Mash Out e Recirculação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JoaoFernando

Well-Known Member
Joined
Jul 19, 2017
Messages
48
Reaction score
4
Olá amigos!

Irei fazer minha primeira brassagem semana que vem e estou com uma dúvida.

O processo que estudei para fazer é o seguinte:

Após o tempo de conversão do amido em açúcar (teste de iodo ok) , irei subir a temperatura para 78 graus para realizar o mash out e ao mesmo tempo recircular o mosto com auxílio de uma bomba e escumadeira por 15 minutos.

A dúvida é... esse tempo é suficiente para filtragem correta?

Se caso sentir que não está bem filtrado ainda (muito turvo) desligo o fogo (pois o mash out é de 15 min) e continuo recirculando até clarificar?

Seria isto?

Grato pela ajuda.


João Fernando
 
78 graus, desliga tudo, por 10 min( não passa dos 80!) depois circulação por 20min


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Isso aí que o @chefpellegeino falou
Durante o mash out vc nao mexe
depois de 10 min vc comeca a recircular
Quando vc iciciar a recirculacao tira uma amostra e depois durante vai tirando algumas pra vc ir vendo a evolucao e ir compararando
se com 20 nao estiver bom continua a fazer.
o tamanho da sua jarra e o tamanho do lote vai influenciar nesse tempo

André Wenderosck
 
Ampliando a discussão:
Mash out é opcional, eu não faço.
Recirculação com bomba durante 20 minutos finais da mosturação é suficiente.
 
Ampliando a discussão:
Mash out é opcional, eu não faço.
Recirculação com bomba durante 20 minutos finais da mosturação é suficiente.

Realmente Mash Out é opcional. Eu fiz diversos testes fazendo recirculação com e sem Mash Out e posso dizer com segurança que a recirculação é mais fluida, mais rápida e mais eficiente após o Mash Out, pois pela simples dinâmica dos líquidos, quanto mais quente mais fluido será, ou seja, maior facilidade de passar pelos grãos/casca deixando os resíduos e saindo límpido.:)

As minhas primeiras 30 brassagens foram 100% artesanais/manuais, todas sem bomba, fazendo recirculação com canecas de inox, logo, um mosto mais fluido no meu caso era uma mão na roda...
 
@JoaoFernando

Pode fazer o mashout e a recirculação simultâneos, nem problema algum.
Começe a recircular e então comece a subir a temperatura.
Quando chegar nos 75 graus (não precisa chegar a 78), o mosto já estará bem limpo. Aí já pode desligar o fogo e começar a drenar.
Mash out tem a função principal de deixar o mosto mais "fino" e por isso mais fácil de filtrar. Não fique encucado com esse lance de "desativar enzimas", pq não é bem assim.
Se ainda não estiver bem limpo, dê mais uma filtrada com o fogo desligado.
Simples assim.

Abraço.
 
Outra dica que te dou, mas meio off-topic:
Em vez de ficar fazendo teste de iodo o tempo todo e ficar grilado se já converteu ou não, estou fazendo o que muitos aqui no fórum fazem: mostura de 90 minutos e pronto. Sem teste de iodo. 90 minutos e com CERTEZA estará tudo convertido. Prefiro deixar 90 minutos quieto sem testar nada do que deixar 60 minutos e ficar testando que nem louco.

Abraço.
 
Outra dica que te dou, mas meio off-topic:
Em vez de ficar fazendo teste de iodo o tempo todo e ficar grilado se já converteu ou não, estou fazendo o que muitos aqui no fórum fazem: mostura de 90 minutos e pronto. Sem teste de iodo. 90 minutos e com CERTEZA estará tudo convertido. Prefiro deixar 90 minutos quieto sem testar nada do que deixar 60 minutos e ficar testando que nem louco.

Abraço.

Tb deixo por 90 minutos e tb não faço mais teste de iodo...

Quanto ao Mash Out, essa questão do tempo é muito particular...

No meu caso por exemplo, tenho fundo falso e deixo a bomba recirculando durante a mostura, pois consigo regular o meu fogareiro a ponto de manter a temperatura de mostura praticamente intacta.

No final faço o Mash Out somente para melhorar a fluidez e por conseguir maior eficiência, mas no fim da subida da temperatura, meu mosto já estará limpido, pois já estava recirculando...então logo que bate os 76C, já começo a lavagem.

Agora com uma Bazooka por exemplo a coisa toda muda de figura...

Não existe um tempo certo, Vc mesmo deve fazer a análise da sujidade do mosto e se entender que está ok...manda bala...

[ ]´s
 
Tb deixo por 90 minutos e tb não faço mais teste de iodo...

Quanto ao Mash Out, essa questão do tempo é muito particular...

No meu caso por exemplo, tenho fundo falso e deixo a bomba recirculando durante a mostura, pois consigo regular o meu fogareiro a ponto de manter a temperatura de mostura praticamente intacta.

No final faço o Mash Out somente para melhorar a fluidez e por conseguir maior eficiência, mas no fim da subida da temperatura, meu mosto já estará limpido, pois já estava recirculando...então logo que bate os 76C, já começo a lavagem.

Agora com uma Bazooka por exemplo a coisa toda muda de figura...

Não existe um tempo certo, Vc mesmo deve fazer a análise da sujidade do mosto e se entender que está ok...manda bala...

[ ]´s

Eu faço exatamente assim também há bastante tempo. Não faço a circulação depois do mash out pois faço algumas vezes durante a mostura para manter e equilibrar a temperatura e quando termino a mostura (também após 90 min e sem teste de iodo), o mosto já está límpido.
 
eu por segurança no mash out não passo dos 76ºc 75ºc tá de bom tamanho e só faço 5 minutos
 
Back
Top