Método - primeira vez - dúvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FelipeSoster

Member
Joined
Mar 27, 2014
Messages
6
Reaction score
0
Bom dia...

Sou de Florianópolis e vou começara fazer cerveja...já participo de outros fóruns (de carros) e pretendo ser presença por aqui tb.

vamos lá tenho algumas dúvidas e métodos.

Li vários texto e algumas apostilas e assisti vários vídeos...cheguei ao seguinte método.

Meu kit é de 5 litros e comprei tb mais alguns instrumentos.

01 - irei fazer uma escalde marcação de litros dentro da panela e dentro dos baldes, com pequeno risco, para verificar perdas de formas mais precisa.

02 - moer grãos

03 - aquecer água e fazer a brassagem

Dúvidas aqui: nos textos a temperatura é de 68 e no beer smith pede 64 em algumas receitas...é por causa do tipo do malte??? li para fazer com 60min e no beer smith pede 75min...pretendo fazer 60 e conferir com iodo se já esta bom.

04 - fazer a recirculação...nas receitas o beer smith sugeriu "single infusion, light body, no mash out" mas alterei para "single infusion, light body, sprange batch)

Dúvidas aqui: qual a diferença??

05 - passar para um balde e peneira com a peneira cônica, para tirar qualquer sólido...usarei grain beg na brassagem.

06 - lavar a panela rapidinho e voltar o liquido para ferver

07 - ferver por 60 min...colocar lúpulo amargo com 60min e lúpulo aroma em 10 ou 5 min

08 - fazer redemoinho, baixar temperatura e colocar no fermentador

09 - medir densidade, verificar perda e acrescentar agua ate dar 5L (na proxima vou colocar a perda antes para chegar nesse ponto com 5 litros)

10 - colocar levedura e lacrar com airlock

11- esperar 7 dias...ficara em temperatura ambiente em local escuro

12 - passar para outro balde e lacra sem airlock (tampa sem furos) para maturar por 10 dias sendo 2 dias na geladeira a 5 °C

13 - fazer açucar invertido com a quantidade que o beer smith passou, mais gotas de limão e engarrafar...esperar 7 dias em local ambiente.

Dúvidas aqui: os prazos de 7 ferm + 10 matu + 7 carbonatação...foi que eu estipulei...pode ser isso???

14 - colocar para gelar e beber...ou não

Pode ser assim????

queria colocar as receitas aqui mas o image shack agora é pago ..tenho o arquivo de 3 receitas que criei utilizando os maltes e lupulo que tenho disponivel...na loja do lamas, tem o arquivo com os maltes que vendem por aqui no brasil...deletei os arquivos que estavam cadastrados e só deixei os arquivos baixados...compro numa loja daqui de floripa mesmo.

Podem me ajudar com essas dúvidas...e como faço para postar aqui a receita???

Obrigado!!!
 
Mantendo a temperatura de 63-68 graus vc não vai ter problemas. Não precisa ficar exatamente na metade disso até pq usando fogao é complicado manter exatamente no mesmo grau durante os 60 minutos.
-
recirculação vai te dar uma cerveja mais clarificada. Eu faço ela nos 20 minutos restantes da brassagem. Tem gente que faz durante toda a brassagem e parece ser o melhor mas como eu faço manualmente não tenho essa paciencia toda. Outra opc'ão é na hora de escorrer os graus fazer a lavagem por uns 10-15 minutos.
-
Esses prazos de fermentação, maturação e carbonação sao todos muito teoricos e vc vai sentir na pratica o que o seu equipamento vai necessitar.
Atualmente eu fermento por 10 dias e não faço maturação. Após esses 10 dias Transfiro, junto o priming e engarrafo. de 4-5 dias já esta carbonatado. Já tive cerveja com gás suficiente em 4 dias. Algumas demoraram 5. Então sempre abro uma garrafa no 4 dia para saber a situação. Eu gosto de cervejas mais frescas mas certamente depois de 1 mes na geladeira elas ficam mais interessantes. Então não sai bebendo tudo na primeira semana q tiver pronta.

obs sobre fermentação se antes de engarrafar ainda tiver atividade no airlock espere mais um dia ou até parar a atividade. Pq isso pode gerar garrafas explosivas.
-
Não se preocupe muito com o beersmith no inicio pq ele tem muita coisa e acaba confundindo. Tente configurar seu equipamento com o tempo e experiencia assim vc vai ter a sua confguração e pode estimar corretamente na hora de fazer uma receita.

espero que tenha ajudado um pouco. boa sorte e poste os resultados.
 
quanto à temperatura na etapa de mosturação (cozimento dos grãos) as temperaturas tem sim uma finalidade, e vai depender do que tu espera da ceva. 64º terá uma produção maior de açúcares fermentáveis, o que auxiliará na atenuação e deixará a ceva mais seca. 68º já produzirá mais açúcares não fermentáveis, o que trará um dulçor residual.
Assim, a questão da temperatura vai depender do que tu pretende com tua ceva e onde quer chegar...

Como tu disse que pretende fermentar a cerveja sem controle de temperatura, eu diria que é melhor que tu busca alguma ceva que permita a percepção de esteres sem que fuja muito do estilo (ex. weizen, vai bananar!)... tem quem fermente a saison tb com temperaturas mais altas...
 
Manda ver, Felipe! Com o tempo você vai ver que dá pra melhorar esses processos, mas esse é o caminho...

Só tem uma coisa que você não mencionou e que é a mais importante: a sanitização. Se não contaminar, provavelmente o resultado será satisfatório.

Boa sorte!

Abs
 
Bom dia...

Sou de Florianópolis e vou começara fazer cerveja...já participo de outros fóruns (de carros) e pretendo ser presença por aqui tb.

vamos lá tenho algumas dúvidas e métodos.

Li vários texto e algumas apostilas e assisti vários vídeos...cheguei ao seguinte método.

Meu kit é de 5 litros e comprei tb mais alguns instrumentos.

01 - irei fazer uma escalde marcação de litros dentro da panela e dentro dos baldes, com pequeno risco, para verificar perdas de formas mais precisa.

02 - moer grãos

03 - aquecer água e fazer a brassagem

Dúvidas aqui: nos textos a temperatura é de 68 e no beer smith pede 64 em algumas receitas...é por causa do tipo do malte??? li para fazer com 60min e no beer smith pede 75min...pretendo fazer 60 e conferir com iodo se já esta bom.

04 - fazer a recirculação...nas receitas o beer smith sugeriu "single infusion, light body, no mash out" mas alterei para "single infusion, light body, sprange batch)

Dúvidas aqui: qual a diferença??

05 - passar para um balde e peneira com a peneira cônica, para tirar qualquer sólido...usarei grain beg na brassagem.

06 - lavar a panela rapidinho e voltar o liquido para ferver

07 - ferver por 60 min...colocar lúpulo amargo com 60min e lúpulo aroma em 10 ou 5 min

08 - fazer redemoinho, baixar temperatura e colocar no fermentador

09 - medir densidade, verificar perda e acrescentar agua ate dar 5L (na proxima vou colocar a perda antes para chegar nesse ponto com 5 litros)

10 - colocar levedura e lacrar com airlock

11- esperar 7 dias...ficara em temperatura ambiente em local escuro

12 - passar para outro balde e lacra sem airlock (tampa sem furos) para maturar por 10 dias sendo 2 dias na geladeira a 5 °C

13 - fazer açucar invertido com a quantidade que o beer smith passou, mais gotas de limão e engarrafar...esperar 7 dias em local ambiente.

Dúvidas aqui: os prazos de 7 ferm + 10 matu + 7 carbonatação...foi que eu estipulei...pode ser isso???

14 - colocar para gelar e beber...ou não

Pode ser assim????

queria colocar as receitas aqui mas o image shack agora é pago ..tenho o arquivo de 3 receitas que criei utilizando os maltes e lupulo que tenho disponivel...na loja do lamas, tem o arquivo com os maltes que vendem por aqui no brasil...deletei os arquivos que estavam cadastrados e só deixei os arquivos baixados...compro numa loja daqui de floripa mesmo.

Podem me ajudar com essas dúvidas...e como faço para postar aqui a receita???

Obrigado!!!


O principal ponto que me chamou atenção e mais vai trazer problemas é o 11. Tu informou que vai fermentar a temperatura ambiente, isso com certeza é o que mais pode trazer problemas pra cerveja, se não controlar pode gerar muitos off-flavors na tua cerveja. Aconselho a já procurar um freezer/geladeira pra resolver isso.
 
Segue as receitas que fiz teoricamente...e pretendo começar com elas...os maltes e leveduras são esse mesmo que estão descritos...já montei essas receitas com o que pretendo comprar...

Esqueci de dizer...comprei um kit de 5 L pq quero brincar de fazer cerveja...beber eu bebo pouco...até por isso tenho preferencia por fazer cervejas que não sejam tão leves....

Valeu pelas dicas...vou cuidar para terminar a fermentação e não gerar garrafas explosivas.

Sobre a sanitização pode deixar que vou tomar cuidado...eu apenas não escrevi, pq pretendo tomar cuidado nisso em todos os passos

E sobre a fermentação em temperatura ambiente...infelizmente é o que tem por enquanto...o problema não é nem comprar uma geladeira ou frigobar pra isso, mas onde que vou colocar...até tinha visto umas adegas que são pequenas e mais baratas...

Obrigado pela ajuda e pela rapidez...vou continuar por aqui pra ler outras dicas...









 
Cara, se tu vai fazer só 5 litros, tenta colocar o teu fermentador dentro de um isopor com uma garrafa PET congelada dentro...

Eu fazia assim até a ultima leva e conseguia manter entre 18-20 graus...

Agora comprei um freezer e um tic 17 que pretendo usar nas levas maiores assim q meu BIAB elétrico ficar pronto...
 
"01 - irei fazer uma escalde marcação de litros dentro da panela e dentro dos baldes, com pequeno risco, para verificar perdas de formas mais precisa."

Não sou expert no assunto ainda, mas não é melhor fazer a marcação fora dos balde ? Digo isso porque a parte de dentro é onde você vai usar pra fermentar, e riscos por mais pequenos que sejam podem servir de abrigo para bactérias.
 
"01 - irei fazer uma escalde marcação de litros dentro da panela e dentro dos baldes, com pequeno risco, para verificar perdas de formas mais precisa."

Não sou expert no assunto ainda, mas não é melhor fazer a marcação fora dos balde ? Digo isso porque a parte de dentro é onde você vai usar pra fermentar, e riscos por mais pequenos que sejam podem servir de abrigo para bactérias.

Sim é por fora que eu fiz...confesso que quando eu escrevi eu pensava em fazer por dentro, mas com o balde na minha frente, eu tb pensei melhor e fiz a marcação por fora com uma caneta.

Pelo trabalho que dá para fazer cerveja 5 litros é muito pouco. Deveria começar com uns 20 litros.

A principio só eu e minha namorada que vamos beber...e o meu primeiro objetivo e chegar numa cerveja que eu goste...vão ser várias levas até eu conseguir agradar a patroa...com o tempo vou mudar para 10, 15 ou 20 litros...mas agora no começo vou ficar nessa faixa...e tb como estou aprendendo, se der errado vai dar errado 5 litros, 1kg de grãos...

também penso assim hasduhasdusdha se é pra fazer que não seja pouca!

Meu amigo que me incentivou a fazer tb pensa assim...ele começou com 10 e agora tá querendo fazer 20 e 50 litros...



Fiz a cerveja nesse final de semana...tive que rever vários pontos no meu método e já fiz alterações para a próxima.

Eu tenho que me acostumar com a panela...quando deu 70C eu desliguei o fogo e coloquei os grãos, mas a temperatura continuou subindo...foi a maior cagada...

Depois da fervura esqueci de fazer o redemoinho...refriei ela e decantou tudo...ai o imbecil aqui, se lembrou e foi lá fazer o redemoinho...tudo que já tinha decantado levantou e não estava mais quente...resultado caguei com tudo aqui tb...

Coloquei a cerveja no fermentador e depois dentro do isopor coloquei um pet congelada dentro e vi que não estava borbulhando...estava frio demais dentro da caixa de isopor...tirei a pet e nada de borbulhar...agitei um pouco o balde desde então esta borbulhando...


Já anotei tudo e vou tomar cuidado nas próximas...Eu chamo isso de custo de aprendizagem...perdi essa cerveja mas aprendi que tem várias coisas que tenho que tomar mais cuidado...

Não estou com expectativas sobre essa cerveja...ela pode ficar horrível...só quero que pelo menos seja uma cerveja...se chegar no dia de beber e ficar algo totalmente diferente, vou ficar chateado, mas se ficar um cerveja, mesmo que péssima vou ficar contende de que pelo menos descobri que fiz uma cerveja, pode ser ruim, mas eu fiz....hehehehee....
 
Cara, acho que tu nao perdeu essa cerveja. Eu sempre faço o Whirlpool (redemoinho) depois de resfriar... Na temperatura ali realmente, na próxima tu vai saber melhor como controlar a temperatura, mas se nao passou dos 79ºC acredito que não vai estragar tua cerveja. Pode deixar algum off flavor, mas não a aponto de estragar.
E o lance do Airlock, ontem aconteceu a mesma coisa comigo, fui dar uma analisada e nada de borbulhar e vi que a tampa nao estava bem lacrada. Só não vi a atividade, mas a fermentação ja estava acontecendo faz tempo...
 
Se for pra alguma coisa dar errada, vai dar...tenha certeza.

Experiencia de primeira brassagem com 5L que eu tive foi nessa linha, 5L litros no meu ponto de vista é bem mais sensível do que 20.

O controle da temperatura é complicado, você está ali, mantendo 70 graus, ao inserir o malte se der uma vacilada com o fogo desligado ele baixa a temperatura mto rapido pra 65, se continuar com o fogo baixo ligado ele continua subindo. Você está usando termômetro analógico?

O mesmo lance pra fermentar...no meu caso, ficou em temperatura ambiente, aqui em SP está sussa então segurou os 25 graus. Agora está maturando, e estou fazendo essa engenhosidade com garrafa pet e está atendendo legal. Fica o Dia todo 10 graus.

Fora que eu assisti um video que usa o mesmo equipamento que o meu, ai fui realizar a manobra de lavagem de grãos igualzinho o video, apoiei o "escoador" na pá até ai tudo normal...até dei um sorriso de canto meio **** Yeah, deu 2 min a P#$$&¨*%& escapou do lugar e tomei um banho de mosto...

mas tirando isso, está indo td bem
 
Caio Hahahahah

Acho que visualizei essa cena vendo esse mesmo video. Então quando eu fui fazer essa manobra, fiquei meio que segurando na alça do escorredor pra nao escapar hahah.
 
Caio Hahahahah

Acho que visualizei essa cena vendo esse mesmo video. Então quando eu fui fazer essa manobra, fiquei meio que segurando na alça do escorredor pra nao escapar hahah.

Fiz isso nessa segunda feira...como tenho dois baldes eu fiz uma nova cerveja e coloquei a pá apoiada e fui apoiar o escorredor e deu merda...escapou e respingou pra tudo que é lado...

agora estou fazendo uma porter...e me surgiu mais algumas dúvidas....tenho feito o teste do iodo e deu quase duas horas de brassagem e não tinha atingido a cor ideal...desisti e segui em frente a desnidade antes da fermentação deu 1,075 eu acrescentei agua para fechar em 1,060...

Tenho dúvidas em relação ao tempo de brassagem por causa do teste do iodo não estar dando a dor ideal..

E tb quanto a quantidade de fermento... quando vai para o fermentador fica entre 4 e 3 litros...tenho colocado um pacote de fermentado s-04...Eu tenho que colocar um pacote mesmo, posso colocar metade e guardar o resto...

valeu!!!
 
A manobra é complicada, mas fiz esse esquema aqui:




Então eu usei meio pacote e guardei o resto!
 

Attachments

  • 012.jpg
    012.jpg
    45.1 KB · Views: 154
A manobra é complicada, mas fiz esse esquema aqui:




Então eu usei meio pacote e guardei o resto!

Deu certo com meio pacote??? minha dúvida é: o resto que ficou no pacote (irei guardar o meu na geladeira) vc já utilizou??? e funcionou normalmente???

Vou tentar novamente fazer esse lance da pá...uma vez que eu fiz deu certo...depois na segunda vez que achei que já estava ninja e tomei um banho, sujeira pra todo lado...
 
Um equilibrismo muito arriscado.
Tem que colocar mais algum apoio...
 
Back
Top