Manômetro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ortiz

Well-Known Member
Joined
Jun 2, 2014
Messages
185
Reaction score
20
Boa tarde Amigos,

Alguém conhece algum lugar que venda manômetro de garrafa ?
Só encontrei na WE e achei o preço com adaptador meio salgado.

Existe alguma outra maneira de controlar a pressão sem abrir nossas garrafas ?

Obrigado.
 
Na http://www.malteshop.com.br/ tem, só não sei se tem no site, mas eles vendem e entregam ai em SP.

Eu já ti um pessoal usando garrafas de 600ml, apertando elas para sair o ar e fechando a tampa, dai tu controla o quanto tá carbonatando pela expansão da garrafa, mas isso não é nada técnico nem preciso. Eu iria pro manometro.
 
Boa tarde Amigos,

Alguém conhece algum lugar que venda manômetro de garrafa ?
Só encontrei na WE e achei o preço com adaptador meio salgado.

Existe alguma outra maneira de controlar a pressão sem abrir nossas garrafas ?

Obrigado.

A melhor maneira de controlar a pressão que será gerada é saber o quanto de alimento você fornece ao fermento no envase.

(http://hbd.org/brewery/library/YPrimerMH.html) nesse site você pode ver uma tabela que mostra o quanto de volume de CO2 é necessário para cada estilo. A partir daí você calcula na hora do primming o quanto de açúcar vai ser necessário para gerar o volume esperado.

O açúcar normal gera aproximadamente 1 volume de CO2 para cada 4 gramas. Você também deve considerar o volume de CO2 residual que é gerado na fermentação ( que é em media 0.9), a tabela para esse volume residual também está no link.

O manômetro é muito bom para saber como está a pressão na garrafa e serve como um auxílio na carbonatação. Mas não deve ser usado como base para saber quando colocar as garrafas na geladeira para esfriar e desativar o fermento. O ideal é saber o quanto de alimento se está colocando, e quanto de volume irá gerar no final. Apesar de um bom aliado o manômetro não é realmente necessário.
 
Back
Top