Limpeza inox e latão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Vitor, agora tem uns cremes especiais pra inox nos mercados.

vc da uma esfregadinha seguindo as linhas de polimento, enxágua e pronto! brilha como nova!!!


Para inox, dizem que soda numa concentração maior que os 2%, tb deixa as panelas brilhando! mas esse nunca testei!
 
Sabe o nome?
Usar spda cáustica em latão, dá ruim?

Soda não dá pq reage com cobre...
Que tipo de sujeira vc ta se referindo? como latão normalmente são os engates e peças apenas, uma limpeza mecânica com escovinha e sabão ou detergente resolve...
 
Oi Tiago!
Minha panela é de inox com conexão de latão.
Na verdade, estava querendo fazer uma decapagem.
 
Oi Tiago!
Minha panela é de inox com conexão de latão.
Na verdade, estava querendo fazer uma decapagem.

No inox daí é com ácido, mas o latão não vai aguentar. Pra botar acido na panela ou vc tira as conexões ou substitui por outras de inox, pq acho que não vai ter um produto forte o suficiente pra limpar a superficie do inox que seja compatível com latão...

abraço
 
Valeu tiago!
Estava na torcida de haver algum produto para uma boa limpeza tanto para inox qto para latão.
 
Cara para inox soda diluída mas CUIDADO... para latão ou bronze VINAGRE... (lembrando que para o latão e bronze assim como o alumínio o brilho não é muito amigo)....
 
Cara para inox soda diluída mas CUIDADO... para latão ou bronze VINAGRE... (lembrando que para o latão e bronze assim como o alumínio o brilho não é muito amigo)....

Concordo, porém são tipos de limpeza diferente que vc está sugerindo, não é esse tipo que o colega está pedindo.

Soda no inox é usado pra remover resíduos de sujeira orgânica, incrustações, etc... assim como a maioria das soluções alcalinas são usadas pra esse propósito.

Ácidos servem pra limpeza da superfície do metal, pra remover óxidos por ex, sendo assim dificilmente removem eficientemente a sujeira organica. No caso do latão e do cobre, o vinagre é o ácido mais comumente usado. Ácidos muito fortes e metais macios como esses não são compativeis, porque os corroem, por isso não se pode usa-los.

Já no inox eles são necessários, vinagre não faz efeito nele, sendo necessário um ácido fosfórico ou nítrico pra esse tipo de limpeza (decapagem) da superfície, que não se trata de remover sujeira incrustada mas sim impurezas inorgânicas da própria liga metálica ou de fora, que se depositam sobre a superfície.

Abraço
 
Cara, se quer só LIMPAR.... podes usar soda cáustica em concentrações relativamente baixas (digamos, 5g por litro) que não vai dar problema com o latão.... ele só começa a sofrer com concentrações muito altas ou por muuuuuuito tempo. Mesmo em cobre dá pra usar soda, desde que seja relativamente rápido.

Limpeza ácida forte a ponto de decapar, não seria legal. Uma limpeza ácida leve até poderia fazer (já que ácido é bom pra limpar cobre e latão), mas a ponto de decapar eu não faria.

E sinceramente, já que tens panela de Inox, eu acho MUITO mais negócio trocar todas as conexões para Inox e nunca mais se preocupar com isso.

Abraço,
 
Farei isso @Guenther! Valeu pela dica.
Não tenho como trocar tudo para inox pois latão é o cabeçote da bomba e trocar a bomba é super complicado.
 
Farei isso @Guenther! Valeu pela dica.
Não tenho como trocar tudo para inox pois latão é o cabeçote da bomba e trocar a bomba é super complicado.


Comprei umas reduções de inox pra colocar na minha mybeer junto com engates rapidos de inox que trouxe dos eua!

na Acepil não ficou caro! 5 reduções 1/2 - 3/4 por 35 pratas mais frete.
e eles tem engate rapido tb
 
Cara, se quer só LIMPAR.... podes usar soda cáustica em concentrações relativamente baixas (digamos, 5g por litro) que não vai dar problema com o latão.... ele só começa a sofrer com concentrações muito altas ou por muuuuuuito tempo. Mesmo em cobre dá pra usar soda, desde que seja relativamente rápido.

Limpeza ácida forte a ponto de decapar, não seria legal. Uma limpeza ácida leve até poderia fazer (já que ácido é bom pra limpar cobre e latão), mas a ponto de decapar eu não faria.

E sinceramente, já que tens panela de Inox, eu acho MUITO mais negócio trocar todas as conexões para Inox e nunca mais se preocupar com isso.

Abraço,

Boa Noite Guenther... tentei achar aqui no site mas nao encontrei um post sobre limpeza de resfriador de placa com soda.

Creio que li alguma coisa sobre uma solução a 2% recirculando a 60º. Mas não encontrei nada aqui. Tem alguma dica? Nesse caso de 2% seriam 200 gramas para 10l de água? Deixo recircular direto por um tempo?
 
Pode colocar inox em detergente alcalino clorado (ex, o S-330) ?

Cara, é totalmete dsaconselhado usar qualquer composto clorado na limpeza de inox. O cloro causa microporos no inox q com o tempo pode ir agravando.

Vc pode pegar qq livro de engenharia q fale sobre o inox e ver que a industria almentícia tbm não usa e isto consta nas boas praticas de fabrição tbm.

Nos cervejeiros caseiros podemos usar um sabão neutro e braço, no caso de locais de dificil limpeza, como em trocadores de placas, o recomendavel é usar uma soluçao de soda caustica diluida ( ver as instruçoes na embalagem), que é o mesmo produto usado na ind alimenticia e de bebidas para limpar o inox.
 
Back
Top