Mangrove jacks m79!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

raphacalo

Active Member
Joined
Jun 14, 2015
Messages
28
Reaction score
2
Alguem já usou ?qual receita fizeram com ele ?estou com dois pacotes,vi que ele é usado para american ale,golden ale,ordinary bitter. Queria saber mais dos resultados,obrigado
 
Alguem já usou ?qual receita fizeram com ele ?estou com dois pacotes,vi que ele é usado para american ale,golden ale,ordinary bitter. Queria saber mais dos resultados,obrigado

Já usei!
Fiz uma oatmeal stout com ele.Fermentei a 21ºC.

Segue minhas impressões:

1-Ele gera muitos frutados que lembram maçã e pera,mas que se reduzem com o tempo.Li várias pessoas relatando quão assustadas ficaram no início,porque lembrava até mesmo fermento belga,embora com tempo de condicionamento tenha atingido o nível de frutado desejado.Em minha experiência eu observei o mesmo,embora tenha adorado o frutado.

2-Achei que ele realçou o caráter de malte de forma bem interessante;como não usei lúpulo de aroma não posso dizer a respeito,mas nas especificações se diz que ele também realça o lúpulo.


3-Infelizmente ele não atenuou muito,se não me engano pra uma OG de 1,053 a FG foi 1,018.

4-O lag time foi grande,maior que 24h,mas também não hidratei direito_O que pode ter contribuído com a baixa atenuação.Apesar disso,não notei off-flavors.

5-A floculação foi a maior que já vi!A lama parecia mais uma areia de tão granulada que estava.Eu arriscaria dizer que não há necessidade de gelatina com esse fermento.Mas já li reviews controversos,teve muita gente dizendo que teve problema com floculação e o fermento custou a decantar...bom,acho que a qualidade do mosto também tem sua influência nisso.

Conclusão:Esse foi o melhor fermento da Mangrove Jack's que já usei.Adorei o caráter maltado,os frutados e quão limpa a cerveja estava mesmo verde.Com 6 dias eu já sentia que ela estava ótima pra tomar,engarrafei e ficou perfeita!
Eu recomendo bastante esse fermento,mesmo pra alguns estilos ingleses não listados na recomendação do mesmo.Assim como não recomendo que usem o M07 British ale,achei o pior deles até aqui.

Abraço.
 
Engarrafei ontem uma leva com ele. Prefiro ainda não opinar quanto ao aroma e quanto ao sabor por enquanto, só depois de carbonatado. Mas, por enquanto, estou achando bem interessante.

Quanto a sedimentação, também tinha lido que ele deixava a cerveja turva, mas não tive problema com isso. Antes mesmo de clarificar, a cerveja das amostras não tinha muito fermento. Usei gelatina pra clarificar, e a lama ficou muito compacta. Sozinha ela nem escoava no fermentador, tive que colocar água pra tirar ela do fundo.

Sobre o Lag time, só tenho como dizer que ele foi entre 10 e 22 horas. Coloquei pra fermentar no domingo. Segunda de manhã, airlock parado. Segunda de noite, airlock em atividade. Isso com temperatura = 17ºC

Também tive problemas de atenuação. Baixou até 1.020 e não desceu mais. Mexi o fermentador pra levantar a borra e deixei uns 15 dias fermentando (final da fermentação a 24º), mas desde o 8º dia não atenuou mais.
 
obrigado pelas respostas, minha próxima leva irá ser com ele,postarei resultados futuros.
 
Cara, gostei muito do fermento. Fiz um híbrido entre ESB e Robust Porter, que ficou com um torradinho do malte e encorpada, mas também bem amarga. No fim, ficou bem equilibrada entre malte e lúpulo, com um amargor interessante, que se confunde com o torrado e o caramelo dos maltes, e um fundo de chocolate amargo.

1. A atenuação dele não parece ser muito grande. OG 1.068, FG 1.020, e não baixou mais nem a pau
2. o perfil no aroma e no sabor é bem mais neutro que o S 04 (também porque conduzi o início da fermentação a 17 ºC), e acho que ele equilibra bem entre malte e lúpulo. O frutado dele é bem menos evidente que o do S04, mas está lá, o que me agradou bastante. No aroma ele quase não aparece, o que pra mim foi ótimo, porque destacou o um leve aroma de torrado.
3. a floculação, conforme já havia dito, foi muito grande (o que bate com a baixa atenuação)

No geral, tirando que não atenuou tudo que eu queria (pode até ser culpa minha, quem sabe), fiquei plenamente satisfeito. Ótimo fermento. Pra mim, a mangrove vem sendo muito coesa na sua linha.
 
Usei ele em uma Special Bitter. O resultado do final da fermentação foi bem assustador pra mim. Depois de duas semanas a temperatura de fermentação, iniciando a 18 graus e ao final terminando a 23, fui fazer a primeira prova e a cerveja estava extremamente esterificada, muito longe do que eu esperava, tanto que praticamente sumiu malte e lúpulo. Agora mandei pra cold e vou esperar pra ver o que da, li que com o tempo algumas pessoas tiveram diminuição desse frutado, pelo menos duas semanas vou deixar a 2 graus e depois mandar pro barril. Por enquanto não gostei nada dele, vou esperar pra ver.
 
Mas porque,precisamente,você usou em fermento belga para uma Special Bitter inglesa?
 
É verdade!,hahaha
Confundi com o M27 belgian ale,perdão.

Mas Fagner,já ouvi vários relatos parecidos ao seu em fóruns afora:a quantidade de frutados assusta no início,mas depois com maturação diminui e atinge o nível desejado para o estilo ESB;Então duas semanas maturando vai fazer bem.

Depois nos conte como ficou.

Abraço!
 
Pessoal, não estou mais encontrando essa levedura no site da Mangrove Jacks. Ouvi rumores que eles descontinuaram algumas das leveduras mais antigas da linha e receio que este tenha sido uma delas. Alguem sabe alguma coisa????? :(
 
Pessoal, não estou mais encontrando essa levedura no site da Mangrove Jacks. Ouvi rumores que eles descontinuaram algumas das leveduras mais antigas da linha e receio que este tenha sido uma delas. Alguem sabe alguma coisa????? :(


Acabei de receber uma resposta da Mangrove. A M79 foi substituida por uma versão "melhorada", a M36 Liberty Bell... :(

giphy-facebook_s.jpg
 
Sabe de alguma loja no Brasil que esteja vendendo esse M36? Não encontrei nenhuma pela internet.
 
Acabou de chegar no Lamas!
OPA blz, valeu a dica.

Acabei "importado" dois pacotes pelo ebay, brassei ontem uma Stout Chocolate com ele, já está fermentando.
Primeira vez que uso o fermento da Mangrove.

Abs

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Usei o M79 em uma Altiber com OG 1.056 e após 14 dias de fermentação atenuou pouquíssimos, medi e está com 1.028.
Para uma receita de 15L finais usei 1 pacote.
É normal essa baixa atenuação?
Mexi o fermentado para suspender o fermento e vou deixar mais uma semana.
 
A minha está a 9 dias fermentando, OG de 1,057, medi domingo a noite (7 dias) e estava em 1,030, a mesma medida de sexta de manhã.

Ela estava na geladeira a 19 graus, coloquei em outro lugar a 21 graus e começou a trabalhar novamente, posso ver no airlock, mas vou esperar até domingo pra medir novamente. O fermento parece ter "dormido". Aproveitei e dei uma cachoalhada no balde, parece que isto ajudou também.

Vou deixar em 24/25 graus por mais uma ou duas semanas.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top