Mapuche single hop ale - 10 litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

robertocaruso

Well-Known Member
Joined
Oct 21, 2014
Messages
148
Reaction score
26
Domingo brassei a o que deve ser a minha primeira IPA.
Não peguei muito pesado no IBU, deixando o mais próximo possível do mínimo para o estilo.

Mapuche single hop ale - 10 litros

OG estimada 1047
IBU 42

Maltes
Malte PALE ALE BestMalz - 95,20% - 2,5Kg
Malte Carapils Weyermann - 4,80% - 0,126Kg

Lúpulos
Mapuche (FWH) - 14g
Mapuche 15 min - 8g
Mapuche 5 min - 7,5g
Mapuche 0 min - 15g

Levedo
US-05 - 11,5g

Mash in 90 min a 65°C
Três Batch sparge (não medi a densidade pré-fervura) Total 12,5 litros

Adicionei os 14g de Mapuche quando coloquei a panela para a fervura.
Aproximadamente depois de 20 min iniciou a fervura.
Adicionei o restante do lúpulo como está na receita.

Foi a primeira vez que utilizei uma grande quantidade de lúpulo, notei que perdi muito líquido no turb, além do que foi perdido da fervura, fiquei com um pouco menos de 10 litros, contando com o volume do turb.

No total consegui passar para o fermentador um pouco mais de 8 litros com uma densidade de 1052 já corrigindo para 20°C.
Talvez corrigindo o volume teria alcançado os 1047 como era esperado.

Está fermentando a 18°C, hoje vou fazer a primeira medição de densidade.
 
Parabéns cara, ao meu ver parece que está tudo certo. Aguardo seus relatos sobre esse lúpulo, já fiz duas experiências com single hop (Nelson e Citra) e ainda não decidi qual o utilizar para a terceira experiência.

Abraços!
 
Ontem fiz a primeira medição de densidade após iniciar a fermentação. Passou de 1052 para aproximadamente 1029 em dois dias, estou com um probleminha para manter a temperatura em 18°C, devido ao frio que está fazendo a temperatura caí mais do que devia. Mudei para 18,5°C no controlador, espero assim manter mais próximo de uma temperatura ideal para fermentar.

Gostei do sabor, o lúpulo Mapuche, pelo que eu lembre, é uma variação do Cascade, mas tem sabor mais redondo e suave, com um final levemente picante. É sabor que lembra maracujá mas não ácido.
 
Ontem fiz a primeira medição de densidade após iniciar a fermentação. Passou de 1052 para aproximadamente 1029 em dois dias, estou com um probleminha para manter a temperatura em 18°C, devido ao frio que está fazendo a temperatura caí mais do que devia. Mudei para 18,5°C no controlador, espero assim manter mais próximo de uma temperatura ideal para fermentar.

Gostei do sabor, o lúpulo Mapuche, pelo que eu lembre, é uma variação do Cascade, mas tem sabor mais redondo e suave, com um final levemente picante. É sabor que lembra maracujá mas não ácido.

Cara, como você conseguiu manter a temperatura proximo dos 18 neses primeiros dias já é um ponto positivo. O ideal é evitar variações bruscas de temperatura mas o fato de você começar na temperatura ideal e manter nos primeiros dias faz muita diferença. Como a temperatura está baixa, a partir do quarto ou quinto dia eu nem me preocuparia mais e deixaria ela subir sozinha até uns 23-25 graus para a "limpeza do diacetyl".

Obrigado por atualizar o relato.
 
Ontem começou a fermentação secundária, o sabor está muito agradável e o amargor acentuado sem ser agressivo. Até o momento esta vai ser a minha cerveja mais clara e deve ficar aproximadamente com 5,6% de álcool.
 
Envasei ontem a Mapuche Single Hop, a FG ficou em 1007 e 6,0% de álcool.
Foi a primeira vez que usei o US-05, e gostei muito, atenuou bem e foi bem fácil de limpar o fermentador depois.
Agora tenho que esperar até o dia 22 para provar.
 
Ficou pronta!

Ficou com um bom amargor, o lúpulo mapuche deixa um sabor que lembra um pouco maracujá, puxando mais para cítrico do que para o doce.

Retrogosto de adocicado de malte muito agradável.

Boa espuma, branca e persistente.

IMG_6837.jpg


IMG_6839.jpg
 
Back
Top