Malte Pilsen Orgânico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafa_santos

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
70
Reaction score
18
Alguém aqui já brassou uma com "Malte Orgânico"? Se sim, relata o que achou de diferente, se o resultado foi bom ou ruim:drunk:?

Abraços
 
Plantei recentemente uma pequena quantidade de cevada e me rendeu uns 400 kg de grãs...aprendi a maltear artesanalmente seguindo dicas e artigos dos hermanos da Argentina e consegui excelentes resultados numa pilsen. O malte que consegui foi orgânico, até porque não foi usado nenhum tipo de defensivo agrícola.
 
Nossa!
Que legal cara, conta mais aí pra nós... Quanto é "um pouco", pra render 400kg?
Se tiver um tempo e disposição uma hora, abre um tópico aí com descrições e fotos do processo, q certamente muita gente se interessaria.

Um abraço
 
Tiago,

O "um pouco" que citei foi aprox. uns 2 kg de cevada que um amigo cervejeiro de Vitória da Conquista conseguiu através da Embrapa. Ele, sem tempo e nem local para plantar, acabou me passando essas sementes de 3 variedades diferentes para ver o resultado....a princípio foi um lance sem muita expectativa até porque nem eu e nem ele sabíamos se a cevada era apropriada para cerveja ou só para ração animal. tenho um blog na net da minha cervejaria que possui fotos de algumas etapas desse plantio e uma falando sobre a malteação que consegui, em breve postarei aqui um material que traduzi sobre malteação muito interessante utilizando materiais rústicos e muito simples de se fazer.

O blog é o www.agitobier.blogspot.com

Abraço!!
 
Muito legal teuassis! Uma bela plantação que vc fez aí, e esse dá pra dizer mesmo que é organico hehehehe.

Fiz esse mesmo processo com milho pra testar e até pq não se encontra cevada muito facil por ai a fora. Uns 25% dos grãos germinaram, mas levou 1 semana e fedeu muito... Sequei ao sol tambem, mas na hora de fazer ele não converteu o amido, talvez não tenha enzimas o suficiente.

Abraços
 
Muito legal teuassis! Uma bela plantação que vc fez aí, e esse dá pra dizer mesmo que é organico hehehehe.

Fiz esse mesmo processo com milho pra testar e até pq não se encontra cevada muito facil por ai a fora. Uns 25% dos grãos germinaram, mas levou 1 semana e fedeu muito... Sequei ao sol tambem, mas na hora de fazer ele não converteu o amido, talvez não tenha enzimas o suficiente.

Abraços

O processo de malteação demora uns 2 a 3 dias, acredito que só germinou 25% por falta de umidade, deve-se ser muito rigoroso nesse processo e tentar deixar a umidade uniforme em quase 100% dos grãos. A partir do 3 dia já deve ser iniciado a secagem pois se ficar uma semana como você falou fede pra caramba.
 
Ressuscitando o tópico, alguém conhece brewshop ou representante que forneça linha de insumos orgânicos?

Vi a linha Nature da no site da Castle Malting e fiquei interessado.
 
Back
Top