Mash Hopping, fazer ou não?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Mario

Well-Known Member
Joined
Jan 9, 2014
Messages
74
Reaction score
6
Caros, tenho lido sobre mash hopping e estou pensando em experimentar. Alguém tem alguma experiência para relatar? Falam em usar 1.5 vezes o lúpulo de aroma durante o mashing. O que me dizem?
 
Eu acredito que só vale a pena fazer mash hopping no caso de alguma cerveja em que tu não vai fazer fervura, como uma Berliner Weisse por exemplo. Não acho que tem muito ganho de aroma com essa técnica.

Não sei se tu tá querendo dizer First Wort Hopping (FWP). Nesse caso tu adiciona o lúpulo na panela de fervura enquanto tu tá coletando o mosto filtrado que sai da panela de mostura. O lúpulo vai ficar numa infusão no mosto em uma temperatura abaixo da de fervura (uns 60 graus pela perda de calor do mosto quando sai da filtragem). Depois de coletar o mosto todo tu leva para fervura normalmente. Aí sim nesse caso tem muito ganho de sabor de lúpulo com um amargor que aparenta ser menor do que seria se você adicionasse o lúpulo já na fervura (por mais contraditório que possa parecer). Segundo o Gordon Strong não tem muito ganho de aroma e ele diz que o ganho de sabor é 50% maior do que o lúpulo adicionado faltando 20 minutos para terminara fervura. Acabei de usar a técnica pela primeira vez ontem numa AIPA junto com late hopping. Vamos ver no que dá.
 
interessante cara, mas quando tu diz "ganho de sabor" tu se refere à um aumento de IBU's ou a qualidade do sabor mesmo do lúpulo?
 
interessante cara, mas quando tu diz "ganho de sabor" tu se refere à um aumento de IBU's ou a qualidade do sabor mesmo do lúpulo?

Ricardo, você ganha sabor mesmo. Não é amargor e nem aroma. O amargor das cervejas usando essa técnica parecem mais amenos, mais elegantes, com menos harsh, com a "impressão" de menor IBU no paladar. Já o sabor de lúpulo é potencializado. Dizem que o aroma não melhora tanto (palavra do Gordon Strong e até acredito, por isso prefiro aliar com um dry hopping).
 
Dando aquela desenterrada bonita:

Estou estudando para fazer a minha primeira Doble IPA.
No livro do Mitch Steele, ele aconselha fazer o mash hopping.

Ele fala mesmo que a técnica é controversa em relação à sua efetividade, mas que era bem popular no início do século passado.

A teoria que ele cita é que o pH mais alto do mash, e a presença de oxigênio, faz com que compostos voláteis do lúpulo sejam oxidados e formem novos produtos que não volatilizam, nem na fervura. Isso contribuiu com o sabor de lúpulo na cerveja.

Mas tem mesmo que estudar mais isso. Ainda não li nada sobre as quantidades e qualidades do lúpulo que se adicionaria nesta fase.
 
Back
Top