direto da resistência com esses materiais? Derrete rapidinho! Mas já vi em fóruns alguns projetos de fervura em baldes normalmente usados em fermentação...mas eu acho particularmente meio arriscado. Ainda mais se o balde não for de grau alimentício!

Cheers!
 
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Pessoal, será que usando um fundo falso com resistência no cooler poderia utilizá-lo para fervura também, além da mostura?

Ou não aconselham fervura por tempo prolongado no cooler?

Pretendo acrescentar uma resistência em uma caixa térmica, mas apenas para esquentar a água para lavagem dos grãos.

Minha ideia é isolar qualquer contato que a resistência possa ter com a caixa, utilizando silicone alimentício, vou solicitar uma resistência sob medida, pedindo para que a parte próxima as parafusos não gere calor.´

Mas para fervura eu não arrisco, acho que é muito calor por muito tempo e pode danificar a caixa e liberar algum composto no mosto.
 
Cara, na Inglaterra tinha uns equipamentos eletricos que eram em baldes plasticos e serviam pra todo o processo..

Salvo um crasso engano meu, são estes Electrim, mas não são baratos.

Da uma pesquisada, creio que é simples montar um "clone", e deve ser fácil descobrir o material do balde.

Espero ter ajudado.
abs


http://www.amazon.co.uk/dp/B00G57DQA8/?tag=skimlinks_replacement-20

http://www.brewmonkey.co.uk/shop/heating-for-brewing-winemaking/electrim-mashing-bin/

Transcrevendo o texto:

Constructed from heavy food grade, heat resistant plastic this electric mashing bin and boiler is fitted with a thermostatic control that makes it ideal for stepped temperature mashing & subsequent boiling. This is the new version with the larger 32 litre capacity.

Bom, não sei qual a diferença de Food Grade para heavy food grade.. se é apenas expressão, se trata da espessura, ou algum outro material diferente do PP5.

abs
 
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Bom galera, após ler esse tópico fiz alguns testes com minha caixa térmica e ela passou gosto de plástico para a água.

Achei uma possível solução para isto: silicone de grau alimentício líquido.

Esse silicone é utilizado para fazer moldes que vão ao forno para assar doces, biscoitos, etc. Entrei em contato com o pessoal dessa loja abaixo e eles confirmaram ser atóxico e aguentar altas temperaturas. Fiz a compra e vou revestir a caixa térmica por dentro com esse silicone. Assim que fizer posto aqui os resultados.

http://www.siliart.com.br/borracha-de-silicone-grau-alimenticio-1kg-p1511

Gabriel.
 
@gabrielcalo

Você fez esse procedimento ? Qual o resultado ?
 
@gabrielcalo

Você fez esse procedimento ? Qual o resultado ?

Ortiz,

Fiz sim. O resultado ficou mais ou menos... funcionou bem, no entanto, você tem que tomar muito cuidado para não rasgar a camada de silicone... e a longo prazo não sei o quanto vai resistir.

Hoje não utilizo o cooler no mash, pois minha eficiência baixou com ele. No entanto, achei muito útil o esquema para utilizá-lo como recipiente da água de lavagem, pois segura bem a temperatura.

Sobre a eficiência ter caído, acredito que é pelo formato do cooler, desses de 45L retangulares. A área da cama fica muito grande em relação a uma panela cilíndrica, desta forma acredito que propicie muito a formação da canais preferenciais, diminuindo a qualidade da lavagem. Agora se fosse aqueles coolers cilíndricos, utilizaria mesmo com o esquema do silicone, pois tomando cuidado, dá pra durar umas boas brassagens, e qualquer coisa é só aplicar novamente nos pontos que venham a ser danificados.

Abraço!
 
Pessoal acabei de comprar uma caixa modelo 34L da marca invicta em uma promoção do Walmart aqui de Brasília por R$ 60,00. Ela tem classificação food safe/grade!! Ufa!!!! Nos fundos tem o garfo com a taça!! Achava que não ia encontrar algo no Brasil assim!!!

Com relação aos fabricantes que consultei temos atualizado as seguintes informações:

1) Dolfin: composto de polipropileno não indicado pelo fabricante para manter contato direto com alimentos.

2) Termolar: apenas informaram ser de material atóxico, mas não disseram ser food safe/grade.

3) Alladin: Polipropileno, material atóxico, mas informou não possui certificado food grade para ser considerado grau alimentício.

4) Coleman: ainda sem resposta

5) Wenco: ainda sem resposta

6) invicata: Sem resposta, mas eu encontrei no produto 34L o símbolo de grau alimentício. Então, ao menos para esse modelo, acho que dá para confiar.

Interessante a reposta da Alladin: não possuem CERTIFICADO para classificar como de grau alimentício. Depois vou pesquisar sobre esse tal certificado. Se envolve processos, controle, materiais etc.

A busca pela melhor compreensão e divulgação disso continua!!! Agora fiquei grilado com os baldes de fermentação/maturação. Os meus não possuem o símbolo de grau alimentício!!! AAAAAAAAHHHHH!!!!!

Mas imagino que baixas temperaturas não são tão danosas para o contato do alimento com o plástico. O problema são temperaturas mais elevadas.

Inté!!
E aí tfomelo, passado esse tempo como está a experiência com a caixa invicta? Até então uso o sistema de panelas (a de brassagem com fundo falso) e fogareiro. Domino bem meu equipamento (20 litros), mas como trabalho sozinho estou considerando passar a brassagem para caixa térmica.
 
Pessoal acabei de comprar uma caixa modelo 34L da marca invicta em uma promoção do Walmart aqui de Brasília por R$ 60,00. Ela tem classificação food safe/grade!! Ufa!!!! Nos fundos tem o garfo com a taça!! Achava que não ia encontrar algo no Brasil assim!!!
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Inté!!

E aí tfomelo, passado esse tempo como está a experiência com a caixa invicta? Até então uso o sistema de panelas (a de brassagem com fundo falso) e fogareiro. Domino bem meu equipamento (20 litros), mas como trabalho sozinho estou considerando passar a brassagem para caixa térmica.
 
Tem sido boa! Fiz três brassagens nela. Nas duas primeiras usei tal como comprei e fiz o lautering em um balde com fundo falso. Nesse caso a temperatura caiu 1C em 1,5 h de mosturação com single step em 67C inicial. Depois eu instalei um registro e fundo falso na caixa térmica. Daí não consegui uma boa temperatura alvo da água de mostura e tive que reaquecer o mosto. Mas acho que seja uma questão de ajuste dos cálculos mesmo. Agora quero colocar uma resistência de baixa densidade por de baixo do fundo falso para ter facilidade de fazer uma parada protéica, por exemplo.
 
Pessoal, uma dica para evitar os vazamentos na construcao do mash tun e usar um silicone food grade para vedar (os silicone usando em aquarios tambem pode ser aplicado, mas eu sempre verifico se e food grade). Voce aplica e depois de 24 horas esta tudo vedado.
 
Pessoal, uma dica para evitar os vazamentos na construcao do mash tun e usar um silicone food grade para vedar (os silicone usando em aquarios tambem pode ser aplicado, mas eu sempre verifico se e food grade). Voce aplica e depois de 2 horas esta tudo vedado.
Eu particularmente recomendo o contrário, ou seja, procurar usar conexões com anéis de silicone com assemelhados e que não precisam de muito aperto, de forma que de pra colocar e tirar com a mão, sem veda rosca ou qualquer cola.

Esse é o princípio clássico de conexões facilmente descontáveis para limpeza.

Abraço,
 
Eu particularmente recomendo o contrário, ou seja, procurar usar conexões com anéis de silicone com assemelhados e que não precisam de muito aperto, de forma que de pra colocar e tirar com a mão, sem veda rosca ou qualquer cola.

Esse é o princípio clássico de conexões facilmente descontáveis para limpeza.

Abraço,
No cooler que eu uso tudo e desmontavel. Tentei construir um semelhate ao que postaram no inicio da discussao (modelo proposto por Drew e Denny no livro 'experimental homebrewing'), mas os vazamentos tornaram o processo complicado (eu na epoca tambem nao tinha as ferramentas adequadas). Para esse modelo de mash tun o silicone seria util para isolar a camada interior do cooler depois de furado, para evitar a entrada do mosto, alem de fixar o cano e os aneis de cpvc para instalacao da valvula esfera. A valvula esfera seria entao desmontavel para permitir a limpeza.
 
Ressuscitando...

Eu estou pensando em comprar o botijão térmico de 12L da invicta, para levas de 5-6 litros sem sparge e com sparge devo conseguir fazer levas de 10L.

Mais alguém ainda usa caixa térmica?

Enviado de meu Nexus 7 usando Tapatalk
 
Eu uso e gosto...... o meu tem 45 litros.
 

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Ressuscitando...

Eu estou pensando em comprar o botijão térmico de 12L da invicta, para levas de 5-6 litros sem sparge e com sparge devo conseguir fazer levas de 10L.

Mais alguém ainda usa caixa térmica?

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mwvarela, eu tenho exatamente essa de 12L da Invicta, com direito a símbolo food grade e tudo mais, rsss.
Substituí a torneira original dela por um registro e espigão de latão, ambos 3/8, e fiz uma bazuca com essas malhas/mangueiras de inox e me divirto muito.
Já usei 2k de malte com quase 10L de água, sem lavagem. Faço uns testes com ele. Já usei até um pouco mais de malte. A bazuquinha filtra super bem.
E pretendo pegar um Rubbermaid de 19L que vi por aqui. Mas ainda vou conferir o material dele.

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Até as beiras.
Conferindo bem a temperatura antes de lacrar por 90 minutos.
 

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