Macerar Coentro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
May 2, 2016
Messages
9
Reaction score
6
Assistindo a um video de uma receita de witbier vi que o pessoal não macera o coentro para utilizar, ai fiquei na dúvida sobre macerar ou não, o que me dizem ?
Também me levantou essa duvida para outros ingredientes como Nozes, Cominho, etc.
 
Cabe aqui o bom senso:

Para o que tu coloca coentro em uma receita? para ter sabor de coentro. Ele será feito em uma infusão. Quebrado ele terá maior área de contato com suas estrutura onde se encontram os componentes de sabor e aroma, muito mais do que através da casca. O que dá mais sabor em um molho ou carne, pimenta moída, quebrada ou em grão inteiro?

é claro que não se pulveriza os grãos, pois vai dificultar a filtragem posterior, mas uma quebra grosseira vai trazer mais resultados.

O que ocorre é uma repetição "disse-me-disse". Mas cuidado com as quantidades quando quebrar. 4g de cardamomo em 20l pode ser poderoso.
 
Quando uso coentro, eu uso 5g numa receita de 10l (Wit, Gose, etc).

Dou uma tostada nele primeiro e macero grosseiramente com um pilão.

Isso joga o sabor num outro patamar, pois afloram os óleos essenciais da semente.

Cuidado com a forma e o tempo de uso pra não exagerar e ficar enjoativo.

Eu particularmente uso na fervura , nos 5min finais (não uso na brassagem pois acho muito forte).

Cheers
 
Boa tarde pessoal,

sou novo aqui e na produção de cerveja. Alguém tem um video muito bom de passo a passo para produção ? Aquele b-a bá...quero ver se funciona mesmo esse negócio de fazer em casa.
 
Back
Top