Lupulagem em uma Belgian Strong Golden Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cgfischer

Well-Known Member
Joined
Jun 22, 2015
Messages
390
Reaction score
135
Pessoal.

Conforme este outro post (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408404), estou planejando uma Belgian Strong Golden Ale.
O volume para fervura será aproximadamente 15l.
Vi que o lúpulo preferido nesse estilo parece ser o Saaz.
Li no BJCP que o aroma e sabor de lúpulos devem ser de baixo a moderado.
Vi algumas receitas em que usaram o Saaz somente aos 60 minutos, mas imagino que aos 60 min, o sabor e o aroma de lúpulo não serão baixos, serão praticamente zero.
O que acham?
Alguém com experiência nesse estilo já usou o Saaz para dar um leve aroma/sabor? A quantos minutos? Como ficou? Não atrapalhou o aroma do fermento?
Abraço!
 
Pessoal.

Conforme este outro post (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408404), estou planejando uma Belgian Strong Golden Ale.
O volume para fervura será aproximadamente 15l.
Vi que o lúpulo preferido nesse estilo parece ser o Saaz.
Li no BJCP que o aroma e sabor de lúpulos devem ser de baixo a moderado.
Vi algumas receitas em que usaram o Saaz somente aos 60 minutos, mas imagino que aos 60 min, o sabor e o aroma de lúpulo não serão baixos, serão praticamente zero.
O que acham?
Alguém com experiência nesse estilo já usou o Saaz para dar um leve aroma/sabor? A quantos minutos? Como ficou? Não atrapalhou o aroma do fermento?
Abraço!

Vc pode usar algo em torno de 0,5g/L aos 15 e aos 5min finais, ou somente aos 5min, pra dar um toque a mais de lúpulo.

Abraço
 
Amigo,

O Saaz é meu lúpulo favorito. Gosto muito do aroma e do sabor que ele deixa.

Usei ele numa specialny polomatve pivô (tcheca âmbar especial) tanto como lúpulo de amargor quanto de aroma e ficou sensacional. aroma aos 15 minutos do fim da fervura, em dose bem razoável (1gr por litro).

Usei numa münch helles (minha primeira brasagem) como aroma também aos 15 minutos do fim. Deu um toque muito agradável. 0,5gr por litro.

Usei também numa weizen, justamente por não ser o lúpulo o astro principal da cerva. usei pouco, apenas para dar um toque no paladar. Como fermentei na temperatura mais baixa do espectro do fermento (+cravo), a combinação do cravo com o gostinho do saaz ficou surpreendente.

Ontem brassei uma Biere belge doree forte (me recuso a usar o inglês para definir uma cerva de um país que fala francês! heheh) e usei hallertau trad. para amargor e saaz aos 10 min, com um pouquinho de northern brewer (esse sim em inglês) para buscar um pouco de menta. Acredito que esse balanço deve ficar legal.
 
Olha, sempre tem a opção do Dry hopping. A que eu fiz veio com aroma impressionante, apesar de ter usado lúpulos não associados ao estilo diretamente: Perle e Colúmbus.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Back
Top