Maltodextrina dúvida?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rockclubelive

Well-Known Member
Joined
Dec 16, 2016
Messages
80
Reaction score
13
Amigos, poderiam me tirar uma dúvida? Li em algums tópicos e receitas que adicionam Maltodextrina na cerveja, foram vários relatos e na verdade acabou me causando dúvidas...

Já li que a Maltodextrina faz a cerveja ficar:
- Adocicada
- Com mais corpo
- Cremosa
- Com uma espuma mais persistente

Faz tudo isso realmente? E qual seria a proporção a ser usada pra 20Litros?

Agradeço desde já! Valeu! :mug:
 
Também tenho essa dúvida e outra: essa maltodextrina é a mesma que se vende como suplemento em academias?

Enviado de meu Redmi 3S usando Tapatalk
 
Amigos, como não tive respostas até agora, acho que eu mesmo vou comprar a Maltodextrina e fazer um experimento, adicionar 300gr pra 20litros numa larger que vou fazer pra minha esposa... ela curte cerveja mais adocicada... dai eu relato o que percebi de diferente usando a Maltodextrina.

Mas se alguém já usou, favor contar a experiência! :tank:
 
tem a opção de adicionar maltodextrina no grist de malte do beersmith.. dá pra estimar a OG em relação quantidade adicionada por lá. Pela descrição no programa, ele é praticamente só açucar não fermentável

300g em 20L te dá um acréscimo de 0.004 na OG estimada (simulação aqui no programa)

abraço
 
E se for usar como um substituto de malte especial, pensaria nuns 5% como média pra testar
 
tem a opção de adicionar maltodextrina no grist de malte do beersmith.. dá pra estimar a OG em relação quantidade adicionada por lá. Pela descrição no programa, ele é praticamente só açucar não fermentável

300g em 20L te dá um acréscimo de 0.004 na OG estimada (simulação aqui no programa)

abraço

Ok amigo, valeu pela ajuda por me passar essa proporção simulado no programa... da pra eu ter uma base de 0.002 a cada 150grs... então teoricamente ela realmente aumenta o corpo da cerveja e fica mais adocicada já que é açucar não fermentável... muito obrigado!

Eu preciso aprender a mexer beersmith, vou procurar alguns videos ensinando... valeu!:mug:
 
Pessoal, a maltodextrina não irá deixar sua cerveja mais doce.

A maltodextrina, apesar de não ser fermentável por saccharomyces, não deixa um residual doce como a maioria imagina. É só pensar em um mosto sacarificado em temperaturas altas, vai deixar um residual maior de dextrinas que aumentam o corpo da cerveja mas não o dulçor residual.

Para aumentar o dulçor (ou a sensação do mesmo) melhor é aumentar a OG, usar maltes cristal (caramelo) ou mexer na proporção OGxIBU.

Nunca usei mas tem pessoas que usam lactose na cerveja (RIS é um exemplo) e que ela ajuda a aumentar o dulçor. Novamente, nunca testei então não posso afirmar, mas vale uma pesquisa.
 
Pessoal, a maltodextrina não irá deixar sua cerveja mais doce.

A maltodextrina, apesar de não ser fermentável por saccharomyces, não deixa um residual doce como a maioria imagina. É só pensar em um mosto sacarificado em temperaturas altas, vai deixar um residual maior de dextrinas que aumentam o corpo da cerveja mas não o dulçor residual.

Para aumentar o dulçor (ou a sensação do mesmo) melhor é aumentar a OG, usar maltes cristal (caramelo) ou mexer na proporção OGxIBU.

Nunca usei mas tem pessoas que usam lactose na cerveja (RIS é um exemplo) e que ela ajuda a aumentar o dulçor. Novamente, nunca testei então não posso afirmar, mas vale uma pesquisa.

Se não deixa adocicado é melhor ainda... meu medo era usar e ficar doce... se aumenta o corpo é excelente... vou comprar pra experimentar.. valeu pelo relato!:tank:
 
Se não deixa adocicado é melhor ainda... meu medo era usar e ficar doce... se aumenta o corpo é excelente... vou comprar pra experimentar.. valeu pelo relato!:tank:

Eu controlaria o corpo simplesmente aumentando a temperatura da mostura...
 
Tomazela respondeu exatamente o que iria dizer. Acho melhor controlar o corpo da cerveja pela temperatura de mosturação.

Tenho dúvidas também sobre a maltodextrina, andei pesquisando, mas não encontrei nenhuma resposta que me satisfizesse. O ponto é o seguinte, adicionando maltodextrina, estamos incluindo maior proporção de dextrinas. E as dextrinas não são fermentáveis pelas nossas leveduras, então, aumentaria o a FG e também o "corpo" da cerveja. Perfeito.

Mas acontece que na mosturação as enzimas catalisam as quebras dos amidos, dextrinas etc. O que acontece com essa quantidade extra de dextrina adicionada na receita? Se mosturarmos a temperaturas adequadas para Beta, essas dextrinas serão quebradas.

Então a adição de dextrina, por si só, me parece que não teria capacidade para agregar corpo a cerveja. Acho que o controle da temperatura de mosturação mais importante do que o malte rico em dextrina.

Não tenho fontes, são deduções minhas.
 
Tomazela respondeu exatamente o que iria dizer. Acho melhor controlar o corpo da cerveja pela temperatura de mosturação.

Tenho dúvidas também sobre a maltodextrina, andei pesquisando, mas não encontrei nenhuma resposta que me satisfizesse. O ponto é o seguinte, adicionando maltodextrina, estamos incluindo maior proporção de dextrinas. E as dextrinas não são fermentáveis pelas nossas leveduras, então, aumentaria o a FG e também o "corpo" da cerveja. Perfeito.

Mas acontece que na mosturação as enzimas catalisam as quebras dos amidos, dextrinas etc. O que acontece com essa quantidade extra de dextrina adicionada na receita? Se mosturarmos a temperaturas adequadas para Beta, essas dextrinas serão quebradas.

Então a adição de dextrina, por si só, me parece que não teria capacidade para agregar corpo a cerveja. Acho que o controle da temperatura de mosturação mais importante do que o malte rico em dextrina.

Não tenho fontes, são deduções minhas.

para evitar que a dextrina seja quebrada é só não adiciona-la durante a mosturação e sim na fervura, nessa hora as enzimas estão todas inativas.

:mug:
 
Não, escrevi errado.

Não estava me referindo a maltodextrina pura quando falei sobre minha dúvida, mas sim aos maltes do tipo Carapils ou outros da categoria dos dextrin.

Desculpe pela confunsão.
 
Acredito que usando algum tipo de Caramalte você consiga melhorar esse corpo da ceveja. Outra dica legal que quero usar é aveia em flocos para melhorar o creme da cerveja.
 
Acredito que usando algum tipo de Caramalte você consiga melhorar esse corpo da ceveja. Outra dica legal que quero usar é aveia em flocos para melhorar o creme da cerveja.

O problema do caramalte é a cor. A maltodextrina seria para ajudar a manter a espuma sem adicionar cor, graduação alcoolica e nem sabor a cerveja.
 
Fiz uma lager pro carnaval com maltodextrina, pois queria testar... ela da mais corpo sim, mas sem deixar adocicado... nao senti nada de doce...

Usei a proporção que foi indicado pelo vendedor, 300gr pra 23L, aumentou em 06 pontos o FG no densimetro... minhas primeiras brejas deram FG 1006 no densimetro e foi pra 1012, ficou com um corpo bem legal...

por outro lado achei que a espuma perdeu uma pouco de persistência... na primeira vez que coloca no copo faz uma boa espuma.. mas depois na segunda e terceira enchida de copo... fica uma espuma meio rala...

como experiencia eu aprovei... olhem a foto ai embaixo eu e meu primo apreciando uma lager com maltodextrina!!!

DSC01861.jpg
 
Galera... mudei um pouco meu conceito da Maltodextrina... ela melhora sim a cerveja... aumenta o (OG) em cerca de 6.0 (pontos no densímetro) a cada 300grams... e fica uma espuma bem vistosa e persistente!

Diz a LENDA que cerveja boa, a espuma gruda na lateral do copo! HAHA!

No meu terceiro teste, olhem o resultado da cerveja (Devils Ruby Porter) com apenas com 13 dias de envase:
 

Attachments

  • IMG_20170906_200205222.jpg
    IMG_20170906_200205222.jpg
    180.9 KB · Views: 167
  • IMG_20170906_220315477.jpg
    IMG_20170906_220315477.jpg
    150.8 KB · Views: 161
tem a opção de adicionar maltodextrina no grist de malte do beersmith.. dá pra estimar a OG em relação quantidade adicionada por lá. Pela descrição no programa, ele é praticamente só açucar não fermentável

300g em 20L te dá um acréscimo de 0.004 na OG estimada (simulação aqui no programa)

abraço

Pretendo testar maltodextrina numa breja, pra brett comer. Nao to com o meu Beersmith agora. La tem maltodextrina nos itens de graos pra serem adicionados, vc adiciou um add on ou tu adicionou o insumo “na mao”?

E tu sabe se la vai dar pra calcular quanto entrara de acucar, tendo em vista aue terei brettanomyces e nao só a sacca,e a brett vai consumir tudo ou quase tudo?
 
Galera... mudei um pouco meu conceito da Maltodextrina... ela melhora sim a cerveja... aumenta o (OG) em cerca de 6.0 (pontos no densímetro) a cada 300grams... e fica uma espuma bem vistosa e persistente!

Diz a LENDA que cerveja boa, a espuma gruda na lateral do copo! HAHA!

No meu terceiro teste, olhem o resultado da cerveja (Devils Ruby Porter) com apenas com 13 dias de envase:

Tu usou algum malte tipo cara pils ou maltodextrina pura, que a galera maromba usa como suplemento alimentar? E se foi dessas de suplemento, como foi a adição no processo?

Falando em cara pils, o fabricante recomenda que vc use no maximo 5% dele no seu grist de malte. Fiz uma pilsen puro malte, brassada na rampa de 64 pra ficar ralinha, pra agradar bebedor de skol. Espuma criou, mas nao reteve :(
 
Pretendo testar maltodextrina numa breja, pra brett comer. Nao to com o meu Beersmith agora. La tem maltodextrina nos itens de graos pra serem adicionados, vc adiciou um add on ou tu adicionou o insumo “na mao”?

E tu sabe se la vai dar pra calcular quanto entrara de acucar, tendo em vista aue terei brettanomyces e nao só a sacca,e a brett vai consumir tudo ou quase tudo?


Já fez o experimento, tem alguma experiencia para compartilhar sobre maltodextrina e bretta?
 
Tomazela respondeu exatamente o que iria dizer. Acho melhor controlar o corpo da cerveja pela temperatura de mosturação.

Tenho dúvidas também sobre a maltodextrina, andei pesquisando, mas não encontrei nenhuma resposta que me satisfizesse. O ponto é o seguinte, adicionando maltodextrina, estamos incluindo maior proporção de dextrinas. E as dextrinas não são fermentáveis pelas nossas leveduras, então, aumentaria o a FG e também o "corpo" da cerveja. Perfeito.

Mas acontece que na mosturação as enzimas catalisam as quebras dos amidos, dextrinas etc. O que acontece com essa quantidade extra de dextrina adicionada na receita? Se mosturarmos a temperaturas adequadas para Beta, essas dextrinas serão quebradas.

Então a adição de dextrina, por si só, me parece que não teria capacidade para agregar corpo a cerveja. Acho que o controle da temperatura de mosturação mais importante do que o malte rico em dextrina.

Não tenho fontes, são deduções minhas.

Concordo, acho seu raciocínio sobre a quebra das dextrinas correto, no entanto me parece, pelo que li em algumas discussões, é que esse ingrediente não é adicionado durante a sacarificação.
 
Fiz uma lager pro carnaval com maltodextrina, pois queria testar... ela da mais corpo sim, mas sem deixar adocicado... nao senti nada de doce...

Usei a proporção que foi indicado pelo vendedor, 300gr pra 23L, aumentou em 06 pontos o FG no densimetro... minhas primeiras brejas deram FG 1006 no densimetro e foi pra 1012, ficou com um corpo bem legal...

por outro lado achei que a espuma perdeu uma pouco de persistência... na primeira vez que coloca no copo faz uma boa espuma.. mas depois na segunda e terceira enchida de copo... fica uma espuma meio rala...

como experiencia eu aprovei... olhem a foto ai embaixo eu e meu primo apreciando uma lager com maltodextrina!!!

DSC01861.jpg

Li alguns relatos semelhantes ao seu.
Vou experimentar esse ingrediente na composição da receita de uma RIS.

Saudações.
 
Galera... mudei um pouco meu conceito da Maltodextrina... ela melhora sim a cerveja... aumenta o (OG) em cerca de 6.0 (pontos no densímetro) a cada 300grams... e fica uma espuma bem vistosa e persistente!

Diz a LENDA que cerveja boa, a espuma gruda na lateral do copo! HAHA!

No meu terceiro teste, olhem o resultado da cerveja (Devils Ruby Porter) com apenas com 13 dias de envase:

Em que momento você adicionou a maltodextrina? Como realizou a adição: preparou e ferveu solução com água?

Saudações.
 
Bom Dia!
Sempre brassei minhas brejas em 69 pois gosto de cervejas encorpadas...
No início de minhas brassagens, utilizei Maltodextrina Natural, comprei na Netshoes daquelas que o pessoal de academia utiliza.
Li em algum lugar que o recomendado é
4 a 8 oz para 5 galões, não lembro onde
Isso aí é o equivalente à 7,48 à 11,98 gramas por litro
Na hora de engarrafar, eu adicionava 10 gramas de maltodextrina sabor natural junto com o açúcar para o priming
Na época eu tinha pouca experiência mas não lembro das cervejas terem ficado adocicadas, até porque não gosto de cerveja adocicada...
Faça uma experiência:
Adicione
5 gramas em algumas garrafas e
10 gramas em outras garrafas
e veja o que agrada mais
 
Fiz uma strong bitter(45L) e queria uma FG de 1016, usei 200g de maltodextrina nos 10 minutos finais da fervura.
O brewfather calculou corretamente a adição OG e o corpo FG.
 
Back
Top