Método p/ starter

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cluppijr

New Member
Joined
Jul 28, 2015
Messages
4
Reaction score
0
Não encontrei na net muitas informações sobre métodos de starter diferentes do stirplate, vou precisar fazer um starter de 10L (calculado pelo brewsfriend p/ uma receita de 60L) e meu stirplate caseiro não funcionou para essa quantidade de líquido...

Estou pensando em ligar a bomba de aquário com a pedra difusora no starter para substituir o stirplate, será que funciona? o tempo seria igual ao stirplate?
 
Você provavelmente pretende fazer uma cerva com alto og. Você pode considere fazer uma brassagem antes de uma receita com baixo og para em seguida reaproveitar o fermento.
Ou então faça o starter mais de uma vez, ou seja ao final use o que cresceu para dar início a outro starter. Veja na calculadora do brewerfriends da pra simular até três passos.

Enviado de meu SM-G3812B usando Tapatalk
 
O @gobel falou bem, já tentou fazer mais do que um step pra ver se consegue diminuir o volume do starter?
 
eu queria fazer num passo só mesmo pra economizar tempo. A OG não é alta, target 1.048, porém a quantidade final seria 60L...
 
eu queria fazer num passo só mesmo pra economizar tempo. A OG não é alta, target 1.048, porém a quantidade final seria 60L...

Eu faria o starter pra 2 litros no stir plate, depois jogaria em 10 litros de mosto com OG de 1040 e deixaria a aeração ligada 100% do tempo em mais ou menos 25ºC.

Enquanto houver O2 e comida, haverá propagação e criação de biomassa, e com certeza será mais rápido que fazer uma small beer, mas...

... eu nunca testei isso na prática. :D
 
Não se faz mais de 10% do volume final de start.
No máximo 6 litros!
Mas e o Elemayer de 6 litros ?

Da uma olhada neste video:
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=CH3sdObb4EU[/ame]

O.G de 1.048 para 60 litros......tem coisa errada neste volume de start, vc deve estar iniciando o start com pouquíssimo fermento.

Veja as apostilas da Bio4 que estão neste Link:
http://www.bio4.com.br/product/leveduras-para-bebidas/

Tem um gráfico que irá indicar o volume de start.
 
muito bom esse vídeo, o cara da bio4 respondeu minha dúvida...eu fiz o starter num fermentador pequeno com aeração por bomba de aquário (segundo ele é uma opção), o starter é recomendado que seja 10% do volume final, no máximo 20%...o meu deu uns 16,5% (vou aumentar a quantidade de fermento no starter e diminuir essa porcentagem nos próximos) e o resposta no fermentador foi muito rápida.
Só não vi como ele faz os cálculos mas pela que vi no vídeo está muito próximo do que usei, eu fiz meus cálculos pelo beersmith e brewersfriend.

Valeu Patrick
 
Back
Top